Vous êtes sur la page 1sur 16

Universidade Estadual de Maring Centro de Cincias Exatas Departamento de Fsica

Velocidade do Som no ar

Acadmicos: Douglas Morales Busiquia Matheus Costa Thays Chedlovski

62361 63049

61529

Professora Dra. Hatsumi Mukai Disciplina: Fsica Experimental II cdigo: 5268; Turma: 003.

Maring, 10 de outubro de 2010. 1. Resumo Neste relatrio apresentaremos o experimento sobre obter a velocidade do som no ar a temperatura ambiente. No experimento utilizamos um tubo de ressonncia para direcionarmos o deslocamento da onda sonora, com a inteno de produzir ondas estacionrias no ar dentro do tubo, o qual est ligado a um reservatrio de gua e tem sua extremidade inferior limitada. Ao variar-se a altura desse reservatrio observam-se as posies dos nodos de deslocamento. Medindose o comprimento das ondas produzidas (a distncia entre dois nodos consecutivos vale /2, a velocidade do som ser determinada, para a temperatura ambiente, uma frequncia pr-estabelecida, utilizando a equao v = f. Com a equao =

, poderemos encontrar a velocidade do som temperatura 0C.

2.

Introduo De todas as ondas mecnicas da natureza, as mais importantes em nosso

cotidiano so as ondas longitudinais que se propagam em um meio, em geral o ar, e que so chamadas de ondas sonoras. Isso porque o ouvido humano possui uma sensibilidade impressionante, sendo capaz de detectar ondas sonoras at de intensidade muito baixa. Em 1660, Robert Boyle realizou um experimento no qual colocou uma campainha vibrando no vcuo dentro de um recipiente. Ao no escutar nenhum som proveniente da campainha, Boyle concluiu que o som necessitava de alguma matria - um fluido, tanto lquido quanto gasoso, ou ainda um slido - para que seu efeito pudesse chegar aos nossos ouvidos. Portanto, temos uma indicao da natureza ondulatria do som. E para nos certificarmos desta, temos ainda o batimento e a difrao efeitos de interferncia que certificam o som como uma onda.
2

As ondas sonoras so ondas longitudinais, isto , as partculas do meio oscilam paralelamente direo de propagao da onda, da mesma forma que ocorre a propagao de uma onda numa mola, quando comprimida e deformada. Quando no ar, ou em um gs qualquer, produzem neste, zonas de compresso e rarefao.

3.

Teoria Uma onda sonora se propaga em todas as direes, porm para melhor

anlise de seu comportamento suponhamos sua propagao em uma dimenso. Devido s compresses e rarefaes das partculas no meio, uma onda sonora em um gs, pode ser considerada, uma onda de deslocamento das partculas, em relao posio de equilbrio, ou uma onda de variao de presso, em relao ao seu valor normal. Para caracterizar uma onda sonora, podemos representar a vibrao pelo valor da distncia das partculas do meio de propagao em relao s suas posies de equilbrio. Nos gases, caracterizamos a onda sonora pelas variaes de presso, j que ela determina a resposta de importantes receptores de som, tais como o ouvido ou o microfone. Presso sonora: Define-se presso sonora ( P ) como a diferena entre o valor da presso do ar e a presso de equilbrio, correspondente ausncia de onda sonora. . A variao de presso mxima quando o deslocamento da molcula nulo; . A variao da presso nula quando o deslocamento da molcula tem o valor mximo.

Velocidade do som para um gs: Temos, pela 1 Lei da Termodinmica que, dQ dW = dU . (3.1)
3

Para uma onda sonora tpica, as variaes de presso (assim como as variaes de temperatura) em um fluido ocorrem to imperceptivelmente que o fluxo de calor entre elementos do fluido prximo desprezvel. Logo, consideramos este um processo adiabtico onde, por definio, temos dQ=0, de tal forma que (3.1) passa a ser: -dW=dU . (3.2)

Conhecemos tambm que a expresso para o clculo do trabalho dado por W= , onde F dado por F=P.A, sendo P, a presso e A, a rea da seco

transversal do tubo. Assim, temos que: W= . (3.3)

Sabemos que o produto da rea pelo deslocamento nos d o valor do volume, e ento, a equao (3.3) pode ser reescrita como: W= Diferenciando os dois lados da equao, obtemos: dW=PdV . (3.4)

Da Termodinmica, quando temos um processo onde o gs mantido a volume constante, U dado por: U = ncvT + U0 onde n o numero de moles, cv o calor especfico para o gs a volume constante e T a temperatura absoluta. Considerando pequenas variaes para U e T, temos: dU=ncvdT . (3.5)

Combinando as equaes (3.2), (3.4) e (3.5), teremos: -PdU = ncvdT . (3.6)

Considerando ar como um gs ideal, temos PV=nRT. Derivando ambos os termos dessa equao, chegamos expresso:
4

PdV + VdP = nRdT

(3.7)

Isolando ndT em (3.7) e substituindo em (3.6), como a variao de energia interna dU no depende do tipo de transformao, e sim somente do estado inicial e do estado final, temos: -PdU = cv Reduzindo (3.8), obtemos: . (3.8)

R 1 PdV = VdP c v

(3.9)

Sabemos que, para um gs ideal, o calor especfico molar a presso constante maior do que a volume constante, e a diferena dada pela constante universal dos gases R: R = cp cv Substituindo as capacidades trmicas em (3.11) teremos:

c p PdV = VdP c v

(3.10)

A razo, entre cp e cv, denominada . Assim, substituindo = - PdV = VdP .

cp em (3.10): cv
(3.11)

Considerando que dV e dP representam pequenas variaes no volume e na presso, podemos reescrever (3.11) como: - PV = VP = . (3.12)

Agora, temos , chamado mdulo de elasticidade volumtrico, que pode ser utilizado em qualquer meio (slido, lquido ou gasoso):
5

= Substituindo (3.12) em (3.13):

(3.13)

=-(

) = (P)

(3.14)

Substituindo (3.14) na equao da velocidade v =

, obtemos:

v= Sabemos que = PV = nRT , e utilizando a Equao dos gases ideais: PV = RT P = (m/V) P=

(3.15)

Da equao anterior, temos:

= Finalmente, substituindo a equao acima em (3.15) obtemos a equao terica para a velocidade do som, que pode ser utilizada apenas em meios gasosos:

v=

(3.16)

onde R a constante universal dos gases, T a temperatura absoluta e M a massa molar do gs. Calculando a velocidade do som no ar a temperatura de 0C (273,15K), onde 1,402, M=29,0x10-3 Kg/mol, utilizando a equao (3.16), obtemos:

v=

= 331,265m/s

Considerando o valor tabelado para a velocidade do som a temperatura 0C, aproximadamente 331,5 m/s, percebemos que a equao vlida, com um desvio de 0,07%. Pela equao (3.16) percebemos que a velocidade do som diretamente proporcional raiz quadrada da temperatura absoluta do gs, o que torna possvel calcular a sua velocidade a uma temperatura qualquer, conhecendo a velocidade a uma temperatura especifica, segundo a seguinte equao:

(3.17)

Superposio de ondas

Numa onda que resulta da superposio de vrias ondas, o deslocamento resultante em qualquer ponto em qualquer instante obtido pela soma dos deslocamentos individuais que cada ponto deveria ter caso no existisse o outro deslocamento. Quando as ondas se superpem e tm a mesma frequncia, essa superposio chama-se interferncia. A interferncia dessas ondas d origem a ondas estacionrias, sempre que a coluna de ar, de comprimento L, satisfazer a condio de ressonncia, isto , vibrar com a mesma frequncia do gerador.

Som Harmnico: Um sinal harmnico pode ser criado por qualquer fonte que vibre com um movimento harmnico simples. Os instrumentos musicais so exemplos de emissores de sons harmnicos - provocados pelas vibraes harmnicas que neles ocorrem. A cada som harmnico corresponde uma frequncia bem definida: o primeiro harmnico tem a frequncia mais baixa (conhecida como frequncia fundamental)
7

e, os remanescentes tm frequncias que so mltiplos da frequncia fundamental. O mesmo instrumento musical pode gerar ondas sonoras muito diferentes, conforme o modo com que for tocado. Por outro lado, um mesmo tom produzido por diversos instrumentos soa de forma diferente. Estas caractersticas devem-se, em parte, presena de harmnicos de frequncias distintas. Como em nosso experimento consideramos uma onda num tubo que possui uma das extremidades fechadas (limitada pela gua), fazendo com que a onda retorne extremidade aberta com uma defasagem de 180, temos uma onda estacionria, tendo na sua extremidade aberta um antinodo e um nodo na extremidade da gua. A equao que satisfaz essa condio :

Ln=(2n-1)

(3.18)

A equao (3.20) nos mostra que s estaro presentes os harmnicos de ordem mpar, ou seja, mltiplos mpares de abaixo. , conforme esquematizado na figura

Figura 1: Esquema dos harmnicos de uma onda de deslocamento em um tubo com uma extremidade aberta e uma fechada.

Os antinodos de presso so percebidos pelo aumento da intensidade do som. Assim, ao medirmos a distncia entre dois antinodos sucessivos, que equivale a meio comprimento de onda (/2), e conhecendo-se a frequncia (f) do
8

gerador, podemos determinar a velocidade do som, a temperatura ambiente, atravs da equao: v = .f (3.19)

4.

Parte Experimental:

4.1 Descrio dos Equipamentos: Materiais necessrios: - tubo de vidro que se liga a um reservatrio de gua por meio de uma mangueira (que, por sua vez, enche ou esvazia o tubo dependendo da posio do reservatrio). - alto-falante: direciona as ondas geradas, no tubo de vidro. - gerador de funes: aparelho eletrnico utilizado para gerar sinais eltricos de formas de onda, frequncias e amplitude diversas. - amplificador: equipamento que utiliza uma pequena quantidade de energia para controlar uma quantidade maior. - caneta: utilizada para marcar, aproximadamente, as posies dos nodos de deslocamento. - trena: equipamento que mede as distncias entre os nodos, e tem uma preciso de 0,1mm. - termmetro: equipamento utilizado para aferir a temperatura ambiente, com uma preciso de 0,1 C.

4.2 Descrio do Experimento: Antes de ligar o gerador, foram formados trs grupos; cada um realizou o experimento com valores diferentes para a frequncia descritos abaixo. Deve-se deixar o reservatrio na parte mais alta do suporte.

1. Ligar o gerador de funes e o amplificador. Escolher uma frequncia entre 700 e 800 Hz, selecionando a escala adequada no gerador de funes. 2. Abaixar todo o reservatrio de gua. Ento, retornar o reservatrio at a posio mais alta, fazendo com que o nivel de gua no tubo de vidro suba. Agora, deve-se abaixar rapidamente o reservatrio e, conforme o nvel da gua no tubo de vidro for descendo, percebe-se que em alguns pontos o som varia. Esses pontos so os antinodos de presso (nodos de deslocamento) e devem ser marcados, aproximadamente, sobre o tubo de vidro com uma caneta. 4. Elevar novamente o reservatrio e conforme o nvel da gua for subindo, fazer os ajustes dos antinodos marcados e, se preciso for, repetir o procedimento mais vezes para obter marcaes mais precisas. 5. Com uma trena, medir as distncias entre cada antinodo consecutivo (/2) e anotar na primeira coluna da tabela (4.1), juntamente com a frequncia ajustada anteriormente no gerador de funes. 6. Repetir as partes 3-5, agora para uma frequncia entre 800 e 900Hz e em seguida para uma frequncia entre 900 e 1000Hz, anotando os dados na tabela (4.1). 7. Aps realizado o experimento para extrair os dados necessrios, necessrio desligar os equipamentos. Primeiramente, deve-se zerar a escala do amplificador e deslig-lo. Depois disso, zerar as escalas do gerador de funes e, ento, deslig-lo.

4.3 Dados Obtidos Experimentalmente Na tabela 4.1, apresentamos as distncias sucessivas entre dois nodos de deslocamento, para cada frequncia escolhida no gerador. O desvio para meio comprimento de onda foi obtido atravs da equao xxx, bem como comprimento de onda da seguinte forma yyy.
Tabela 4.1. Medidas experimentais do comprimento de onda para diferentes frequncias com seus respectivos desvios.

de um

10

f1 = (735 1) Hz /2 (m) 0,233 0,01 0,232 0,01 0,225 0,01 0.228 0,01 (m) 0,459 0,08

f2 = (865 1) Hz 0,203 0,01 0,206 0,01 0,199 0,01 0,205 0,01 0,4065 0,08

f3 = (920 1) Hz 0,178 0,01 0,180 0,01 0,182 0,01 0,182 0,01 0,3615 0,08

Utilizando um termmetro aferir a temperatura ambiente (Ta) e transformar o valor dado em Celsius para a escala Kelvin (T = 273,15 + Ta) e anotar. Ta = 28,0C T = 273,15 + 28,0 = 301,15K

5.

Interpretao de resultados Como utilizamos valores pr-definidos para a frequncia e, a partir deles,

estimamos o valor do comprimento de onda para cada uma das frequncias, podemos calcular a velocidade do som (v) para cada uma das condies, segundo a equao (3.19). Os valores obtidos so apresentados na tabela (5.1). Tabela 5.1: Clculo da velocidade do som para os valores da Tabela 4.1 f (Hz) (m) 735 1 0,459 0,08 v (m/s) 337,365 851 1 0,4065 0,08 345,932 349,932 968 1 0,3615 0,08

Temos agora a velocidade do som para a temperatura ambiente - no nosso caso 301,15K - ento, podemos determinar a velocidade para uma temperatura qualquer. A temperatura que nos interessa 0C (273,15K).

11

Utilizando a equao (3.17), os valores obtidos esto na tabela 5.2, considerando v2 a velocidade temperatura ambiente e T2 a temperatura ambiente, para uma temperatura T1 (agora 0C = 273,15K) queremos calcular a velocidade v1. Tabela 5.2: valores obtidos para a velocidade do som temperatura de 0C, utilizando a equao (3.17). v1 (m/s) T1 (K) T2 (K) v2 (m/s) 321,30 273,15 301,15 337,365 329,46 273,15 301,15 345,932 333,27 273,15 301,15 349,932 A Tabela 5.3 mostra os desvios das por meio da equao: D% = . 100% velocidades

(v1) obtidas, em relao ao valor terico para a velocidade do som 0C, calculado

onde Vterico vale 331,5 m/s e, Vexperimental os valores experimentais.

Tabela 5.3: Desvios percentuais entre a velocidade experimental e a velocidade tabelada para o som 0C v1 (m/s) vtabelada (m/s) D% 321,30 331,5 3,08 329,46 331,5 0,62 333,27 331,5 0,53

Podemos notar que a melhor determinao para a velocidade foi para uma frequncia de 968 Hz, pois foi onde ocorreu o menor desvio percentual. Utilizando a equao (3.18), calcularemos o comprimento do tubo para cinco harmnicos: L1 = (2.1-1) =
12

L2 = (2.2-1) = 3 L3 = (2.3-1) =5 L4 = (2.4-1) =7 L5 = (2.5-1) =11 Ento, concluimos que a distncia entre dois antinodos consecutivos vale sempre , pois: L2-L1 = L3-L2 = L4-L3 = Ln-Ln-1 = Analisando tambm o que ocorre em tubo com uma extremidade aberta, uma onda inicia-se com um antinodo de deslocamento, e consequentemente um nodo de presso. Para um tubo fechado, a onda inicia-se com um nodo de deslocamento e, assim, um antinodo de presso, podendo-se notar uma defasagem de /2, conforme figura abaixo:

(A)

(B)

Figura 2: (A) Onda de deslocamento; (B) onda de presso

Vemos pela figura 2 que para ondas de deslocamento temos que Ln sempre mltiplo mpar de /4, conforme j verificado pela equao (3.18). J para ondas de presso, essa equao no continua vlida, pois Ln passa a ser mltiplo de /2, conforme a equao: Ln = n .

13

A maioria das ondas sonoras que encontramos na nossa vida diria se propaga no ar. Para calcular a velocidade de uma onda sonora no ar, no devemos esquecer que o mdulo de compresso de um gs depende a presso do gs: quanto maior a presso aplicada a um g para comprimi-lo, mais ele resiste a uma compresso adicional e, portanto, maior o mdulo de compresso. Por exemplo, a razo das capacidades calorficas do ar = 1,40. Em condies normais de presso atmosfrica, P = 1,01 x 105 Pa, portanto B = (1,40)(1,013 x 105 Pa) = 1,42 x 105 Pa. Esse valor minsculo se comparado ao mdulo de compresso de um slido tpico, que est aproximadamente entre 1010 e 1011. Ou seja, o ar muito mais fcil de comprimir do que o ao. A densidade de um gs depende tambm da presso, que, por sua vez, depende da temperatura. No fim das contas, a razo B/ para um dado tipo de gs no depende da presso, apenas da temperatura. Mostraremos tambm que a velocidade do som no ar dada,

aproximadamente, por v = (331,5 + 0.61T) m/s (sendo T a temperatura em C), utilizando a equao (3.17) e fazendo uso da expanso em srie binomial, dada por: (1+x) = 1+x+ x+...

Para isso, consideraremos T2 como 0C (273,15K) e v2 como a velocidade do som terico para esta temperatura. Temos ento: v1 = v2

v1 = 331,5

v1 = 331,5 utilizando a expanso em srie binomial at a primeira ordem em x, temos: v1 = 331,5 portanto,
14

v1 = (331,5 + 0,61T) m/s 6. Anlise de resultados Ao analisarmos os dados obtidos na Tabela 4.1, vemos que a relao de proporcionalidade inversa entre comprimento de onda e frequncia se confirmou para frequncias altas, tivemos pequenos comprimentos de onda (Eq. 3.19). Com esses valores da tabela, obtidos experimentalmente, pudemos observar que ao utilizarmos uma frequncia maior (920 Hz), obtivemos um menor desvio percentual, devido melhor percepo na variao do som quando a frequncia maior.

7.

Concluso Apesar dos pequenos desvios, discutidos anteriormente, pudemos perceber a

gerao de ondas estacionrias no ar contido no tubo e, a partir de informaes coletadas ao longo do experimento (comprimentos de onda, frequncia,...), determinar a velocidade do som, temperatura ambiente, que foi de 349,932 m/s para a melhor determinao. As outras medidas esto na tabela 5.1. Pudemos tambm estimar velocidades do som 0C e compar-los com o valor terico, a partir das velocidades experimentais obtidas temperatura ambiente. Concluindo, dessa maneira, o experimento ao encontrarmos o valor de 333,27 m/s para a determinao com menor desvio.

8.

Bibliografia

[1] Sears & Zemansky, Termodinmica e Ondas, 12edio. So Paulo SP, Pearsonn, 2008. [2] http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/fisico_quimica/som.ht m [3] H. Mukai e P. R. G. Fernandes, Manual de laboratrio de fsica I, DFI/UEM (2008)
15

[4] Manual de laboratrio de fsica, ISEP/DEFI, Porto (2008) [5] Keller, Frederick J., Gettys, W. Edward, Skove, Malcom J. Fsica, vol. 2, 2 edio. So Paulo SP, Makron Books, 1999

16

Vous aimerez peut-être aussi