Vous êtes sur la page 1sur 3

Superior Tribunal de Justia

AgRg no AGRAVO DE INSTRUMENTO N 1.355.167 - SC (2010/0181236-9) AGRAVANTE ADVOGADO AGRAVADO ADVOGADO : BV FINANCEIRA S/A CRDITO FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO : CAMILA MURARA E OUTRO(S) : MARCOS AURELIO PAOLI : SANDRA KATHELINE BORDIGNON RELATRIO
O EXMO. SR. MINISTRO PAULO DE TARSO SANSEVERINO (Relator):

Trata-se de agravo regimental interposto por BV FINANCEIRA S/A


CRDITO FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO em face de deciso

monocrtica proferida s fls. 193/196, cuja ementa restou consignada nos seguintes termos:
AGRAVO DE INSTRUMENTO. CONTRATO BANCRIO. REVISIONAL. JUROS REMUNERATRIOS ABUSIVOS. LIMITAO TAXA MDIA DE MERCADO MANTIDA. EMBARGOS DE DECLARAO. CARTER PROTELATRIO. INEXISTENTE. MULTA AFASTADA. 1. Caracterizada a relao de consumo e cabalmente demonstrada a abusividade da taxa contratada, permite-se a reviso dos juros remuneratrios, reduzindo-os taxa mdia de mercado. 2. Na esteira dos precedentes desta Corte, os embargos de declarao que objetivam prequestionar as matrias a serem submetidas s instncias extraordinrias no se revestem de carter procrastinatrio, devendo ser afastada a multa prevista no art. 538, pargrafo nico, do Cdigo de Processo Civil (smula 98/STJ). 3. AGRAVO DE INSTRUMENTO CONHECIDO PARA, DESDE LOGO, DAR PARCIAL PROVIMENTO AO RECURSO ESPECIAL.

Em suas razes, o recorrente sustenta que, ao revs do consignado na deciso combatida, o entendimento unssono desta Corte de Justia no sentido de no haver limitao dos juros remuneratrios em contratos bancrios. Requer, assim, o provimento do agravo regimental. o relatrio.

Documento: 19878402 - RELATRIO E VOTO - Site certificado

Pgina 1 de 3

Superior Tribunal de Justia


AgRg no AGRAVO DE INSTRUMENTO N 1.355.167 - SC (2010/0181236-9)

VOTO
O EXMO. SR. MINISTRO PAULO DE TARSO SANSEVERINO (Relator):

Eminentes Colegas! A nova irresignao recursal no merece acolhida. Com efeito, constata-se, do confronto entre as razes do regimental e a fundamentao do julgado recorrido, que o agravante no traz fundamentos capazes de infirmar as concluses tiradas no decisum objurgado. Nesse contexto, a deciso recorrida deve ser mantida pelos seus prprios fundamentos, porquanto mantida a validade dos argumentos que a sustentam, vez que no trazidos elementos aptos a desconstitu-la. Eis o teor do decidido, que passa a fazer parte integrante deste julgado:
Com efeito, assente neste Tribunal o entendimento segundo o qual, se caracterizada a relao de consumo e cabalmente demonstrada a abusividade da taxa contratada, permite-se a reviso dos juros remuneratrios, reduzindo-os taxa mdia de mercado. No mesmo sentido:
"DIREITO PROCESSUAL CIVIL E BANCRIO. RECURSO ESPECIAL. AO REVISIONAL DE CLUSULAS DE CONTRATO BANCRIO. INCIDENTE DE PROCESSO REPETITIVO. JUROS REMUNERATRIOS. CONFIGURAO DA MORA. JUROS MORATRIOS. INSCRIO/MANUTENO EM CADASTRO DE INADIMPLENTES. DISPOSIES DE OFCIO. (...) ORIENTAO 1 - JUROS REMUNERATRIOS a) As instituies financeiras no se sujeitam limitao dos juros remuneratrios estipulada na Lei de Usura (Decreto 22.626/33), Smula 596/STF; b) A estipulao de juros remuneratrios superiores a 12% ao ano, por si s, no indica abusividade; c) So inaplicveis aos juros remuneratrios dos contratos de mtuo bancrio as disposies do art. 591 c/c o art. 406 do CC/02; d) admitida a reviso das taxas de juros remuneratrios em situaes excepcionais, desde que caracterizada a relao de consumo e que a abusividade (capaz de colocar o consumidor em desvantagem exagerada art. 51, 1, do CDC) fique cabalmente
Documento: 19878402 - RELATRIO E VOTO - Site certificado Pgina 2 de 3

Superior Tribunal de Justia


demonstrada, ante s peculiaridades do julgamento em concreto. (...) Recurso especial parcialmente conhecido e, nesta parte, provido, para declarar a legalidade da cobrana dos juros remuneratrios, como pactuados, e ainda decotar do julgamento as disposies de ofcio. nus sucumbenciais redistribudos" (REsp 1061530/RS, Rel. Min. NANCY ANDRIGHI, SEGUNDA SEO, DJe 10/03/2009 ) "PROCESSUAL CIVIL E BANCRIO. RECURSO ESPECIAL. AO REVISIONAL. EMPRSTIMO PESSOAL. JUROS REMUNERATRIOS. ABUSIVIDADE. CONSTATAO. LIMITAO TAXA MDIA DE MERCADO. DISSDIO JURISPRUDENCIAL. NO CONFIGURAO. - Cabalmente demonstrada pelas instncias ordinrias a abusividade da taxa de juros remuneratrios cobrada, deve ser feita sua reduo ao patamar mdio praticado pelo mercado para a respectiva modalidade contratual. - No se configura o dissdio jurisprudencial se ausentes as circunstncias que identifiquem ou assemelhem os casos confrontados. Art. 541, pargrafo nico, do CPC e art. 255, caput e pargrafos, do RISTJ. Recurso especial no conhecido" (REsp 1036818/RS, Rel. Min. NANCY ANDRIGHI, TERCEIRA TURMA, DJe 20/06/2008 )

Assim, tendo o tribunal de origem firmado que a taxa mdia anual do perodo encontrava-se no patamar de 36,10%, enquanto os juros pactuados foram estabelecidos em 59% ao ano, resta caracterizada a abusividade, vez que o valor alcana percentual bem acima do praticado no mercado.

Ante o exposto, nego provimento ao agravo regimental. como voto.

Documento: 19878402 - RELATRIO E VOTO - Site certificado

Pgina 3 de 3

Vous aimerez peut-être aussi