Vous êtes sur la page 1sur 3

Zelinda Barros zbarros@yahoo.com.br ________________________________________________________________________________________ DURKHEIM, mile. "Algumas formas primitivas de classificao". In : RODRIGUES, Jos Albertino Rodrigues (org.).

. Durkheim. So Paulo : tica, 1995. Coleo Grandes Cientistas Sociais. p. 182203.

Durkheim, ao estudar os sistemas de classificao das tribos australianas - considerados por ele os mais primitivos - operacionaliza o seu conceito de fato social. Ao explicar como esto divididas as sociedades australianas, ele efetua no uma mera descrio de sua estrutura organizacional, mas demonstra a generalidade do fato social, bem como a sua exterioridade e coercitividade. Ele procede a anlise do sistema totmico australiano ampliando a classificao realizada pelos estudos antropolgicos at aquele momento, considerando no somente as fratrias, mas as classes subgrupos das fratrias - em que estariam divididas as tribos. Utilizando essa classificao, Durkheim, ao longo do texto demonstra certa preocupao em desvendar as origens do totemismo australiano, as suas causas. Com esse intuito, toma o cuidado metodolgico de privilegiar a observao emprica na comprovao de suas hipteses:
Os fatos no nos autorizam a afirmar que tal classificao seja encontrada em toda a Austrlia, nem que tenha extenso igual da organizao tribal, em fratrias, em classes matrimoniais e em cls totmicos. Estamos convencidos de que se procurssemos bem, a encontraramos sem dvida alguma completa ou alterada, em muitas sociedades australianas, nas quais at hoje passou desapercebida; mas no podemos pr-julgar resultados de observaes que no foram feitas. (p. 186)

Ao radicar a origem da estrutura social das tribos australianas na classificao dos grupo em fratrias e classes, Durkheim assinala que as mudanas ocorridas nos sistemas totmicos das vrias tribos so tambm prova da anterioridade dos mesmos. A sociedade seria a fonte geradora dessas classificaes, pois dela que parte o modelo organizador desses sistemas. Sendo assim, cabe a ela a manuteno e a mudana dos mesmos. Ao destacar que as mudanas verificadas na sociedade so produto de algo anterior, a exterioridade do fato social reafirmada. necessrio enfatizar que o texto explora a distino entre causa e funo de um fenmeno de forma exaustiva (vide pginas 190-192, 195, 197), pois ao longo do mesmo vemos a recorrncia frequente ao argumento de que a classificao originria, "primitiva" das tribos, sobrevive durante o processo de segmentao social que se verifica no decorrer do tempo de desenvolvimento dos grupos derivados do totem original. Durkheim, tomado de todo o mpeto objetivista que lhe peculiar, assim descreve o processo de mudana nas sociedades totmicas:
Desde que, tornando-se muito volumosos, tenda a segmentar-se, ser segundo as linhas marcadas pela classificao que se processar a segmentao. No se deve crer que estas divises sejam necessariamente o produto de movimentos revolucionrios e tumultuosos. Parece, as mais das vezes, que eles tm lugar segundo um processo perfeitamente lgico. Foi assim que, em muitos casos, se constituram as fratrias, que se dividiram os cls. (p. 190)

Durkheim demarca a origem dessas classificaes na sociedade, contrapondo-se queles que concebiam a vida social como fruto de uma operao lgica, intencionalmente regulamentadora ou justificadora das condutas humanas. Isso no significa, contudo, que

Zelinda Barros zbarros@yahoo.com.br ________________________________________________________________________________________

no houvesse uma lgica comum ao modo de classificao totmica dessas tribos s sociedades em geral.
As classificaes primitivas no constituem, pois, singularidades excepcionais, sem analogia com as que esto em uso entre os povos os mais cultivados; parecem, ao contrrio, se ligar sem soluo de continuidade s primeiras classificaes cientficas. Com efeito, embora difiram profundamente destas ltimas sob certos aspectos, no deixam todavia de possuir todos os caracteres essenciais das mesmas. (p. 197)

O autor refere-se evoluo da classificao cientfica como um desdobramento das classificaes primitivas, sendo que o elemento da ltima que teria sido acrescentado primeira seria a hierarquia - na qual as coisas classificadas mantm entre si uma relao de interdependncia, formando um todo. A classificao verificada na Austrlia seria uma funo e no uma causa da organizao social, pois atende necessidades criadas no seio da sociedade. Visando clarificar a confuso existente entre causa e funo, nos diz Durkheim:
Segundo Frazer, os homens teriam se dividido em cls de acordo com uma classificao prvia das coisas; ora, muito ao contrrio, os homens classificaram as coisas porque estavam divididos em cls. (...) As primeiras categorias lgicas foram categorias sociais; as primeiras classes de coisas foram classes de homens nas quais as coisas foram integradas. Foi porque os homens estavam agrupados e se concebiam a si mesmos sob a forma de grupos, que agruparam outros seres, e as duas modalidades de agrupamento comearam por se confundir a ponto de serem indistintas. (...) Tambm as relaes que unem as classes umas s outras, e no somente sua forma exterior, so de origem social. Foi porque os grupos humanos continham uns nos outros, o subcl no cl, e cl na fratria, a fratria na tribo, que os grupos de coisas se dispuseram segundo a mesma ordem. (p. 198)

Nesse sentido, Durkheim explica a prevalncia do social sobre as outras coisas, ao mesmo tempo que advoga um carter sistmico para a sociedade, dando um carter universal ao fenmenos classificatrio observados nas diversas sociedades.
E se a totalidade das coisas concebida como um sistema nico porque a sociedade, ela prpria, concebida como tal. Ela forma um todo, ou melhor, ela o todo nico, ao qual tudo se liga. Assim a hierarquia lgica no seno um outro aspecto da hierarquia social e a unidade do conhecimento no outra coisa seno a prpria unidade da coletividade, estendida ao universo. (p. 199)

Ao mesmo tempo em que postula a generalidade dos fatos sociais, o autor mantm resguardadas as diferenas entre os "primitivos" e os "civilizados" ao referir-se s sociedades dos primeiros como tendo a predominncia do elemento afetivo. Ele nos diz:
...para esses que chamamos primitivos, uma espcie de coisas no simples objeto de conhecimento, mas corresponde antes de mais nada a uma certa atitude sentimental.(...) As coisas, antes de mais nada, so sagradas ou profanas, puras ou impuras, amigas ou inimigas, favorveis ou desfavorveis; isto , seus caracteres fundamentais no fazem mais do que exprimir a maneira pela qual elas afetam a sensibilidade social. Diferenas e semelhanas mais afetivas que intelectuais determinam a maneira pela qual elas se agrupam. por isso porque afetam diferentemente os sentimentos dos grupos -, que as coisas, de certo modo, mudam de natureza, segundo as sociedades. O que aqui concebido como perfeitamente homogneo, adiante representado como essencialmente heterogneo. (p. 201)

Zelinda Barros zbarros@yahoo.com.br ________________________________________________________________________________________

O que demonstrado por Durkheim no decorrer do texto, ou seja, a predominncia do social no modo que o homem se situa no mundo, pode ser melhor percebido neste trecho do texto:
Afirmou-se frequentemente que o homem comeou por conceber as coisas que se relacionavam com ele prprio. O que foi exposto atrs permite compreender melhor em que consiste este antropocentrismo, que seria chamado com mais propriedade de sociocentrismo. O centro dos primeiros sistemas da natureza no o indivduo, a sociedade. ela que se objetiva e no mais o homem. (p. 201-202)

esse carter eminentemente social que enseja os fenmenos ocorridos no seio da sociedade. No caso das sociedades "primitivas", essa predominncia do social afirmada por Durkheim como sendo fruto de um processo em que a lgica dela emergente no poderia ter sido apreendida to facilmente devido presena de elementos emocionais em sua gnese, o que denuncia a impreciso dos termos nela presentes.
...a fora criadora do universo e de tudo o que a se encontra foi concebida primeiramente como antepassado mtico, gerador da sociedade. Eis porque a noo de uma classificao lgica foi to difcil de se formar, como mostramos no incio deste trabalho. que uma classificao lgica uma classificao de conceitos. Ora, o conceito a noo de um grupo de seres nitidamente determinado; os limites desse grupo podem ser marcados com preciso. A emoo, ao contrrio, qualquer coisa de vago e de inconsistente. Sua influncia contagiosa se irradia muito alm do ponto em que se originou, estende-se a tudo quanto a cerca, sem que se possa dizer onde termina seu poder de propagao. Os estados de natureza emocional participam necessariamente do mesmo carter. No se pode dizer nem onde comeam, nem onde acabam; perdem-se uns nos outros, misturam suas propriedades de tal maneira que no podem ser categorizados com rigor. (p. 202)

justamente esse carter emocional, que no permite aos integrantes das sociedades "primitivas" perceberem de forma consciente certas noes que dela fazem parte, que dificulta a identificao de uma lgica subjacente a essa sociedade. Durkheim situa esse estgio como fazendo parte de uma fase constituinte do processo que culminou na classificao cientfica, em que os elementos emocionais, apesar de ainda presentes, podem ser percebidos como muito menor vigor.
A presso exercida pelo grupo social sobre cada um de seus membros no permite aos indivduos julgar com liberdade de noes que a prpria sociedade elaborou, e em que colocou qualquer coisa de sua personalidade. Tais construes so sagradas para os particulares. Desse modo, a histria da classificao cientfica , em definitivo, a prpria histria das etapas no curso das quais este elemento de afetividade social se enfraqueceu progressivamente, deixando cada vez mais o lugar livre para o pensamento refletido dos indivduos. Todavia, faltam muito ainda para que estas influncias longnquas, que acabamos de estudar, tenham cessado de se fazer sentir. (p. 202-203)

Vous aimerez peut-être aussi