Vous êtes sur la page 1sur 3

Dinmica Definio de Dinmica a parte da Fsica que estuda a relao entre fora e movimento.

. A essncia desta parte da Fsica estudar os movimentos dos corpos e suas causas, sem deixar de lado os Conceitos de cinemtica previamente estudados. Cinemtica: Ramo da Fsica que estuda os movimentos sem se preocupar com as suas causas. O incio do estudo da Dinmica O estudo da dinmica teve incio com Aristteles por volta de 384 a.C. Aristteles elaborou uma teoria na tentativa de explicar os movimentos dos corpos. Essa teoria permaneceu vlida at a Idade Mdia, mais precisamente na poca do Renascentismo. Foi no Renascentismo que a teoria foi reavaliada. Um dos vrios aspectos desta lei dizia que um corpo s permaneceria em movimento se uma fora continuasse a imprimir sobre ele uma determinada fora. Anos mais tarde, Galileu Galilei realizou novos estudos sobre os movimentos dos corpos, estudos sobre o movimento uniformemente acelerado e o movimento do pndulo, descobriu a lei do movimento e enunciou a lei da inrcia. Em sua lei, Galileu dizia que a tendncia natural dos corpos, na ausncia de foras externas, de se manterem em repouso ou em movimento retilneo uniforme. Isto significa que pode existir movimento sem que exista a atuao de foras externas sobre o corpo. Por exemplo, um disco de hquei lanado sobre uma superfcie totalmente lisa e na ausncia da resistncia do ar, pode manter seu estado de movimento indefinidamente. As ideias de Galileu foram precursoras das Leis de Newton. Isaac Newton e as leis do movimento Newton, cientista ingls mais reconhecido como fsico e matemtico, nascido no ano 1643, em Woolsthorpe, Inglaterra, desenvolveu as ideias de Galileu e publicou seus estudos na obra Princpios Matemticos de Filosofia Natural, na qual ele descreveu seus estudos e descobertas na rea da Gravitao Universal e enunciou as trs leis fundamentais do movimento, nomeadas de Leis de Newton. As trs leis so: A) Princpio da Inrcia ou Primeira Lei de Newton "Todo corpo permanece em seu estado de repouso, ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que seja obrigado a mudar seu estado por foras impressas nele" Esse princpio indica que a velocidade vetorial de um ponto material, no varia. Se o ponto estiver em repouso permanece em repouso e, se estiver em movimento, permanece com velocidade constante realizando movimento retilnio e uniforme. Na prtica no possvel obter um ponto material livre da ao de foras. No entanto, se o ponto material estiver sujeito a nenhuma fora que atue sobre ele, ele estar em repouso ou descrever

movimento retilnio e uniforme. A existncia de foras, no equilibradas, produz variao da velocidade do ponto material. A tendncia que um corpo possui de permanecer em repouso ou em movimento retilnio e uniforme, quando livre da ao de foras ou sujeito a foras cuja resultante nula, interpretada como uma propriedade que os corpos possuem denominada Inrcia. Quando maior a massa de um corpo maior a sua inrcia, isto , maior sua tendncia de permanecer em repouso ou em movimento retilnio e uniforme. Portanto, a massa a constante caracterstica do corpo que mede a sua inrcia. Um corpo em repouso tende, por sua inrcia, a permanecer em repouso. Um corpo em movimento tende, por sua inrcia, a manter constante sua velocidade. Exemplo: Um foguete no espao pode se movimentar sem o auxilio dos propulsores apenas por Inrcia. Quando os propulsores do foguete so desligados ele continua seu movimento em linha reta e com velocidade constante. B) A Fora ou a Segunda Lei de Newton "A mudana do movimento proporcional fora matriz impressa e se faz segundo a linha reta pela qual se imprime essa fora"

Fora, em fsica, qualquer ao ou influncia que modifica o estado de repouso ou de movimento de um corpo. A fora um vetor, o que significa que tem mdulo, direo e sentido. Quando vrias foras atuam sobre um corpo, elas se somam vetorialmente, para dar lugar a uma fora total ou resultante. No Sistema Internacional de unidades, a fora medida em newtons. Um newton (N) a fora que proporciona a um objeto de 1000g de massa uma acelerao de 1 m/s Exemplo: Os carros podem aumentar e diminuir suas velocidades graas ao de foras aplicadas pelo motor e pelo freio respectivamente. C) Princpio da Ao e Reao ou Terceira Lei de Newton

"A uma ao sempre se ope uma reao igual, ou seja, as aes de dois corpos um sobre o outro so sempre iguais e se dirigem a partes contrrias Sempre que dois corpos quaisquer A e B interagem, as foras exercidas so mtuas. Tanto A exerce fora em B, como B exerce fora em A. A interao entre corpos regida pelo principio da ao e reao, proposto por Newton, como veremos a seguir:

Toda vez que um corpo A exerce uma fora Fa em um corpo B, este tambm exerce em A uma fora Fb tal que estas foras: Tm mesma intensidade Tm mesma direo Tm sentidos opostos Tm a mesma natureza As chamadas foras de ao e reao no se equilibram, pois esto aplicadas em corpos diferentes. Exemplo: Para se deslocar, o nadador empurra a gua para trs, e, esta por sua vez, o empurra para frente. Note que as foras do par ao e reao tem as caractersticas apresentadas anteriormente.

Vous aimerez peut-être aussi