Vous êtes sur la page 1sur 9

Terremotos

Sobre as atualizaes dos dados contidos nesta pgina, ver "Uma palavra em 2010".

O aumento do nmero e da intensidade dos terremotos nos ltimos anos deveria servir para sacudir tambm o ntimo dos seres humanos, para que se libertassem ainda em tempo de sua inrcia espiritual. No passa um ms sem que tomemos conhecimento de algum terremoto significativo. E isso porque os tremores menores, que tambm causam extensos danos e muita apreenso, no so sequer noticiados. Estima-se que ocorram a cada ano cerca de 500 mil tremores em todo o globo, havendo quem fale at de um milho de sismos, dos quais 100 mil so percebidos pelas pessoas com seus prprios sentidos e pelo menos mil causam danos. A Terra est tremendo sem parar, o que nada de bom significa para os seres humanos. Um retrato disso pode ser visto na figura abaixo, montada pelos pesquisadores russos Denis Mischin e Alex Chulkov, que mostra os terremotos com magnitude superior a 4 graus na Escala Richter que sacudiram o planeta de janeiro de 1989 a setembro de 1997 (a cor indica a profundidade do epicentro).

No Japo j se registrou, num nico fim de semana, uma cadeia de mais de 200 terremotos de intensidade leve e moderada. Conquanto muitos japoneses considerem isso como uma caracterstica "normal" de seu pas, todos esses sismos e tambm a movimentao dos 86 vulces ativos do pas so na verdade prenncios de uma catstrofe gigantesca, a qual, ao contrrio do que at mesmo pessoas srias e realistas imaginam, no est reservada a um futuro longnquo. No sem razo que desde a dcada de 70 j se verificava que muitas aves migratrias evitavam o Japo Essa situao de grande insegurana j fora prevista h milnios para toda a humanidade. Na Grande Pirmide de Giz, no Egito, existe uma cmara, ou sala, chamada Cmara do Rei, ou Sala das Naes, ou ainda Sala do Juzo. Esta sala apresenta um piso desigual, indicando a insegurana dos seres humanos na poca do Juzo em relao ao prprio solo que pisam. A explicao original do significado do piso irregular transmitida por Roselis von Sass em sua obra A Grande Pirmide Revela seu Segredo: "O piso desigual indica que na poca do Juzo os seres humanos no mais tero sob os ps um solo liso e firme. A terra onde eles se locomovem no contm mais nenhuma segurana para eles. No sabem o que o prximo passo lhes pode trazer."

Os dados estatsticos que analisaremos a seguir, no deixam margem a dvidas quanto veracidade destas palavras. So considerados grandes terremotos aqueles de magnitude igual ou superior a 6 na escala Richter. Essa escala logartmica, por isso um terremoto de magnitude 7, por exemplo, dez vezes mais forte que um terremoto de magnitude 6, e assim por diante. O terremoto de Kobe, no Japo, ocorrido em 17 de janeiro de 1995 e que foi considerado "o pior dos ltimos 70 anos", apresentou uma magnitude de 7,2 graus na escala Richter. Em todo o sculo XIX ocorreram 41 grandes terremotos, acarretando pouco mais de 350 mil mortes. No sculo XX, at maio de 1997, j haviam ocorrido 96 grandes terremotos, que provocaram a morte de mais de 2 milhes e 150 mil pessoas1 . O grfico abaixo mostra a ocorrncia de grandes terremotos nos ltimos 2 mil anos at 1997. Parte dos terremotos ocorridos nos sculos XVII e XVIII, e todos at o sculo XVI, foram considerados grandes em razo dos danos e mortes provocados.

O grfico a seguir faz uma comparao por dcada entre os grandes terremotos ocorridos nos sculos XIX e XX:

Observa-se que com exceo da dcada de 50, todas as outras dcadas do sculo XX tiveram maior nmero de grandes terremotos quando comparadas s atividades ssmicas no planeta de cem anos atrs. Mesmo fazendo-se uso de outros critrios ou fontes, o aumento do nmero de terremotos em todo o mundo um fato inquestionvel. Uma pesquisadora americana, Sarah Davies, formulou as seguintes perguntas a um grupo de especialistas da rea, atravs da Internet: "Est havendo um aumento na incidncia de terremotos em todo o mundo neste sculo? Caso existam registros antigos, esse aumento tem-se verificado ao longo dos ltimos 200 anos?" Quem respondeu questo de Sarah foi o vulcanologista Steve Mattox, da Universidade de North Dakota. Ele disse que seria melhor fazer uma anlise da incidncia apenas dos maiores terremotos j ocorridos, a fim de reduzir a dependncia de observadores e do instrumental de medio. Segundo ele, na primeira metade do nosso sculo houve 15 terremotos desse tipo [de intensidade extrema], e na segunda metade haviam ocorrido at ento 20 desses terremotos. J em todo o sculo passado registraram-se apenas 7 terremotos extremos2 .O Dr. Steve conclui: "Baseando-se nessa rpida anlise de uma nica fonte de informao, parece que a freqncia de terremotos est aumentando. A grande questo o porqu disso" [grifo meu]. Alm da freqncia aumentada, verifica-se tambm um crescimento da intensidade dos terremotos, alguns deles tornando-se at momentaneamente famosos em razo da destruio e do nmero de mortes, como os da Guatemala (um milho de desabrigados) e da China (750 mil mortos) em 1976, o do Mxico em 1985 e o do Japo em 1995. Infelizmente, tambm essas grandes catstrofes acabam sendo esquecidas aps um tempo maior ou menor, transformando-se em meras curiosidades histricas. Em 31 de maio de 1970, por exemplo, houve uma catstrofe no Peru sem paralelo na histria humana at o presente (abril de 1998), com a possvel exceo talvez da destruio da cidade de Pompia, no ano 79 d.C., soterrada pela erupo do Vesvio.

Naquele dia, um sismo violentssimo numa regio costeira do pas que segundo estimativas teria atingido 9 graus na escala Richter (ou prximo disso) aliado ao de um fenmeno pouco conhecido na poca, o efeito estufa, fez desabar o pico norte do nevado de Huascaran, na cordilheira dos Andes, situado a 14,5 km de um importante centro econmico: a cidade de Yungay. Em menos de trs minutos Yungay foi soterrada por uma massa de gelo e entulho deslocando-se velocidade de 330 km/h. Estima-se que pelo menos 30 mil pessoas morreram, soterradas por uma camada de 27 milhes de metros cbicos de entulho, com espessura variando de quatro a dez metros. A repercusso desse extraordinrio acontecimento foi, porm, muito pequena; primeiro porque aconteceu num pas do 3 mundo, mas principalmente porque naquele dia estava sendo aberta a copa mundial de futebol Vamos ver agora como se d o aumento da incidncia de terremotos em algumas partes do mundo. A tabela apresentada a seguir mostra os terremotos registrados neste sculo, at a dcada de 70, na regio do Oriente Mdio: TERREMOTOS NO ORIENTE MDIO Dcadas do Sculo XX 1900 a 1909 1910 a 1919 1920 a 1929 1930 a 1939 1940 a 1949 1950 a 1959 1960 a 1969 1970 a 1979 Nmero de terremotos por dcada 141 154 321 358 347 467 1.205 1.553

Nos primeiros quarenta anos do sculo (de 1900 a 1939), ocorreram 974 terremotos na regio. Nos quarenta anos seguintes (de 1940 a 1979), ocorreram 3.572 terremotos, quase 4 vezes mais que no primeiro perodo. Nas dcadas de 60 e 70 houve 2.758 terremotos, quase mil a mais que nos sessenta anos anteriores (1.788 terremotos). A tabela anterior foi plotada no grfico de barras mostrado a seguir, permitindo visualizar o crescimento do nmero de terremotos por dcada naquela regio.

No Ir morreram cerca de 126 mil pessoas neste sculo (at fins de 1997) vtimas de terremotos. O maior deles (at agora), ocorrido em julho de 1990, deixou 40 mil mortos, 60 mil feridos e 500 mil desabrigados; as perdas materiais foram estimadas em US$ 7,2 bilhes. Este terremoto deu origem a um filme iraniano intitulado "Vida e Nada Mais". Numa cena do filme, em meio quela destruio total, uma personagem pergunta atnita: "Que crime esta nao cometeu contra Deus para merecer tamanho castigo?" uma pergunta cuja resposta qualquer um que acompanha com ateno os acontecimentos da nossa poca pode dar... Na China existe uma estatstica que registra os terremotos com magnitude igual ou superior a 6,5. Na primeira dcada do sculo XX houve 18 tremores deste tipo. Nas trs dcadas seguintes houve, respectivamente, 35, 33 e 34 desses terremotos no pas. No Japo, os terremotos com magnitude igual ou superior a 6 so mostrados na tabela a seguir, abrangendo o final do sculo passado e o comeo do sculo XX. Observa-se claramente o crescimento contnuo do nmero de grandes terremotos j na passagem de um sculo para outro. TERREMOTOS NO JAPO Perodos de 10 anos 1885 a 1894 1895 a 1904 1905 a 1914 1915 a 1924 Nmero de terremotos 69 127 149 229

Na Amrica Latina houve trs grandes terremotos nos vinte anos compreendidos entre 1926 a 1945. Nos vinte anos seguintes, de 1946 a 1965, houve quatro grandes terremotos. J nos vinte anos que vo de 1966 a 1985 houve um total de 12 grandes terremotos. Nos Estados Unidos e no Canad ocorreram 15 grandes terremotos no perodo de trinta anos compreendido entre 1911 e 1940; nos trinta anos seguintes, de 1941 a 1970, houve 18 grandes terremotos. Apenas na dcada de 70 j haviam ocorrido 10 grandes terremotos na regio. Na Califrnia ocorreram, em todo o sculo passado, 29 grandes terremotos; no sculo XX, at 1984, j haviam ocorrido 39 grandes terremotos. Em todo o sculo passado a capital dos Estados Unidos sentiu seis tremores; no sculo XX, at 1983, Washington j havia experimentado 19 terremotos. Esses nmeros so apenas uma amostragem do que vem ocorrendo no mundo todo, e demonstram de maneira inequvoca que a humanidade, agora, no tem mais "o solo firme sob os ps". Nesses ltimos anos do Juzo Final, os terremotos continuaro aumentando em todo o mundo, tanto em quantidade como em intensidade, como um dos mecanismos automticos de limpeza e purificao da Terra3. No so eventos arbitrrios da natureza, tampouco uma "provao divina", como alegou recentemente o governante de um pas atingido por um sismo violentssimo. Os trechos selecionados de algumas notcias sobre terremotos e transcritos abaixo dentre inmeras outras veiculadas num perodo aproximado de trs anos mostram a total vulnerabilidade do ser humano frente a esse acontecimento da natureza. A magnitude dos fenmenos e a perplexidade de sobreviventes e reprteres, evidenciada em seus comentrios, um reconhecimento forado da incapacidade humana de dominar com o seu intelecto as foras da natureza. O ser humano no pode dominar com a sua inteligncia os fenmenos da natureza, ainda mais quando estes lhes trazem o indesvivel retorno crmico de suas ms aes. Atualmente esse correto sentimento de incapacidade j est se difundindo na chamada "cincia de previso de terremotos". Muitos sismlogos americanos admitem que as tentativas de encontrar uma maneira de avisar as pessoas com minutos ou horas antes da ocorrncia de um terremoto, resultaram inteis. O sismlogo Thomas Heanton, da Califrnia, afirmou que "a sensao de otimismo inicial transformou-se em pessimismo". Numa entrevista sobre o assunto, Heanton desabafou: "Se terremotos no podem ser previstos, como se deveria gastar os 100 milhes de dlares reservados nos Estados Unidos para a pesquisa de previso dos terremotos? () Ns nunca seremos capazes de prever em detalhes quando um terremoto se tornar grande." Que distncia no existe entre essas palavras e o tempo em que os seres humanos ainda viviam em harmonia com a natureza! Numa poca em que eram avisados a tempo sobre terremotos e outros fenmenos naturais pelos enteais, os seres da natureza, relegados hoje aos contos de fada e grotescamente desfigurados nas imagens dos bonecos vendidos em lojas esotricas. Afastados do amor prestimoso dos enteais, confiando to-somente no seu raciocnio e, por isso, agindo obstinadamente de modo contrrio s Leis da natureza, quedam-se os seres humanos hoje impotentes e perplexos ante o recrudescimento dos fenmenos da natureza:

"Tremor se propagou da Argentina ao Canad. () Especialistas do Centro de Pesquisa Geolgica de Minessota disseram que o fenmeno foi extremamente raro'." "O terremoto de ontem foi sentido em todo o territrio japons, em diferentes graus de intensidade. () Foi um dos mais fortes dos ltimos 26 anos." "Terremoto seguido de maremoto mata 45 e fere 135 nas Filipinas. () Mais de 600 tremores secundrios foram registrados. () O Terremoto foi acompanhado de um rugido.

Depois vieram as ondas, de 10 a 15 metros, disse o governador Rod Valencia. () Acordamos com um barulho ensurdecedor; quando tentamos sair, as ondas enormes se precipitaram sobre ns, disse uma senhora que perdeu quatro filhos." "Tremor no Japo o pior em 47 anos. () Pior do que a Segunda Guerra, diz sobrevivente. () H um ano, quando um terremoto de magnitude semelhante atingiu a regio de Los Angeles, marcando o mundo com imagens de vias expressas desabadas, os engenheiros japoneses se gabaram, dizendo que a mesma coisa no aconteceria por aqui. Os prdios japoneses eram melhor projetados e construdos, segundo eles. Mas ontem eles reavaliaram suas posies." [relato de um correspondente internacional sobre o terremoto de Kobe, Japo] "Terremoto no Japo faz milhares de vtimas. () Fim do mundo. Essa foi a impresso da maioria das pessoas que residem nas reas afetadas pelo terremoto." "O terremoto, o pior dos ltimos setenta anos no Japo, derrubou casas e edifcios e transformou quarteires inteiros em gigantescas fogueiras, cujas labaredas ainda crepitavam depois de trs dias." "O vice-premi russo Oleg Soskovets disse que o terremoto pode ter sido o pior de toda a histria da Rssia." "Dois tremores de terra atingiram Roma na noite de ontem. () Tremores so raros na capital italiana." "Foi o sismo mais forte da dcada no Mxico. () Milhes de pessoas saram s ruas." "() Quatro mil casas foram destrudas e mais de mil tiveram suas estruturas comprometidas. () Nossa cidade sumiu, disse um morador de Dinar [na Turquia]." "O sismo que devastou a cidade de Sungai Penuh [na Indonsia] o mais forte a atingir o pas desde o comeo do sculo." "Cerca de 400 tremores de terra foram registrados na Monglia nos ltimos dois dias." "Como foi a primeira vez que Taiobeiras [cidade de Minas Gerais - Brasil] registrou o fenmeno, muita gente pensou tratar-se do fim do mundo." "Uma srie de pequenos tremores est deixando amedrontados os moradores da pequena cidade de Cajuru [Estado de So Paulo]." "Pelo menos 304 pessoas morreram e 14 mil ficaram feridas no mais violento terremoto dos ltimos oito anos na China. () H mais de 186 mil casas destrudas e pelo menos 300 mil desabrigados." "O maremoto [na costa do Peru] ocorreu depois de um terremoto de 6,7 graus na escala Richter no Oceano Pacfico. Outro terremoto, na regio central do Chile, causou pnico ontem na capital, Santiago." "Ter uma sucesso de trs terremotos srios numa determinada rea em cerca de seis meses um fenmeno bastante incomum nos ltimos anos, disse Li Xuanhu, um dos diretores do Centro de Sismologia da China." "O tremor foi seguido por mais de 300 rplicas de menor intensidade, que se estenderam at a manh de ontem [no Equador]." "O tremor de sbado foi o pior na regio de Lijiang [na China] desde 1474." "Equipes de resgate acreditam que o nmero de mortos pode chegar a trs mil [no Ir]. (...) A movimentao ssmica dos ltimos trs dias segue-se a uma intensa atividade registrada em seqncia na Armnia, China, Paquisto e Japo. "Duzentas aldeias foram destrudas, sete foram literalmente engolidas pela terra [no Ir]. (...) Mais de 4 mil pessoas morreram . (...) 'O tremor foi to forte que vrias vezes tentei sair de casa, mas fui empurrada para as paredes', contou a dona de casa Fatemeh Rafie. 'O solo formava ondas de quase meio metro; parecia que eu estava no mar'." "Uma srie de terremotos atingiu ontem vrias partes do mundo [ndia, Espanha, Mxico, El Salvador]."

"O terremoto que atingiu o litoral nordeste da Venezuela foi to forte que a terra tremeu em Manaus, a 1.500 quilmetros de distncia. (...) Foi o pior tremor na Venezuela em trs dcadas." " 'Parece que houve um bombardeio sobre a baslica', comentou Antnio Paolucci, exministro da Cultura e encarregado, junto com especialistas, de avaliar os danos preciosa igreja de So Francisco de Assis. (...) De acordo com restauradores, o verdadeiro desastre est nos danos a centenas de igrejas romanas e pr-romanas de Marche e mbria." [ Obs.: Este terremoto ocorreu setembro de 1997. Em maro de 1998 um novo tremor atingiu o centro da Itlia, fazendo balanar novamente a igreja de Assis e causando danos no mosteiro de Santa Clara. O supervisor das obras de restaurao da igreja exclamou: "Ns estvamos trabalhando no interior da igreja, quando tudo comeou a tremer de novo. Entramos em pnico e samos correndo para a rua."] "O primeiro abalo foi seguido por mais de cem rplicas [na Indonsia]." "Quase no mesmo horrio do terremoto do Chile, dois tremores de intensidade mediana foram sentidos no centro da Argentina; tambm foram registrados tremores perto das ilhas Fiji e na Grcia. Anteontem um sismo de 4,9 graus havia atingido a regio central da Itlia." "Tremor assusta populao de Mato Grosso. O sismo, de 5 graus na escala Richter, foi o segundo maior j registrado no Brasil. O primeiro aconteceu na mesma regio, em janeiro de 1995, e chegou a 5,6 graus. "Pelo menos 4.400 corpos foram recuperados dos escombros deixados aps o terremoto ocorrido tera-feira no Afeganisto. O porta-voz da aliana militar que controla a rea disse que as colinas caram umas sobre as outras, formando uma cratera gigante. Mais de 20 povoados foram destrudos."

Notas de Texto 1. Dados obtidos do Federal Institute for Geosciences and Natural Resources. voltar 2. Esses dados foram obtidos pelo Dr. Steve no "The Citizen's Guide to Geologic Hazards". voltar 3. Numa amostragem aleatria entre maio e dezembro de 1995, registrou-se 33 fortes terremotos em todo o mundo, que causaram danos e mortes em nmero suficientemente elevado para serem notcias de jornais. Os pases atingidos foram: Estados Unidos, Grcia, Rssia, Itlia, Japo, China, Birmnia, Indonsia, Peru, Chile, Mxico, Turquia, Arglia, Equador, Egito, Israel, Jordnia, Nicargua e Colmbia. voltar

Vous aimerez peut-être aussi