Vous êtes sur la page 1sur 3

julianorogeriobio.blogspot.com.

br

http://julianorogeriobio.blogspot.com.br/2011/12/filoctenophora.html

JRbio...: Filo Ctenophora

Introduo
Ctenophora (do grego ktenes = pentes-; ophora = transporte) um pequeno filo com cerca de
50 espcies atuais, conhecidas como guas-vivas de pente. Os animais que pertencem a esse filo so todos marinhos planctnicos, bioluminescentes. So superficialmente semelhantes s medusas em sua forma globosa, sua mesoglia gelatinosa e sua transparncia. No entanto, as semelhanas com as medusas podem representar mais uma convergncia do que um relacionamento evolutivo prximo aos Cnidaria. Anatomia Os ctenforos primitivos possuem corpos birradiais esfricos, mas muitas espcies tornam-se achatadas em graus variveis, comprimidas ou deprimidas. O corpo pode ser dividido em dois hemisfrios: o plo oral (onde esta situada a boca) e o plo aboral (regio diametralmente oposta boca). Os indivduos do filo distinguem-se dos demais por oito fileiras de pentes ciliares meridionais que propelem o corpo na natao, para a frente da extremidade oral. A 45 a partir do plo aboral, emergindo de cada lado (sendo considerados dois) suspende-se um tentculo contrtil com clulas adesivas denominadas coloblastos, que so utilizados para a captura de alimento.

Histologia
A parede de seu corpo composta de uma epiderme externa, com clulas sensoriais e

glandulares mucosas, seguida por uma camada de musculatura lisa e uma mesoglia espessa composta por fibras e amebcitos provenientes do mesoderma.

Sistemas
Digestivo: composto por um sistema de canais birradiais, que surgem de um estmago central (ou infundbulo). Aps a boca possuem uma faringe ciliada longa e achatada com poros que se abrem na mesoglia (provavelmente para regular o nvel de fluido para sua flutuao), se estendendo ao longo do eixo polar at um estmago. A digesto ocorre de maneira extra e intracelular, o que no pde ser digerido sai atravs dos poros anais (localizados no plo aboral). Sensorial: Possui um rgo chamado estatocisto que responsvel pelo senso de equilbrio do animal em relao ao plano horizontal.

Alimentao
Os Ctenforos so animais carnvoros e alimentam de outros animais planctnicos: Coppodos (crustceos) Cnidrios Outros Ctenforos

Reproduo
A maioria dos membros do filo hermafrodita e de fecundao externa, exceto s espcies que incubam seus ovos.

Espcies avistadas no Brasil


Em estudo realizado pelo CEBIMAR (MIGOTTO, Alvaro E. et al) as seguintes espcies possuem relatos de avistamento no Canal de So Sebastio, situado entre o continente e Ilha Bela: Beroe ovata (Chamisso & Eysenhardt 1821) Bolinopsis vitrea (L. Agassiz 1860) Leucothea multicornis (Quoy & Gaimard 1824)

Mnemiopsis leidyi (A. Agassiz 1865) Ocyropsis crystallina (Rang 1828) Vallicula multiformis (Rankin 1956) Velamen parallelum (Fol, 1869) BlogThis! Categorias : Filo Ctenophora

Vous aimerez peut-être aussi