Vous êtes sur la page 1sur 10

SISTEM A SERIADO DE AVALIAO 3 FASE VESTIBULAR/2011

DADOS DE IDENTIFICAO DO CANDIDATO No deixe de preencher as informaes a seguir. Prdio Sala

Nome

N de Identidade

rgo Expedidor

UF

N de Inscrio

ATENO
Ab ra este Caderno , qua ndo o Fisca l de Sa la au toriza r o in cio d a Pro va . Ob serve se o Ca dern o est co mp leto . Ele d ever con ter u ma f o lha p ara desenvo lver sua Reda o e 04 qu estes d e Hist ria e 0 4 de Geo graf ia . S e o Cad erno estiver in co mp leto ou co m a lgu m defeito grf ico qu e lhe cau se d vida s, inf o rme, imed ia ta men te, ao Fisca l. Uma vez d ada a ordem de in cio da Prova, preench a, no s espa o s ap ro priad os, o seu No me co mp leto, o N mero do seu Docu men to de Id en tidad e, a Un idad e da Federa o e o N mero d e Inscrio . Pa ra reg istra r a s a lterna tiva s esco lh ida s na s questes da s Pro va s e tra n screver sua Red a o, voc receber u m Ca rt o -Resp osta e u ma Fo lh a d e Redao (Leitu ra tica ). Verif iq ue se o N mero d e Inscrio impresso, em a mbo s, co incide co m o seu N mero d e Inscrio . As bo lha s con sta n tes d o Ca rt o-Respo sta devem ser preench ida s to ta lmen te, co m ca neta esf erog rf ica azu l ou preta . A Reda o dever ser tra nscrita p ara a Fo lha d e Reda o, u tilizand o, ta mb m, can eta esf erog rf ica , letra leg vel e sem rasuras. A Fo lha de Redao no p od er ser a ssina da , ru brica da e/ou con ter qu a lq uer sina l qu e iden tif iq ue o cand ida to. Preen ch id o o Ca rt o -Respo sta e a Fo lh a de Red a o (Leitu ra tica), en tregu e-os ao Fisca l e d eixe a sa la em siln cio .

BOA SORTE!

3 ANO / 2 dia

REDAO

TTULO

3 ANO / 2 dia

HIS T R IA

Nas questes a seguir, assinale, na coluna I, as afirmativas verdadeiras e, na coluna II, as falsas.

01. O neoliberalismo dos tempos da globalizao do capitalismo retoma e desenvolve os princpios que se haviam formulado e posto em prtica com o liberalismo ou a doutrina da mo invisvel, a partir do sculo XVIII. Sobre essa realidade, avalie as afirmativas e conclua.

II

O liberalismo econmico, que se enraza no sculo XIX, o fundamento da filosofia do capitalismo comercial.

O neoliberalismo surgiu logo depois da Segunda Guerra Mundial.

O neoliberalismo desloca as possibilidades de soberania nacional para as organizaes, corporaes e outras entidades de mbito global.

No princpio liberal, o nico papel reservado ao Estado seria o de regulamentar preos, salrios e proteger a propriedade privada.

O liberalismo sofreu abalos com a emergncia da economia planificada socialista e com a crise da Bolsa de Valores de 1929.

3 ANO / 2 dia

02. Com a Guerra (1864-1870), o Paraguai ficou arrasado: 96% dos homens e 55% das mulheres morreram. As terras que pertenciam a pequenos produtores foram vendidas a estrangeiros. No que diz respeito a essa Guerra, avalie as afirmativas e conclua.

I 0

II 0 As oligarquias platinas e brasileiras no viam com aprovao um mau exemplo, como o do Paraguai, pas sem analfabetos e sustentado em pequenos proprietrios, artesos e modestos comerciantes.

A propaganda brasileira, pas -suporte da Trplice Aliana, ensinava que Solano Lopez era um tirano.

Tanto o exrcito paraguaio quanto o brasileiro era formado de voluntrios da ptria que nada mais eram do que escravos sem maiores estmulos para lutar.

Ao comear o conflito, o Paraguai era o pas latino-americano que menos dependia de capitais externos para se desenvolver.

O principal vencedor da guerra foram os Estados Unidos, que manteve o domnio econmico sobre a regio, sem se envolver na luta.

3 ANO / 2 dia

03. A passagem do sculo XIX para o XX no Brasil foi marcada por vrias mudanas culturais, que refletiam modificaes da estrutura scio-poltica do Brasil, como a abolio da escravatura e a proclamao da Repblica. Sobre os eventos ocorridos entre as ltimas dcadas do sculo XIX e as primeiras do XX no Brasil, avalie as afirmativas abaixo e conclua.

II

O desenvolvimento de teatros e cinemas em cidades, como So Paulo e Rio de Janeiro, foi acentuado em muito pelos lucros advindos da produo cafeeira.

O movimento abolicionista no se fez presente na produo artstica de ento, prevalecendo, na poesia, por exemplo, a defesa de um discurso escravista e racista.

Foi neste contexto de mudana de sculo que Machado de Assis publicou seus ltimos textos e fundou a Academia Brasileira de Letras.

A pintura de ento, antes das obras de Tarsila do Amaral, era marcada por um academicismo muito forte, como demonstram os quadros de Pedro Bruno e Victor Meirelles.

Destaca-se a obra de Raul Pompia, escritor conhecido pelas crticas ao regime monrquico e como defensor da implementao da repblica.

3 ANO / 2 dia

04. O perodo de durao da ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985) foi marcado por uma rica produo artstica. Essa produo foi alvo, inclusive , da censura e da represso governamental. Avalie as assertivas abaixo referentes produo cultural brasileira nos Anos de Chumbo e conclua.

II

O teatro vivenciou uma grande renovao com a ao do Teatro Oficina, de Jos Celso Martinez Corra, em especial com a encenao de O Rei da Vela, de Oswald de Andrade.

Vrios artistas, como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque, enfrentaram perodos de exlio poltico na Europa.

O Tropicalismo surgiu como um movimento de renovao esttica, misturando elementos da cultura pop estrangeira cultura nacional.

Ocorreu a realizao de Festivais da Cano, como os da TV Record, que tiveram ampla popularidade, revelando novos compositores e intrpretes da MPB.

O cinema nacional vivenciou uma fase de prestgio crtico e sucesso de pblico, com os filmes do Cinema Novo, grandes sucessos de bilheteria.

3 ANO / 2 dia

GEO GR A FIA

Nas questes a seguir, assinale, na coluna I, as afirmativas verdadeiras e, na coluna II, as falsas.

05. A expanso da agricultura no Brasil deveu-se ao contnuo avano da chamada fronteira agrcola e introduo de tcnicas produtivas mais intensivas de capital. Sobre esse assunto, analise as afirmativas e conclua.

II

A modernizao da agricultura ocorreu, principalmente, nas regies Sudeste e Sul e, em geral, nos espaos agrcolas das lavouras de exportao. Isso se deu em reas da Zona da Mata Nordestina e do Centro-Oeste.

A estratgia de modernizao da agricultura significou, no pas, a afirmao do modelo dos complexos agroindustriais, uma espcie de combinao da cincia agricultura, com alteraes na organizao da produo.

O desenvolvimento de reas de agricultura intensiva em capital mostrou-se capaz de gerar os empregos necessrios para absorver a oferta de trabalho rural, diminuindo, sobremaneira, as migraes internas.

A expanso da fronteira agrcola diminuiu a concentrao fundiria e a incorporao de pequenas propriedades a estabelecimentos de grande porte; essa expanso considerou, sobretudo, as condies climticas ambientais.

O rpido crescimento da agricultura acarretou, ao lado do agravamento da crise social, problemas ecolgicos e ambientais; a eroso e a degradao de terras agrcolas exemplificam esse fato.

3 ANO / 2 dia

06. Os ambientes de florestas equatoriais apresentam uma srie de caractersticas fsico-geogrficas que at os individualizam. Identifique essas caractersticas.

II

0 1 2

0 1 2

Solos ricos em nutrientes, mas muito pouco desenvolvidos. Predomnio do intemperismo qumico sobre o intemperismo mecnico. Condies climticas caracterizadas por elevados ndices de umidade relativa do ar e temperaturas mdias anuais acima de 20C. Grande parte das rvores apresentam expressivo caducifolismo. Drenagem perene, com rios caudalosos.

3 4

3 4

3 ANO / 2 dia

07. As atividades porturias so de grande importncia para o comrcio, mas possuem um certo potencial de impacto ambiental que deve ser sempre considerado na anlise geoeconmica. A ssinale esses impactos entre os itens a seguir:

II

Exausto do solo nas reas costeiras.

Riscos de acidentes.

Poluio atmosfrica.

Impactos sobre reas urbanas.

Poluio das guas costeiras.

3 ANO / 2 dia

08. As afirmativas a seguir referem-se direta ou indiretamente ao tema A Diviso Internacional do Trabalho. Analise-as e conclua.

II

A ideia da diviso internacional do trabalho, examinada verticalmente pela Geografia Econmica, surge historicamente com a disseminao do capitalismo como modo de produo. A diviso internacional do trabalho tem uma dinmica que tambm est assentada na inovao tecnolgica, que consiste no fator essencial da superao das limitaes dos tamanhos dos mercados.

A diviso internacional do trabalho uma expresso empregada para designar, em especial, a diviso verificada entre os trabalhadores rurais e os trabalhadores de grandes cidades dos espaos geogrficos subdesenvolvidos internacionais. 3 Houve historicamente uma diviso internacional do trabalho no antigo bloco socialista, que se estabeleceu a partir de uma lgica totalmente diferente da lgica capitalista. No mbito das naes capitalistas, a diviso internacional do trabalho se verifica mediante a especializao da produo em nvel das economias nacionais.

10

Vous aimerez peut-être aussi