Vous êtes sur la page 1sur 10

Introduo ao Drupal 7

Um guia para iniciados Catarina Clemente

O que o Drupal?
Drupal um Sistema de Gesto de Contedos Atravs de um portal e de software, organiza, actualiza e publica Drupal uma framework de aplicaes web Podem-se construir outras aplicaes com ele. Poderoso, flexivel, extensvel, confivel, configurvel. O Drupal o que precisa que seja. escalvel, estvel e seguro. E isso um dos motivos porque o Drupal ganha prmios. De onde veio o Drupal. O Dries Buytaert foi o criador do Drupal. Enquanto estudante da Universidade de Anturpia construiu um frum web para comunicar com os seus amigos. Depois da graduao, publicou o cdigo como open source Mais de 1.000 programadores contribuem para o ncleo do Drupal. Actualmente o Drupal mantido por uma da maiores comunidades open source no mundo e tem, hoje, 11 anos de desenvolvimento. Existem milhares e milhares de mdulos que acrescentam novas funcionalidades.

Termos mais usados


Em Drupal existe uma terminologia com a qual nos vamos familiarizando, atravs da prtica. No incio, contudo, pode ser um factor de desmotivao, uma vez que ainda os contexto a que dizem respeito ainda nos so mais ou menos estranhos. O que um n? O que quer dizer "Taxonomia"? A lista abaixo um guia rpido para os termos mais usados em Drupal e respectivos conceitos. Desta forma, ser fcil compreender e trocar ideias sobre Drupal.

Drupal Core (ou ncleo Drupal)


Os arquivos Drupal que so descarregados do Drupal.org. Drupal Core tambm usado para os referirmos a qualquer funcionalidade que est na base do Drupal.

Contrib
Os mdulos ou temas que so contribudos por membros da comunidade Drupal e que so instalados depois de se instalar o Drupal Core.

sites/all
A pasta que criada quando se instala o Drupal e que contm todos os ficheiros, incluindo quaisquer mdulos ou temas contribudos e que so usados para customizar cada site. Todos os mdulos, temas ou outras customizaes que venham a ser feitas ao site devem sempre ser afectadas a sites/all.

Node (N)
O n uma unidade mnima de contedo tal como um artigo de blog, uma pgina, uma notcia, um evento. Qualquer coisa no site que tenha um ttulo e umas linhas de texto um n. Os ns podem tambm conter campos, entre outros elementos. Podemos conceber um n por exemplo como uma pgina num website ou uma entrada num livro de endereos. Field (Campo) Campos uma das melhores coisas sobre a criao de contedo no Drupal. Usando campos, possvel anexar imagens ou arquivos de contedo, criar descritores extra, como uma data para um evento, ou um subttulo para um artigo, ou at mesmo a referncia outros ns. A partir de Drupal 7, o ncleo permite uma srie de formatos de campo, mas determinados formatos, tais como imagens, uploads de arquivos, ou vdeo, exigem a instalao de mdulos contribudos. Block (Bloco) Os blocos so caixas de contedo (como "Login do Usurio" ou "Quem est on-line") que podem ser mostradas em regies (como o rodap ou header) em cada uma das pginas do site. Os blocos so disponibilizados pelos mdulos ou criados de raz. Uma vez criado, em cada mdulo pode ser modificada a aparncia, forma, tamanho e a posio em que publicado (pgina ou regio).

Por exemplo:

Este bloco encontra-se configurado para ser mostrado na pgina http://www.nomedosite.org/contact e na regio "content" Content type (Tipo de Contedo) Uma das melhores caractersticas do Drupal o facto de permitir uma multiplicidade vasta de tipos de contedos, os quais podem ser seleccionados e mostrados conforme a natureza do site. assim, por exemplo, um site corporativo poder ter, como tipos de contedo, blog, pgina bsica, evento, notcia, comentrio. Um site para apresentar um portfolio, poder ter, por exemplo, blog, pgina bsica, vdeo, imagem... Cada um destes tipos de contedo pode ser organizado e mostrado como Seco Blog, Pgina de Eventos, News Room, etc. Melhor ainda, a Pgina de eventos pode ser actualizada simplesmente ao se criar um novo n do tipo "evento". O Drupal automticamente arquivar os velhos eventos e apresentar na pgina os eventos mais recentemente criados.

Taxonomy (Taxonomia) So as categorias de contedo. No seu nvel mais bsico, pode-se conceber a taxonomia como tags para contedo (como entradas de blog, por exemplo). O verdadeiro poder da taxonomia, no entanto, reside na organizao de grandes quantidades de contedo pela forma como o pblico pode procurar. Exemplo: http://www.comsonante.org/drupal/repertoire Neste site usei a taxonomia para organizar partituras por vrios critrios de tipo de cano (hino, popular,

lturgica), por autor (ARBEAU, Thoinot; ATTAIGNANT, Pierre ; BACH, Johannes Sebastian; BATAILLE, Gabriel), por pas e por sculo (como tags). Na construo do site, pode usar-se o mdulo "Views" para permitir aos usurios pesquisar pelo filtro ou por qualquer um (ou vrios) critrios. Usurios, Funes e permisses Os usurios so exatamente o que soam como: pessoas ou organizaes que se inscreveram em seu site. A chave para trabalhar com usurios encontra-se em papis; Drupal permite criar papis originais para qualquer coisa que possa precisam acontecer em seu site, e definir permisses para cada funo, dependendo do que esse papel pode precisar fazer. Por exemplo, se voc est criando um site de revista do tipo com vrios autores, voc pode querer criar uma funo chamada de "autor", que tem permisso para acessar, criar e editar sua prprio contedo, mas mais ningum. Voc tambm pode criar uma funo chamada "editor" que tem acesso a editar, modificar e publicar ou despublicar o contedo de qualquer dos autores. Mdulo Um plugin que adiciona funcionalidade ao seu site. Para fora da caixa, Drupal fornece uma quadro forte, mas o ponto do quadro para adicionar funcionalidades a ele usando mdulos. Drupal.org / project / modules tem uma lista de todos os mdulos que foram contribudas pela comunidade Drupal, classificado por mais popular. Views Uma lista organizada de peas individuais de contedo que voc cria dentro do site, usando o mdulo Views. Isso permite que voc exibir o contedo relacionado taxonomia ou tipo de contedo, como uma "viso" de posts contra uma "viso" dos acontecimentos. Tema Os modelos que controlam a aparncia de um site Drupal. Drupal ncleo vem com vrios temas que so muito teis para a administrao do site e prototipagem; No entanto, temas personalizados deveriam sempre residir em seus sites / Todos pasta / themes e no na pasta de temas do ncleo, localizado em temas em seus arquivos do Drupal. Os arquivos de modelo (* tpl.php.) Os modelos (templates) so os arquivos PHP que o Drupal utiliza para a gerao de modelos. A maioria dos temas do Drupal ter, no mnimo, um tpl.php para os blocos, ns e pginas. Depois de se conseguir editar tpl.phps, podem-se criar modelos personalizados para qualquer tipo de contedo.

O que podemos fazer no Drupal


Distribuies Drupal
As distribuies Drupal fornecem features e funcionalidades para um tipo especfico de site (um prottipo),

atravs de um nico download. Estas distribuies contm o ncleo de Drupal, assim como mdulos, temas e uma configurao pr-definidos. Torna-se, assim, possvel a criao de um site complexo e de uso especfico em menos etapas do que se se instalasse e configurasse cada um dos elementos (mdulos e temas) individualmente. A documentao para as distribuies inclui documentao alojada no drupal.org, bem como uma lista adicional de documentao para a distribuio, mantida no prprio site da distribuio. Alguns exemplos:

Drupal Commons
Drupal Commons uma distribuio drupal para a construo de comunidades, quer internas ou externas. Fornece uma soluo completa de software de negcios para as organizaes sociais.

Open Outreach
Open Outreach uma distribuio Drupal desenvolvida para movimentos, ativistas e grupos sem fins lucrativos com os recursos web necessrios para um empenhamento pblico eficaz.

Open Enterprise
Open Enterprise aproveita o modelo Apps para instalar, de forma simples, uma crescente biblioteca de features plug and play que desempenham funes como blogs, FAQs, eventos, locais e galerias de fotos. Algumas das apps disponibilizadas em OpenEnterprise:
Social Media SEO Tools SEO Essentials Enteprise Blog Enteprise Rotator Enteprise Events Enteprise Forum Enteprise Links Enteprise Location Enteprise Images Enteprise Videos Enteprise FAQ

MartPlug MartPlug uma distribuio Drupal adaptada


para, atravs do Drupal e do Drupal Commerce, tornar altamente flexveis lojas on-line.
Shopping cart Product catalog Product importing Digital/Downloadable products Media asset handling Mobile commerce ready Social networks integration Feature slideshows Support for multiple product images Blog Static pages Rich text editor

Registos de domnios, servidores e alojamentos


Requisitos mnimos de sistema
Espao no disco Servidor web Servidor da base de dados

Espao no disco
Uma instalao base mnima exige pelo menos 15 MB de espao em disco. O verdadeiro espao em disco , porm, um pouco maior. Por exemplo, se instalares vrios mdulos e temas (templates para o "look and feel " do site), o espao em disco para sua instalao pode ser facilmente 40 MB ou mais (com contedo do banco de dados, media, backups e outros arquivos).

Servidor Web
recomendvel que o servidor web seja Apache 1.3 ou 2.x do Apache e esteja hospedado em UNIX / Linux, OS X ou Windows. Na maior parte dos casos, o desenvolvimento e a passagem para fase de produo de projectos Drupal feita em Apache. H, por isso, mais experincia e testes realizados em Apache, do que noutros servidores web.

Servidor da Base de Dados


Drupal 7: MySQL 5.0.15 ou superior com PDO, SQLite 3.3.7 ou superior Nota: o Microsoft SQL Server e o Oracle so suportados por um mdulo adicional. PHP Drupal 7: PHP 5.2.5 ou superior (o 5.3 recomendado) Para informaes mais detalhadas sobre os requisitos do Drupal, consulte "Requisitos" (Http://drupal.org/requirements) no manual do Drupal.

Registo de domnios
Google Says Domain Registrations Dont Affect SEO, Or Do They? Um nome de domnio um identificador exclusivo - combinao de letras e / ou nmeros - que identifica um site especfico ou um computador na Internet. H trs partes de um nome de domnio: nvel superior, segundo e terceiro nvel. O nvel mais alto referese ao fim do domnio (como .com) e identifica o tipo de organizao. Um domnio de segundo nvel o nome identificador comum, tais como "Google" e identifica o site da organizao. O domnio de terceiro nvel est no incio do nome de domnio (por exemplo, www) e identifica um servidor de host especfico.

Com a grande variedade de domnios disponveis complexo encontrar o domnio perfeito. Existem, no entanto ferramentas que podem ajudar nesse processo. WHO.IS Domain Generator PESQUISA DA CLASSIFICAO DO SITE, trfego, de informao dos subdomnios Pesquisa por classificao e informao de trfego para qualquer site. Informaes sobre subdomnios, bem como outros domnios de propriedade de donos de sites.

WHO.IS Website Information

SEO: otimizao do mecanismo de pesquisa


Documentao que recomendo: SEO com Drupal na DrupalCamp Lisboa Membros que aconselho seguir:
Matt Cutts Jos Fernandes

Bibliografia
(Jul/2009). What

is Drupal (in 57 seconds). Video posted to http://drupal.org/node/432668 Drupal Community Documentation

Vous aimerez peut-être aussi