Vous êtes sur la page 1sur 4

A importncia de bons projetos de iamento para segurana e racionalizao das obras

Publicado em 29 de agosto de 2010 por admin

O aumento da quantidade e complexidade das obras no Brasil tem acarretado maior exigncia sobre as operaes de iamento e montagem. O cenrio atual, impulsionado pela construo industrial e offshore, tem exigido o aumento da carga iada, maior velocidade de montagem, diminuio do tempo de comissionamento, remoo e instalao de equipamentos em reas restritas, entre outras necessidades. Consequentemente aumentam os riscos e custos envolvidos nas operaes, exigindo projetos de iamento que no se limitam ao plano de rigging. No projeto de iamento so definidos muitos outros parmetros, especificaes, clculos e desenhos que conduziro ao sucesso do empreendimento. Algumas inovaes tecnolgicas esto sendo aplicadas nos projetos de iamento. Entre elas a anlise estrutural no linear de cabos, o que permite prever o comportamento de sistemas complexos de laos e amarraes, ocasionando maior segurana e permitindo montagens de grandes conjuntos. Utiliza-se tambm a anlise de tenses pelo mtodo dos elementos finitos para avaliao da resistncia estrutural da carga iada e dos acessrios como olhais, vigas de iamento e dispositivos fora de srie. Permite ainda considerar os efeitos de atrito, folgas, pr-tenses, amortecedores e efeitos de contato.

FIGURA 1: Seo de costado de tanque em iamento sem balancim (spreader bar) 2/3 FIGURA 2: Anlise de tenses pelo mtodo dos elementos finitos do costado do tanque, para iamento sem balancim (spreader bar). Deformaes majoradas. Sees do fundo e teto. Emprega-se ainda a simulao com animao em 3D de situaes mais complexas, atestando a viabilidade das operaes, identificando interferncias, alternativas e facilitando o entendimento entre projeto e execuo. A anlise estrutural da carga iada faz-se indispensvel no caso em que no so previstos pontos de pega ou mesmo o iamento, como tanques montados no local ou iamento de vrios itens simultaneamente a fim de agilizar a operao. necessrio tambm analisar as situaes intermedirias, como embarque, transporte e posicionamento temporrio.

FIGURA 3: Estudo das operaes de iamento do tanque Quando a soluo do iamento contemplada na fase de projeto da prpria carga, como o caso de vasos de presso, torres e chamins, por

exemplo, podem surgir vantagens como a eliminao de alguns dispositivos de iamento como vigas ou balanas e em alguns casos, a diminuio da quantidade de mquinas. 3/3 Quanto s simulaes com os guindastes, modernos softwares simulam as operaes dos guindastes que sero empregados, verificando em todas as etapas a carga de trabalho, as reaes nas patolas, a resistncia do solo, as distncias de segurana e interferncias com obstculos. Apesar de haver algumas solues comerciais para a simulao, elas no so completas ou integradas. Por isso a TechCon Engenharia desenvolveu um software especfico, para uso interno, que agrega a experincia e solues de novas necessidades, a medida que vo surgindo. Neste software as simulaes em 3D podem incluir os obstculos, edificaes do entorno, topografia do terreno e todas as mquinas envolvidas em todas as etapas, verificando-se constantemente os raios de operao, comprimentos de lana e carga de trabalho conforme tabela do fabricante. A partir da verificao da adequabilidade das escolhas e especificaes, gerada para cada etapa a documentao tcnica contemplando desenhos, memoriais descritivos e memrias de clculo. Pode-se ainda gerar um vdeo com todo o processo do iamento, visto de vrios ngulos.

FIGURA 4: Operao aps simulao com dois guindastes So tambm fatores importantes a anlise da resistncia do terreno que suportar os equipamentos de guindar, atravs de mtodos da mecnica dos solos, a anlise da estabilidade de balsas e flutuantes para operaes martimas e definio dos dispositivos de liberao da carga ou meios de acesso de pessoal aos ganchos e amarras.

Com tudo isso, alcana-se vantagens que garantem a segurana e o sucesso da obra, tais como escolha adequada das mquinas e acessrios, aumento da segurana e velocidade das operaes, preservao da integridade estrutural da carga iada, identificao antecipada de interferncias e etapas crticas.

Por ltimo, pode-se viabilizar operaes julgadas pelos mtodos convencionais, inviveis ou com alto grau de incerteza.

Vous aimerez peut-être aussi