Vous êtes sur la page 1sur 5

Apostilas de Eletrnica e Informtica Cabos de Transmisso

LINHAS DE TRANSMISSO
CABOS COAXIAIS DESCRIO
Os cabos coaxiais Heliax so comercializados em uma ampla variedade de modelos, dimenses e composies. Um destes cabos ser ideal para a aplicao desejada, seja em comunicao Celular, PCS/PCN, Radiodifuso, Microondas, Rdio Mveis especializados, para fins militares ou quaisquer outras exigncias em matria de cabos coaxiais.

CARACTERSTICAS
Os condutores externos dos cabos coaxiais Heliax utilizam materiais como tiras de cobre slidas, soldadas longitudinalmente e corrugadas, j os condutores internos, utilizam materiais como alumnio slido revestidos de cobre, tubos de cobre liso ou tubos de cobre corrugados, dependendo da dimenso do cabo. Podem ter o dieltrico a ar ou espuma de polietileno e possuem uma capa de polietileno rgido. Esse processo de fabricao oferece : - mnima intermodulao; - capacidade de alta potncia; - baixa atenuao; - excelente resistncia ao tempo, para uma vida til longa; - flexibilidade e alta resistncia a toro e curvatura.

APLICAES
Sistemas Wireless e Privados de Telecomunicaes As exigncias de um alto desempenho exigido para os equipamentos utilizados em rdios analgicos e digitais, so facilmente preenchidas utilizando-se os cabos coaxiais e conectores Heliax. Todos os nossos cabos e conectores, so especificamente projetados para apresentar baixo VSWR. A construo mecnica avanada e sua estrutura a prova de tempo asseguram uma longa durabilidade. Nossos principais clientes so : NEC, Harris, Motorola, Nortel, Bellsouth, Ericsson, etc...

Radiodifuso
Os cabos coaxiais e conectores Heliax, com dieltricos a ar ou de espuma, so amplamente utilizados como meio de interligao das antenas que operam nas faixas de AM, FM, Ondas Curtas, VHF e UHF. A fcil instalao e a alta resistncia, bem como, excelentes propriedades eltricas, tornaram os condutores Heliax os mais recomendados em todo o mundo.

http://www.li.facens.br/eletronica Pgina 1

Apostilas de Eletrnica e Informtica Cabos de Transmisso

Microondas
Sistemas de microondas privados e de telefonia, utilizam cabo coaxial Heliax para praticamente todas as aplicaes abaixo de 3 GHz. Tanto os cabos de dieltrico a ar como de espuma, so oferecidos nas verses de baixo VSWR, que so especialmente selecionados e testados para operar em freqncia diferentes.. A flexibilidade do cabo coaxial Heliax, facilita sua instalao em qualquer tipo de clima, pois suas caractersticas de resistncia ao tempo e com uma estrutura reforada, resultam em uma expectativa de vida til acima de 20 anos.

Rdio Mvel Celular


A alta eficcia de blindagem e a baixa atenuao dos cabos coaxiais Heliax, os tornam ideais para substituir cabos tranados. Tipicamente, sua baixa atenuao permite obter o dobro da rea de cobertura com a mesma potncia de transmisso ou pode-se ainda optar por uma potncia menor para a mesma rea de cobertura.

Militar
As vantagens do desempenho dos cabos coaxiais Heliax, os tornaram a escolha adequada para sistemas martimos, terrestres e areos de aplicao militar. Suas aplicaes incluem sistemas de comunicaes e sistemas militares eletrnicos.

TIPOS
Cabos Coaxiais com Dieltrico Espuma Dimenses variveis de 1/4 a 2 1/4 Possui condutor externo com corrugado anelar, sendo que o dieltrico do cabo feito de espuma de polietileno de clulas fechadas. Este mantm suas caractersticas originais com o passar dos anos, impede a absoro de umidade em seu interior. especialmente projetado para proporcionar baixa perda, com caractersticas de atenuao semelhantes s dos cabos com dieltrico a ar. O dieltrico de espuma de baixa perda fixado ao condutor interno para integridade mecnica e trmica. Cabos Coaxiais Superflexveis com Dieltrico Espuma Dimenses variveis de a Estes cabos possuem o condutor externo com corrugado profundo, helicoidal, sendo projetado para permitir pequenos raios de curvatura. O dieltrico uma espuma de baixa densidade, este aderido ao condutor interno, que revestido de cobre, evitando assim qualquer deslocamento em relao ao condutor externo, causados por variaes de temperatura ou fora longitudinal.

http://www.li.facens.br/eletronica Pgina 2

Apostilas de Eletrnica e Informtica Cabos de Transmisso

Cabos Coaxiais com Dieltrico a Ar Dimenses variveis de 1/4 a 5 Os espaadores dieltricos so especialmente projetados para proporcionar uma centralizao precisa do condutor interno, baixas perdas e excelente transferncia de calor. A estrutura reforada assegura sempre uma instalao perfeita.

Radiax
Os cabos Radiax so internacionalmente aceitos como um dos meios mais efetivos de melhorar seu sistema de comunicaes no interior de edifcios e outras reas restritas como o interior de tneis e metrs. NOTA : - Os cabos Radiax so protegidos por um revestimento resistente e a prova de intempries. O material utilizado como revestimento o polietileno preto. So oferecidos ainda nas verses anti-chamas e para dutos.

http://www.li.facens.br/eletronica Pgina 3

Apostilas de Eletrnica e Informtica Cabos de Transmisso

GUIAS DE ONDA
DESCRIO
Por sua baixa atenuao, os Guias de Onda so utilizados como sistema de alimentao das antenas parablicas que operam os troncos de microondas de empresas de telecomunicao. So encontrados nos seguintes tipos : Guias de Onda Elpticos Guias de Onda Retangulares Guias de Onda Circular

GUIA DE ONDA ELPTICO


O Guia de Onda elptico a melhor opo para a maioria dos sistemas de microondas., possui o corrugado preciso, formado por cobre de alta condutividade e seo transversal elptica. A parede corrugada, proporciona excelente resistncia a compresso, leveza e boa flexibilidade para facilitar o manuseio. A capa de polietileno preto, protege durante o manuseio e a instalao. Uma completa gama de tamanhos de Guia de onda esto disponveis de 1,7 a 26,5 GHz. Baixa perda : Guias de Onda Heliax so otimizados para a menor perda na banda especfica do cliente. A atenuao to baixa quanto a dos guias de onda retangulares para esta faixa. Garantia de VSWR : Todos os Guias de Onda produzidos so garantidos quanto as especificaes de VSWR que constam no catlogo, sem riscos de surpresas.

GUIA DE ONDA RETANGULAR


O Guia de Onda retangular, fabricado com cobre de alta condutividade, limpos quimicamente e tratados para prevenir corroso. Uma vasta gama de componentes e flanges simplificam o projeto do sistema, e todos os elementos so desenvolvidos para trabalharem em conjunto, maximizando o desempenho do sistema. Alguns destes componentes so trechos retos, curvas, Twist, janelas de pressurizao, etc....

GUIA DE ONDA CIRCULAR


O Guia de Onda circular oferece substancialmente menos atenuao que os Guias de Onda elptico e retangular. Isto pode resultar no uso de antenas menores, reduzindo a carga na torre e diminuindo o preo da antena. Um nico Guia pode conter duas polarizaes com o mnimo de 30 dB de isolao, eliminando a necessidade de um outro guia de onda..

http://www.li.facens.br/eletronica Pgina 4

Apostilas de Eletrnica e Informtica Cabos de Transmisso

FIBRA TICA
O interesse de utilizar a luz como onda portadora para transmisses, era um pensamento que j vinha a muitos anos, e em 1960, foi inventado o Raio Laser, dispositivo que produz luz concentrada numa nica freqncia e podia atingir longas distncias. Para tornar o Laser til para as telecomunicaes, era preciso desenvolver um meio para que este fluxo de luz fosse conduzido sem sofrer interrupes. Com este pensamento, foi criada a Fibra tica, um fio de vidro, de altssima pureza e transparncia, com espessura de aproximadamente 125 mcrons (equivalente a um fio de cabelo). A matria prima utilizada o cristal de quartzo, abundante na crosta terrestre, particularmente no Brasil. Para transmitir a informao, em forma de luz, utiliza o seu ncleo, de apenas 9 mcrons, podendo, dependendo de seu comprimento, transmitir at 1 Gbps (giga bites por segundo) , isto , 1 bilho de bits a cada segundo. So utilizados no interior de prdios e tneis para amplificar os sinais de PCS e Celular.

http://www.li.facens.br/eletronica Pgina 5

Vous aimerez peut-être aussi