Vous êtes sur la page 1sur 13

DEONTOLOGIA JURDICA PARTE I

O estatuto da OAB deve ser observado e respeitado por todos. O cdigo de tica e disciplina de observncia obrigatria por todos os advogados inscritos na OAB. O descumprimento de qualquer norma contida nesse diploma legal dar ensejo a uma sano administrativa, dizer, a uma sano disciplinar. Eventuais infraes que tambm infrinjam outros diplomas legais devem ser por eles apuradas e valoradas juridicamente.

Art. 1, $2, da lei 8.906/94 constitutivos de Pessoa Jurdica):

(Contratos

Os contratos devem ser visados pelos advogados. O advogado, ao visar o contrato esta se responsabilizando pelo contedo do contrato. Se no foi ele que elaborou, pelo menos o advogado que o rubrica est afirmando que est de acordo com o contrato. O contador no pode elaborar contratos e nem vis-los. Obs1: Essa obrigatoriedade de vista do advogado no se aplica s microempresas e EPP's (Lei complementar 123) Obs2: Essa obrigatoriedade de vista do advogado no se aplica ao empresrio individual, pois o empresrio individual no pessoa jurdica, embora tenha CNPJ. Art. 1, $3, da lei 8.906/94 ( vedado exercer a advocacia em conjunto com outra atividade): O que vedado pela doutrina a utilizao das duas atividades simultaneamente de forma a captar recursos. Sendo assim, pode muito bem uma pessoa ser corretora de imveis de manha e a tarde exercer a atividade de advogado. Primeiro o advogado censurado. Na reincidncia vira uma suspenso. Na soma de 3 suspenses temos uma excluso. vedado divulgar / vedado exercer.

ESTUDO DO ESTATUTO DA OAB:

Art. 1, caput, inciso I, da (Capacidade Posutulatria):

lei 8.906/94

So atividades privativas das pessoas que esto regularmente inscritas na OAB. Regularmente inscritas na OAB = Art. 8 + pagamento da anuidade. O exame da OAB legal e possui previso no art. 8, da dizer que ele constitucional. Obs.: Adin 1127-8; julgou inconstitucional a expresso qualquer. Entendeu-se que a lei 8.906/94 est dando uma interpretao que o constituinte no quis. O art. 133 CRFB possui eficcia contida. Regra: o advogado administrao da justia. indispensvel a

Ver tambm art. 36, II e III / art. 28 CED. Obs.: regras sobre publicidade na advocacia. proibi-se: 1. Utilizar denominao de fantasia.

Exceo: H situaes em que a ausncia do advogado no causa qualquer nulidade, quais sejam. 1. Art. 1, $, da lei 8.906/94: Impetrao de habbeas corpus em qualquer instncia, juzo ou tribunal. 2. Lei 9.099/95: Nos juizados especiais, nas causas at 20 salrios, salvo nos casos de recurso. 3. Lei 10.259: Nos juizados especiais federais, nas causas at 60 salrios, salvo nos casos de recurso. 4. Art. 791 da CLT: Trabalhistas (Ius Postulandi) Nas reclamaes

2. Divulgao via rdio, TV, outdoors e semelhantes. Pode ser feita a publicidade da advocacia, no podendo ser feita a publicidade nas mdias acima indicadas. A doutrina entende que essas mdias se assemelham a forma mercantil. 3. Meno clientes / ex-clientes.

4. Meno s dimenses / espao fsico do escritrio. No pode colocar nenhum anncio com referncia ao espao fsico do escritrio e sua localizao. 5. Debater casos de forma sensacionalista.

5. Justia de Paz: Atos, serventias extrajudiciais que no necessitam de advogados. Art. 1, caput, inciso II, da lei 8.906/94 (Consultoria Jurdica):

Os advogados podem participar de programas de TV, desde que a tnica do programa sega educativa. Isso no pode ser transformado em um hbito. 6. Mala direta:

Mas que limitaes so essas? Art. 29. essas limitaes variam de uma funo para outra. Art. 5 da lei 8.906/94 Mandado Judicial: As disposies existentes no CC aplicam-se, no que couber, ao mandado judicial. Contrato presumidamente oneroso:

A mala direta permitida, com alguma restries. Pode ser mandado para colegas de profisses e para clientes, desde que os clientes tenham autorizado o envio delas. Caso contrrio, isso ser considerado como captao indevida de clientes, estando sujeito as sanes. Art. 3, da lei 8.906/94 O estagirio pode contestar em conjunto com o advogado. O estagirio pode atender cliente sobre a orientao de um advogado. O estagirio no pode despachar com o juiz. Pois despachar com o juiz um ato isolado, privativo dos advogados. Existem 3 coisas que o estagirio pode fazer sozinho: fazer carga / fazer petio de juntada / requer certido. (Previsto no regulamento geral) Art. 3, $1, da lei 8.906/94 Indispensvel tambm para todos os advogados pblicos. Todos os advogados Pblicos (Advogado Geral da Unio, da Procuradoria da Fazenda Nacional, da Defensoria Pblica e das Procuradorias) precisam estar regularmente inscritos na OAB. A defensoria pblica do Rio de Janeiro tem a posio de que os defensores pblicos no precisam de inscrio na OAB. Alegam que eles so um rgo independente, no devendo satisfao a OAB. Todavia, essa no a posio que prevalece, por absurdo desrespeito ao Art. 3, $1, da lei 8.906/94. Obs.: O procurador que no advogado o Procurador de Justia, que equivale ao MP em 2 instncia, assim como Procurador da Repblica.. Art. 4 da lei 8.906/94 Os atos praticados por pessoas no inscritas na OAB so nulos no mbito do impedimento. Impedimento = proibio parcial. O impedido que deseja advogar deve estar inscrito na OAB, entretanto exercer a advocacia com limitaes.

Os mandados profissionais so presumidamente onerosos. exatamente o inverso do que o mandado judicial disciplinado no CC. O contrato de honorrios pode ser executado judicialmente. Caso o advogado no fixe honorrios para trabalhar para determinado cliente, cabe ao juiz arbitrar os honorrios do advogado. Nesse caso, cabe ao cliente provar que o advogado disse que iria trabalhar de graa. Prova do mandato procurao.

O mandado judicial provado atravs do instrumento de procurao. Por esse motivo, a apresentao da procurao obrigatria em juzo ou fora dele. Para transigir, para celebrar um acordo necessrio ter poderes especiais. (Art. 38 CPC) Vale lembrar, que os poderes especiais devem estar expressos no instrumento de procurao. - Situaes excepcionais: Alegao de urgncia 15 dias (+ 15 dias) art. 37 CPC o ato que precisa ser praticado sob pena de precluso, de prescrio, de decadncia e naquele momento o advogado est impossibilitado de pedir a procurao ao cliente. Ex: caso em que o advogado no tem como apresentar a procurao porque o seu cliente est em coma. Se o prazo de 15 dias est por terminar e o advogado percebe que no vai obter a procurao antes do prazo se findar, pode ele requerer ao juiz a prorrogao do prazo por igual prazo de 15 dias. Alguns autores defendem a tese de que basta o advogado requerer a prorrogao, no podendo o magistrado fazer qualquer juzo de delibao sobre o requerimento. Todavia, essa no a posio do STJ.

O que deve ficar claro que a prorrogao no automtica. Se o juiz denega o pedido de prorrogao o processo ser extinto sem resoluo do mrito por falta de pressuposto processual de validade, visto que o ato praticado foi realizado por pessoa que no estava habilitada. (falta a capacidade postulatria) Juizados especiais lei 9.099/95. Nos JEC's, existe autorizao da lei para que o advogado pratique atos atravs de mandado verbal. A comprovao desse mandado se d atravs d registro em ata de audincia. Ento, no JEC, o advogado no tem que juntar a procurao, ele pode juntar a procurao. A vantagem de se juntar a procurao poder exercer os poderes especiais. Mandado Ad Hoc o ato de constituir um advogado apenas por aquele ato. Agora, necessrio que o cliente tenha poderes para esse fim. Interrogatrio CPP. policial art. 266

Smula 115 STJ a alegao de urgncia no vale em instncia especial ou extraordinria, dizer, o advogado no pode apresentar recurso sem procurao. Nesta hiptese o recurso no conhecido. A renuncia ou a destituio pode ser provada por qualquer documento que possa ser juntado aos autos para comprovar ao juzo a renncia ou destituio. Qualquer que seja a renuncia, o advogado faz jus ao honorrios contratados e os honorrios sucumbenciais que devero ser repartidos. Vale lembrar que o advogado deve se habilitar. Veda-se assumir causa / atuar em processo no qual haja advogado constitudo. Pena: censura.

Obs.: Art. 11 CED: - Excees: motivo justo Medidas judiciais inadiveis. Substabelecimento:

urgentes

a procurao que um advogado outorga a outro colega. - Com reserva de poderes: ato pessoal do advogado, dizer, no necessrio poder especial para a prtica deste ato. - Sem reserva de poderes: prvio e inequvoco conhecimento do cliente e no a sua autorizao. Art. 6 da lei 8.906/94 prerrogativas do advogado As prerrogativas se justificam como o requisito para o exerccio da profisso. A violao das prerrogativas pode trazer consequncias de ordem penal, civil e/ou administrativa, com especial destaque o instituto do desagravo pblico. O advogado suspenso no pode invocar as prerrogativas, pois ele no est exercendo a profisso, embora ele ainda continue sendo advogado. Vale lembrar, que na excluso, o advogado tem a sua inscrio cancelada. Obs.: quando o funcionrio pblico exerce o poder que lhe foi conferido de forma imprpria, desacatando, por exemplo, o advogado, este funcionrio pblico pratica Abuso de autoridade, podendo ser punido pela OAB, conforme determina o art. 15 a 17 do Regulamento geral da OAB.

Existindo patrono, fica registrado o nome do advogado. Para os atos futuros, caso aquele interrogatrio passe para inqurito e depois ao penal, no necessrio apresentar procurao, basta fazer meno ao interrogatrio. Renncia ou destituio:

- No precisa ser motivada. O contrato de mandado no possui prazo determinado e perdeu enquanto for necessrio, ou seja, at a concluso da causa. Por essa caracterstica, o contrato de mandado comporta uma forma especfica de resilio, que a resilio unilateral. Isso significa dizer que o contrato pode ser extinto por uma das partes. Em todo caso, o advogado no destitudo automaticamente, salvo se a tempo ele conseguir constituir outro advogado. - O advogado permanece responsvel pelo prazo de 10 dias, salvo se outro for constitudo. Se a parte que perdeu o advogado no conseguir restituir outro advogado no prazo de 10 dias, o processo suspenso e o juiz confere prazo para que ele regularize a sua situao. Passado esse prazo sem a devida regularizao, se for o autor a ao ser extinta sem julgamento de mrito, se for o ru ser julgado a revelia e se for terceiro ser excludo da ao.

Desagravo pblico: corresponde a uma seo pblica (manifestao pblica) por parte da OAB, na qual ela vai repudiar a ofensa perpetrada. h violao da prerrogativa do advogado. Ento, a OAB que decide, diante da ofensa sofrida pelo advogado, se o desagravo necessrio. O advogado apenas solicita. a OAB que toma a providncia ou no. No pode o advogado abrir mo do desagravo pblico, a OAB que decide. Estudar bem todas as prerrogativas dos advogados, pois elas sempre caem na prova da OAB. Art. 7, II, $6 e $7 da lei 8.906/94 Qualquer espcie de busca e apreenso deve ser autorizada por ordem judicial mandado judicial. Deve-se ter em mente, que a busca e apreenso no escritrio do advogado s deve ser autorizada quando o profissional do direito estiver sendo investigado, de acordo com a lei 11.767/08. H ainda que se atentar para o fato de que o advogado no pode ter os seus arquivos e documentos referentes aos seus clientes investigados. Assim, s podero ser revistados e apreendidos os arquivos e documentos de clientes se, essas pessoas estiverem sendo investigadas pelo mesmo fato tpico. A busca e apreenso deve sempre ser acompanhada por um representante da OAB. O STF quando julgou a Adin 1127-8 decidiu acerca da constitucionalidade da exigncia de se ter um representante da ordem acompanhando a busca e apreenso. Todavia, entendeu-se que a busca e apreenso pode ser realizada sem o representante da OAB se este ltimo, uma vez notificado, no comparecer em tempo razovel. No foi fixado prazo especfico porque este vai variar de acordo com o caso em concreto. A ausncia do representante da OAB no legitima a violao do disposto na lei 11.767/08. Todavia, se determinada prova for encontrada por acaso, pode ela ser recolhida. a chamada prova fortuita, dizer, aquela que foi encontrada ocasionalmente. Art. 7, XIX, da lei 8.906/94 Sigilo profissional

O advogado no pode depor, no deve depor. No uma faculdade, um dever indisponvel, pois o sigilo decorre da lei e no de um contrato entre o profissional habilitado em direito e o seu cliente. Essa indisponibilidade, todavia, no absoluta. O advogado pode dispor do sigilo naquilo que for necessrio para a defesa do seu cliente e desde que ele tenha autorizao do seu cliente, se possvel por escrito. Isso diferente de quebrar o sigilo, de violar o sigilo. O sigilo pode ser quebrado na hipteses do art. 25 do Cdigo de tica e Disciplina da OAB. De acordo com a primeira hiptese, o advogado pode quebrar o sigilo em razo da defesa prpria defesa. Agora, o advogado pode, no deve. A segunda hiptese diante de grave ameaa a honra e a vida de qualquer pessoa. Vale lembrar, ainda, que o advogado no garantidor do seu cliente. O advogado pode ser intimado para depor, desde que esta informao diga respeito a fatos que ele presenciou como cidado comum e no como advogado. Diferentemente do cidado comum, o advogado pode se recusar a depor, quando o depoimento versar sobre fatos respectivos de algum cliente seu. Ento, o advogado mas no pode ser compelido a fornecer informaes a respeito de seus clientes. O advogado possui imunidade profissional contra injria e difamao. O que pode ser feito pedir para que o juiz determine seja riscada da petio as palavras ofensivas e/ou de baixo calo. Aps isso, pode ser oficiada a OAB para que ela tome as devidas providncias. O STF entendeu que a imunidade por desacato inconstitucional. (Adin 1127-8) A calnia, tambm no est abarcada por imunidade, vez que, a imputao de falso crime a outrem no condizente com o exerccio da atividade do advogado. Priso: O advogado s pode ser preso por crimes cometidos no exerccio da profisso se presentes 2 circunstncias: A) se for preso em flagrante; B) Se for crime inafianvel. O termo de flagrncia, neste caso, deve ser assinado por representante da OAB.

Se estivermos falando de crimes cometidos fora do exerccio da profisso, o nico direito do advogado de pedir a notificao a OAB da sua priso. O advogado, preso por crime cometido fora do exerccio da profisso, deve ser recolhido em sala de Estado-maior (estabelecimento militar, castrense). Inexistindo esse estabelecimento, o advogado deve ser recolhido em regime domiciliar. (isso s vale para priso cautelar, dizer, aps o trnsito em julgado o condenado deve ser recolhido a presdio comum) Art. 8 da lei 8.906/94 Tal artigo traz os requisitos para a inscrio do advogado na OAB. Existe uma tese que considera o Exame da OAB como sendo inconstitucional. alegado a violao do princpio da isonomia, pois para outras profisses no necessrio fazer exame. Todavia, a constitucionalidade do Exame da OAB foi confirmada, pois a sua previso est contida na lei. O Exame de Ordem aplicado pelos conselhos secionais, segundo regulamento do Conselho Federal. O regulamento do Conselho Federal o ato que determina as regras a serem observadas na realizao do certame. Por fora deste regulamento, ocorrem 3 exames por ano. S poder ser feito o exame de ordem no local onde se concluiu o curso de direito ou no local onde o candidato tiver o seu domiclio eleitoral. Hoje, com o exame unificado, pode-se optar por fazer a prova em qualquer dos estados unificados da federao. Certificado de aprovao no exame prescreve, no possui prazo de validade. no

OAB tem que reconhecer isso por 2/3 dos seus membros.

Sociedade de Advogados: Obrigatoriedade do registro art. 34, II A sociedade de advogados necessariamente uniprofissional, sendo vedada a associao de um advogado a um profissional de outra rea. Permite-se que uma P.J tenha a advocacia como uma atividade meio, mas no como uma atividade fim. Assim, nada impede que o Ita tenha um departamento jurdico. Ento, s permitido associar-se a outro advogado, sendo vedado a manuteno de uma sociedade de fato. Assim, a partir do momento em que desejamos nos associar o registro tona-se obrigatrio. A simples diviso de despesas de um local para trabalhar no inclui infrao do art. 34, II. Registro no Conselho Seccional: A sociedade de advogados dever ser registrada no Conselho Seccional o registro dos atos constitutivos no conselho seccional que confere personalidade jurdica.. vedado o registro junto a qualquer outro rgo, sabendo que se for efetuado dever ser nulo. (Art. 16 e pargrafos) Essa sociedade de advogados possui natureza simples. Participao em sociedades distintas, filial Um advogado pode participar de mais de uma sociedade de advogados, desde que estas sociedades estejam fixadas em Estados diferentes. Ento, diz um advogado no pode estar associado a mais de uma sociedade no mesmo Estado. Filial - corresponde o escritrio aberto em outra unidade da federao que seja diferente do local em que o escritrio matriz possui sua sede. Assim, define-se a filial como unidade autnoma, no dotada de personalidade jurdica prpria, localizada em outra unidade da federao que dever ser registrada (pede-se para averbar os atos constitutivos originariamente registrados no outro estado) Quando for pedir para registrar a filial deve pedir para ser feita a inscrio suplementar. (segunda hiptese que obriga a inscrio suplementar)

Idoneidade se presume. Inidoneidade se prova e, para inviabilizar a inscrio nos quadros da OAB deve ser reconhecida por 2/3 dos membros do Conselho Competente. Obs.: caso o pretendente tenha em seu currculo uma condenao por crime reputado infamante (so aqueles que constituem uma ofensa a profisso), a presuno de inidoneidade e caber a ele (candidato), provar a sua reabilitao. No necessrio se cometer um crime para ter a inidoneidade declarada. Pode uma pessoa utilizar remdios de forma descontrolada e no ter controle sobre os seus atos. Nestes casos, o nus da prova da pessoa que impugna a inscrio. E no basta alegar e provar, mas a

A inscrio suplementar no facultativa, devendo ocorrer quando o advogado atua em mais de 5 causas em outro estado da federao. (primeira hiptese que obriga a inscrio suplementar) Interesses Opostos Um advogado no pode patrocinar causas de clientes em que haja interesses opostos. Ex: o profissional X defende A numa causa contra a Ampla e B numa causa contra a Cedae. Num certo dia A bate no carro de B. Ambos ligam para o mesmo profissional. Agora, o advogado ter que abandonar uma das causas, dizer, ter que renunciar a um dos mandados. Todavia, nada impede que o advogado realize a mediao entre as partes. No pode advogar para clientes com interesses opostos sob pena de quebra de sigilo. Da mesma forma que o advogado no pode patrocinar ambos os clientes, ele tambm no pode deslocar um dos clientes para outro setor (Art. 15, $6) O advogado poder estar sujeito ao crime de patrocnio infiel (comea atuando para uma parte e no decorrer do processo passa a patrocinar a parte ex adversa) ou tergiversao (quando o advogado prejudica os interesses do cliente). Denominao Como essa sociedade deve se chamar? Ela deve conter o nome de um dos scios. Pode haver colidncia de nomes? Sim, pois a sociedade de advogados est vedada a utilizao de nome fantasia. Responsabilidade dos scios A responsabilidade dos scios subsidiria em relao a terceiros, mas no est limitada ao capital social, dizer, ela ilimitada. Assim, por exemplo, se um advogado tem 20% do capital social, pode ele ser demandado pelo todo da dvida, podendo entrar com ao regressiva em face dos demais scios com relao aos 80%. Entre os scios, nas responsabilidades valem as regras do contrato constitutivo Pode ser utilizada a denominao de um dos scios para depois da morte. Assim, pode um advogado ter o seu nome em uma associao para depois de sua morte desde que autorize expressamente (essa autorizao deve ser dada em vida).

Conselho federal da OAB provimento n. 112/2006 clusulas que devem constar em uma sociedade de Advogados

DEONTOLOGIA JURDICA PARTE II


ADVOGADO EMPREGADO:

Conceito: aquele profissional que tem subordinao. Essa subordinao no afasta a independncia do advogado, dizer, no fasta a sua autonomia tcnica. Ainda que seja profissional subordinado, cabe ao advogado escolher os meios jurdicos adequados a anlise do caso. Eventual divergncia entre a opinio do advogado e a do chefe, com relao a um aspecto jurdico, no enseja demisso por justa causa. Direitos trabalhistas diferenciados relao ao trabalhador comum): (em

Existe uma grande diferena entre o advogado empregado, o advogado associado e o advogado scio. Advogado scio: aquele profissional que tem participao nos lucros e nas despesas da sociedade. Advogado empregado: aquele profissional que possui todos os direitos trabalhistas que um trabalhador normal tem. Advogado associado: o profissional associado em carter permanente a um escritrio, a uma sociedade de advogados. feito um contrato entre o advogado e a sociedade que dever ser registrado na seccional da OAB. Este profissional no possui direitos trabalhistas, eis que no empregado. Hora extra: adicional de 100% Hora noturna: adicional de 25% (incio s 20hs) Jornada de trabalho: Salvo disposio em contrrio de 20hs semanais, dizer, 4hs por dia. Em todo caso, deve ser observado o limite mximo de 40hs por semana, 8hs por dia.

HONORRIOS ADVOCATCIOS:

do cliente. (Vale ressaltar que isto depende de acordo). o Art. 22, $1, da lei 8.906 advogados dativos so diferentes de advogados voluntrios (Pro Bono)

Honorrios Convencionados: so os devidos ao advogado pelo seu cliente em razo do contrato de prestao de assistncia jurdica entre eles celebrado. Honorrios de sucumbncia: so os devidos ao advogado vencedor da causa, devendo ser pagos pela parte sucumbente. A incidncia dos honorrios sucumbenciais no exclui os honorrios convencionados. O art. 22 da lei 8.906/94 determina que so devidos os honorrios convencionados, os de sucumbncia e os arbitrados. Obs.: O caput do art. 22 da lei 8.906/94 no se aplica aos advogados pblicos, pois o recebimento de verbas de sucumbncia normalmente regido por lei especfica. Honorrios arbitrados: so aqueles estipulados pelo juiz nas causas de nfimo valor. Tambm sero arbitrados os honorrios quando o advogado somente pactuar os honorrios verbalmente, inexistindo qualquer prova que determine o que ficou estipulado entre as partes. Obs.: Arbitrados - forma de fixao art. 20, $4, do CPC.

Advogado Pro Bono: A advocacia Pro Bono um trabalho voluntrio, advocacia para o bem, onde profissionais da rea do direito doam seu tempo e esforos, visando um bem comum, ou seja, levar a possibilidade de assistncia jurdica aos menos favorecidos. Critrios para caracterizar a advocacia pro bono: 1) no remunerao; 2) feita por advogado cadastrado no instituto e com comunicao OAB; 3) para atividades de consultoria, assessoria e excepcionalmente jurisdicional; 4) que tenham como beneficirios pessoas jurdicas sem fins lucrativos do terceiro setor, reconhecidas e comprovadamente desprovidas de recursos financeiros para custear as despesas procedimentais, judiciais ou extrajudiciais. Advogado dativo: aquele nomeado pelo magistrado para propor ou contestar ao civil, mediante pedido formal da parte litigante interessada que no possui condies de pagar custas do processo ou os honorrios advocatcios. Originariamente os advogados dativos faro jus aos honorrios pagos pelo Estado. Todavia, em razo de diversas manobras dos advogados para receber essa remunerao, bem como as manobras feitas pelo Estado para evitar o pagamento, foi criado um cadastro dos advogados dativo que no faro jus a honorrios e qualquer outra espcie de remunerao. Tratase dos advogados Pro bono. o

o Adin 1194-4: interpretao conforme a


CRFB Art. 21 da lei 8.096/94. Determina o art. 21 do estatuto da advocacia e da OAB que nas causas em que for parte o empregador, ou pessoa por este representada, os honorrios de sucumbncia so devidos aos advogados empregados. O STF entendeu que o art. 21 no norma cogente, no sendo assim, de observncia obrigatria, podendo ser flexibilizado pelas partes atravs de contrato. estatuiu a Lei 8.906/94, em seu art. 24, 3, ser "(...) nula qualquer disposio, clusula, regulamento ou conveno individual ou coletiva que retire do advogado o direito ao recebimento dos honorrios de sucumbncia". Esse dispositivo legal, em funo de medida liminar concedida pelo STF no bojo da ADIn n 1.194-4, teve a sua eficcia suspensa, admitindo-se liberdade de pactuao a respeito. Ento, salvo disposio contratual em contrrio, os honorrios de sucumbncia cabem ao advogado da parte vencedora. Assim, sendo altos os honorrios convencionados, pode o advogado deixar os honorrios sucumbenciais em proveito

Pagamento dos Honorrios:

Determina o Art. 22, $3 que Salvo estipulao em contrrio, um tero dos honorrios devido no incio do servio, outro tero at a deciso de primeira instncia e o restante no final. Esta normatizao s aplicvel em caso de silncio do contrato. o

Formas de o advogado receber os seus honorrios:

- O advogado junta o contrato de honorrios no processo antes do seu cliente levantar o valor que lhe for devido, solicitando por petio que lhe seja reservada a sua parcela. - Executar o contrato de honorrios atravs de uma ao de execuo.

- Promover ao honorrios pelo rito sumrio.

de

cobrana

de

Art. 26, da lei 8.906/94 - O advogado substabelecido, com reserva de poderes, no pode cobrar honorrios sem a interveno daquele que lhe conferiu o substabelecimento.

Obs: O art. 22, $4 da lei 8.096/94 trata dos honorrios advocatcios contratados. No se deve confundir com o direito (autnomo) do advogado vencedor de executar o vencido, nos prprios autos da ao principal em relao aos honorrios de sucumbncia art. 23; art. 24, 1. O que o juiz realiza nesta hiptese uma mera compensao, ele separa na quantia da condenao o valor devido ao advogado, permitindo apenas que o cliente levante o que lhe devido com a deduo do que de direito do advogado. o

Acordo extrajudicial no direito aos honorrios

afasta

possvel a execuo de honorrios advocatcios nos prprios autos da demanda?

R: Sim, desde que a verba honorria seja de origem sucumbencial, ou seja, aquela que paga ao advogado pela parte ex adversa, vencida na demanda judicial. Em se tratando de honorrios contratuais, o correto que o advogado solicite ao juzo que reserve do valor a ser pago ao seu cliente a parte que lhe cabe por fora do contrato de honorrios firmado. Veja-se, portanto, que no primeiro caso o devedor a parte vencida e no segundo caso o devedor o cliente do advogado. Como consequncia, a forma de se obter o pagamento da verba honorria diferente. o

Braslia, 02/03/2011 A Corte Especial do Superior Tribunal de Justia (STJ) decidiu hoje (02) que os honorrios advocatcios de sucumbncia pertencem ao advogado e so devidos mesmo que a parte firme um acordo extrajudicial, sem a participao de seu advogado. A matria foi debatida hoje (02) durante o exame do Recurso Especial (Resp) 1.218.508, no qual os ministros que j proferiram seu voto entenderam que os honorrios advocatcios so devidos, devendo prevalecer o artigo 24, pargrafo 4 da Lei 8.906/94 que prev que o acordo feito pelo cliente do advogado e a parte contrria, salvo aquiescncia do profissional, no lhe prejudica os honorrios, quer os convencionados, quer os concedidos por sentena.

PROIBIES AO EXERCCIO DA ADVOCACIA Tanto as incompatibilidades quanto os impedimentos derivam da situao pessoal em que se encontre aquele que ou pretende ser advogado. O ponto de divergncia que distingue uma hiptese da outra exatamente o efeito da proibio - total ou parcial -, estabelecido em razo do grau de necessidade de restrio do exerccio da advocacia.
Art. 27. A incompatibilidade determina a proibio total, e o impedimento, a proibio parcial do exerccio da advocacia.

Ao de cobrana de Honorrios:

Art. 25, da lei 8.906 O prazo para o advogado cobrar os honorrios convencionados de 5 anos. O termo inicial desse prazo pode se dar atravs de 5 maneiras: I - do vencimento do contrato, se houver; II - do trnsito em julgado da deciso que os fixar; III - da ultimao do servio extrajudicial; IV - da desistncia ou transao; V - da renncia ou revogao do mandato. Obs: se for uma consultoria o prazo se inicia a partir do momento em que a consultoria for encerrada Art. 25-A, da lei 8.906 a ao de prestao de contas prescreve em 5 anos, contados a partir da data em que a quantia foi paga ao advogado.

Em tema de proibio ao exerccio da advocacia, suas decises no fazem coisa julgada administrativa quando atribuem a um indivduo hiptese de impedimento ou incompatibilidade, nem geram direito adquirido quando favorveis ao mesmo, pois que a situao jurdica do mesmo pode modificar-se. INCOMPATIBILIDADE (ART. 28 DA LEI 8.906)

Tendo em vista que proibio total ao exerccio da advocacia, a incompatibilidade no permite sequer a advocacia em causa prpria, e permanece mesmo que o ocupante do cargo ou funo afaste-se temporariamente (v. g., licena mdica, licena-prmio, frias, cesso para outro rgo, ser posto em disponibilidade, et al).

Por ser hiptese de proibio total, faz-se desnecessrio dizer que a proibio aplica-se tanto advocacia judicial quanto extrajudicial, no se permitindo, enfim, a prtica de qualquer ato de advocacia por aquele a quem se atribui a incompatibilidade. No possvel pleitear-se inexistncia da incompatibilidade para exerccio da advocacia em territrio diverso daquele onde se exerce a atividade que gera a proibio total de advogar. A incompatibilidade ir aonde quer que v o indivduo, sendo antes uma condio pessoal (em razo de determinada atividade que desempenhe), do que territorial. Ento, a incompatibilidade constitui proibio total (a pessoa se quer pode advogar) para o exerccio da advocacia, capaz de gerar necessariamente o cancelamento ou o licenciamento (depende da natureza do cargo) da inscrio. No pode nunca o advogado incompatvel no ter uma espcie de restrio da sua inscrio. Os cargos permanentes geram o cancelamento. Os cargos precrios ou eletivos geram o licenciamento. Neste caso a incompatibilidade temporria. O que diferencia o cargo permanente para o cargo precrio no a natureza da vontade do agente, mas a natureza do cargo. Quanto aos efeitos da incompatibilidade, temos o seguinte: 1) Incompatibilidade prvia: torna impossvel a inscrio do bacharel em direito no quadro de advogados (Estatuto, art. 8, inciso V); 2) Incompatibilidade superveniente: ocorre quando a pessoa j est inscrita como advogado, porm passa a exercer atividade incompatvel com a advocacia. Se for incompatibilidade temporria, dar causa licena do profissional, no podendo, no perodo, exercer qualquer ato de advocacia (Estatuto, art. 12, inciso II); se for incompatibilidade permanente, gera a excluso dos quadros, inclusive com perda definitiva do nmero de inscrio, que jamais o advogado recuperar, se no futuro puder retornar advocacia por desincompatibilizao decorrente de mudana na lei ou em sua situao pessoal (Estatuto, art. 11, inciso IV). Hipteses do art. 28 da lei 8.906 I - licenciamento II - cancelamento III depende da natureza da funo IV - cancelamento V cancelamento (Ex: carcereiro)

VI - cancelamento VII - cancelamento VIII depende da natureza da funo (Ex: gerente do banco Ita deve pedir o licenciamento gerente do banco do Brasil deve pedir o cancelamento, eis que a forma na qual foi contratado diferente.) IMPEDIMENTOS limitao ao exerccio.

aquele que pode advogar, mas com certas limitaes. Tipos de impedimentos - Conciliadores e juzes leigos Tais pessoas no so membros do poder judicirio. Em virtude disso, no sofrem incompatibilidade, mas to somente impedimentos. Esses profissionais no podem advogar na comarca junto a qual exercem a atividade de juiz leigo ou conciliador. - Juizes eleitorais oriundos da advocacia Estamos falando da composio do TSE, prevista no art. 119 CRFB e do TRE, previsto no art. 120 CRFB. Prazo de 2 anos prorrogvel por mais 2 anos. O STF entendeu que a incompatibilidade no alcanas os juzes eleitorais oriundos da advocacia, sofrendo apenas o impedimento de no poder atuar no mbito da justia eleitoral. Dedicao exclusiva aos advogados pblicos que ocupam cargo de chefia (dentro das respectivas procuradorias.) A lei impe apenas impedimento quele que ocupa cargo de chefia. Todavia, nada impede que a lei orgnica imponha outros tipos de impedimento, como ocorre, por exemplo, no caso dos defensores pblicos. No a lei 8906 que impe o impedimento, mas a lei orgnica da defensoria pblica. Ex: procurador geral de SG, defensor, procurador do RJ, etc.. Funcionrios pblicos em geral (exceto incompatveis) os

Os funcionrios pblicos em geral podem exercer a advocacia. S no podem exercer contra o ente pblico que os remunera ou contra o ente que mantm ligao com o ente que o remunera.

Ex: funcionrio do pode pblico do poder judicirio incompatvel. Membros do legislativo (exceto os membros da mesa diretora) O senador, o deputado, o vereador pode advogar, exceto se exercerem cargo de membro da mesa diretora. Art. 30, II O vereador X no pode advogar contra e nem a favor da ampla, Tim, OI, Vivo, Barcas S/A, cooperativa de txi, empresa de nibus do municpio de Maca. No pode advogar contra nenhuma concessionria, contra nenhum dos entes pblicos.

Existe divergncia no sentido de se aplicar ou no o CDC ao advogado: O STJ j reconheceu que se aplica ao advogado, no que couber, as normas do CDC. Diz-se no que couber, porque a lei 8.096 lei especial. Todavia, o mesmo STJ, em outra turma, decidiu pela inaplicabilidade do CDC para o advogado, eis que ele no pode ser caracterizado como fornecedor. Como visto, no existe posicionamento majoritrio na doutrina e jurisprudncia. Responsabilidade subjetiva exige culpa ou dolo: A) Por atos prprios

Aula 17/05/2011 RESPONSABILIDADE DO ADVOGADO: O fato do advogado ser responsabilizado disciplinarmente no leva a responsabilidade civil, nem a penal e vice e versa. Por isso diz-se que as esferas so independentes. PENAL: Tergiversao e patrocnio simultneo (Art. 355, $1, CP): O primeiro crime ocorre quando o advogado troca de lado, dizer, muda de cliente. O segundo crime ocorre quando o advogado patrocina sucessivamente ambas as partes no curso do processo. Patrocnio Infiel (Art. 355 CP): cometido quando o advogado trai a confiana do seu cliente. Logo, o patrocnio infiel no a mesma coisa do que lide temerria, assim como tambm no a mesma coisa do que Esses no so os nicos crimes que o advogado pode cometer. No exerccio da profisso o advogado pode cometer desacato, fraude processual, denunciao caluniosa, etc. Os crimes de patrocnio infiel e o crime de tergiversao so crimes que somente o advogado poder cometer. O bem juridicamente protegido nesses crimes a administrao da justia, assim, diz-se que a ao penal pblica. CIVIL: No h controvrsia quanto ao fato responsabilidade do advogado ser subjetiva. da

B) Por lide temerria espcie de litigncia de m-f. Esse crime o advogado comete em conjunto com o seu cliente. Vale lembrar que a litigncia de m-f no sinnimo de lide temerria. Aquela gnero, do qual esta espcie. Ex: o advogado fica procrastinando no processo. Na lide temerria, o advogado se associa ao seu cliente para lesar a parte contrria, utilizando a justia como meio de obteno de uma vantagem indevida. Pressupe dolo do advogado e deve ser apurada em ao prpria vide art. 17 e 18 CPC. Quem arca com o pagamento da multa de litigncia de m-f no o advogado e sim a parte. Nesse sentido, se a parte quiser processar o advogado pela lide temerria, ele dever mover uma ao autnoma. Nessa ao autnoma, deve ser provado, pela parte interessada, o dolo do advogado. Art. 32, p. . da lei 8.036.

DISCIPLINAR: Punies impostas pela OAB: Se a infrao for cometida em audincia, que no seja desacato, o juiz poder: Ex: utilizar linguajar no apropriado na audincia. A) Adverti-lo: B) Cassar-lhe a palavra: C) Retirar-lhe da sala

10

Obs.: O juiz no tem hierarquia sobre o advogado, nem pode puni-lo disciplinarmente Quando o juiz aplica uma medida disciplinar ele no o faz para punir o advogado, mas para manter o bom andamento dos atos processuais.

Suspenso:

A primeira causa que leva a suspenso na OAB a reincidncia. Assim, podemos dizer que duas penas de censura aplicadas geram uma suspenso. A mesma coisa no pode ser deduzida quando uma pena de censura convertida em advertncia, eis que nesta modalidade, a penalidade no ficar registrada. No necessrio reincidir na mesma infrao para gerar a reincidncia.

SANES ADMINISTRATIVAS: Competncia - Tribunal de tica e Disciplina As sanes administrativas instauradas de ofcio. podem ser

Em todas as infraes, primeiro deve ser instaurado um procedimento disciplinar.

A segunda causa que leva a suspenso por causa de uma das prticas das condutas estipuladas no art. 34, XVII a XXV. (A suspenso, nesta hiptese, geralmente est ligada a dinheiro) Reter abusivamente autos pode gerar suspenso.

Pena de Advertncia Tempo de suspenso: O prazo mnimo de 30 dias.

basicamente a converso da pena de censura. Vai surgir sempre no caso concreto, quando incidir no caso uma das modalidades de conduta punidas com a pena de censura abrandada por uma circunstncia atenuante. A converso ocorre por deciso do julgador e no de offcio. dizer, essa converso no um direito subjetivo do advogado acusado. Portanto, a OAB no pode converter a censura em advertncia se no estiver presente as circunstncias atenuantes. Basta que atenuante. esteja uma nica circunstncia O prazo mximo de 12 meses, salvo: Art. 34, XXI, da lei 8.036. (At a prestao adequada das contas) Art. 34, XXIII, da lei 8.036 (Ficar suspenso at quitar os dbitos com a OAB) Art. 34, XXIV, da lei 8.036 ( o caso do advogado desastrado, que causa mais prejuzo do que benefcios aos seus clientes esse advogado ficar suspenso at a reabilitao a pessoa dever frequentar cursos que so recomendados pela OAB)

Excluso:

Circunstncia atenuantes - art. 40 da lei 8.036. Esse rol exemplificativo.

Censura:

Aps 3 suspenses o advogado excludo. acima de 3, dizer, somente na quarta suspenso o advogado ser excludo dos quadros da OAB. Causar tambm a excluso as hipteses do art. 34, XXVI a XXVIII. A excluso dos quadros da OAB gera o cancelamento da inscrio. Agora, o advogado que teve a sua OAB cancelada, poder retornar aos quadros desde que faa prova de sua recuperao, dizer, desde que consiga comprovar a sua reabilitao. O prazo mnimo para voltar os quadros da OAB aps o cancelamento da inscrio de 12 meses. Nos casos em que o advogado foi condenado penalmente, a prova da reabilitao deve vir acompanhada da prova do cumprimento da pena. (Art. 41 da lei 8.036)

Prevista para as condutas no art. 34, I a XVI e XXIX. Alm disso, a censura cabvel diante de violaes ao cdigo de tica (Ex: questes referentes publicidade da advocacia). A pessoa censurada e comunicada dessa penalidade atravs de um ofcio reservado e sigiloso. Essa pena de censura ficar registrada na inscrio do advogado. A diferena entre censura e advertncia se d pelo fato da advertncia no ficar registrada na inscrio do advogado (Art. 36, p., da lei 8.036).

11

A suspenso e a excluso dada publicidade, diferentemente do que ocorre com a pena de advertncia e de censura.

Multa:

integralmente a dvida, inclusive com a correo monetria. 3 Na hiptese do inciso XXIV do art. 34, a suspenso perdura at que preste novas provas de habilitao. INCLUI-SE NA CONDUTA INCOMPATVEL: Art. 34 (...)Pargrafo nico. a) prtica reiterada de jogo de azar, no autorizado por lei; b) incontinncia pblica e escandalosa; c) embriaguez ou toxicomania habituais. CENSURA Art. 36. A censura aplicvel nos casos de: I infraes definidas nos incisos I a XVI e XXIX do art. 34; II violao a preceito do Cdigo de tica e Disciplina; III violao a preceito desta Lei, quando para a infrao no se tenha estabelecido sano mais grave. SUSPENSO Art. 37. A suspenso aplicvel nos casos de: I infraes definidas nos incisos XVII a XXV do art. 34; II reincidncia em infrao disciplinar. 1 A suspenso acarreta ao infrator a interdio do exerccio profissional, em todo o territrio nacional, pelo prazo de trinta dias a doze meses, de acordo com os critrios de individualizao previstos neste captulo. EXCLUSO Art. 38. A excluso aplicvel nos casos de: I aplicao, por trs vezes, de suspenso; II infraes definidas nos incisos XXVI a XXVIII do art. 34. Pargrafo nico. Para a aplicao da sano disciplinar de excluso necessria a manifestao favorvel de dois teros dos membros do Conselho Seccional competente. MULTA Art. 39. A multa, varivel entre o mnimo correspondente ao valor de uma anuidade e o mximo de seu dcuplo, aplicvel cumulativamente com a censura ou suspenso, em havendo circunstncias agravantes.

A pena de multa vem sempre cominada em carter cumulativo com a censura e a suspenso se estiverem presentes circunstncias agravantes. A lei no exemplifica o que vem circunstncias agravantes. a ser

Valor mnimo da multa valor de uma anuidade valor mximo da multa 10 anuidades. Vale lembrar que o valor da anuidade varia de uma unidade da federao para outra.

PREVISO LEGAL - SANES DISCIPLINARES: Art. 35. As sanes disciplinares consistem em: I censura; II suspenso; III excluso; IV multa. Pargrafo nico. As sanes devem constar dos assentamentos do inscrito, aps o trnsito em julgado da deciso, no podendo ser objeto da publicidade a de censura. ATENUANTES, ENTRE OUTRAS: Art. 40. Na aplicao das sanes disciplinares so consideradas, para fins de atenuao, as seguintes circunstncias, entre outras: I falta cometida na defesa de prerrogativa profissional; II ausncia de punio disciplinar anterior; III exerccio assduo e proficiente de mandato ou cargo em qualquer rgo da OAB; IV prestao de relevantes servios advocacia ou causa pblica. ATENUANTES SERVEM PARA: Art. 36. (...) Pargrafo nico. A censura pode ser convertida em advertncia, em ofcio reservado, sem registro nos assentamentos do inscrito, quando presente circunstncia atenuante. Art. 40. (...) a) sobre a convenincia da aplicao cumulativa da multa e de outra sano disciplinar; b) sobre o tempo de suspenso e o valor da multa aplicveis. A SUSPENSO PODE ULTRAPASSAR 12 MESES: Art. 37. (...) 2 Nas hipteses dos incisos XXI e XXIII do art. 34, a suspenso perdura at que satisfaa

SUSPENSO PREVENTIVA: A suspenso preventiva no visa a punio do advogado na medida em que ela no tem por causa a culpabilidade do inscrito, sendo motivada pela eventual repercusso negativa do fato (fato este que ser objeto de um procedimento disciplinar) Ex: advogado que estava abordando vtimas do acidente da Air France no intuito de mover uma

12

ao de indenizao. Esse um tipo de captao indevida de clientela. Certamente esse advogado sofrer um processo disciplinar, mas o processo disciplinar pode demorar muito tempo. Em razo da morosidade, criou-se a suspenso preventiva, no intuito de dar uma resposta mais rpida a sociedade, j que durante o processo disciplinar o advogado no ter a sua atuao suspensa. O objetivo da suspenso preventiva suspender o advogado por at 90 dias, como forma da OAB apresentar uma resposta a sociedade quando condutas indevidas praticadas por advogados acabam por manchar a imagem da advocacia. importante deixar claro que a suspenso preventiva no obsta a instaurao do procedimento disciplinar. A suspenso preventiva ser instaurada perante o conselho seccional (atravs do tribunal de tica) do local da inscrio principal. O procedimento disciplinar ser instaurado perante o conselho seccional (atravs do tribunal de tica) do local da ocorrncia da infrao.

Natureza jurdica da OAB: A melhor doutrina diz que a OAB um entidade sui generes, dizer, uma entidade singular, nica. Outra parte da doutrina afirma que a OAB uma autarquia sui generes. Todavia, esse entendimento no o mais adequado, eis que a OAB, no presta qualquer esclarecimento com relao as suas contas para aprovao perante um tribunal de contas. Obs.: O STJ decidiu que a anuidade paga pelos inscritos na OAB no tem carter tributrio.

RECURSOS: Todos os recursos, em regra, possuem efeito suspensivo, salvo, quando impetrados nas seguintes situaes; Contra a deciso que determinar a suspenso preventiva. Diante de pena de excluso por falsidade na comprovao dos requisitos necessrios inscrio. Qualquer recurso impetrado durante o processo eleitoral. O procedimento disciplinar sigiloso, dizer, ele corre em sigilo e termina em sigilo. O que dada publicidade a pena que foi aplicada. No procedimento disciplinar os recursos tramitam da seguinte forma: Tribunal de tica Conselho seccional Conselho federal. Os prazos so sempre de 15 dias. Na suspenso preventiva procedimento escrito. no existe um

ESTRUTURA DA OAB - ORGANIZAO So rgos da OAB O conselho Federal Conselhos seccionais (um para cada estado e um para o DF) Subsees (pode ter rea de abrangncia equivalente a um municpio, a mais de um municpio ou a parte de um municpio). Caixas de assistncia caso existentes (a instalao da caixa de assistncia depende de deliberao do conselho seccional correspondente ex: caarj / art. 62 da lei 8.036)

O tribunal de tica no rgo da OAB, parte integrante do conselho seccional, assim como a presidncia, a diretoria, a comisso de exame da ordem, etc. As subsees so partes autnomas do conselho seccional. Dos 4 rgos, as subsees correspondem ao nico rgo que no possui responsabilidade jurdica prpria.

A suspenso preventiva feita aps audincia no conselho de tica, onde o advogado notificado.

ELEIES: O mandado na OAB de 3 anos. Os cargos no so remunerados. Para se candidatar a qualquer cargo na OAB o candidato deve ter no mnimo 5 anos de inscrio.

13

Vous aimerez peut-être aussi