Vous êtes sur la page 1sur 5

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE UNESC

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS

MARCELO ZANIBONI DE PELLEGRIN

CRIATIVIDADE E INOVAO

CRICIMA, ABRIL DE 2012

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE UNESC

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS

MARCELO ZANIBONI DE PELLEGRIN

CRIATIVIDADE E INOVAO

Trabalho sobre criatividade e inovao, solicitado pelo professor Joo Lus Silva Rieth na disciplina de desnvolvimento de produto.

CRICIMA, ABRIL DE 2012

Descreva o significado de inovao na empresa.

Inovao a busca incessante por novos produtos e novos mtodos de fabricao. As empresas necessitam criar um esprito inovador em seus funcionrios para que esses se sintam integrados e consigam participar do processo de inovao. Inovar numa empresa pode ser considerado um excelente mtodo para se sobrepor as empresas concorrentes, instilar novidades no mercado, aumentar os lucros e energizar as receitas.

possvel quantificar inovao? Como?

Sim, deve-se criar medidas de inovao para conseguir quantific-la. Tres categorias de medio seriam: O ndice de inovao da empresa para determinar o desempenho da carteira de novos produtos, avaliar os esforos de investimento de recursos e apurar os resultados da inovao. O ndice de inovao das equipes para definir o grau de eficincia com que o planejamento de novos produtos est sendo administrado, considerando cada estgio de desenvolvimento, as taxas de sucesso as taxas de sobrevivncia, variaes oramentrias e o retorno financeiro gerado pelos lanamentos da equipe. O ndice de desenvolvimento individual para avaliar a contribuio de cada membro no desempenho da equipe.

Um dos jeitos mais fceis de quantificar quanto uma ideia foi bem-sucedida atravs do retorno financeiro que ela d a empresa, mesmo que isso no seja to realista, ainda, um bom parmetro.

Como relacionar criatividade com Inovao? Exemplifique

Criatividade um ponto fundamental na inovao. Somente com o desenvolvimento da criatividade podemos enxergar detalhes e oportunidade para que o processo de inovao se torne real e eficaz. Num mundo em que mudanas se tornaram necessidade e no opo, a criatividade das pessoas vem se tornando uma das principais caractersticas procuradas pelas empresas.

Criatividade e inovao esto inteiramente ligadas. Apoiar e estimular os funcionrios a serem criativos e a propor mudanas fundamental para as empresas se manterem competitivas no mercado. Um exemplo claro quando se busca solucionar um problema. Quando se tem um problema podem existir vrias formas de solucionlo, porm apenas uma soluo ser a ideal para resolv-lo e necessrio uma certa dose de criatividade, experincia e coragem para saber qual a mais recomendada.

Qual o caminho correto e o incorreto na implementao da inovao nas empresas?

Para que o processo de implementao da informao nas empresas seja eficaz, todos os funcionrios envolvidos tem que estar dispostos e motivados a participar. A instaurao de uma cultura inovadora depende da aceitao e da afirmao cotidiana de quatro princpios bsicos: Acreditar firmemente nas equipes e nos gerentes designados para desenvolver novos produtos. Uma vez formadas as equipes, confie no trabalho delas. D-lhes autonomia e mantenha o compromisso assumido com elas. Reconhecer, respeitar, recompensar. Reconhea o valor das contribuies individuais para o projeto; respeite a dedicao, o empenho e o esforo extra que cada um venha a oferecer; e recompense financeiramente as equipes, de acordo com o xito do produto desenvolvido por elas. Ser otimista construtivo e participante. Faa com que as equipes compreendam a dimenso do trabalho que fazem. Seja autntico, sincero e faa crticas construtivas. Ajude cada indivduo a perceber a importncia de sua funo para o sucesso do projeto. Jamais cortar fundos. Recursos humanos, pesquisa e investimentos so uma necessidade. preciso que as pessoas acreditem que a inovao uma aposta no futuro, no manobra do presente. A tnica deve ser: eis um investimento que no pode ser cortado.

Exemplifique e descreva o processo de inovao na empresa Sony.

A Sony sempre foi uma empresa que investiu alto em inovao e colheu bons resultados com isso. Alguns produtos da Sony que foram sucesso de vendas so: o rdio de bolso, o vdeo cassete, o walkman, o CD Player e o Playstation.

Akio Morita, um dos fundadores da empresa, veio de uma famlia rica, produtora de saqu, mas sempre preferiu a eletrnica e por isso foi estudar Fsica na Universidade Imperial de Osaka. O primeiro produto inovador lanado pela empresa foi em 1954 com a fabricao do primeiro radio transistorizado do mundo e exportado para diversas partes do mundo. A qualidade do radio forneceu a Sony uma excelente reputao. Alm de ser um apaixonado pela inovao, Morita era excelente no marketing. Um exemplo claro de como o dono age e consequentemente toda a empresa, est na inveno do Walkman. Tudo comeou quando seu scio lhe disse que gostaria de ouvir msica o tempo todo, porm era muito desconfortvel carregar o equipamento. No mesmo instante Morita imaginou que muitos jovens tinham o mesmo problema. Ele pediu aos seus funcionrios que desenvolvessem um pequeno gravador experimental com fones de ouvido leves e confortveis. Assim surgiu o Walkman em 1979 que em 2 anos vendeu 1,5 milhes de unidades. A criatividade de Morita promoveu na Sony um esprito criativo e de vencer desafios. Ao perceber que muitos jovens talentos estavam sendo impedidos de utilizarem sua criatividade por gerentes que comprometiam, assim, a filosofia da empresa, Morita resolveu criar um plano de avaliao profissional que contava com a seguinte pergunta: Que talentos voc revelou pra Sony?.

Vous aimerez peut-être aussi