Vous êtes sur la page 1sur 3

http://mmspf.msdonline.com.br/pacientes/manual_merck/secao_16/cap_170.

html Imunossupressores

As drogas imunossupressoras so responsveis por impedir que o sistema imunolgico do transplantado ataque o rgo recebido. Elas inibem ou confundem o sistema de defesa do organismo, para que no ocorra a rejeio do rgo. Esse rgo transplantado possui proteinas na superficie das clulas, que na maioria das vezes tem diferenas do corpo receptor. Quando ocorre essa diferena de antigenos HLA (Antgenos Leuccios Humanos), so necessrios o uso dos imunossupressores. Com exceo dos gmeos identicos que possuem o mesmo antigeno HLA, as drogas imunossupressoras esto presentes em todos os transplantados para o resto da vida. Quanto mais diferente os HLAs do doador/receptor so, mais intenso o uso desses medicamentos. Com o passar dos anos as doses podem ir diminuindo, contudo nunca sero suspensas. O uso desses medicamentos compromete a imunidade do transplantado, que possui mais chances de adquirir infeces, sepse e at mesmo neoplasias, pois o sistema imunolgico do transplantado no reconhece e nem elimina uma possivel clula cancerigena. Os principais Imunossupressores so: -ciclosporina -Tacrolimus _Azatioprina _Micofenolato mofeti (MMF) _Rapamicina(Sirolimus) -Corticides De acordo com a compatibilidade dos HLAs so utilizados de dois a quatro tipos de drogas diferentes e todo transplantado precisa manter um acompanhamento mdico, para uma avaliao mais precisa sobre uma possvel rejeio do rgo.

Manual de instruo programada: princpios de hematologia- segunda edio 2005

Clulas Tronco e Clonagem

As clulas tronco embrionrias so um tipo especial de clulas, pois elas carregam, a possibilidade de se diferenciar em varios tecidos do nosso organismo, alm de se dividir em outras clulas com as mesmas caracteristicas(dividir-se em clulas tronco ou em clulas especificas). Esse tipo de clula formado a partir da fecundao at a quarta diviso celular, onde se obtm oito clulas identicas, podendo assim se transformarem em oito individuos completos. Nessas primeiras divises celulares, cada uma delas pode assumir a forma de qualquer um dos 216 tecidos, incluindo placenta e anexos embrionrios. Aps 72horas de fecundao formado o Blastocisto onde suas clulas internas tambm podem se definir em qualquer tipo de tecido humano.(exceto placenta e anexos embrionrios). Devido a essa possibilidade de gerar qualquer tipo de tecidos a partir das clulas tronco, iniciaram-se estudos para que em um futuro prximo, esse tipo de tratamento assuma o lugar dos transplantes. Ao invs do transplante do rgo, usar uma terapia substitutiva com as clulas tronco. Outro tipo de terapia substitutiva ao transplante entre individuos seria a clonagem terapeutica, onde o nucleo de uma clula seria transferido para um vulo sem nucleo. Com essa transferencia de nucleo, o vulo se desenvolveria em clulas especificas do mesmo local onde o nucleo da clula foi retirado. Dessa forma, com os avanos dos estudos sobre a clonagem humana, seria possivel uma clonagem de rgos especificos, evitando assim problemas de rejeio no transplante de pessoas diferentes. Afinal, o rgo seria um clone saudvel do rgo com problemas.

Rev. bras. ter. intensiva vol.19 no.1 So Paulo Jan./Mar. 2007

contato Familiar Abordagem para a possvel doao

Tirando a prpria cirurgia de Transplante, uma das fases mais delicadas desse processo complexo, a abordagem feita diante da familia de um possvel doador. Aps serem realizados todos os exames que comprovam a morte enceflica do paciente, o grupo que presta cuidados aciona a area responsavel pela entrevistafamiliar. Geralmente esse trabalho feito por um mdico, enfermeiro ou assistene social que seja capacitado para realizar esse tipo de acolhimento. A pessoa responsvel pela entrevista no pode ter feito parte do corpo clinico que cuidou do paciente at a constatao da morte. Esse contato para a captao dos rgos comfirmao mais forte da morte do parente, perante a familia. Deve ser feito da maneira mais calma possvel, deixandoos familiares se expressarem para depois introduzir o assunto da doao. Explicar o que acontece fundamental para a familia, visando sempre que se trata de um momento delicado, onde a familia nem sempre aceita o que aconteceu. Cabe ao entrevistador esclarecer qualquer duvida sobre o procedimento, garantindo, garantindo assim, que no caso de doao, os familiares esto cientes de todo o processo.E mesmo aps a assinatura dos termos de doao, a familia pode voltar atras e cancelar a doao.

Vous aimerez peut-être aussi