Vous êtes sur la page 1sur 23

A conscincia como problema da psicologia.

A CONSCINCIA COMO PROBLEMA DA PSICOTERAPIA: 1. A influncia da Fsica: Weber e Fechner (Sculo XIX)

E. Weber (1795-18789)

Gustav Fechner (1801-1887)

O resultado final do trabalho deles foi exactamente a formula S=K log R (Sculo XIX) a demonstrao matemtica da necessidade da psicologia (cincia para alm das outras), que exige de um objecto e mtodo prprio. O que significa ento a formula anterior? A ocupao destes senhores no sculo XIX, foi uma coisa deste gnero: Davam suas bolas a uma pessoa e perguntavam: tem o mesmo peso ou tm peso diferente? Faziam-no sucessivamente at que as pessoas dissessem que eram iguais mas no eram. Faziam o mesmo para distncias, intensidades, e iam registando tudo. O objectivo era ento descobrir, aquilo que eles designaram por Petite Perception, a diferena mnima perante a qual o crebro consegue percepcionar essa mesma diferena. Quando eles comearam a tratar aqueles nmeros todos em termos matemticos eles chegaram aquele resultado, produto daquele axioma matemtico, que significa:

A interpretao que o crebro faz em funo de K (constante) vezes o logaritmo do sinal fsico. O significa ento ser logaritmo? Significa que no uma correspondncia directa, a maneira como se altera o valor do sinal fsico, no evolui da mesma maneira em termos matemticos que o sinal da interpretao. De outra forma, se nos formos aumentando as distancias, ou se formos aumentando a diferena de pesos, ou qualquer outra varivel, essa diferena vai alterando de forma geomtrica (de evoluo mais rpida), a interpretao vai evoluindo de forma aritmtica (de evoluo mais lenta). O que que isto implica, qual a sua importncia? De modo a que a intensidade de uma sensao possa aumentar em progresso aritmtica, o estimulo sinal fsico deve aumentar numa progresso geomtrica, ou seja, se a sensao evoluiu de forma aritmtica e o estimulo de forma geomtrica, ento isto significa que ns no podemos converter (explicar) directamente a sensao no estimulo. A interpretao que feita do sinal pelo crebro (dizer se so iguais ou diferentes) no convertvel no estmulo, no sinal fsico ou fisiolgico. Ento se isto acontece, h uma rea para explicar como se faz esta interpretao, pois o processo que permite esta percepo no convertvel, no totalmente explicvel pela fsica ou pela fisiologia, vamos dizer pela biologia. H fenmenos, que tambm interessam conhecer, que no so completamente entendveis nem explicveis, se ns usarmos a fsica, a fisiologia ou a biologia apenas. Aquela forma, aquele axioma uma demonstrao matemtica, do final do sculo XIX, que aponta a necessidade de criar uma nova cincia, para dar conta, daquilo que a filosofia chamava o fenmeno mental. Ento se biologia no consegue explicar todos os processos que chamamos mentais, fica demonstrada a necessidade de uma outra cincia a Psicologia. Discusso do sculo XIX: para qu criar uma cincia psicolgica, no temos a biologia que consegue dar conta disso? NO! E a frmula de Weber e Fechner a demonstrao matemtica desse no. Da a importncia fulcral deste axioma para a psicologia, pois demonstra matematicamente a necessidade da psicologia.

Ainda nos anos 80 se discutia isto: ser que a biologia, um dia, pode dar conta de todo o fenmeno mental, ser que a relao me filho, um dia no poder ser explicada em termos biolgicos? NO! isto a fora deste axioma, chamado axioma WeberFechner. H muitas coisas do comportamento que se explicam pela biologia, a etiologia isso mesmo. Mas h coisas do comportamento, coisas do fenmeno mental que a biologia no poder vir a explicar. Este axioma justifica ento, a existncia da psicologia. Tambm se discutia muito nos anos 80, o para qu de criar a psicologia clnica, se existia a psiquiatria? A resposta vai tambm buscar suporte neste axioma. O fenmeno mental no reduzvel a uma explicao fisiolgica ou qumica; E o que este axioma demonstra. Ento pergunta: para qu criar a psicologia clnica se existe a psiquiatria, a resposta : Existem fenmenos que no so explicveis, que no so convertveis, em explicao fisiolgica, e portanto a necessidade de uma outra cincia. Desta forma, fica ento claro que, tanto Weber como Fechner demonstram a necessidade da psicologia, a cincia psicolgica,; no entanto quem depois vai cria-la algum muito conhecido para todos ns: Wilhelm Wunt (1832-1920) que ficou na histria da psicologia por ter criando o primeiro laboratrio de psicologia experimental em Leipzig.

2. A nova Psicologia: WUNT (1832-1920).

Wihelm Wunt (1832-1920) Wunt professor em Heidelberg, e a desenvolve vrios trabalhos dentro desta tradio. ainda que escreve tambm um dos seus mais conhecidos, talvez no o mais importante, livros: Introduo psicologia fisiolgica e convidado para ir para Leipzig onde cria o laboratrio. J em Leipzig, muita gente vai estudar com ele, dos Estados Unidos da Amrica, da Frana, e portanto ele marca muito a psicologia. Curiosamente aquilo que ns conhecemos de Wundt ter criado o laboratrio de psicologia experimental e os trabalhos dele de psicologia fisiolgica, mas o seu mais importante contributo, sobretudo em Leipzig no isso, o mais importante so as obras que ele vai publicar j em Leipzig, mas que no so to reconhecidas. Daqui se destacam sobretudo dois trabalhos: 1900 A Psicologia dos Povos. No titulo original: Wundt, W. (1900). Vlkerpsychologie. Eine Untersuchung der Entwicklungsgesetze von Sprache, Mythus und Sitte. 1. Band: Die Sprache. Leipzig. E o que a ideia dele: a sensao, ou a maneira como acontece a memria, a percepo, entre outras, no igual de povo para povo, varia em funo, por exemplo, do idioma daquele povo, da cultura daquele povo. No h uma maneira igual de interpretar a sensao, no h uma maneira igual de fazer a percepo ou a memria, elas funcionam

de forma diferente de povo para povo, e a sua lngua materna, uma das coisas que mais marca essa diferena. E se assim, e para ele era fcil recolher estes dados, pois tinha alunos de imensos stios, ento estes dados da cultura, como a lngua que falamos, deve entrar na construo do nosso aparelho mental. 1907 Wundt, W. (1907). ber Ausfrageexpermenten und ber die Methoden zur Psychologie des Denkens. Obra que ele dedica especificamente questo da introspeco, a aplicao deste mtodo psicologia do pensamento. Se tudo o que falamos verdade na percepo e na memria, por exemplo, ainda mais verdade, no pensamento. Trabalhos feitos com os ndios norte-americanos que mostravam dois humanos, um maior e um mais pequeno. Quando este desenho era mostrado aos ndios que moravam na plancie, eles afirmavam que se tratava de um homem l ao longe e outro aqui ao p, o os que moravam na floresta diziam, so dois homens, um grande e um pequeno. Reparem que um, que vivia na planice, habituado a percepcionar distancias, interpretava em funo disso, o que vivia na floresta que tem as arvores, e por isso no est habituado a percepcionar as distancias, interpreta um grande outro pequeno, o pai e o filho. Isto faz com que Wunt faa uma reflexo muito importante, baseada nos filsofos alemes do sculo XIX, que tinham distinguido para as cincias dois mtodos completamente separados: um que eles chamam o mtodo natural, que da origem s cincias naturais (Naturwissenschaft), onde se enquadra a qumica, a fsica, a biologia. Mas algumas cincias no funcionam quando as estudamos pelos mtodos naturais, so igualmente cincias, mas precisam de um outro mtodo. Quando o pensamento, que nos interessa estudar, a percepo, que nos interessa estudar, dependem de dados da cultura, do idioma que se fala, do tipo de ambiente que frequentamos, da religio que nos organiza o pensamento, dos mitos que conhecemos, ento esses so dados histricos que tm de ser atendidos. Estas cincias, cujo objecto perturbado por dados da cultura, perturbado no sentido de entrarem na sua construo, ento essas cincias no funcionam bem se usarmos o mtodo natural, precisamos do mtodo histrico (Geistwissenschaft) para as entender. Ou seja, se eu quiser perceber

como funciona o pensamento, eu no posso pegar s nos portugueses e estudar o pensamento. Nesse momento eu ficava a conhecer apenas o pensamento nos portugueses. Se eu quiser estudar como funciona o pensamento, eu precisaria de o ir estudar tambm noutras culturas, e depois tirar o que existia de comum em todas elas, o que prprio do pensamento em si. O que vem ento Wunt afirmar que, na psicologia devemos recorrer ao mtodo histrico e no ao mtodo natural. Ento isto que temos no final do sculo XIX, o objecto a conscincia e o mtodo o mtodo histrico.

No incio do sculo XX, h uma mudana enorme, quer no mtodo quer no objecto da psicologia, mudana esta, fundamentalmente influenciada por J. B. Watson.

3. O Comportamentalismo: J. B. Watson (1878-1950)

J. B. Watson (1878-1950) Em 1913, publica um importante artigo para a histria da psicologia, a psicologia como um comportamentalista ou um behaviorista a v. (Titulo original - (1913) Psychology as the Behaviorist Views it. Psychological Review, 20, 158-177.) Este artigo vai influenciar de forma significativa toda a histria da psicologia. Neste artigo ele vai apresentar essencialmente duas ideias: 1 A conscincia um problema religioso, um problema moral, e a cincia, qualquer cincia, deve afastar-se dos problemas religiosos. Porque se assim no for, ela nunca vai ser cincia. Se a conscincia um problema moral, um problema da religio, do bem e do mal, ela no poder ser o objecto da psicologia. Em contrapartida, a proposta do Watson ento, todos o comportamento tem uma expresso perifrica nos msculos e nas glndulas. Ento no necessaria a categoria mente, conscincia, para explicar o comportamento. No entanto necessrio aqui olhar para duas questes. A primeira que o prprio Watson tinha uma deficincia, e sempre s sentiu revoltado com o facto de Deus o ter castigado e por isso, tudo o que era religio provocada uma reaco muito forte no Watson. Por outro lado, quando no sculo XIX, se coloca a conscincia como objecto da psicologia, no a conscincia do bem e do mal, o que justo e injusto, o que obedece aos mandamento ou no, mas sim como a capacidade de o sujeito se pronunciar sobre as coisas. Mente e cognio, esse sim era o significado de conscincia para a psicologia no final do sculo XIX.

2 A segunda ideia prende-se com a questo da introspeco. Watson afirma que o observado e o observador sejam a mesma pessoa, ou seja, que a pessoa se pronuncie sobre as coisas um erro crasso, porque quando o prprio se pronuncia sobre os seus perceptos, introduz um erro ( eu no posso estar janela e ver-me a passar na rua). Esta abordagem que vai marcar a primeira metade do sculo XX, tem ento estas duas questes: a rejeio da categoria mente e do mtodo da introspeco. No entanto, se ns olharmos para a abordagem comportamental a cognio aparece, de forma envergonhada, mas aparece. E aparece sobretudo, quando os grandes seguidores de Watson, Hull e Tolman apresentam os seus trabalhos.

Clark Leonard Hull (1884-1952)

Edward Ch. Tolman (1886-1959)

Uma das coisas que mais interessava ao Hull que, quando estamos em laboratrio ns controlamos muito bem o estmulo que depois vai dar origem ao comportamento. Mas quando uma criana se est a desenvolver l fora, no s um estmulo que ali est, esto vrios. Ento necessrio que a teoria comportamentalista, teorize e compreenda como os vrios estmulos vo interferir. ento nestes estudos que ele vai fazendo, que surge o conceito famlia de hbitos, ou seja, os hbitos so os condicionamentos j adquiridos, e famlia de hbitos so um conjunto de hbitos que tm todos a ver com a mesma resposta. Vai desenvolver igualmente uma teoria da hierarquia dos

condicionamentos, ou seja, os condicionamentos no tm todos a mesma intensidade da exposio e m funo da intensidade da exposio que isso depois se decide. Isto vai ser contestado pelos trabalhos do Tolman, que usando o mesmo tipo de labirintos no entanto introduzindo algo de completamente novo. Quando o ratinho j sabe o caminho, ou seja, j aprendeu, o Tolman colocava de novo o ratinho entrada mas desta vez sem obstculos, isto , sem o labirinto propriamente dito, sem que o ratinho tenha assim de fazer o percurso. O que era curioso que mesmo sem necessidade, o ratinho fazia o percurso que tinha aprendido. Em vez de ir directo, fazia o mesmo percurso como se l estivesse a madeira. Isto leva-o a afirmar ento, que os ratinhos, assim como os humanos, tem capacidade de criar um mapa cognitivo, um mapa mental. Isto vai dar origem a uma mudana do paradigma, em que se vai comear a dar importncia, no s s coisas perifricas, aos msculos, s glndulas, mas tambm s questes cognitivas, dando assim origem teoria Cognitiva-Comportamental. Ento isto trazer a mente novamente. Quando se vai tentar entender como funcionam os mapas cognitivos estamos outra vez a falar de mente que era aquilo que Watson tinha rejeitado em 1913. Mas no fica por aqui, mesmo o problema do mtodo de introspeco no desapareceu do Behaviorismo, e prova disso so as inmeras investigaes dentro desta teoria utilizando as escalas de auto-avaliao, em que se pedia ao paciente para se pronunciar sobre si prprio. Ento qual era a diferena? A diferena os sujeitos do laboratrio de Wunt eram treinados para saberem se pronunciar com cuidado e os nossos pacientes em consultrio no so treinados. Ento temos aqui uma coisa muito curiosa, a corrente psicolgica que vai caracterizar a primeira metade do sculo XX tem duas criticas para fazer o corte com o sculo XIX, rejeitar a categoria cognio mas ela est l, criticar o mtodo introspeco mas ele est l.

Na segunda metade do sculo XX, e com algum desconforto, vai surgir uma nova abordagem, influenciada sobretudo pelo aparecimento e fascnio dos computadores, pois eles seriam uma boa metfora para entendermos como funciona a mente Teoria do processamento de informao em psicologia.

4. O Cognitivismo:

Miller (1920- ) Teoria do Processamento de Informao Miller, G. A. (1956). The magical number seven, plus or minus two: Some limits on our capacity for processing information. Psychological Review, 63, 81-97 O primeiro manual, importante, de psicologia cognitiva, o de Neiser, publicado em 1967. Mas o grande impulsionador da psicologia experimental cognitiva claramente o Simon, sendo ele que vai marcar a psicologia cognitiva como o paradigma da psicologia na secunda metade do sculo XX.

Ulric Neisser (1928 - )

Herbert Simon (1916 2001)

Herbert Simon (1916-2001) Economista Prmio Nobel da Economia (1978) - (Teoria sobre o processo de tomada de decises dentro de organizaes econmicas) Ulric Neisser (1928 - ) Neisser, U (1967) Cognitive psychology Appleton-Century-Crofts New York Isto no acontece por acaso, o Simon era da cincia das organizaes, sendo especialista em processos de tomada de deciso em gestores, e o trabalho dele levou-o a receber o prmio Nobel da economia o que aumenta a sua expresso, e a da Teoria do Proecessamento de Informao. Alis, o Simon era um optimista, ele escreveu em 1957 que em 10 anos as teorias psicolgicas sero escritas como programas de computador. E em 1965 ele escreveu, em 20 anos os computadores faro tudo o que os Humanos fazem. O Niser, que publicou o livro em 1967 era mais realista, ele escreveu em 76, que j dava para perceber, nessa altura, as limitaes da Teoria do Processamento de Informao, e em 1984 escreveu mesmo que, a TPI no d conta da Natureza Humana. E, se no d conta da natureza humana, no um bom paradigma para a psicologia. Nos anos 80, comea ento a entrar em crise a TPI e a psicologia cognitiva, havendo uma tentativa de salvar o paradigma levada a cabo sobretudo por dois homens: David E. Rumelhart e James L. McClelland, 1986 Parallel Distributed Processing: Explorations in the microstructure of cognition

David E. Rumelhart

James L. McClelland

Ambos tm esta intuio: o problema da psicologia cognitiva, o problema da Teoria do Processamento de Informao, que nos trabalhamos ao nvel da macroestrutura, e o crebro provavelmente no funciona ao nvel destas grandes estruturas. O computador no funciona como uma grande estrutura, ele trabalhar no sistema binrio (0-1-0-1), e se olharmos para o crebro, tambm uma rede de neurnios a funcionar em sistema binrio potencial de aco / potencial de repouso. Portanto, se calhar o problema da psicologia cognitiva ns estarmos a falar ao nvel da macroestrutura, precisvamos era descrever os modelos ao nvel da microestrutura. Criam assim a teoria do processamento distribudo em paralelo, distribudo porque? No h nenhum neurnio que tenha em si o conceito de maa, h vrios neurnios distribudos que possuem varias caractersticas da maa cor, cheiro, textura, dimenso A ma no est num neurnio, est sim vrios neurnios, sendo que cada um deles possui os vrios atributos da ma. Quando se activam todos em conjunto a pessoa representa ma. Mais, este processamento no feito num s stio do crebro, mas sim em vrios stios do mesmo. O aparecimento desta abordagem faz com que todos os cognitivistas se virem para esta linha, e se entusiasmem de novo a fazer grande investigao. Bom, mas foi um entusiasmo que durou 10 anos, o tempo de se testar e perceber que esta teoria no resultava, no dava de novo conta da natureza humana.

Resumindo: Fim do sculo XIX, a conscincia como objecto da psicologia e mtodo a introspeco. Primeira metade do sculo XX, Behaviorismo. Segunda metade do sculo XX, Cognitivismo. Chegmos ao fim do sculo XX, e o cognitivismo est a morrer, pois de facto, no d conta da natureza humana, isto porque, os computadores trabalham sob regras lgicas, e os humanos s trabalham sob regras lgicas quando no tm excitao a nvel inferior, a nvel emocional. Ora, isto no verdade nos computadores, que funcionam sempre ao nvel do sistema das regras lgicas. Na realidade, esta impossibilidade na comparao do crebro e do computador, tema central da reflexo de Espinosa e Nietzsche, trs esta impossibilidade da Teoria do Processamento de Informao para a psicologia, pois ela no d conta da natureza humana, j que esta no existe sem as emoes, sem a estimulao de nvel inferior. ENTO A QUE QUE ISTO LEVA? Leva a que, j no final do sculo XX, e ainda agora, no incio do sculo XXI, estejamos a retomar a origem. A retomar a origem em honra a Wunt, Pavlov e Vegotski. Porqu Wunt? Porque de facto Wunt, tinha chamado a ateno, como j vimos, desta diferena entre mtodo natural e mtodo histrico. Qualquer cincia tem de ter uma estrutura filosfica que ajude o cientista a pensar, e o mtodo natural, que cruza com as filosofias de Descartes, Kant, Hegel, e que influenciaram uma serie de escolas de psicologia a psicanlise, o comportamentalismo, a gestalt de facto esto suportadas em filosofia que cabe ao mtodo natural.

Se pretendemos que a psicologia recorra ao mtodo histrico, ento os pressupostos filosficos tm de ser outros. Tm de ser os pressupostos de filsofos que construram um sistema filosfico que atendia ao mtodo histrico. Onde esto ento esses filsofos? Espinosa, Marx e Engels. Porqu Pavlov? Pavlov tem um trabalho importante de 1924 Os grandes hemisfrios cerebrais que tem uma ideia fundamental: (e que importante para esta discusso) A distino no crtex cerebral dos reflexos generalizados, ou seja, inatos, iguais para todos os elementos da espcie aspectos da biologia que tambm esto no comportamento; e a possibilidade dos reflexos especficos, individuais, aprendidos, e como se faz esta aprendizagem foi ao que ele dedicou toda a sua investigao ao longo da sua vida. Mas escreveu ele tambm neste seu trabalho em 1924, isto no d conta de todo o comportamento, sobretudo se nos interessarmos pelo comportamento Humano, exactamente por conta, do segundo sistema de sinais. E o que isto do segundo sistema de sinais? Vamos imaginar no SNC um estmulo e depois uma resposta, e aquilo em que ele se especializa exactamente isto, como se formam os reflexos especficos, aprendidos. Como que um estimulo leva a uma resposta que no levava antes. Ns dizemos que um estimulo leva a uma resposta, mas isso somos ns a simplificar, na verdade um estimulo leva a uma excitao no SNC, o chamado sinal, e este sinal que vai provocar a resposta. O estmulo no entra para o crebro, ele provoca uma excitao no crebro, que o sinal, e da se produz a resposta. Nos crebros que possuem linguagem, ou seja, nos humanos, por conta da linguagem, existe aqui uma novidade, o valor semntico das palavras, fazem desencadear o valor semntico das outras (???). Ento, quando estamos a falar de animais, o estimulo provoca um sinal e este por sua vez possibilita a resposta, mas quando h linguagem, nos humanos, para alm deste sistema de sinais, chamado sinal 1, h um segundo sistema de sinais, chamado sinal 2,

que se gerou internamente no crebro, por conta da subjectividade. Ou seja, no crebro com linguagem, no crebro humano, existe uma varivel, a subjectividade, que impede o uso do mtodo de Pavlov para estudar a aprendizagem e o comportamento humano. Por isso, por causa da teoria do segundo sistema de sinais, escreveu Pavlov, o mtodo dele no se aplica ao Humanos contra aquilo que fizeram os comportamentalistas. Por fim, porqu Vegotski?

Liev Vygotsky (1898-1934) Vegotski tinha de entusiasmado, com alguns dos seus colaboradores, e na altura da revoluo Russa tentaram criar uma outra abordagem psicolgica, exactamente fundada na filosofia de Espinosa, at porque ambos eram judeus, e Marx. Vegotski, e o grupo dele, Luria, Leontiev, , tinham tentado criar um sistema de psicologia exactamente fundamentado nestes filsofos. No era muito conhecido, isto porque, em 1934, o regime decreta que Vegotski no era Marxista, e como consequncia disso os seus trabalhos e os do seu grupo so proibidos, at morte de Estaline (anos 50). Com a morte de Estaline, o regime reabilita uma serie de autores, entre eles, Vegotski. Comea-se outra vez a estudar Vegotski, e inclusive o Luria tenta passar para os Estados Unidos, alguns trabalhos de Vegotski. Michael Coll, em 1962, chega mesmo a

publicar nos Estados Unidos, o Pensamento e Linguagem, um livro muito importante e conhecido de Vegotski. No entanto, nos anos 50/60 a guerra-fria muito intensa, e portanto a estratgia do Michael Coll, como as obras de Vegotski esto cheias de referncias a Marx, foi, para a obra entrar bem nos Estados Unidos, usas duas estratgias: uma foi, pedir a Piaget para escrever o prefcio, Piaget era um nome forte, e tinha tambm um livro denominado Linguagem e Pensamento. A segunda coisa foi, apagar do texto ao mximo as referencias a Marx, ou seja, um livro de 300 pginas ficou com 120, no se percebia nada do que o livro tinha, e logo o livro no pegou (isto nos anos 60). A seguir ao Gorbatchov, no s possvel, muitos cientistas americanos ir estudar para Moscovo, como muitos professores de Moscovo vo para as universidades do Estados Unidos da Amrica. Isto torna possvel, a meio dos anos 90, quando a psicologia est numa crise paradigmtica muito grande j ningum Behaviorista, mas tambm j ningum cognitivista e ento preciso mudar. 5. Psicologia Relacional-Histrica: preciso ento estudar Vegotski e as ideias dele, as suas trs teses, que j so bem conhecidas passam ento a ter um impacto grande na psicologia. So elas: As FNS tm uma origem relacional; ou seja, a maneira como se organizam o crebro, as funes mentais, na relao com os outros (questo da cultura em Wunt). As FNS so dinmicas, dependem da cultura e at vo alterando a sua localizao de acordo com a idade. As FNS so sistmicas Trabalhos de Chee, que estudando as reas da linguagem percebeu que ao contrario dos ocidentais, que processavam sensorialmente a linguagem ao nvel do temporal

superior posterior esquerdo, os falantes de mandarim, processavam o mesmo material ao nvel da regio parietal inferior. O mesmo trabalho realizado com filhos de emigrantes, residentes nos EUA, provou que estas crianas quando recebiam o estmulo da linguagem em mandarim e em ingls, ambas as reas eram activadas de acordo com a linguagem pronunciada pelo orador. Ento o que que isto veio provar: no h no crebro uma rea para a linguagem, as caractersticas da linguagem, e as lnguas cantonais tem caractersticas diferentes das lnguas indo-europeias, exigem, requerem, tratamentos cerebrais diferentes. Assim, em funo da lngua em que fomos criados assim se organiza o nosso crebro. Hoje olhamos para a psicologia, com a ajuda de cincias prximas como so as neurocincias, hoje no se deve falar de psicologia sem entendermos as neurocincias, a mente no paira por cima do crebro, no h nada para alm do crebro. Hoje a psicologia implica olhar para a antropologia, se existem diferenas cultuais, e a mente construda com a cultura, temos de olhar para os estudos da antropologia. Hoje, se a linguagem o que forma a mente, os psiclogos tm de olhar para a lingustica. Portanto h uma reformulao da forma de olhar em psicologia. E, naturalmente, em consequncia disso, tambm encontramos um novo humano, dizemos que um humano que se pensa, e pensa. Um processo de desenvolvimento, em que muito pouco dado partida. Que pensa e se pensa porque esteve em relao com os outros, e porque se apropriou da cultura, que sem duvida o resultado de um processo histrico. Este humano pensante aproxima-se do conceito de Liberdade em Espinosa, liberdade esta que no significa ter tudo o que quero, mas sim um processo em que depois de conhecer todas as alternativas, depois de estar consciente das consequncias de cada uma das alternativas, ento eu vou eleger qual a alternativa que quero.

No fundo, o seu humano pensante e livre em Espinosa, aquele que j no um escravo dos programas biolgicos, bio-servo, mas tambm j no funciona como um culturo-servo, como no caso das neuroses. Caminha para um processo de construo da pessoa, o passo 8. Assim se percebe, que um terapeuta relacional histrico, tem que obrigatoriamente atender ao substrato neurolgico do seu paciente (biologia), tem de saber perceber qual o status neurolgico do seu paciente. Tem de atender aos sistemas psicolgicos (estrutura neuropsicolgica), ou seja, a sua organizao neuropsicolgica. Por fim, tem ainda de atender ao psiquismo, aos signos, significados e sentidos, forma como est organizada a sua conscincia atender ao psquico, maneira como ns representamos o mundo, o valor que as coisas tm para ns. Temos ento a ideia de que o eu (personalidade) se constri quando est em relao com o outro que j desenvolveu aquela competncia, seja ela qual for, que j criou sentido de algo que o eu ainda no criou. Esta relao no por sua vez uma relao qualquer, precisa de ser uma relao dialgica, de anlise de continncia prpria iniciativa, pois de outra forma no produz mudana. Por fim, necessrio que o eu haja sobre a realidade externa, e o que outro nomeie esse acontecer, para a linguagem ir organizando o seu pensamento e o seu agir.

Princpio da origem social/relacional (1929)

L Vyg . otsky (1929); L uria (1947); L eont (1959); Rita L (1975) ev eal

EU
(Novo humano)

OUTRO
(Veterano competente)

Relao Dialgica

Agir
(Dyatenost)

Linguagem

ARTEFACTOS EXTERNOS
(Coisas, Pessoas, Eventos)

Cultura / Histria

E isto que deve ser uma sesso de psicoterapia! necessrio ainda atender a ideias como a de crebro original (Alexandrova, 2002), o crebro ao nascimento no vazio, no tbua rasa, ento o que . necessrio tambm atender a como feita a formao dos sistemas psicolgicos, como se organiza o crebro. E ainda atender ainda teoria do psiquismo ou conscincia, no fundo como o processo de transformao. Entende-se assim o desenvolvimento do individuo ao longo de vrios passos, o primeiro e segundo, onde feita a construo de si, o terceiro onde feita a conscincia do outro, no quarto, quinto e sexto, a conscincia da relao com o outro, e por fim no stimo passo, a conscincia de si na vida ou no mundo. Isto possibilita pensar a psicopatologia, caracterizando os passos de desenvolvimento emocional.

A dificuldade de contacto, caracterizando a estrutura psictica, porque se no h uma conscincia de si no possvel o eu organizar-se para entrar em relao com o outro. A omnipotncia e a injustia, porque se no h uma conscincia sobre o outro impossvel integrar os dados sobre o mesmo, portanto a questo da omnipotncia e da injustia, prpria das estruturas psicopticas. O controlo da ateno, se no tenho ainda construda uma conscincia de relao com o outro, vou ficar aflito e vou precisar de prender o outro, fazendo-o atravs do controlo da ateno no passo 4 pelo corpo, no 5 pela emoo e no seis pela razo. E a desesperana, se ainda no h uma conscincia de mim na vida, no mundo, ento vai ficar difcil para mim lidar com aquilo que vou percebendo ser o mundo, prprio da depresso. Na interveno psicoteraputica, o psiclogo vai usar tcnicas, umas de natureza geral, outras especficas. A relao teraputica obedece sempre ao padro fixo de aco de contingncia prpria iniciativa, ao longo de toda a relao humano e no s no bebe, e a relao teraputica organizada de modo a permitir o agir (actividade que foi motivada, que partiu de uma necessidade, sendo que o acto final cruza com a necessidade inicial) do paciente, daquele que se vai construir. A relao por sua vez sempre mediada, e por isso mesmo usamos sempre em terapia objectos de mediao, sejam eles a mala ludo, a mala mundo ou mesmo a fala, que de facto o mediador por excelncia. Os crebros de dois humanos no se cruzam necessrio haver um mediador para possibilitar a relao entre os dois crebros, e a fala o grande mediador. Ao colocar a conscincia como objecto da psicoterapia, o psicoterapeuta hoje, ou o psicoterapeuta relacional-histrico, distancia-se da psicanlise por no focarmos o inconsciente, no que no o atendamos ou que no saibamos que ele existe, mas no o nosso foco de observao, mas sim a conscincia.

Distanciamo-nos do comportamentalismo, porque no focamos o comportamento, a execuo, mas antes a conscincia. Distanciamos do cognitivismo porque no lidamos com representao ahistricas e estticas (como os computadores ou os estdios de Piaget) mas com a conscincia como uma construo histrica e dinmica. Distanciamo-nos da fenomenologia e do existencialismo, porque entendemos o psiquismo no como arelacional e natural (questo do Satre o homem nasce com a necessidade de encontrar o seu prprio sentido no mundo. No, no nasce com ela, pensamos ns, o seu desenvolvimento mental que vai dar origem a isso), o psicoterapeuta apenas acompanha, pois o paciente faz o percurso sozinho. Ns no temos essa ideia, temos sim a ideia de que a conscincia uma construo relacional e histrica.

Vous aimerez peut-être aussi