Vous êtes sur la page 1sur 11

1

PLURALISMO JURDICO

Michelle Ulhoa Almeida1 RESUMO

A principal discusso presente neste artigo quanto legitimidade do Direito e a criao de diversas formas de condutas jurdicas existentes em uma mesma comunidade, ou seja, o Direito surge de um cunho estatal, porm necessita de fatos para concretiz-lo. O nome dado a essa criao de uma pluralidade o pluralismo jurdico. Existem os que acreditam que a justia esteja diretamente ligada religio, ou a natureza, ou aos prprios indivduos e outros quilo que est escrito nas leis. Aceitar que o direito provm somente do Estado um pouco complicado por percebermos que tudo depende de atos, sendo esses jurdicos ou no. H aqueles que ainda afirmam acreditar em um novo modelo jurdico chamado de monismo. Quando ocorre a crise desse modelo, a partir de uma dominao da burguesia, onde vira fato que o Estado no mais cumpre os seus devidos papis, surge uma nova teoria, o pluralismo jurdico, que justifica uma criao de pluralidade frente a origem das normas jurdicas. Palavras-Chaves: Monismo, Pluralismo e Legitimidade.

INTRODUO

O presente trabalho tem como principal objetivo discutir o surgimento do Direito, juntamente com suas leis e com a justia na qual ele deve ser empregado. Alguns acreditam em um modelo jurdico chamado de monismo (o direito a partir do Estado e seria somente incumbncia dele a organizao jurdica). J outros afirmam ser o Direito um conjunto de fatos sociais que surgem dentro de uma sociedade, porm tem sua origem tambm estatal, ou

1 Aluna do 2 Perodo Turma Gama, do curso de Direito da Faculdade Atenas. Professor: Mestre Marcos Spagnuolo. Disciplina: Sociologia Jurdica. Email: michelleulhoa88@hotmail.com

seja, existe pluralidade de legitimidade desse ramo social. A esse movimento damos o nome de pluralismo jurdico. H diversas formas de pensar quando relacionamos a criao de uma norma jurdica e, com tudo isso, so deixadas algumas heranas. So elas: cultural teolgica, que afirma ser a lei uma lei divina e o Estado ser o Deus supremo, todo e qualquer conhecimento est presente no interior da alma. A segunda herana a cultural social, que acredita ser a justia uma criao do povo e sua prpria cultura, a lei deve seguir as expectativas dos mais variados povos. A terceira a herana cultural naturalista, que indica que a norma jurdica est na traduo das leis existentes por natureza (Direito Natural). A quarta herana a cultural tirnica ou positivista, onde a norma jurdica representa todo um sistema, onde todos so iguais e desprovidos de qualquer poder, a justia se encontra na efetivao da lei. Visto isso fica sempre uma questo para ser respondida, afinal, a justia tem sua origem a partir de um Deus, de um povo, da natureza ou das prprias leis? A resposta se encontra naquilo que cada um considera como verdadeiro, pois quanto mais o tempo passa, novos paradigmas vo surgindo, uns aceitam essas novidades, outros no. Se o sistema jurdico encontra-se sempre inovando, necessrio estarmos atentos s muitas contradies, que podem chegar a causar uma regra catica.

1 A LEGITIMIDADE DO DIREITO

Na linguagem comum, o termo Legitimidade possui um significado genrico e um especfico. No genrico, legitimidade aproxima-se do sentido de justia ou de racionalidade. Na linguagem poltica aparece o significado especfico, pois o Estado o fator ao qual mais se refere o conceito de legitimidade. Segundo Bobbio, a legitimidade uma qualidade do poder. Ele ensina que:

O poder legtimo um poder cuja titulao se encontra alicerada juridicamente; o poder legal um poder que est sendo exercido de conformidade com as leis. O contrrio de um poder legtimo um poder de fato; o contrrio de um poder legal um poder arbitrrio (BOBBIO: 1989 ,674)

O Estado surge para estabelecer a ordem em uma determinada sociedade e dele partem alguns meios para a realizao daquilo que chamamos de regras de conduta. Assim como o direito nasce para resolver de maneira eficaz as urgncias sociais apresentadas por cada comunidade, a organizao estatal a forma pela qual encontramos a possibilidade de manter uma ordem e fornecer aqueles que deles dependem uma maior segurana jurdica. Para isso, imposto a cada indivduo o monoplio do uso da fora, ou seja, o Estado utiliza um instrumento baseado na coao para que seus regulamentos sejam bem cumpridos.
Como dito acima, o atendimento ao pblico torna-se uma funo destinada ao Estado, porm nem sempre realizado conforme a sua necessidade e, essa ineficcia acaba gerando uma crise em torno da legitimidade do Direito. necessrio saber que essa legitimidade um amplo consenso, no seio da sociedade, de que uma autoridade adquire e exerce poder de modo adequado. (SABADELL: 2005, 113)

O poder estatal utilizado para que a sociedade tenha a certeza de uma segurana jurisdicional, para exercer aquilo que todos conhecemos como direito. Mas se o mesmo assim no o faz, a populao, segundo Wolkmer (2003), comea a desacreditar nas funes dos poderes do Estado e nos partidos polticos, pois estes j no atendem mais com tanta vontade os interesses dos cidados. Assim, acabam sendo criadas teorias que levam ao pluralismo jurdico, sendo esse, uma nova percepo dos fenmenos sociais a partir da criao de normas de condutas jurdicas que no tem uma origem estatal, mas sim, uma criao a por meio da sociedade. Isso tambm tem uma relao com o monismo jurdico estatal.

2 DO MONISMO AO PLURALISMO JURDICO

No final do sculo XVI e incio do sculo XVII, surge na Europa um fenmeno jurdico correspondente ao interesse de um estado privado e da tica liberal individualista. Existiram quatro fatores contribuintes na formao desse novo modelo: o primeiro foi

passagem do perodo de produo feudal para o capitalista; o segundo foi soberania da burguesia, classe possuidora dos meios de produo; o terceiro foi o surgimento do liberalismo (nasce a idia do Estado a partir de um contrato social Hobbes e Locke) e, por ltimo, a idia do Estado como soberano e absolutista onde seria concentrado todo o poder. No segundo pressuposto acima citado, a Revoluo Francesa serve de um meio de ligao entre essa unicidade poltica (monismo) e a criao do Estado de Direito. Com isso, aparece uma postulao entre o Direito Estatal e o Positivo, pois todo direito no assim contemplado se tiver sua idia fundamentada somente no Estado e em sua produo, mas tambm, que exclusivo do direito positivo ser considerado como o verdadeiro direito. Esse monismo espalhou-se por toda a Europa, sendo transportados tambm para cada colnia europia, pois esse novo modelo do direito surgia com uma certeza de estabilidade e segurana jurisdicional como caractersticas de toda e qualquer sociedade. Com o Brasil no aconteceu diferente.
O direito, no Brasil colonial, sofreu a mesma sorte da cultura em geral. Assim, o direito como a cultura brasileira, em seu conjunto, no foi obra da evoluo gradual e milenria de uma experincia grupal, como ocorre com o direito dos povos antigos, tal o grego, o assrio, o germnico, o celta e o eslavo. A condio de colonizados fez com que tudo surgisse de forma imposta e no construda no diaa-dia das relaes sociais, no embate sadio e construtivo das posies e pensamentos divergentes, enfim, do jogo de foras entre os diversos segmentos formadores do conjunto social. Com a devida precauo, salvo excees que confirmam a regra, foi uma vontade monoltica imposta que formou as bases culturais e jurdicas do Brasil colonial. (WOLKMER: 1996, 212 e 213)

baseado nessa lgica de que o Estado o nico meio que tem a possibilidade de atingir um desenvolvimento baseado em uma ordem e paz social, que o Direito passa a ser a principal fonte mantenedora dessa harmonia social e, a origem das normas de condutas jurdicas faz surgir duas teorias distintas: o monismo e o pluralismo. Um dos maiores defensores da unicidade jurdica foi Hans Kelsen, por acreditar que somente do Estado provm o direito, e que, apenas uma ordem estatal capaz de legislar. Com isso aparece tambm a idia de que existe uma norma fundamental, da onde nascem outras normas com validade baseada nessa ltima.

A validade de uma norma jurdica no pode ser questionada a pretexto de seu contedo ser incompatvel com algum valor moral ou poltico. Uma norma uma norma jurdica vlida em virtude de ter sido criada segundo uma regra definida, e apenas em virtude disso. A norma fundamental de uma ordem jurdica a regra postulada como definitiva, de acordo com a qual elas recebem e perdem sua validade. (KELSEN: 1998, 166)

Norberto Bobbio foi outro autor que se dedicou ao nascimento desse monismo jurdico e, em sua obra Ordenamento Jurdico, apia a teoria de Kelsen e afirma ser responsabilidade da norma fundamental a unicidade e validade de todo ordenamento jurdico. Esse ordenamento jurdico considerado como um conjunto de normas jurdicas, lgicas entre si, que partem de um poder maior, de um poder soberano. Segundo Bobbio:
onde existe um poder soberano existe um Direito e, todo poder soberano sendo por definio independente de qualquer outro poder soberano, cada Direito constitui ordenamento autnomo. (BOBBIO: 1999, 162)

2.1 CRISE DO MONISMO

Como j visto acima, o monismo jurdico um modelo que traz consigo a idia de um poder soberano, comandado somente pelo Estado, ou seja, dele partem as principais idias ou formas de controle que so necessrias para se formar uma sociedade. O monismo um movimento caracterizado pela decadncia do feudalismo e com ele das igrejas catlicas. Tem como pressupostos fundamentais para sua existncia a estatalidade, a unicidade, a positividade e a racionalidade, todos eles baseados em um nico objetivo, o comando das prticas mercantis nas mos do Estado. Esse modelo jurdico passa por quatro ciclos bastante importantes para a sua permanncia ideolgica sob a legitimidade daquilo que consideramos ser o Direito. O primeiro ciclo caracteriza-se pelo imprio do poder do soberano; o segundo marcado pelo perodo da Revoluo Francesa e mostra uma mnima interveno do Estado na economia; o terceiro representado por Hans Kelsen, com a passagem de um capitalismo industrial para o monopolista; e, por fim, o quarto ciclo inicia-se aps a segunda guerra, onde comea tambm o declnio desse modelo, devido o surgimento de novos fatores reconhecidos como

necessidades sociais (integrao de mercados, privatizaes, reordenao do capital mundial, etc.). Com tudo isso, a burguesia passa a seguir alguns pressupostos que seriam favorveis ao seu crescimento, consolidando esse novo modelo jurdico, alcanando assim as finalidades buscadas por essa classe. Se o Direito no mais serve para solucionar os problemas da sua sociedade e no mais atende os interesses da mesma, sinal de que h uma imensa necessidade de mudanas. O direito um meio que pode ser alcanado por qualquer ser humano e, esse sim o seu grande propsito. Segundo Horcio Wanderlei Rodrigues, em seu livro Ensino Jurdico e Direito Alternativo, ressalta:
A constatao da existncia de uma crise concomitantemente polticoideolgica e epistemolgica do Direito acarreta a necessidade da construo de uma alternativa vivel, que possibilite a sua recuperao enquanto instncia representativa das aspiraes sociais. (RODRIGUES: 1993, 151)

baseado nessa nova alternativa, que muitos autores concordam com Rodrigues, acreditando que se tornou essencial a presena de manifestaes que no sejam de cunho estatal, que tenham como principal objetivo a resoluo da saturao desse modelo jurdico. Essas manifestaes trazem aquilo que conhecemos como pluralismo jurdico. Partindo o pressuposto de uma implantao de um direito alternativo, Horcio Wanderlei Rodrigues assim considera esse direito:
O Direito Alternativo, em relao maioria dos movimentos crticos anteriores inova. Ele faz uma opo pelos pobres, - uma opo prtica e no apenas como se via anteriormente. Sua proposta no se reduz ao estrito universo jurdicoacadmico, instncia regra geral at ento privilegiada. De um lado sua proposta se desloca do acadmico para a rua (Direito achado na rua) h o contato direto com os problemas populares e a utilizao do Direito como instrumento de luta. De outro traz uma proposta maior, de construo de uma sociedade mais justa: uma sociedade socialista e democrtica. (RODRIGUES: 1993, 153 e 154)

3 PLURALISMO JURDICO

Partindo de uma idia mais tradicional, temos como pluralismo jurdico aquilo que chamamos de uma anlise crtica do Direito, pois analisamos o direito em suas partes

externas, ou seja, a sua produo segue as diretrizes de um processo legislativo estatal, mas tambm se comunica com os fatores sociais, plurais e globais, sendo esses, menos tradicionais no Direito. Com isso o Direito toma uma dimenso no apenas de projeo estatal, mas tambm de uma importncia social. Assim o Estado considerado apenas como parte integrante da sociedade, sem impor-se acima ou abaixo dela, privilegiando dessa forma, a relao existente entre Estado/sociedade, podendo buscar assim uma forma de direito mais justa, muitas vezes causando um dano do prprio ordenamento jurdico. A expresso pluralismo jurdico parte da idia de que existem vrios tipos de sistemas jurdicos capazes de realizarem suas funes com bastante eficcia e em um mesmo ambiente. fato que esses jurdicos plurais se correlacionam com a Sociologia, por essa se preocupar com os reflexos que o Direito causa na sociedade como um todo, podendo assim perceber algumas alternativas regulamentao social, que no estejam, necessariamente, atreladas ao Estado. De acordo com alguns autores possvel a existncia de diferentes normas jurdicas em um mesmo espao, partindo tanto do Estado como de um grupo social. Dentre esses autores podemos destacar Boaventura de Souza Santos, com a seguinte opinio daquilo que ele considera pluralismo jurdico:
Existe uma situao de pluralismo jurdico sempre que no mesmo espao geopoltico vigoram (oficialmente ou no) mais de uma ordem jurdica. Esta pluralidade normativa pode ter uma fundamentao econmica, rcica, profissional ou outra; pode corresponder a um perodo de ruptura social como, por exemplo, um perodo de transformaes revolucionrias; ou pode ainda resultar, como no caso de Pasrgada, da conformao especfica do conflito de classes numa rea determinada da reproduo social - neste caso, a habitao. (BOAVENTURA: 1640, P.).

Como podemos perceber, para Boaventura correto dizer que existem vrios tipos de normas estabelecidas em um mesmo espao. Concordando com ele, Lus Renato Vedovato (2004), afirma a presena do pluralismo jurdico quando percebemos a

existncia de duas ou mais normas aplicveis mesma situao, provenientes de centros produtores diversos, cada uma delas tida como vlida dentro do seu sistema (VEDOVATO: 2004, 158)

Apesar de muitos acreditarem nessa possibilidade de dois ou mais sistemas jurdicos em um nico ambiente, alguns no concordam com essa hiptese. Antnio Carlos Wolkmer (2005), acredita que o pluralismo jurdico apenas acontece se dois critrios forem observados: 1. A tica da alteridade 2. A pedagogia da emancipao social. Wolkmer (2005) confia no pressuposto que o pluralismo jurdico apenas deve ser considerado um instrumento para reunio e confeco de novas normas de conduta para aquelas pessoas que se sentem afastadas do Ordenamento Jurdico. Essas normas sero obrigatrias para o grupo que as formulou, tendo como finalidade a emancipao social, partindo de um respeito ao prximo, o que chamamos de tica de alteridade. Em Souza Jnior, podemos identificar tambm a noo de pluralismo:
A viso dialtica alarga a compreenso do fenmeno jurdico, deslocando-o para mais alm que os restritos limites do direito meramente positivado at alcanar a realidade de ordenamentos plurais e conflitantes. (SOUZA JR: 1984, 18)

O autor citado acredita que o Direito no so apenas leis positivas que so impostas aos seres humanos no intuito de serem devidamente seguidas, para estabelecerem uma paz social, mas, esta diretamente ligado tambm, a uma realidade social. O direito muito mais do que apenas normas positivas.
O que a pluralidade de ordenamentos suscita est na formulao do ubi societas, ibi jus [aonde h sociedade h Direito], resultado do reconhecimento antropolgico de que o direito antecede e sucede as formas de paralisao de positividades, no que concerne ao controle de comportamentos sociais." (SOUZA JR: 1984, 59)

O Pluralismo jurdico, sempre existiu nas sociedades, uma vez que a dinmica social baseada na produo de normas ou procedimentos para alcanar um convvio harmnico entre os seres humanos, independentemente da elaborao das leis ou normas estatais. So exemplos de pluralidade de ordenamentos presentes em um mesmo espao os direitos da coroa, da igreja, dos senhores feudais e, principalmente, dos grandes conglomerados econmicos.

CONCLUSO

fato que o Direito faz com que existam muitas questes a serem respondidas e, uma delas justamente sobre a sua criao. Como j foi dito acima, o Direito tem uma crise em sua legitimidade, justamente porque ocorrem definies diversas da origem da sua criao. Com isso surge o monismo (Estado como detentor de todo um poder soberano) que mais adiante, dar incio ao pluralismo jurdico (existncia de vrias normas de condutas jurdicas em um mesmo espao scio-cultural, ocorrendo assim o que conhecemos por pluralidade). Considero que o Direito tenha surgido em partes no seio de uma sociedade e pelo poder soberano de um Estado. Sem uma populao difcil acontecer fatos que podemos chamar de jurdicos, e, sem um Estado, a ordem no estabelecida. O ramo do direito justamente para harmonizar o convvio social, nem que para isso tenha que ser usado o meio da coao. O pluralismo um modelo que sempre esteve presente nas sociedades, pois sempre so criados novos paradigmas, novas crenas. Dizer que o Direito so apenas leis positivas, que devem ser seguidas, um verdadeiro absurdo. fato que uma lei presente em

10

um cdigo civil tem bastante influencia quando desobedecida por conta das conseqncias, mas existe um direito que de todos, que o direito a vida, a liberdade e a propriedade. Direito e Estado caminham juntos, e a partir disso que surgem sempre novas teorias mostrando que possvel diversas concepes, relacionadas a esse tema, ocuparem um mesmo lugar.

JURIDICAL PLURALISM

ABSTRACT

The main discussion in this article is about the legitimacy of the law and the establishment of various forms of legal existing pipelines in the same community, or the law comes from a state seal, but facts need to implement it. The name given to the creation of a plurality is the legal pluralism. There are those who believe that justice is directly linked to religion, others to nature, to other individuals themselves and others what is written laws. Accept that the right comes only of the state is a little complicated for we find that everything depends on acts, and such legal or not. There are those who still claim a new legal model called monism. Where is the crisis of this model, from a domination of the bourgeoisie, which turns fact that the state no longer meets their due roles. With this, comes a new theory, the legal pluralism, which justifies the creation of multi-front the origin of legal standards. Keywords: Monism. Pluralism. Legitimacy.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BOBBIO, Norberto. Dicionrio de poltica. So Paulo: Editora UNB, 2004 [5 ed]

11

BOBBIO, Norberto. Teoria do Ordenamento Jurdico. So Paulo: Plis; Braslia: Editora Universidade de Braslia, 1989. WOLKMER, Antnio Carlos. Pluralismo Jurdico: novo paradigma de legitimao. In VIAL, Sandra Regina Martini (org.). Temas atuais em sociologia jurdica. Santa Cruz do Sul: EDUNISCO, 2005.

Vous aimerez peut-être aussi