Vous êtes sur la page 1sur 6

Angola viveu dcadas da sua histria em guerra de 1961 a 1974 contra o poder colonial portugus e a partir de 1975 uma

a guerra civil. Em 2002, a guerra chegou ao fim. Qual o balano aps dez anos de paz? No dia 4 de Abril de 2002 foi assinado o acordo de paz entre o governo do MPLA Movimento Popular de Libertao de Angola e a UNITA Unio Nacional para a Independncia Total de Angola , as duas formaes polticas que mais influncia tinham e tm no pas. Os dois partidos pousaram as armas e puseram, assim, um ponto final a 27 anos de guerra civil. Uma guerra que provocou a fuga de muitos angolanos para outros pases. Segundo dados do ACNUR, o Alto Comissariado das Naes Unidas para os Refugiados , mais de 600 mil refugiaram-se no estrangeiro e cerca de 4 milhes dispersaram-se pelas regies do prprio pas. Assim, um tero da populao do pas procurou refgio fora ou dentro de Angola. Como tudo comeou A guerra comeou com a luta contra o poder colonial. Em 1961 vrios grupos iniciaram a luta contra o colonialismo portugus. O MPLA, apoiado pela Unio Sovitica e por Cuba, foi um desses grupos, assim como a UNITA que, inicialmente, teve o apoio da China, e a FNLA, que teve o apoio de Mobuto Sese Seko, na altura presidente do ento Zaire. No entanto, depois da independncia, o lder da UNITA, Jonas Savimbi, aliou-se frica do Sul e aos Estados Unidos da Amrica. A guerra em Angola j no era s dos angolanos. O ocidente e o leste alastravam as suas ideologias atravs do apoio que davam a vrios pases em frica. A "Guerra Fria" tornou-se uma "Guerra Quente" em Angola. Paz falhada Bicesse e Lusaka Em 1991 a UNITA e o governo do MPLA assinam o acordo de paz de Bicesse, uma localidade no Concelho de Cascais na regio de Lisboa. Em 1992 so realizadas as primeiras eleies presidenciais. O candidato do MPLA, Jos Eduardo dos Santos, saiu vencedor, embora sem maioria absoluta. Porm, Jonas Savimbi, o lder da UNITA, acabou por no aceitar o resultado e assim nunca teve lugar a segunda volta entre os dois.

A seguir a um ataque das foras do governo contra apoiantes da UNITA e do FNLA em finais de outubro de 1992, o chamado "massacre de Halloween", o pas entrou novamente em guerra.

Foto: O presidente da Zmbia, Frederick Chiluba (no meio), com Jos Eduardo dos Santos (esq.) e Jonas Savimbi (dir.) no dia 15 de novembro de 1994, dia em que foi assinado o Protocolo de Lusaka. (dpa)

Mas quando no dia 22 de fevereiro de 2002 Jonas Savimbi, considerado a pessoa mais carismtica da oposio em Angola, morto pelos soldados governamentais no leste de Angola, abre-se o caminho para a paz. Conquistas da paz A 4 de Abril de 2002 assinou-se o acordo da paz que dura at agora- 2012. Quando a guerra acabou, Vitor Pedro, um homem que lutou ao lado da UNITA durante 17 anos, disse o seguinte: "O que ns queremos mesmo a paz. A paz de todos os angolanos para todo o povo viver bem comer bem e trabalhar bem". As palavras poderiam ter sado da boca de qualquer outro angolano. O povo estava cansado de mais de 40 anos de guerra. O jovem rapper MCK, que bastante crtico em relao realidade no seu pas, acredita que "com o fim das hostilidades militares, a primeira grande vantagem, que o angolano deixou de morrer por razes injustificadas que era a guerra". Enquanto o professor de economia da Universidade Catlica de Luanda, Justino Pinto de Andrade, valoriza outro aspecto ainda: "Hoje j circulamos dentro do Pas sem grandes dificuldades. As estradas formam reconstrudas outras formam mesmo construdas. E ento os angolanos j podem circular pelas estradas o que era impossvel no passado".

Mas outras vozes pedem cautela em relao paz em Angola. Jos Patrocnio, da organizao no-governamental OMUNGA em Benguela, diz: "No considero que ns estamos a viver em paz. Considero que estamos a viver 10 anos de calar das armas. E talvez essa seja a maior conquista: as armas terem se calado e a guerra ter terminado, mas necessrio continuar a construir-se a paz". Passado presente As conquistas dos 10 anos de paz em Angola so enumeradas com cautela agora que se conhecem os desafios de uma convivncia pacfica. As pessoas que lutaram as guerras ainda vivem. Muitas feridas ainda esto por sarar. At mesmo as minas, que ainda se encontram no solo angolano, no deixam esquecer esse passado blico.

Foto: A retirada dos soldados cubanos permitiu avanar com a paz. Na foto: O general cubano, Samuel Rodiles, o general brasileiro e chefe da misso de verificao da retirada das tropas cubanas do territrio angolano da ONU, Pricles Ferreira Gomes, e o general angolano Ciel da Conceio assinam um documento sobre a retirada no dia 10 de janeiro de 1989 no Aeroporto de Luanda. (dpa)

Jos Patrocnio da OMUNGA acredita que a paz em Angola frgil: "No se fez um processo de pacificao. No se fez um processo de transio. Acredito que o processo constituinte podia ser o processo de pacificao, de reunificao. Mas no foi feito nesse sentido j que o resultado este que ns estamos a ter agora". Jos Patrocnio refere-se aos 32 anos de um governo que levou cidados s ruas para mostrarem a sua insatisfao. Paradoxo: crescimento econmico e pobreza A insatisfao do povo angolano reflete-se tambm no bolso da grande maioria da

populao. A seguir paz, em 2002, Angola viveu um dos maiores crescimentos econmicos de todos os pases do mundo, atingindo um crescimento de mais de 20 % em 2005 e em 2007. Apesar deste crescimento vertiginoso, muitos angolanos continuam a viver na pobreza. Norberto Garcia, o secretrio para os assuntos polticos, eleitorais e econmicos do MPLA diz sobre os motivos desta aparente contradio que enquanto tivermos uma taxa de analfabetismo ainda elevada, isto vai dificultar a distribuio da renda nacional. Porque onde h analfabetismo h pobreza. A pobreza est muito relacionada ao grau de analfabetismo". Mas o rapper MCK opina: "O pas preocupou-se mais com o crescimento quantitativo do que com o qualitativo. E no foi um crescimento direcionado pessoa humana. O homem no esteve no centro desse crescimento, o homem foi posto parte. E as poucas coisas que cresceram foram as infra-estruturas o chamado crescimento de beto". Centralizao de investimentos De acordo com o Banco Mundial, em 2010, uma em seis crianas morria nos primeiros cinco anos de vida no pas. E segundo dados da ONU Angola tem um desenvolvimento humano ao nvel do Madagascar, apesar de ter um Produto Interno Bruto per capita ser cinco vezes mais alto do que o Madagascar (PIB per capita em 2011: 5.278 dlares em Angola e 912 dlares no Madagascar). Dados aparentemente contraditrios que Orlando Castro, jornalista angolano exilado em Portugal h cerca de 30 anos, explica da seguinte forma: "O regime de Angola no soube canalizar todo esse potencial econmico, todo seu crescimento, para diversificar o crescimento dos diferentes pontos e regies em Angola. Concentraram tudo ou quase tudo em Luanda, da o facto de cerca de 70 por cento da populao de Angola continuar a viver na pobreza". Riquezas no exploradas Segundo a Cmara de Comrcio e Indstria de Angola, o pas potencialmente um dos pases mais ricos da frica subsaariana, em termos agrcolas. No entanto, apenas uma pequena parte da sua terra arvel utilizada para a agricultura. Por outro lado recursos naturais como o petrleo e os diamantes abundam no pas. E de acordo com as Naes Unidas, o petrleo constitui 96%, quase a totalidade, das exportaes do pas.

Foto: "Crescimento de beto" - sede da Sonangol, empresa petrolfera nacional de Angola, em Luanda. (dpa)

" evidente que tambm hoje se assiste em outras reas do pas a produo agrcola, o surgimento de alguma indstria, o desenvolvimento do comrcio... Mas tudo isto est condicionado pelo petrleo", critica o professor de economia da Universidade Catlica de Luanda, Justino Pinto de Andrade. "E quando o petrleo condiciona o desenvolvimento nas outras reas, significa que um mau momento para o petrleo se transformar tambm num mau momento para as outras reas", argumenta. O professor de economia, que tambm presidente do partido da oposio Bloco Democrtico, lana ainda um apelo: "Ns temos que alargar o leque da nossa atividade econmica. Temos que reduzir cada vez mais a nossa dependncia em relao ao petrleo. Ainda no estamos a conseguir isto com xito. Ns estamos fortemente dependentes do petrleo". Corrupo Mas o certo que apesar de todo o potencial em recursos naturais, a populao raramente beneficia dos dividendos das riquezas do pas. Ablio Kamalata Numa, secretrio geral da UNITA, acredita que esta situao se deve aos "nveis de corrupo, que so to altos no pas, que a maior parte do dinheiro do setor extrativo, do petrleo e dos diamantes, desencaminhado para mos indevidas". Norberto Garcia, o secretrio dos assuntos polticos, eleitorais e econmicos do MPLA, no acredita, que esse seja o motivo da falta de acesso aos recursos por parte da populao: " necessrio que nos capacitemos e possamos saber como extrair as nossas potencialidades em termos de recursos. No vale a pena estarmos sentados por cima de um barril de petrleo se no o soubermos tirar de l. No vale a pena sentarmo-nos em cima de uma mina de outro ou de diamantes se no soubermos retira-los de l". Petrleo e diamantes: Bno ou Maldio?

"Algum disse que Deus abenoou Angola, no sentido em que lhe ofereceu potencialidades em recursos naturais - os mais conhecidos so o petrleo e os diamantes -, mas esqueceu-se de nos dar juzo", diz o rapper MCK entre risadas. Mas logo se pe srio e continua: "Ento eu acho que pode ser uma faca de dois gumes. Foram esses dois bens que patrocinaram a guerra, patrocinaram a destruio do angolano. So esses dois bens que por intermdio da corrupo tornam os angolanos mais pobres, enriquecendo uma pequena minoria". Segundo MCK, a vontade poltica vai determinar se essa beno dos recursos naturais vem para o bem ou para o mal das pessoas. 10 anos de paz? Mas passados dez anos de paz, os recursos que patrocinaram guerra no conseguem patrocinar a paz. Paz essa que nas palavras do secretrio do MPLA, partido no governo passa por vrios aspectos: "A paz para os angolanos ter de ser essencialmente a paz social, a paz poltica a paz econmica. E que todos ns possamos sentir que estamos a viver um momento diferente graas a uma compreenso nica que os angolanos de uma forma geral tm de comum e de particular em cada um de ns", enumera o poltico do MPLA. Ablio Kamalata, que um dos antigos generais da UNITA, que ainda chegaram a lutar com Jonas Savimbi, est desiludido: "Uma paz sem voz, no paz. medo! Ns aqui em Angola, ainda lutamos para o direito vida. E isso significa que em termos de liberdades consagradas na constituio no usufrumos nenhuma". E no norte de Angola, no enclave de Cabinda, ainda persiste um conflito blico. Um futuro com desafios "Angola ainda tem muitos desafios. Acho que alguns dos investimentos que foram feitos ainda se vo traduzir talvez no bem estar da populao", diz Markus Weimer, analista poltico da organizao independente Chatham House em Londres. Acrescenta: "Tambm tem de se adicionar mais esforos. A criao de emprego, a criao de um setor privado vibrante, muito mais difcil do que construir uma estrada ou uma ponte". Ou seja, segundo Weimer, a consolidao da paz em Angola passa por um investimento humano e no unicamente material.

Vous aimerez peut-être aussi