Vous êtes sur la page 1sur 12

COLGIO SO FRANCISCO DE SALES (DIOCESANO) DEPARTAMENTO DE CINCIAS E BIOLOGIA DISCIPLINA: PRTICA DE PESQUISA 2 ANO DO ENSINO MDIO TURMA D PROF.

. ALBINO

DESCRIO E IDENTIFICAO DE UMA ANGIOSPERMA REGIONAL: Licania tomentosa

Componentes: Indira Barros, n 19 Joo Marcos, n20 Mnica Letcia, n 27 Weslanya Coutinho, n 34

TERESINA/ PI 2012

SUMRIO

INTRODUO..................................... ..............................................................03 OBJETIVO.........................................................................................................04 MATERIAL.........................................................................................................04 PROCEDIMENTO..............................................................................................04 RESULTADO.....................................................................................................05 CALCULO.........................................................................................................08 DISCUSSO......................................................................................................09 CONCLUSO....................................................................................................11 REFERENCIAS.................................................................................................12

INTRODUO

O oiti (Licania tomentosa) uma rvore originria do nordeste brasileiro, ela possui ocorrncia do Piau ao norte do Esprito e vale do Rio Doce em Minas Gerais, mas nativa da floresta pluvial atlntica. O domnio morfoclimtico do nordeste o da caatinga, uma regio de formaes cristalinas, rea depressiva entre montanhas e de clima semirido. O oitizeiro tambm est presente no domnio de mares de morros que acompanha a faixa litornea do Brasil, seu clima tropical quente e mido. A regio em que se encontra a Licania, a vegetao adaptada ao clima com baixo ndice de pluviosidade, os solos so pouco profundos e com o predomnio do intemperismo qumico.

OBJETIVO

1. Geral: Estudar a Biodiversidade 2. Especfico: Descrever e Identificar o oitizeiro (Licania tomentosa)

MATERIAL
Cmera Fotogrfica; Caneta; Fita Mtrica; Papel

PROCEDIMENTO

Observou-se a olho nu a morfologia externa de uma espcie de Licania tomentosa e descreveu-se fielmente as caractersticas com nfase naquelas de maior valor adaptativo e nas suas relaes com a fauna nativa.

04

RESULTADOS

A Licania tomentosa, espcime estudado, popularmente conhecida como oitizeiro, oiti da praia ou guaili. Pertencente ao Reino Plantae e famlia Chrysobalanaceae, o oiti (nome dado tanto a planta quanto ao fruto) ainda se enquadra nas seguintes categorias taxonmicas: diviso Magnoliophyta, classe Magnoliopsida, ordem: Malpighiales e gnero Licania. A planta includa no grupo das Angiospermas, espermatfitas cuja semente envolta num fruto. A Licania tomentosa natural de regies intertropicais com ocorrncia, nativo do Brasil, ocorre, principalmente, nas regies Nordeste e parte do Sudeste, adaptando-se bem as regies de cerrado, caatinga e mata atlntica. uma espcie de ciclo de vida perene amplamente cultivada. Sua raiz subterrnea, profunda e do tipo axial, ou seja, apresenta uma raiz principal de fcil deteco da qual se ramificam as razes secundrias, tpica das dicotiledneas. O caule simpodial, lenhoso, bem desenvolvido e ramificado, com medidas entre 30 e 50 cm de dimetro. O tronco envolto numa casca de clulas mortas (sber) de colorao escura e amarronzada com manchas brancas e amareladas alternadas que caracterizam a presena de liquens (fungos que vivem em simbiose com plantas) sobre a casca. O sber evita a desidratao e protege o caule contra choques trmicos e mecnicos, alm de dificultar a ao de animais predadores ou organismos parasitas. Ainda na casca, possvel encontrar uma grande variedade de espcie de formigas, lagartixas, lagartas, insetos e de microorganismos, principalmente bactrias e fungos, que se abrigam no sber.
Foto 1: Liquens (em branco) no caule do Oitizeiro

A planta apresenta porte elevado com copa frondosa, arredondada, folhagem densa e distante do solo. A ampla sombra gerada pela rvore aproveitada por animais e na arborizao urbana. As folhas so simples, completas, estritas e alongadas, com pednculo fibroso e ponta acuminada. Medem de 7 a 14 cm de comprimento e de 3 a 5 cm de largura, dispondo-se de maneira oposta e alternadamente. Elas ainda apresentam um aspecto seroso, que deriva da existncia de uma cutcula bem desenvolvida que recobre a folha e na qual ficam retidas partculas de poeira e poluentes atmosfricos, revelando a capacidade da planta de purificar o ar. As folhas ainda apresentam bordas lisas, aspecto elptico-lanceolado e so peninrveas (apresentam nervuras secundrias partindo de uma nervura principal mais espessa) e de colorao verde com nervuras verde amareladas, sua filotaxia helicoidal.
Foto 2: Nervao da folha do oiti em detalhe Foto 3: Folhas da espcie Licania tomentosa

Nos primeiros anos, as folhas

apresentam colorao clara, superfcie lisa e lmpida, devido a pouca quantidade de poluentes retidos na cutcula externa. Depois de algum tempo, com o envelhecimento das folhas, essas mudam de tom e ganham aspecto verde-escuro, com uma camada espessa de poeira formada pelas partculas atmosfricas aderidas a folha, conforme fotos 2 e 3 acima. A florao da planta pequena e inexpressiva, de cor branca e sem tons vistosos. As flores so produzidas em inflorescncias (cachos). A polinizao realizada tanto zoofila, quando realizada por animais quanto anemfila, quando os ventos distribuem os gros de plen, portanto do tipo anemozofila. Alguns exemplos de animais que atuam como agentes polinizadores so os pssaros da regio e as abelhas. O perodo de florescimento vai de junho a agosto e o de frutificao acontece entre janeiro e maro. Os frutos so classificados como drupceas, alm disso, so ovais, comestveis, carnosos e adocicados, de colorao amarelada quando maduros, com

polpa fina e um grande caroo em seu interior. So produzidos muitos frutos por estao, servindo de alimento para a fauna em geral, geralmente animais da regio. No caso de Teresina, macacos, morcegos, e pequenos pssaros consomem o fruto e so, em geral, responsveis pela disperso das sementes, e a consequente disperso da planta por outros locais. O fruto ainda apreciado por sua semente rica em leo. A L. tomentosa tem notvel importncia ecolgica, na medida em que, abriga ou contribuiu para a sobrevivncia de diversas espcies de animais, como formigas, aranhas, lagartixas, besouros, borboletas, pequenos roedores (ratos. cotias, pres), estes ltimos tornam-se alimento para cobras, gavies e animais maiores, h tambm uma grande diversidade de fungos e bactrias que se acumulam ao longo da planta. As dimenses verificadas da espcie estudada correspondem ao comprimento da circunferncia do caule de, em mdia, 1,64m, e ao tamanho estimado da planta que varia de 8 a 15m, no caso 19,7m.

07

CLCULO DA ALTURA ESTIMADA DO OITIZEIRO (LICANIA TOMENTOSA)

08

DISCUSSO

O oitizeiro(Licania tomentosa) uma planta de clima tropical que ocupa reas de floresta da atlntica. A rvore tem porte elevado variando entre 8 e 15 metros de altura , essa caracterstica favorece a proteo da planta, porque deixa as folhas mais distantes do cho , protegendo-a dos ataques de herbvoros permitindo a frondosidade dessa rvore. A rvore tambm helifila -sobrevive apenas a partir a irradiao de luz solar e pereniflia - mantm suas folhas durante todo o ano.A sua folha tomentosa(recoberta por um tomento que uma lanugem,pelos finos, que recobrem os rgos da plantas). Suas folhas tambm so pequenas e alongadas, para evitar a evapotranspirao. A folha do oitizeiro apresenta cutcula desenvolvida( cobertura de cera produzida unicamente pelas clulas epidrmicas das folhas). A cutcula tende a ser uma densa camada lipdica localizada sobre a folha, com a funo de proteger a planta contra a desidratao. Essas ultimas caractersticas das folhas do oitizeiro como culticula desenvolvida e forma pequena e alongada permitiram a sua adaptao ao clima de Teresina- cerrado , que apresenta alta taxa de evaporao devido localizao mesopotmica e altas temperaturas , onde as chuvas acontecem durante o vero de forma torrencial. Alm da caractersticas das folhas que permitiram a adaptao ao clima de Teresina , o sber e a raiz pivotante do oitizeiro tambm ajudaram planta adaptar-se ao clima de cerrado. O caule do oitizeiro lenhoso, que refere-se capacidade de produzir madeira como tecido de suporte dos seus caules. Os tecidos lenhosos ocorrem em plantas vasculares dotadas de um caule perene localizado acima da superfcie do solo. Estes caules mantm acima do solo o crescimento vegetativo contnuo da planta.

O caule da rvore revestido por uma casca morta, o sber. Essa estrutura formada durante o crescimento da planta de grande importncia pois retm gua durante as chuvas para nutri-la posteriormente aps o final da estao chuvosa. O sber tambm desempenha o papel de proteo da planta.Podendo ser contra o ataque de parasitas e predadores , pois protege o caule ou proteg-la do fogo em uma possvel queimada, j que retm gua durante o perodo chuvoso. O sistema radicular do oitizeiro possui uma raiz pivotente, que pode se aprofundar bastante no solo, proporcionando uma boa sustentao planta e sobrevivncia em perodos de estiagem . Tanto a raiz pivotante quanto as razes secundrias apresentam inmeras ramificaes que so as principais responsveis pela reteno de gua e pela absoro de outros nutrientes do solo e , consequentemente, pela nutrio da planta

10

CONCLUSO

Por meio da prtica realizada conclumos que a espcie Licania tomentosa manifesta diversos atributos que a tornam um importante elemento de fixao e manuteno da fauna regional, atravs do mutualismo e cooperao associados a ela. Como exemplo: as formigas, que so atradas pelas resinas, os cupins, atrados pelo sber, as lagartixas e pssaros que procuram nutrir-se dos insetos, os gavies que so predadores de lagartixas e cobras, entre outros. As diversas espcies que se encontram em toda extenso da planta e ao redor dela, caracterizam uma importante teia alimentar desse ecossistema.

11

REFERNCIAS

CASTILHO, Raquel Oliveira; KAPLAN, Maria Auxiliadora Coelho. Constituintes qumicos abr. 2012. MACHADO, Roselis Ribeiro Barbosa et all. rvores nativas para a arborizao de abr. 2012. JOLY, Aylthon Brando. Botnica: introduo taxonomia vegetal. 5 ed. , So Paulo: Nacional, 1979. p. 370 - 371. MACONDES, Ayrton. Biologia: volume nico. 1 ed. , So Paulo: Atual, 1998. p. 519- 528. VESENTINI, Jos William. GEOGRAFIA: O mundo em transio. 1 ed. So Paulo: tica, 2010. GUIMARAES, Raul Borges; ARAUJO, Regina; TERRA, Lygia. Conexes: Estudos de geografia. 1 ed. So Paulo: Moderna, 2009. teresina, piau. Disponvel em: < http://www.revsbau.esalq.usp.br/artigos_cientificos/artigo02.pdf >. Acesso em 6 de Licania tomentosa BENTH. (CHRYSOBALANACEAE). Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/qn/v31n1/a14v31n1.pdf>. Acesso em 6

12

Vous aimerez peut-être aussi