Vous êtes sur la page 1sur 2

Daniel Sarmento Resumo Neoconstitucionalismo

Como surgiu: Em virtude dos acontecimentos at a Segunda Guerra Mundial, surgiu a percepo de que era preciso haver um fortalecimento da jurisdio constitucional. Inicia-se ento um processo de instaurao de mecanismos de forte proteco dos direitos individuais mesmo em face do legislador. => As Constituies europeias comeam a se aproximar ento da existente nos EUA. As Constituies do 2 ps-guerra so documentos de alto teor axiolgico e tratam de temas outrora no tratados, como a economia, as relaes de trabalho e a famlia => atrelados aos direitos individuais e polticos, que incluem direitos sociais de natureza prestacional. Houve um grande desenvolvimento das tcnicas de ponderao objectivando resolver os conflitos entre princpios constitucionais. Isso tambm gera posteriormente um grande desenvolvimento de outras tcnicas argumentativas. Com isso, tambm se inicia uma grande importncia ao Poder Judicirio. O juiz deixa de ser um mero boca da lei para alcanar uma posio muito importante no Estado. As teorias neoconstitucionalistas comeam a construir novas grades tericas que substituam aquelas do positivismo tradicional, consideradas incompatveis com a nova realidade. Caractersticas do Neoconstitucionalismo: Reconhecimento do debate moral ao reconhecer a fora normativa de princpios com alta carga axiolgica (dignidade da pessoa humana, igualdade, Estado Democrtico de Direito, solidariedade social). O Direito no se funde com a moral, mas abre poros para ela. Foco no Poder Judicirio. O juiz concebido como guardio das promessas civilizatrias dos textos constitucionais. Iderio humanista => Emancipao humana pela via jurdica

Neoconstitucionalismo no Brasil: O processo histrico iniciado na Europa ps-2 Guerra Mundial se deu no Brasil apenas com a constituio de 1988. Na cultura jurdica brasileira, at ento, as constituies no passavam de meras fachadas e o Poder Judicirio no era muito prestigiado. A Assembleia Nacional Constituinte de 1987/88 promulgou uma nova Constituio carregada de direitos fundamentais de diversas dimenses (direitos individuais, polticos, sociais e difusos) e os conferiu aplicabilidade imediata (art.5, 1) e protegeu diante do prprio poder de reforma (art.60, 4, IV).

Alm disso, fortaleceu o Judicirio, consagrando a inafastabilidade da tutela judicial (art.5, XXXV), fortaleceu a independncia da instituio, bem como a do MP, ampliou e robusteceu os mecanismos de constitucionalidade.

Crticas ao Neoconstitucionalismo: 1- Neoconstitucionalismo e judiocracia => Centralizao no Poder Judicirio, o que gera um carcter antidemocrtico. No Brasil, cria-se um ambiente intelectual que valoriza as decises principolgicas e no as calcadas em regras legais, o que faz com que alguns legisladores sejam estimulados e invocar princpios muito vagos em suas decises, mesmo quando isso no seja necessrio. 2- Neoconstitucionalismo, oba-oba constitucional e Estado Democrtico de Direito => A tendncia actual de invocao frouxa e no fundamentada de princpios colide com a lgica do Estado Democrtico de Direito, pois amplia as chances de arbtrio judicial, gera insegurana jurdica e atropela a diviso funcional de poderes, que tem no iderio democrtico um dos seus fundamentos- a noo bsica de que as decises sobre os cidados e o Estado podem e no podem fazer devem ser tomadas preferencialmente por quem represente o povo e seja por ele escolhido. 3- Neoconstitucionalismo e panconstitucionalizao: A Constituio passa a ser vista como a encarnao dos valores superiores da comunidade poltica.

Vous aimerez peut-être aussi