Vous êtes sur la page 1sur 9

INCIDNCIAS BSICAS DO ANTEBRAO.

- Incidncia AP - Incidncia em Perfil : Lateromedial Consideraes sobre o exame : - Os exames so realizados com o paciente sentado extremidade da mesa, para a cintura escapular em posio ortosttica ou em decbito dorsal. Distncia foco-filme: 1m Proteo radiolgica: - Sempre colocar protetor de chumbo no colo do paciente, para proteger as gnadas.

INCIDNCIA AP : ANTEBRAO

Fatores Tcnicos: - Tamanho do RI: 30x35 cm ( 11x14 polegadas) para pacientes menores ou 35x43 cm (14x17 polegadas) para pacientes maiores. - Diviso no meio, sentido longitudinal. - cran de detalhe, sobre a mesa. - Se RI digital, usar mscara de chumbo. - Variao de 60 +/- 6 kv. - Tcnica e dose: 62 kv e 6 mAs Posicionamento do paciente: - Sentar o paciente na extremidade da mesa, com mo e brao completamente estendidos e palma da mo virada para cima (supinado).

Posicionamento das partes: - Baixar o ombro para colocar o membro superior inteiro no mesmo plano horizontal. - Alinhar e centralizar o antebrao com o eixo longo do RI(Receptor de imagem), assegurando-se de que punho e cotovelo esto includos.(Usar RI grande o suficiente). - Instruir o paciente para inclinar-se lateralmente o quanto for necessrio para colocar todo o punho, antebrao e cotovelo o mais prximo possvel de uma posio frontal verdadeira.(Epicndilos medial e lateral devem estar mesma distncia do RI). Raio Central : - Perpendicular ao chassi, direcionado ao antebrao mdio. Colimao : - Colimar as margens laterais na rea real do antebrao com mnima colimao nas extremidades, para evitar cortar a anatomia de cada articulao.Considerando a divergncia do feixe de raios X, assegure-se de que um mnimo de 3 a 4 cm distal s articulaes do punho e cotovelo estejam includos no chassi. Patologias Demonstradas : - So demonstradas fraturas e/ou luxaes do rdio e da ulna e processos patolgicos, como osteomielite ou artrite

Ap do antebrao - incluindo as duas articulaes.

CRITRIOS RADIOLGICOS.

Estruturas Mostradas : - mostrada uma projeo AP de todo rdio e a ulna, com um mnimo da fileira distal dos ossos do carpo e do mero distal, assim como as partes moles correspondentes (coxins e estrias de gorduras das articulaes do punho e cotovelo) Posicionamento : - O eixo longo do antebrao deve estar alinhado com o eixo longo do RI. - Ausncia de rotao evidenciada pelos epicndilos umerais visualizados em perfil, com a cabea, colo e tuberosidade do rdio levemente superpostos pela ulna. - Espaos articulares do punho e cotovelo esto apenas parcialmente abertos, devido divergncia do feixe. Colimao e RC :

- Margens de colimao so visveis nas bordas cutneas ao longo do comprimento do antebrao, com colimao mnima apenas nas extremidades para garantir que a anatomia essencial da articulao seja includa. - RC e centro do campo de colimao devem estar no ponto mdio aproximado do radio e da ulna. Critrios de exposio : -Densidade e contraste otimizados, sem movimentos, demonstram margens de tecidos moles e trabculas sseas ntidas e distintas.

INCIDNCIA EM PERFIL - LATEROMEDIAL : ANTEBRAO Fatores tcnicos : - Tamanho do RI : 30x35 cm (11x14 polegadas) ou 35x43 cm (14x17 polegadas). - Diviso na metade, sentido longitudinal. - cran de detalhe, sobre a mesa. - RI digital - usar mscara de chumbo. - Variao de 64 +/- 6 kv ( + 4 kv do Ap). - Para fazer melhor uso do efeito de inclinao do anodo, colocar o cotovelo na extremidade do catodo do feixe de raios X.

- Tcnica e dose : 66 kv e 6 mAs. Posicionamento do paciente : - Sentar o paciente na extremidade da mesa, com o cotovelo flexionado a 90. Posicionamento das partes : - Abaixar o ombro para colocar todo o membro superior no mesmo plano horizontal. - Alinhar e centralizar o antebrao ao eixo longo do RI (receptor de imagem);assegurar-se de que as articulaes do punho e cotovelo esto includas no RI. - Rodar mo e punho numa posio de perfil verdadeiro, e apoiar a mo para evitar movimento, se necessrio.Assegurar de que rdio e ulna distais estejam diretamente superpostos. - Para antebraos muito musculosos, colocar apoio sob a mo e punho quando necessrio, para situar o rdio e ulna paralelos ao RI. Raio central : - Perpendicular ao RI(receptor de imagem), direcionado ao tero mdio do antebrao. Colimao : - Colimar as margens laterais da rea do antebrao verdadeiro. Alm disso, colimar nas duas extremidades para evitar cortar a anatomia de cada articulao. Considerando a divergncia do feixe de raios X, assegurar-se de que um mnimo de 3 a 4 cm distal s articulaes do punho e cotovelo sejam includas no RI. Patologias Demonstradas : - So mostradas fraturas e/ou luxaes do rdio ou ulna e processos patolgicos, como osteomielite e artrite.

Perfil do antebrao.

CRITRIOS RADIOLGICOS. Estruturas demonstradas : - Ficar visvel a projeo lateral de todo o rdio e ulna, fileira proximal dos ossos do carpo, cotovelo e extremidade distal do mero, assim como as partes moles adjacentes (coxins e estrias gordurosas das articulaes do punho e cotovelo. Posicionamento : - Eixo longo do antebrao deve estar alinhado com o eixo longo do RI. - O cotovelo deve estar flexionado a 90. - Ausncia de rotao, evidenciada pela cabea da ulna sendo superposta pelo rdio; os epicndilos umerais devem estar superpostos. - A cabea do rdio deve superpor o processo coronide, com a tuberosidade do rdio demonstrada. Colimao e RC : - Margens de colimao devem ser visveis nas bordas cutneas ao

longo do comprimento do antebrao, com mnima colimao nas extremidades, para garantir que a anatomia essencial da articulao seja includa. - RC e centro do campo de colimao devem estar no ponto mdio do rdio e da ulna. Critrios de exposio : - Densidade e contraste otimizados, sem movimento, devem visualizar margens corticais ntidas e distintas, trabculas sseas ntidas, assim como coxins e estrias gordurosas das articulaes do punho e cotovelo.

Vous aimerez peut-être aussi