Vous êtes sur la page 1sur 13

JORGE AMADO

uma histria de amor

O Gato Malhado e a Andorinha Sinh


JORGE AMADO O Gato Malhado e a Andorinha Sinh

Introduo Esta a histria de um gato que se apaixona por uma andorinha causando estranheza em todos os outros animais que habitavam um parque. A Andorinha est prometida ao Rouxinol mas, ao mesmo tempo, incentiva o amor do Gato. Acontecem juras, o Gato escreve poemas, eles passeiam juntos enquanto as outras personagens condenam o amor impossvel.

Romance

Quando Jorge Amado escreveu este romance, estava a pensar como prenda de anos para o seu filho mais velho, Joo, quando completava um ano de idade. Estava ele exilado em Paris, em 1948. Chamo-lhe romance devido ao tema que se trata: uma histria de amor e algumas

caractersticas apresentadas. Este subttulo da obra faz-nos imaginar um romance entre as personagens principais, com um carcter dinmico. uma narrativa onde h uma mescla entre o dilogo, a narrao e a descrio das personagens. O que vamos encontrar um amor impossvel entre um gato e uma ave, inimigos por natureza. Mas este romance est impregnado de um outro gnero narrativo e passo a citar Jorge Amado na sua Dedicatria:Ao concordar, em Agosto de 1976, com a publicao desta velha fbula[...].

O Romance e a Fbula

A narrativa utiliza principalmente animais para destacar concluses moralizantes, a fbula ,

antes de mais, uma metfora de diferentes tipos humanos sociais.

Existem caractersticas da fbula, o cenrio um mundo dos animais, o parque, um lugar delimitado e circundante, onde o tempo est dividido em estaes do ano. Cada personagem emite a sua voz na narrativa e representa uma voz social. A fbula impe uma escolha que a Andorinha ter de fazer no fim: o amor de Rouxinol ou o amor do gato?Contudo, esta escolha j estava predefinida pelas outras personagens. O seu nmero de personagens reduzido, assim como na diversidade de espaos e h uma pequena complexidade da aco

As Categorias da Narrativa A Aco

A aco principal da histria o desenrolar da paixo entre o Gato e a Andorinha. As suas sequncias narrativas so traduzidas numa linearidade, conciliando com o tempo cronolgico da histria Ela comea com quem conhece a histria o Vento chegando ao ouvido do narrador. Este ltimo conta-nos a paixo atravs da intensidade das conversas e dos passeios entre as personagens principais. Tudo se passa volta da histria de amor entre os dois: os comentrios das outras personagens, o tempo, a maneira como so tratados e como eles tratam os apaixonados. O clmax est no fim da Primavera, onde estes comeam a se afastar, dado que a Andorinha estava prometida para o Rouxinol.

O narrador considera-se um revolucionrio na estrutura da narrativa quando este conta o captulo inicial da obra nos meandros da histria:

text os

As Categorias da Narrativa O Tempo

A histria principal narrada de acordo com um tempo cronolgico: as estaes do ano e de acordo com os sentimentos das personagens principais. Na Primavera, o Gato e a Andorinha conhecem-se. No Vero o Gato apercebe-se que est apaixonado pela Andorinha e fica com cimes por ela sair com o Rouxinol.No Outono, o Gato sofre com as outras personagens, devido m fama que o Gato tivera no passado (mau, rabugento, perigoso, temido). Escrevia poemas, para a amada, de modo apaixonado, nostlgico. O Inverno caracterizado pela separao dos amantes a tristeza, de certo modo, acompanha-os. O Narrador altera a ordem cronolgica ao utilizar algumas analepses e prolepses, que servem como uma narrao abreviada para explicar melhor algum assunto. o caso do Captulo inicial, atrasado e fora do lugar. O prprio narrador inteligente ao dizer que foi por um erro de estrutura ou por moderna sabedoria literria.

As Categorias da Narrativa Espao - fsico, social e psicolgico.

O espao fsico da histria um parque, onde as personagens se movem, visto com muita clareza pelas personagens: o lugar onde eles vivem. Em termos de espao social, diramos que o Gato um vagabundo, que vive no parque, livre de impedimentos porque todos o temiam. A Andorinha j uma flor de estufa, muito bem protegida pela sua classe social, a classe social alta. Diria que seria um amor impossvel tambm devido s suas diferenas de classes sociais Quanto ao nvel psicolgico

As Categorias da Narrativa

O Narrador

Narrador No participa da histria. Ele heterodiegtico, ou seja, totalmente alheio aos acontecimentos que narra. Por isso, a sua narrao feita na 3 pessoa: A histria que a Manh contou ao Tempo para ganhar a rosa azul foi a do Gato Malhado e a Andorinha Sinh; [...] Eu a transcrevo aqui por tla ouvido do ilustre Sapo Cururu [que contou o caso] para provar a irresponsabilidade do amigo [...]. O seu ponto de vista de uma focalizao externa, onde o narrador um mero observador, exterior aos acontecimentos. Narra aquilo que pode apreender atravs dos sentidos: ele no penetra no interior das personagens.

As Categorias da Narrativa As Personagens

Andorinha Sinh Personagem principal. A Andorinha risonha, alegre, aventureira, bela, gentil, uma jovem que adora conversar e mantinha

boas relaes com todos. A sua vida era cristalina at que conheceu o Gato Malhado. A Andorinha viu-o como um desafio: ouvira falar muito mal dele, e at fora proibida de chegar perto dele, mas essa situao aguou-lhe mais a vontade de conhec-lo melhor. O narrador acha-a louquinha por esta querer falar com o inimigo.

As Categorias da Narrativa As Personagens

Cobra Cascavel Figurante. um animal que, por si s, tem uma carga simblica poderosa e importante. o animal mais temvel de todos. Morava fora do parque e foi afugentada pelo Gato.

As Categorias da Narrativa As Personagens

Manh e Tempo A Manh vista como uma figurante. uma funcionria relapsa, preguiosa, fantica por uma boa histria, distrada, sonhadora. Ela apaga as estrelas e acende o Sol. O Tempo, tambm figurante, o Mestre de tudo e de todos.

As Categorias da Narrativa As Personagens

Rouxinol Personagem secundria. belo, gentil, raa voltil. o professor de canto da

Andorinha e pretendente. com ele que a Andorinha vai casar. Ele desperta cimes no Gato, porque uma ave.

As Categorias da Narrativa As Personagens

Reverendo Papagaio Personagem secundria. Tinha passado algum tempo num seminrio e dava aulas de religio. Por debaixo da capa religiosa, um hipcrita, covarde e devasso, que fazia propostas indecentes ao pblico feminino. o nico que falava "a lngua dos homens".

As Categorias da Narrativa As Personagens

Galo Don Juan de Rhode Island Personagem secundria. O Galo, polgamo, maometano, devasso orgulhoso (nota-se at no nome!). Foi o juiz do casamento da Andorinha e do Rouxinol.

As Categorias da Narrativa As Personagens

Sapo Cururu Personagem secundria. Companheiro do Vento, o Sapo quem conta a histria da obra ao narrador. Ele visto como um ilustre, um intelectual, um acadmico, que vai denunciar

para o leitor que o Gato plagiou sonetos.

As Categorias da Narrativa As Personagens

Ces Figurantes. Serviam para ajudar a compor o ambiente do parque.

Pata Pepita e o Pato Pernstico So figurantes. Ajudam a compor o ambiente no que diz respeito vida social do parque. Uma das frases que eu acho importante para ilustrar a condenao do amor do Gato e da Andorinha vista pelas personagens dita pela Pata: pata com pato, [...] andorinha com ave, gata com gato.

Pombo-Correio Personagem secundria. Fazia longas viagens, levando a correspondncias do parque. Tinha boa ndole, mas era visto como um tolo porque a Pomba-Correio traia-o com o Papagaio

Vous aimerez peut-être aussi