Vous êtes sur la page 1sur 12

LIGEIRAS NOES ACERCA DO BENEFCIO SALRIO MATERNIDADE

_________________________________________________________________________________

Roberson Bertone de Jesus*

SUMRIO

INTRODUO.1.SALRIO MATERNIDADE.1.1.Conceito;1.2Beneficiria;
1.3. Carncia; 1.4.Requisitos; 1.5. Renda Mensal. 2. POSSIBILIDADE DE PRORROGAO DO SALRIO MATERNIDADE. CONSIDERAES FINAIS. REFERNCIAS. RESUMO

A ordem social brasileira, nos termos do art. 193 da Constituio, tem como primado o trabalho e como objetivos o bem-estar e a justia sociais. Nesse caminho, foi cunhada a Seguridade Social, que compem um conjunto de medidas e aes do Poder Pblico e da sociedade tendentes a assegurar direitos relativos sade, previdncia e assistncia social. Dos referidos direitos destaca-se a previdncia social que se trata de um seguro social compulsrio com regras de custeio e benefcios estabelecidas em lei. Dentre os benefcios dispostos na previdncia social, tem-se o salrio maternidade, que se conceitua como sendo um perodo remunerado, destinado ao descanso da mulher trabalhadora, em virtude do nascimento de seu filho ou adoo, sendo este perodo de cento e vinte dias, que pode ser prorrogado em casos excepcionais. Nessa perspectiva, o presente trabalho se desenvolve tendo como objetivo geral apresentar criticamente benefcio de salrio maternidade. Para isto, ter como objetivos especficos apresentar ligeiramente a seguridade social; conceituar o benefcio salrio maternidade; apresentar suas beneficirias, carncia e outros requisitos; dispor sobre a renda mensal do benefcio e a posio jurisprudencial; dissertar sobre a possibilidade de prorrogao do benefcio salrio maternidade e, enfim, apresentar nossa opinio acerca da abordagem. O mtodo de pesquisa utilizado o dedutivo e o tipo de pesquisa terico-bibliogrfico. Quanto concluso a que chega reside na defesa do atual modelo de Seguridade Social, uma vez que reflete o princpio da dignidade da pessoa humana na sua face substancial.
PALAVRAS-CHAVE

Ordem social. Seguridade social. Previdncia social. Salrio maternidade.


Graduado e especialista em direito processual civil pela Universidade Federal de Uberlndia. Docente da Faculdade Catlica de Uberlndia na disciplina Direito Previdencirio. E-mail: robersonbertone@hotmail.com.
*

103

ABSTRACT

The Brazilian social order, pursuant to art. 193 of the Constitution has primacy as the work and goals as the well-being and social justice. In this way, was coined to Social Security, which comprise a set of measures and actions of the Government and society in order to ensure rights to health, social security and social assistance. Highlights of those rights to social security that it is a compulsory social insurance with rules for costing and benefits established by law. Among the benefits set out in the social welfare, there is the maternity pay, which is conceptualized as a period paid, for the rest of the working woman, by virtue of birth or adoption of their child, and this period of one hundred and twenty days which can be extended in exceptional cases. From this perspective, this work evolves with the general aim to critically present benefit of maternity pay. For this, specific objectives will provide little social security, wage benefit conceptualize motherhood; present their beneficiaries, and lack other requirements, provide for the monthly income benefit and jurisprudential position; elaborate on the possibility of extension of maternity pay and benefit Finally, our present view on the approach. The research method used is the deductive and the type of theoretical research literature. As for the conclusion reached is the defense of the current model of Social Security, since it reflects the principle of human dignity in his face substantial.
KEYWORDS

Social Order. Social security. Social welfare. Maternity pay.

INTRODUO A seguridade social, nos termos do art. 194 da Constituio, compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social. Ensina o mestre Sergio Pinto Martins que seguridade social se conceitua:

O Direito da Seguridade Social o conjunto de princpios, de regras e de instituies destinado a estabelecer um sistema de proteo social aos indivduos contra

104

contingncias que os impeam de prover as suas necessidades pessoais bsicas e de suas famlias, integrado por aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, visando assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social.1

Do conceito de se verificar que seguridade social um conjunto, ou seja, composta de vrias partes que levam a formao de um sistema, regido precipuamente pelas disposies constitucionais, artigos 194 a 204 da Constituio Federal, pelas leis 8.080/90, 8.742/93, 8.212/91 e 8.213/91, bem como pelos decretos que as regulamentam. Tal sistema, sobretudo, aps a edio da Carta Magna de 1988, possui autonomia cientfica dada sua complexidade e importncia social, se constituindo basicamente na proteo de direitos relativos sade, assistncia e previdncia, conforme j noticiado no resumo que acompanha o presente escrito. Ademais, nos termos do inciso I, do art. 3, da Constituio Federal a seguridade social objetivo da Repblica Federativa do Brasil, tendo como um dos fundamentos a solidariedade, ou seja, um pacto de geraes, calcado na dignidade da pessoa humana, em que a opo de viver em sociedade cria o dever social de ajuda mutua. Especificamente ao estudo presente ser dada maior ateno previdncia social, que se conceitua:
A previdncia no Regime Geral de Previdncia Social conceituada como seguro pblico, coletivo, compulsrio, mediante contribuio e que visa cobrir os seguintes riscos sociais: incapacidade, idade avanada, tempo de contribuio, encargo de famlia, morte e recluso.2

Nos termos apresentados a previdncia social tida por um seguro pblico obrigatrio, com regras de custeio e benefcios estabelecidas em lei, administrado pelo Poder Pblico, que tem como finalidade socorrer os segurados nas ocasies de invalidez, morte, idade avanada, maternidade, dentre outros. Quanto natureza jurdica a Seguridade Social , nos termos do art. 6 da Constituio, um direito social, ou seja, um direito classificado como de segunda gerao, direito positivo de incluso social, que visa o atingimento da igualdade material.

MARTINS, Sergio Pinto. Direito da Seguridade Social Custeio da seguridade social; Benefcios Acidente do trabalho; Assistncia Social Sade. 29. ed., So Paulo: Atlas, 2010, p. 20. 2 TAVARES, Marcelo Leonardo. Direito Previdencirio Regime Geral de Previdncia Social e Regimes Prprios de Previdncia Social 9. ed., Rio de Janeiro: Lmen Jris, 2007, p. 24.

105

Noutro norte, legislar sobre Seguridade Social competncia legislativa privativa da Unio, nos termos do inciso XXIII do art. 22 da Constituio. Ademais, legislar sobre previdncia social competncia concorrente da Unio, dos Estados e do Distrito Federal, nos termos art. 24, XII e art. 30, I, todos da Constituio da Repblica. Nesse contexto, se apresenta o benefcio de salrio maternidade, que ser visto a partir de agora. Vejamos.

1 SALRIO MATERNIDADE

O salrio maternidade um benefcio social constitucionalmente consagrado no inciso XVIII do art. 7 da Constituio, que possibilita gestante licena, sem prejuzo do emprego e do salrio, com durao de 120 (cento e vinte) dias, tendo como fundamentos os Aspectos fisiolgicos, como resistncia fsica e repouso conveniente gestao e ao puerprio, bem como sociais, representando pelo inequvoco interesse da sociedade em dar assistncia famlia [...]3.

1.1 Conceito

um perodo remunerado, destinado ao descanso da mulher trabalhadora, em virtude de nascimento de seu filho ou adoo. Este perodo de cento e vinte dias, podendo ser prorrogado em casos excepcionais.4 Do referido conceito de se verificar que vai adiante ao disposto no inciso XVIII do art. 7 da Constituio, isso por que, como sabido, o salrio maternidade alm de ser um benefcio previdencirio um direito das trabalhadoras e, portanto, se inclui no rol de garantias mnimas asseguradas a elas. Nesse sentido, plenamente possvel que leis infraconstitucionais ampliem tal garantia sem correr o risco de serem eivadas de inconstitucionalidade.

BRAGANA, Kerlly Huback. Direito Previdencirio. 6. Ed., Rio de Janeiro: Lmen Jris, 2009, p. 120. EDUARDO, talo Romano & EDUARDO, Jeane Tavares Arago. Direito Previdencirio Benefcios Srie Provas e Concursos -. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008, p. 171.
4

106

Portanto, o legislador infraconstitucional observando essa premissa, por exemplo, incluiu, por meio da Lei n. 10.421, de 15 de abril de 2002, o Art. 71-A na Lei n. 8.213 possibilitando a concesso do salrio maternidade no caso de adoo ou guarda judicial para fins de adoo. Ademais, a Lei n. 11.770, de 9 de setembro de 2008, facultou s empresas a possibilidade de ampliao do benefcio para 180 (cento e oitenta) dias.

1.2 Beneficirias

O benefcio de salrio maternidade extensvel trabalhadora avulsa, empregada domstica, nos termos das prescries do inciso XXXIV e do pargrafo nico do art. 7 da Constituio da Repblica. primeira vista, o direito ao salrio-maternidade s seria assegurado a essas seguradas, mas a Lei n 8.213/91 d guarida a todas, mesmo a especial, a facultativa e a contribuinte individual, essas ltimas com o advento da Lei n 9.876/99.5 Do exposto, de se verificar que atualmente todas as seguradas, ou seja, empregadas, empregadas domsticas, avulsa, contribuinte individual, segurada especial e facultativa fazem jus proteo maternidade.

1.3 Carncia

Nos termos do art. 24 da Lei n. 8.213, de 24 de julho de 1991, carncia o nmero mnimo de contribuies mensais indispensveis para que o beneficirio faa jus ao benefcio, consideradas a partir do transcurso do primeiro dia dos meses de suas competncias. Resumindo, carncia o nmero mnimo de contribuies que determinado segurado deve verter para o Regime Geral de Previdncia Social RGPS para fazer a jus a determinado benefcio, que no caso do salrio maternidade dispensvel s seguradas empregadas, inclusive as domsticas, e as para as trabalhadoras avulsas.

BRAGANA, Kerlly Huback. Direito Previdencirio. 6. Ed., Rio de Janeiro: Lmen Jris, 2009, p. 121.

107

Por outro lado, nos termos do inciso III do art. 25 da Lei n. 8.213/91, as seguradas contribuintes individuais, seguradas especiais e facultativas, para terem direito prestao beneficiria devem contribuir no mnimo 10 (dez) contribuies mensais. 1.4 Requisitos

O salrio-maternidade decorre dos eventos naturalsticos parto, aborto no-criminoso e dos eventos civis adoo ou guarda judicial para fins de adoo, sendo devido segurada da previdncia social, durante 120 (cento e vinte) dias, com incio 28 (vinte e oito) dias antes e trmino 91 (noventa e um) dias depois do parto. Importante ressaltar a sensibilidade do legislador ao permitir que mediante atestado mdico poder ser aumentado o perodo de afastamento por duas semanas, seja o acrscimo anterior ou posterior ao parto. Ademais, com a mesma sensibilidade, permitiu ainda o legislador a reduo do nmero de contribuies no perodo de carncia, para as seguradas que a exigem, nas ocasies de antecipao de parto pelo perodo respectivo antecipao, sem prejuzo do recebimento do benefcio por 120 (cento e vinte) dias. No que tange ao pagamento do salrio-maternidade situao de aborto no crimino, aduz o 5 do art. 93, do Decreto 3.048, de 6 de maio de 1999, que o benefcio ser devido por duas semanas, desde que situao seja devidamente comprovada mediante atestado mdico. Por ltimo, a Lei n. 10.421/02 inseriu o Art. 71-A na Lei n. 8.213 possibilitando a concesso do salrio maternidade no caso de adoo ou guarda judicial para fins de adoo, concesso que dever obedecer aos seguintes prazos e condies:

Prazos 120 dias

Condies Caso a criana tenha at 1 (um) ano de idade na data da adoo ou guarda judicial para fins de adoo

60 dias

Se a criana tiver entre 1 (um) e 4 (quatro) anos de idade na data da adoo ou guarda judicial para fins de adoo

108

30 dias

Caso a criana esteja entre 4 (quatro) e 8 (oito) anos na data da adoo ou guarda judicial para fins de adoo.

1.5 Renda Mensal

Ensina o constituinte reformador, por meio da emenda constitucional n. 20/98, ao alterar a redao do 2 do art. 201 da Constituio Federal, que nenhum benefcio que substitua o salrio de contribuio ou o rendimento do trabalho do segurado ter valor mensal inferior ao salrio mnimo. Nessa perspectiva, o salrio-maternidade por substituir a renda da segurada em determinado perodo no poder ser inferior ao salrio mnimo e, por bvio, no poder superar a renda mensal por ela percebida. Por outro lado, questo interessante se insurge quando se olha para a forma de clculo do benefcio, uma vez que o critrio variar de acordo com a espcie de segurada. Para as seguradas empregadas e trabalhadoras avulsas a remunerao ser integral, ou seja, igual ao salrio pago pelo seu empregador, no se sujeitando ao limite mximo do salrio-de-contribuio. J para a domstica ser equivalente ao ltimo salrio-decontribuio. Quanto segurada especial equivaler a 1/12 da contribuio anual e para as contribuintes individuais, o valor do benefcio corresponder a 1/12 da soma dos 12 (doze) ltimos salrios-de-contribuio, tomados em perodo no superior a 15 (quinze) meses. Cumpre ressaltar que caso a segurada especial no possua contribuies na forma mencionada dever comprovar o efetivo labor rurcola em perodo imediatamente anterior data do requerimento do benefcio em perodo igual ao da carncia, ou seja, 10 (dez) meses, mesmo que de forma descontnua. Questo sui genesis se apresenta quando se olha para o art. 214, 2, do Decreto 3.048/99, e para o art. 28, 3 e 9, a, da Lei n. 8.212, de 24 de julho de 1991, uma vez que nestes dispositivos fica evidenciado a natureza de salrio-de-contribuio do benefcio maternidade.

109

Ou seja, o salrio-maternidade o nico benefcio do RGPS que benefcio e ao mesmo tempo salrio-de-contribuio e, portanto, base para incidncia de alquotas da Previdncia Social. Portanto, no gozo do benefcio as seguradas podem observar no extrato de pagamento que sobre ele incide descontos previdencirios. Sobre a renda mensal do benefcio salrio-maternidade das seguradas empregadas e avulsas serem igual remunerao auferida, brilhantemente apresente o doutrinador Kerlly Huback:
Podemos constatar que a renda mensal do salrio-maternidade das seguradas empregada e avulsa a remunerao auferida. Quer dizer, o valor do benefcio no est restrito ao limite mximo do salrio-de-contribuio. Sendo assim, em princpio, a previdncia social teria de arcar com o valor integral recebido pela segurada. Porm, o art. 14 da EC n 20/98 disps que o limite mximo dos benefcios do RGPS fosse fixado em R$ 1.200,00, reajustado pelos mesmos ndices aplicados aos benefcios desse Regime. Por conta disso, foi publicada a Portaria/MAS n 4.883, de 17/12/98, que mandou aplicar a limitao inclusive ao salrio-maternidade, o que motivou a contestao de sua constitucionalidade pela ADIn n 1.946-5/DF. O STF, por unanimidade, julgou parcialmente procedente o pedido para dar ao art. 14 da EC 20/98 interpretao conforme a Constituio Federal, sem reduo de texto, excluindo sua aplicao ao salrio-maternidade. Dessa forma, a renda mensal do salrio-maternidade da empregada e da trabalhadora avulsa no h de respeitar o limite mximo do salrio-de-contribuio.6

Nessa perspectiva de se acrescentar que o STF ao realizar o presente julgado e manter a premissa de que o benefcio maternidade ser igual renda auferida pelas seguradas empregadas e avulsas se utilizou do princpio da vedao do retrocesso social, ou seja, princpio no expresso no atual texto constitucional, mas que pode ser visto quando se conjuga o art. 5, 2 e art. 7, Caput, da Carta Constitucional, que consiste na impossibilidade de reduo das implementaes de direitos fundamentais j concedidas. Por outro lado, o art. 248 da Constituio Federal, tambm alterado pela EC.n. 20/98, estabeleceu que os benefcios pagos pelo Instituto Nacional de Seguro Social INSS devero observar o teto mximo que tem como parmetro o subsdio mensal do Ministros do Supremo Tribunal Federal, nos termos do inciso XI do art. 37 da Carta Magna, regra que tem sido aplicada pelo INSS, mas que ainda no foi submetida ao crivo do Supremo Tribunal Federal.

BRAGANA, Kerlly Huback. Direito Previdencirio. 6. ed., Rio de Janeiro: Lmen Jris, 2009, p. 122 e 123.

110

Por ltimo, cumpre lembrar que a partir do advento do Decreto n. 6.122/2007, o benefcio de salrio maternidade passou a ser devido tambm s seguradas que se encontrem no perodo de graa, ou seja, perodo no qual no esto vertendo contribuies ao Regime, mas, no entanto, mantm a qualidade de seguradas, temtica abordada no art. 15 da lei n. 8.213/91. No caso da segurada se encontrar no referido perodo de graa, o valor do salrio de contribuio ser calculado nos mesmos moldes do clculo para segurada contribuinte individual e facultativa, ou seja, 1/12 (um doze) avos da soma dos 12 (doze) ltimos salriosde-contribuio, apurados em perodo no superior a 15 (quinze) meses.

2 POSSIBILIDADE DE PRORROGAO DO SALRIO MATERNIDADE

At o presente momento foram apresentadas consideraes tidas por importantes para compreenso do estudo do benefcio de salrio-maternidade, vencida esta etapa, mister passar-se anlise do objeto do presente trabalho, ou seja, a compreenso da Lei n. 11. 770/08, que instituiu o Programa Empresa Cidad, trazendo mudanas ao benefcio de salriomaternidade, no sentido de possibilitar a ampliao do perodo de gozo do benefcio de 120 (cento e vinte dias) para 180 (cento e oitenta) dias. De incio cumpre frisar que as alteraes trazidas pelo mencionado dispositivo legal no alteraram as regras de custeio, concesso e gozo do benefcio salrio-maternidade, mas to somente inovou possibilitando a prorrogao do perodo de recebimento do benefcio maternidade. Assim, garantiu a prorrogao do benefcio de salrio-maternidade exclusivamente s empregadas de pessoas jurdicas que aderirem ao Programa, facultando empresa tributada com base no lucro real deduzir do imposto devido, em cada perodo de apurao, o total da remunerao integral pago nos 60 (sessenta) dias de prorrogao de sua licena-maternidade. Da ltima concluso de se afastar alguns mitos: a) A ampliao facultativa e no vivel a qualquer pessoa jurdica, mas to somente s pessoas jurdicas tributadas com base em lucro real, uma vez que a estas pessoas possvel a deduo nos valores a serem recolhidos nos seus impostos;

111

b) A nosso ver, por se tratar de programa facultativo e com possibilidade de deduo dos valores pagos em razo da prorrogao do benefcio pelos empregadores, no desestimular a contratao de mulheres; c) A inovao no eivada de inconstitucionalidade, uma vez que, como sabido, o salrio-maternidade benefcio da previdncia, mas tambm direito da trabalhadora, com reserva constitucional e; d) Os direitos trabalhistas so garantias mnimas, portanto, podem ser ampliados, conforme se denota no programa ora estudado. Noutro norte, a prorrogao dever ser requerida at o final do primeiro ms aps o parto e concedida imediatamente aps a fruio da licena-maternidade inicialmente concedida por 120 (cento e vinte) dias. Com raciocnio mais simples, a segurada deve requer a prorrogao no ltimo ms do gozo do salrio-maternidade concedido nos moldes do inciso XVIII do caput do art. 7 da Constituio Federal, e a prorrogao se dar pelo prolongamento ininterrupto do benefcio salrio-maternidade de 120 (cento e vinte) dias para 180 (cento e oitenta) dias, ou seja, com o acrscimo de mais 60 (sessenta) dias do benefcio inicialmente concedido. Ademais, cumpre lembrar que a prorrogao ora estudada tambm garantida empregada que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoo. Por fim, vedado empregada que requer a prorrogao exercer qualquer atividade remunerada, bem como a criana no poder ser mantida em creche ou organizao similar, sob pena de perder o direito prorrogao, regra que permite chegar concluso que o objetivo vislumbrado pelo legislador foi o de aproximar a criana do acompanhamento materno, o que se mostra como a beleza do instituto.

CONSIDERAES FINAIS

Inicialmente foi colocada como premissa a apresentao do benefcio de salriomaternidade, sobretudo, aps a edio da Lei n. 11.770/08, para isso inevitavelmente foi necessria uma passagem pelo conceito de seguridade social, previdncia social e, por fim, do benefcio salrio-maternidade.

112

Quanto ao benefcio de salrio-maternidade foram apresentados seus principais elementos, quais sejam: conceito, beneficirias, carncia, requisitos e renda mensal. Logo aps, passou-se anlise das modificaes trazidas pela Lei n. 11.770/08, que como foi visto, apesar de inovar, no alterou substancialmente o benefcio, mas possibilitou a ampliao do perodo de gozo do auxlio-maternidade por mais 60 (sessenta) dias. Nessa feita, conclumos pelo acerto do legislador que ao instituir o Programa Empresa Cidado procurou ampliar o convvio da me com seu filho num perodo crucial ao desenvolvimento da criana. Assim, ao nosso ver, a referida ampliao, apesar de tmida, respeitou o carter substancial do princpio da igualdade ao ampliar a concesso do estudado benefcio em detrimento dos demais. Portanto, louvvel a inovao, sobretudo, por que nos possibilita direcionar os olhos ao estudo da Seguridade Social e Previdncia Social, principalmente, por se colocar como matrias de incluso e realizao da justia social.

REFERNCIAS

BACHUR, Tiago Faggioni & AIELLO, Maria Lucia. Teoria e Pratica do Direito Previdencirio - Incluindo Jurisprudncias, Modelos de Petio e de Clculo Previdencirio. Franca: Lemos & Cruz, 2007. BALERA, Wagner & MUSSI, Cristiane Miziara. Direito Previdencirio - Srie Concursos Pblicos - 5 . ed., So Paulo: Mtodo, 2008. BRAGANA, Kerlly Haback. Direito Previdencirio. 6. Edio. Rio de Janeiro: Lmen Jris, 2009. CASTRO, Carlos Alberto Pereira de & LAZZARI, Joo Batista. Manual de Direito Previdencirio. 12. ed., Florianpolis: Conceito Editorial, 2010. DUARTE, Marina Vasques. Direito Previdencirio Srie Concursos -. 6. ed. Porto Alegre: Verbo Jurdico, 2008.

113

EDUARDO, talo Romano & EDUARDO, Jeane Tavares Arago. Direito Previdencirio Benefcios. - Srie Provas e Concursos Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. MARTINS, Sergio Pinto. Direito da Seguridade Social Custeio da seguridade social Benefcios Acidente do Trabalho Assistncia Social Sade. 26. ed. So Paulo: Atlas, 2008. MARTINEZ, Wladimir Novaes. Curso de Direito Previdencirio Noes de Direito Previdencirio -. 3. ed., So Paulo: LTr, 2003. TAVARES, Marcelo Leonardo. Direito Previdencirio Regime Geral de Previdncia Social e Regimes Prprios de Previdncia Social -. 9. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2007. VIANNA, Joo Ernesto Aragons. Curso de Direito Previdencirio. 2. ed., So Paulo: LTr, 2007. ROCHA, Daniel Machado da. BALTAZAR JNIOR, Jos Paulo. Comentrios Lei de Benefcios da Previdncia Social. 9. ed., Porto Alegre: Bestbooks, 2009. HORVATH JNIOR, Miguel. Direito Previdencirio. 2. ed. So Paulo: Quartier Latin, 2002.

114

Vous aimerez peut-être aussi