Vous êtes sur la page 1sur 3

Captulo 2 Exerccios adicionais

Modelos atmicos
1. O conhecimento sobre estrutura atmica evoluiu medida que determinados fatos experimentais foram sendo observados, gerando a necessidade de proposio de modelos atmicos com caractersticas que os explicassem. Relacione corretamente os fatos observados com as caractersticas do modelo apresentado: Fatos observados I. Investigaes sobre a natureza eltrica da matria e descargas eltricas em tubos de gases rarefeitos. II. Determinao das leis ponderais das combinaes qumicas. III. Anlise dos espectros atmicos (emisso de luz com cores caractersticas para cada elemento). IV. Estudo sobre radioatividade e disperso de partculas alfa. Caractersticas do modelo atmico ( ) tomos macios, indivisveis e indestrutveis. ( ) tomos com ncleo denso e positivo, rodeado pelos eltrons negativos. ( ) tomos com uma esfera positiva, onde esto distribudas, uniformemente, as partculas negativas. ( ) tomos com eltrons, movimentandose ao redor do ncleo em trajetrias circulares -- denominadas nveis --, com valor determinado de energia.

2. Rutherford, em seus estudos sobre estrutura atmica, descobriu que os tomos so formados por uma parte central positiva e uma regio perifrica negativa. A relao de tamanho entre estas duas regies muito discrepante. Se o ncleo tivesse o tamanho de uma bolinha de gude (raio = 1 cm), aproximadamente, qual seria o tamanho da eletrosfera? 3. O entendimento da estrutura dos tomos no importante somente como curiosidade, mas tambm possibilita a produo de novas tecnologias. Um exemplo disso a descoberta dos raios catdicos, feita pelo fsico Willian Crookes enquanto estudava as propriedades da eletricidade. Tal descoberta, alm de ter contribudo para um melhor entendimento da constituio da matria, deu origem aos tubos de imagem de televisores e monitores dos computadores. Alguns grandes cientistas que contriburam para o entendimento da estrutura do tomo foram: Dalton, Rutherford, Bohr, e Linus Pauling. Com relao estrutura da matria, verifique se as afirmaes a seguir so verdadeiras (V) ou falsas (F): I. Ao passar entre duas placas eletricamente carregadas, uma positivamente e outra negativamente, as partculas alfa desviam-se para o lado da placa negativa. II. O tomo a menor partcula que constitui a matria. III. Cada tipo de elemento qumico caracterizado por um determinado nmero de massa. IV. O modelo atmico que representa exatamente o comportamento do eltron o modelo de Rutherford-Bohr. 4. O silcio, elemento qumico mais abundante na crosta terrestre depois do oxignio, tem grande aplicao na indstria eletrnica. Por outro lado, o enxofre de importncia
2007 Pearson Education do Brasil Qumica geral

fundamental na obteno do cido sulfrico. Sabendo-se que o tomo 14Si28 tem o mesmo nmero de nutrons de uma das variedades isotpicas do enxofre, 16S, qual o nmero de massa desse tomo de enxofre? 5. Sempre que os compostos de sdio se volatilizam na chama de um bico de Bunsen, a chama apresenta a cor amarela caracterstica. D uma explicao em termos de energia eletrnica.

Modelo quntico
6. Descreva o orbital 2s no que diz respeito forma, localizao e densidade de probabilidade de encontrar o eltron, em relao ao ncleo do tomo. 7. O ltimo eltron de um tomo neutro apresenta o seguinte conjunto de nmeros qunticos: n = 4; = l; m = 0; s = +. Convencionando que o primeiro eltron a ocupar um orbital possui nmero quntico de spin igual a , calcule o nmero atmico desse tomo. 8. Quantos eltrons possui certo subnvel 4f, sabendo que o ltimo eltron a preench-lo possui os seguintes nmeros qunticos: n = 4; = 3; m = 1; ms = - (considere que o primeiro eltron a preencher os orbitais possui spin +).

Distribuio eletrnica
9. O vandio um elemento qumico de transio utilizado como um importante recurso (formao do ao) para produzir um tipo de liga que melhora consideravelmente a tenacidade, a resistncia mecnica e a corroso do ferro. Sabendo que o nmero atmico do vandio 23, determine o nmero de eltrons que ele possui na camada de valncia. 10. O nquel um elemento que possui a seguinte configurao eletrnica: [Ar] 3d8 4s2. Como voc explica que o prximo elemento (Cu) apresente a seguinte configurao: [Ar] 3d10 4s1? 11. Entre as configuraes eletrnicas abaixo, todas representando tomos isolados ou monoatmicos, encontre o nmero de eltrons desemparelhados de cada configurao (eltrons desemparelhados fazem com que os tomos apresentem paramagnetismo). 1s2 2s1 1s2 2s2 2p1 1s2 2s2 2p3 1s2 2s2 2p6 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10

Orbitais
12. Quais so as similaridades e as diferenas entre os orbitais 1s e 2s do tomo de hidrognio? Em que sentido um orbital 2p tem carter direcional? 13. Os sete orbitais f podem ser, simplificadamente, representados conforme o esquema abaixo:
2007 Pearson Education do Brasil Qumica geral

a) Quantos eltrons cabem em cada orbital f? b) Quantos eltrons cabem no subnvel f?

Nmero atmico, nmero de massa e ons


14. Qual o nmero de massa de um elemento constitudo por 11 prtons, 11 eltrons e 12 nutrons? 15. Qual o nmero de prtons, nutrons e eltrons de cada uma das espcies abaixo?
39 19

K1+

65 30

Zn2+

32 2S 16

16. Dada a tabela abaixo, especifique se cada uma das espcies neutra ou se est carregada positivamente ou negativamente: Espcie genrica X Y Z W No de nutrons 20 17 78 18 No de prtons 17 17 79 18 No de eltrons 17 18 78 18

2007 Pearson Education do Brasil Qumica geral

Vous aimerez peut-être aussi