Vous êtes sur la page 1sur 13

INSTRUES PARA INSTALAO DE FOSSA SPTICA E SUMIDOURO EM SUA CASA

A participao da Comunidade fundamental Na preservao do Meio Ambiente

COMPANHIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL DO DISTRITO FEDERAL ASSESSORIA DE SANEAMENTO RURAL PRR CENTRO DE GESTO GUAS EMENDADAS AV. SIBIPIRUNA LT 13/21 GUA CLARAS, BRASLIA/DF CEP: 71.798-720 TELEFONE: (61) 3213-7125 / 3213-7818 www.caesb.df.gov.br

Sistemas de Esgoto Domiciliar

Sistemas de Esgoto Domiciliar


1-Fossas Spticas
As fossas spticas so unidades de tratamento primrio de esgoto domestico nas quais so feitas a separao e transformao da matria slida contida no esgoto. As fossas spticas, uma benfeitoria complementar e necessria s moradias, so fundamentais no combate a doenas, verminoses e endemias (como a clera), pois evitam o lanamento dos dejetos humanos diretamente em rios, lagos, nascentes ou mesmo na superfcie do solo. 0 seu use a essencial para a melhoria das condies de higiene das populaes rurais. Esse tipo de fossa nada mais que um tanque enterrado, que recebe os esgotos (dejetos e guas servidas), retm a parte slida e inicia o processo.

Sistemas de Esgoto Domiciliar


As fossas spticas no devem ficar muito perto das moradias (para evitar mau cheiro) nem muito longe (para evitar tubulaes muito longas). A distancia recomendada de 4 metros. Elas devem ser construdas do lado do banheiro, para evitar curvas nas canalizaes. Tambm devem ficar num nvel mais baixo do terreno e longe de poos ou de qualquer outra fonte de captao de gua (no mnimo 30 metros de distncia), para evitar contaminaes, no caso de um eventual vazamento. 0 tamanho da fossa sptica depende do nmero de pessoas da moradia. Ela a dimensionada em funo de um consumo media de 200 litros de gua por pessoa, por dia. Porem a capacidade nunca deve ser inferior a 1000 itros. As fossas spticas podem ser de dois tipos: -Pr-moldadas -Feitas no local Fossas spticas pr-moldados De formato cilndrico, so encontradas no mercado. A menor fossa pr-moldada tem capacidade de 1000 litros, medindo 1,1 x 1,1 metros (altura x dimetro). Para volumes maiores recomendvel que a altura seja major que o dobro do dimetro. Para a sua montagem, observar as orientaes dos fabricantes. Fossas Spticas feitas no local A fossa sptica feita no local tem formato retangular ou circular. Para funcionar bem, elas devem ter as seguintes dimenses:
FOSSAS SPTICAS RETANGULARES OU CIRCULARES Dimenso Interna (metro) N de Capacidade Retangulares Circulares Pessoas Litros Comprimento Largura Altura Dimetro Altura at 7 2,00 0,90 1,50 1,35 1,50 2160 at 10 2,30 0,90 1,50 1,45 1,50 2480 at 14 2,50 0,90 1,50 1,52 1,50 2700 at 21 2,70 1,20 1,50 1,62 1,90 3890 at 24 3,20 1,20 1,50 1,70 2,00 4600 Sumidouro Altura Dimetro 3,00 3,00 3,00 3,00 3,00 2,00 2,00 2,00 2,00 2,00

Sistemas de Esgoto Domiciliar


A execuo desse tipo de fossa sptica comea pela escavao do buraco onde a fossa vai ficar enterrada no terreno. 0 fundo do buraco deve ser compactado, nivelado e coberto com uma camada de 5 cm de concreto magro, (1 saco de cimento, 8 latas de areia, 11 latas de brita e 2 latas de gua, a lata de medida a de 18 litros) sobre o concreto magro feito uma laje de concreto armado de 6 cm de espessura (1 saco de cimento, 4 latas de areia, 6 latas de brita e 1,5 It de gua), malha de ferro 4.2 a cada 20 cm. As paredes so feitas com tijolo macio, ou cermico, ou com bloco e concreto. Durante a execuo da alvenaria, j devem ser colocados os tubos de entrada e sada da fossa (tubos de 100 mm) e deixa ranhuras para encaixe das placas de separao das cmaras, caso de fossa retangular. As paredes internas da fossa devem ser revestidas com argamassa a base de cimento (1 saco de cimento, 5 latas de areia e 2 latas de cal). A fossa sptica circular, na qual apresenta maior estabilidade, utiliza-se para retentores de escuma na entrada e na sada, Ts de PVC de 90 graus com dimetro de 100 mm.

Sistemas de Esgoto Domiciliar


Na fossa sptica retangular a separag5o das cmaras (chicanas) e a tampa da fossa so feitas com placas pr-moldados de concreto. Para a separao das cmaras so necessrias cinco placas: duas de entrada e trs de sada. Essas placas tm quatro centmetros de espessura e a armadura em forma de tela.

A tampa a subdividida em placas, para facilitar a sua execuo e at a sua remoo. As placas possuem 5 cm de espessura e sua armao tambm feita em forma de tela.

Sistemas de Esgoto Domiciliar


Ligao da rede de esgoto fossa A rede de esgoto da moradia deve passar inicialmente por um caixa de inspeo, que serve para fazer a manuteno do sistema, facilitando o desentupimento, essa caixa deve ter 60cm x 60 cm e profundidade de 50 cm, construda a cerca de 2 metros de distncia da casa. Caixa construda em alvenaria, ou pr-moldada, com tampa de concreto.

Sistemas de Esgoto Domiciliar


2-Distribuio dos efluentes no solo
H duas maneiras de distribuir os efluentes no solo: -Valas de Infiltrao - Sumidouros A utilizao de um ou outro vai depender do tipo de solo, dos recursos disponveis para a sua execuo. Consulte um profissional habilitado ou a prpria CAESB, antes de definir qual a melhor opo. Valas de infiltrao Recomendadas para locais onde o lenol fretico prximo a superfcie. Esse sistema consiste na escavao de uma ou mais valas, nas quais so colocados tubos de dreno com brita, ou bambu, preparado para trabalhar como dreno retirando o miolo, que permite, ao longo do seu comprimento, escoar para dentro do solo os efluentes provenientes da fossa sptica. 0 comprimento total das valas depende do tipo de solo e quantidade de efluentes a ser tratado. Em terrenos arenosos 8m de valas por pessoa. Entretanto, para um bom funcionamento do sistema, cada linha de tubos no deve ter mais de 30m de comprimento. Portanto, dependendo do numero de pessoas e do tipo de terreno, pode ser necessria mais de uma linha de tubos/ valas.

Sistemas de Esgoto Domiciliar


Sumidouros O sumidouro um poo sem laje de fundo que permite a penetrao do efluente da fossa sptica no solo. O dimetro e a profundidade dos sumidouros dependem da quantidade de efluentes e do tipo de solo. Mas no devem ter menos de 1 m de dimetro e mais 3m de profundidade, para simplificar a construo. Os sumidouros podem ser construdos de tijolo macio ou blocos de concreto ou ainda com anis pr-moldados de concreto. A construo de um sumidouro comea pela escavao de buraco, a cerca de 3 m da fossa sptica e um nvel um pouco mais baixo, para facilitar o escoamento dos efluentes por gravidade. A profundidade do buraco deve ser de 70 cm maior que a altura final do sumidouro. Isso permite a colocao de uma camada de pedra, no fundo do sumidouro, para infiltrao mais rpida no solo e de uma camada de terra, de 20cm, sobre a tampa do sumidouro. Os tijolos ou blocos s devem ser assentados com argamassa de cimento e areia nas juntas horizontais. As juntas verticais devem ter espaamentos (no caso de tijolo macio) e no devem receber argamassa de assentamento, para facilitar o escoamento dos efluentes. Se as paredes forem de anis prmoldados, eles devem ser apenas colocados uns sobre os outros, sem nenhum rejuntamento, para permitir o escoamento dos efluentes. A laje ou tampa do sumidouro pode ser feita com uma ou mais placas prmoldadas de concreto, ou executada no prprio local, tendo o cuidado de armar em forma de tela.

10

Sistemas de Esgoto Domiciliar

Ver tabela de fossa e sumidouro

11

Atendimento ao pblico e informaes, ligue 115

Secretaria de Obras

12

13

Vous aimerez peut-être aussi