Vous êtes sur la page 1sur 4

A Energtica do Perisprito

Meditao e Visualizao

pgina - 1

MEDITAO E VISUALIZAOI
Objetivo Para um bom desempenho existencial, um adequado processo de evoluo, torna-se indispensvel uma anlise profunda do Si, a fim de enfrentar a vida com os seus desafios e encontrar as convenientes solues. Entre os muitos mtodos existentes, somos de parecer que a meditao, destituda de compromissos religiosos ou vnculos sectaristas mais como terapia que outra qualquer condio oferece os melhores recursos para a incurso profunda. Diferentes Escolas apresentam mtodos diferenciados, cada qual mais exigente nos detalhes, como certas da excelncia dos seus resultados, que merecem nosso respeito, mas no o nosso acatamento para o fim que nos propomos neste contexto de pensamento e de identificao. O que importante: 4 ingredientes Assim, importantes no sero a postura, as palavras mntricas, as melodias condicionadoras, mas os meios que sejam mais compatveis com cada candidato e suas resistncias psicolgicas. sempre ideal que se tenha em mente a boa respirao, como forma de eliminar o gs carbnico retido nos pulmes por deficincia respiratria, e, lentamente, a eleio de uma postura que no se faa pesada, cansativa, constritora. Logo depois, seja selecionado o em que meditar e como faz-lo. Relaxar (...) Procure o indivduo relaxarse ao mximo, iniciando pela concentrao em determinadas partes do corpo, a saber: no couro cabeludo, na testa, nos olhos cerrados ou no, como for melhor para cada um - na face e descendo at os dedos dos ps. A repetio do exerccio criar um novo condicionamento mental, induzindo o pensamento a permanecer firme nas metas que lhe so apresentadas, e raciocinando, que a sua principal peculiaridade. No incio no seria conveniente ouvir msica, a fim de evitar criar dependncia desse gnero. Mais tarde, quando j aclimatado experincia, a msica poder exercer uma funo igualmente teraputica, contribuindo para o relaxamento. Tempo Deve-se ter em mente o tempo disponvel. De incio, o esforo deve ser breve e, vagarosamente, ampliado at o suportvel com bem-estar e sem preocupao, atingindo-se depois o limite desejvel de trinta ou sessenta minutos, conforme as possibilidades individuais. Justificativas No h regras rgidas estabelecidas, antes propostas que facultem a educao da mente e criem o hbito da interiorizao, face ao tipo de relao em que se vive, distante de todo processo que induz ao silncio mental, ao equilbrio das emoes, harmonia do pensamento. A mente um corcel rebelde, que necessita ser domada pelo exerccio de direcionamento a valores que elevem e dignifiquem o ser. A polivalncia de preocupaes, de apelos, de necessidades deixa-a sempre agitada ou esgotada, incapaz de novas contribuies, quando so solicitadas colaboraes inabituais, gerando dificuldades de concentrao e de captao de idias diferentes. Criada a atmosfera de relaxamento sem dificuldade, com a respirao pausada, em tempos especficos de inspirar com a boca cerrada, reter, mantendo-a ainda fechada e expirar, abrindo-se suavemente os lbios, modifica-se

A Energtica do Perisprito

Meditao e Visualizao

pgina - 2

esse tipo de estrutura convencional, a que se est acostumado, dando-se lugar a um novo mtodo saudvel de absoro e eliminao do ar. O que se deve perceber para avaliar Perceber-se-, aos primeiros dias do exerccio, uma renovao orgnica, muscular e melhor disposio para as atividades, como efeito da boa respirao, passando-se ento para a visualizao, que um mtodo de enriquecer o pensamento e a memria, despojando a ltima das fixaes pessimistas e inquietadoras que se tornaram habituais. Visualizao: em que meditar Basta que se pense em uma regio agradvel: praia tranqila, bosque perfumado, jardim colorido, regato cantante e manso, lago espelhado, montanha altaneira, recanto bonito, qualquer lugar que oferea uma paisagem, uma viso encantadora e confortante, para poder transferir-se mentalmente para a mesma.

Aps ter estabelecido o hbito Quando estiver estabelecido esse novo hbito, deve-se visualizar um acontecimento agradvel que se encontra guardado no inconsciente, retirando-o dali pela memria ativa e voltando a experiment-lo de tal forma, que se torna vvido e saudvel, proporcionando o mesmo bem-estar daquela oportunidade ora passada. Esse expediente auxiliar a emoo a reviver cenas felizes, que esto sepultadas sob os desencantos e problemas acumulados, que ora constituem carga emocional muito desagradvel e inquietadora. O que pode acontecer Com esse mtodo fcil de reviver a felicidade, pode-se visualizar, tambm, momentos desagradveis, ocorrncias ms, que deixaram resduos cidos e ressentimentos graves, desculpando o ofensor, distendendo-lhe o perdo, retirando-o dos arquivos do inconsciente e liberando-se para preencher o espao com acontecimentos vitalizadores. Por fim: visualizar a luz Por fim, visualizar uma grande luz com tonalidades suaves e penetrantes, deixando que se lhe adrente pelo centro coronrio, invadindo o aparelho circulatrio, a partir do crebro e tomando todo o organismo, lentamente, liberando-o das energias deletrias que facultam a instalao de microorganismos destruidores e de larvas mentais, formas-pensamento e outros, que contribuem para o surgimento de enfermidades degenerativas. Com a fora mental deve-se empurrar os impedimentos que a luz encontre nas artrias, veias e vasos, at que todo o corpo interiormente seja uma torrente luminosa. Quanto tempo deve durar Durante trs a cinco minutos permanecer em estado de claridade interior teraputica, mantendo o

Visualizao : como faz-lo Conservando o relaxamento e a respirao, a mente que elabora o lugar ou a memria que traz de volta um referencial sedutor, como cromo festivo, deve fixar o pensamento e a viver as agradveis harmonias, enquanto se deixa penetrar pelas foras ignotas da Natureza, facultando a sintonia com a Energia Divina, que se encontra em toda parte, abrindo espao para as influncias dos Espritos Superiores, que se utilizam desses momentos. A fim de auxiliarem os seus pupilos, particularmente aqueles que esto interessados no prprio crescimento moral.

A Energtica do Perisprito

Meditao e Visualizao

pgina - 3

pensamento na visualizao salutar e volvendo ao ambiente onde se encontra, sem pressa e com tranqilidade. O lugar onde se vai meditar claro que se deve selecionar o lugar onde se vai meditar e visualizar, a fim de que nada preocupe, nem crie embarao ou perturbao. O quer fazer depois Passado o exerccio, conservar a experincia com naturalidade quanto possvel, nos painis mentais, at que outras preocupaes lhe tomem o lugar, sem gerar aflio. Com essa tcnica simples apresentamos uma forma teraputica para a liberao de alguns conflitos, que devem ser trazidos, um a um, visualizao, atravs do tempo, superando-os ou diluindo-os. Caso permaneam alguns mais difceis de liberao, evidente que a pessoa necessita de um grupo de apoio, ou de um psicoterapeuta para tanto credenciado pelas Academias. A viso da Psicologia Transpessoal sobre a criatura favorece-a com possibilidades inimaginveis de auto-encontro, para uma auto-realizao que vai sendo conseguida com esforo e prtica de boas aes, que se encarregam de restaurar os crditos morais que as atitudes das encarnaes passadas desperdiaram, gerando efeitos danosos para a atual. Como todos esto na Terra para serem felizes e superarem os impedimentos perfeio que lhes est destinada, todo esforo e empenho moral envidados contribuem para a harmonia e felicidade.

DIVALDO P. F. / [Joanna de ngelis, esprito]. Vida: Desafios e Solues. Cap.11 Vida: desafios e solues. Meditao e Visualizao. LEAL, 1 edio, 1997, Salvador.
i

Vous aimerez peut-être aussi