Vous êtes sur la page 1sur 24

PROCESSO CIVIL I JOS MRIO TURMA MP5 SALA 208

PROCESSO DE CONHECIMENTO

O Processo de Conhecimento constitui 80% de todos os processos do Judicirio Exemplos de Processos de Conhecimentos: Ao de cobrana; Ao indenizatria; Ao redibitria; Ao de repetio de indbito; Ao reivindicatria; etc.

Ser processo de conhecimento a apreciao pelo Judicirio de todas as situaes de conflito para as quais no haja previso de um procedimento especfico

CARTER DE SUBSIDIARIEDADE DO PROCESSO As normas relativas ao processo de conhecimento sero aplicadas a todo e qualquer processo em carter geral e subsidirio quando no existir norma especial ou quando se tratar de dvida ou lacuna (hipteses de vazio normativo). O processo de conhecimento se manifesta de determinadas maneiras. Como todos os processos, o resultado da relao processual + procedimento (conjunto de atos concretos). Tais procedimentos so:

* Procedimento Ordinrio (art. 272, CPC): residual, formal, escrito Sumrio (art. 275, CPC): formal e oral Juizados Especiais (Lei 9.099): informal e oral Rescisria (art. 485, CPC): formal, escrita e exclusiva para anlise de nulidade da coisa julgada

FINALIDADE DO PROCESSO DE CONHECIMENTO

O processo de conhecimento tem por objetivo a obteno de certeza. tambm chamado de cognitivo e acertamento. O termo certeza no processo civil, fala-se da definio do direito material em

determinado conflito. A certeza condiz com a titularidade do direito material objeto do conflito. O processo inicia com a petio inicial e a fase cognitiva dura at a sentena. Depois, pode ou no ser iniciada uma segunda fase, chamada fase recursal, dependendo se a parte recorre ou no. Essa segunda fase vai da sentena ao trnsito em julgado. A terceira fase vai do transito em julgado at a entrega da pretenso e se chama fase de cumprimento. Tudo isso compe o processo de conhecimento. O processo acaba apenas com a pretenso realizada. Antes de 2006, a terceira fase no existia e o processo de conhecimento acabava com a sentena. A execuo era um processo a parte, com sua prpria petio inicial e sentena. A mudana visa a celeridade do processo. Todas as regras que compem os atos inerentes a tais procedimentos, em regra, podem ser utilizadas em todos os outros processos.
Trnsito em Julgado Efetiva entrega da Pretenso

Petio Inicial

Senten a

Fase cognitiva ou de conhecimento

Fase Recursal

Cumprimento de Sentena

FORMAO DO PROCESSO importante definir o momento exato da formao do processo porque a partir desse momento que comeam a incidir as normas de direito processual, gerando seus respectivos efeitos.

Processo de Conhecimento

Relao Processual (abstrata)

Procedimento* (atos concretos)

Efeitos do processo: Direitos, deveres, obrigaes e sujeies. Para a legislao processual brasileira, a relao jurdica processual inicia-se a partir da distribuio da petio inicial, ainda num formato que s abrange a parte autora e o rgo julgador como sujeitos da relao, embora apresente os efeitos jurdicos do processo. A partir da citao vlida a mesma relao processual adquire um novo formato para inserir a parte r como sujeito desta relao, passando a tambm sofrer seus efeitos.

petio inicial

citao vlida

juzo de admissibilidade

Autor

Juiz

Juiz

Autor

Ru

A parte r passa a sofrer os efeitos do processo desde a citao, independentemente de vir ou no a praticar atos no processo. Durante o perodo da admissibilidade, como consequncia da presena da relao processual apesar do seu formato inicial, podem ser praticados atos processuais relevantes, a exemplo das correes da petio inicial, da concesso de liminares urgentes e do reconhecimento, desde logo, da prescrio.

SUSPENSO DO PROCESSO
Processo = Relao Processual + Procedimento A suspenso do processo suspenso do procedimento, e no da relao jurdica. Esta nunca ser suspensa. Princpio do Dispositivo ou da Inrcia Processual: provocao gera impulso oficial que s ser parado pelas causas de suspenso. Verificada uma das causas expressamente prevista na legislao como relevantes ao ponto de determinar a suspenso do processo, a prtica de atos processuais para durante o prazo determinado ou indeterminado, retornando to somente depois de removida a respectiva causa. Suspenso Interrupo No direito processual no existe qualquer causa que determine a interrupo do processo, isto , o retorno do procedimento ao seu momento inicial. Mesmo os casos de nulidade no so casos de interrupo processual, visto que repetido apenas o ato nulo. Prazos pendentes durante a suspenso Em relao aos prazos cuja contagem foi iniciada antes da suspenso, ocorrer o reincio da respectiva contagem pelo exato perodo que faltava quando removida a causa de suspenso. Para os prazos em que, embora realizada a intimao, ocorreu a suspenso do processo antes de iniciada a contagem, esta ocorrer em sua integralidade depois de removida a causa de suspenso.

Atos Urgentes Embora seja defesa a prtica de qualquer ato processual, seja pela parte ou pelo rgo julgador, excepcionalmente, permitida a realizao de atos voltados a evitar o perecimento de direito (ex. caso de litigncia acerca de bem perecvel) ou para realizao de situaes urgentes que no possam esperar o trmino da suspenso. Todavia, os atos da parte ou do juiz excepcionalmente praticados durante esse perodo devero fundamentar os motivos da urgncia. No havendo fundamentos, este ato ser tido por inexistente. HIPTESES GERAIS DE SUSPENSO (art. 265, CPC)
Art. 265. Suspendese o processo: I pela morte ou perda da capacidade processual de qualquer das partes, de seu representante legal ou de seu procurador; II pela conveno das partes; III quando for oposta exceo de incompetncia do juzo, da cmara ou do tribunal, bem como de suspeio ou impedimento do juiz; IV quando a sentena de mrito: a) depender do julgamento de outra causa, ou da declarao da existncia ou inexistncia da relao jurdica, que constitua o objeto principal de outro processo pendente; b) no puder ser proferida seno depois de verificado determinado fato, ou de produzida certa prova, requisitada a outro juzo; c) tiver por pressuposto o julgamento de questo de estado, requerido como declarao incidente; V por motivo de fora maior; VI nos demais casos, que este Cdigo regula. 1 No caso de morte ou perda da capacidade processual de qualquer das partes, ou de seu representante legal, provado o falecimento ou a incapacidade, o juiz suspender o processo, salvo se j tiver iniciado a audincia de instruo e julgamento; caso em que: a) o advogado continuar no processo at o encerramento da audincia; b) o processo s se suspender a partir da publicao da sentena ou do acrdo. 2 No caso de morte do procurador de qualquer das partes, ainda que iniciada a audincia de instruo e julgamento, o juiz marcar, a fim de que a parte constitua novo mandatrio, o prazo de vinte dias, findo o qual extinguir o processo sem julgamento do mrito, se o autor no nomear novo mandatrio, ou mandar prosseguir no processo, revelia do ru, tendo falecido o advogado deste. 3 a suspenso do processo por conveno das partes, de que trata o n II, nunca poder exceder seis meses; findo o prazo, o escrivo far os autos conclusos ao juiz, que ordenar o prosseguimento do processo. 4 No caso do n III, a exceo, em primeiro grau da jurisdio, ser processada na forma do disposto neste Livro, ttulo VIII, Captulo II, seo III; e, no tribunal, consoante lhe estabelecer o regimento interno. 5 Nos casos enumerados nas letras a, b e c do n IV, o perodo de suspenso nunca poder exceder um ano. Findo este prazo, o juiz mandar prosseguir no processo.

I - Pela morte ou perda da capacidade processual de qualquer das partes, de seu representante legal ou de seu procurador So pressupostos de constituio e continuidade vlidas do processo. A morte e a perda de capacidade interferem na presena desses elementos. 1. Morte da Parte O juzo, aps tomar conhecimento do falecimento da parte, suspender o processo pelo prazo indeterminado necessrio a que sejam intimados pessoalmente os provveis sucessores ou o esplio, se este existir, para, querendo, realizarem a habilitao. O prazo limite nesta hiptese de suspenso do processo a intimao de todos os provveis sucessores, a partir de quando comear a correr o prazo para habilitao.
Habilitao um incidente processual por meio do qual o provvel sucessor, provando a sua condio, requer ao rgo julgador o seu ingresso na relao processual no lugar da parte falecida (substituio de parte). Essa habilitao no obrigatria, podendo os herdeiros ou o esplio optarem a no se habilitar no processo. No entanto, caso a parte falecida seja autor no processo, o processo ser extino, e, caso o falecido seja ru, o processo seguir sua revelia.

2. Morte do Representante Legal Para esta hiptese de suspenso do processo, pressuposto que a parte no possua capacidade civil de exerccio (capacidade de estar em juzo) sem a presena do representante. Como conseqncia, a suspenso do processo se justifica para que novo representante seja escolhido. a. Parte incapaz: o processo ser suspenso por prazo indeterminado at a efetiva substituio do representante. b. Parte pessoa jurdica: morto o representante da pessoa jurdica, o juiz suspender o processo por prazo indeterminado at a intimao dos interessados para substitu-lo. 3. Morte do procurador Comunicado o falecimento do advogado ao juzo, este aps intimar a respectiva parte acerca da necessidade de constituir novo advogado, suspender o processo pelo prazo determinado de 20 dias, durante os quais dever ser constitudo novo advogado ou indicado defensor pblico. Nos casos em que houver a outorga de poderes a mais de um advogado, a morte de qualquer deles no suspender o processo, pois no ser afetada a capacidade postulatria. 4. Perda de Capacidade Superveniente

quando a parte, antes plenamente capaz, torna-se incapaz no decorrer do processo. O juiz, ento, suspender o processo por tempo indeterminado at que seja nomeado representante legal atravs de processo de Interdio. 5. Perda da Capacidade pelo Representante Legal Mesmo procedimento da morte do Representante. 6. Perda de Capacidade pelo Procurador A perda da capacidade pelo procurador atinge a capacidade postulatria da mesma forma que a morte, sendo-lhe aplicvel o mesmo procedimento. II Por conveno das Partes Configurada a vontade recproca direcionada suspenso do processo, este ficar parado por prazo indeterminado no superior a 6 meses at que seja atingido o prazo mximo ou seja praticado ato cujo contedo presuma a vontade de continuar o processo. H trs maneiras de configurar a vontade recproca: Petio conjunta assinada pelo advogado de ambas as partes; Requerimento por uma das partes e concordncia expressa pela outra; Requerimento por uma das partes e concordncia tcita pela outra, desde que devidamente intimada. Qualquer pedido de renovao com base neste inciso ficar submetido discricionariedade do julgador. III - Quando for oposta exceo de incompetncia do juzo, da cmara ou do tribunal, bem como de suspeio ou impedimento do juiz Excees so instrumentos de defesa reservados alegao de certas questes formais. Em processo civil, as principais excees so: de incompetncia relativa, de suspeio e de impedimento. Oposta a exceo, o processo estar suspenso automaticamente suspenso por fora de lei, independentemente de pronunciamento judicial, pelo prazo indeterminado que for necessrio ao julgador decidir a questo objeto do julgamento. (fora de lei = suspenso automtica, basta existir a exceo). O uso desmotivado das excees, com o simples propsito de obter a suspenso do processo em carter prejudicial outra parte, configura ato de litigncia de m-f, punvel na forma do art. 17, CPC. IV Quando a sentena de mrito: a) Suspenso por prejudicialidade externa Nesta situao, embora esteja o processo aparentemente pronto para julgamento, a necessidade de uma informao relevante que ainda ser apreciada por sentena em outro processo faz com que haja a suspenso deste por prazo indeterminado no superior a 1 ano, aguardando-se que seja proferida sentena no outro processo.

Ex.: 1) Ao Civil Ex Delicto: um pedido de indenizao em virtude de um crime (a sentena civil aguardar por um ano prolatao da sentena penal, pois uma negativa de autoria, por exemplo, impediria a condenao no cvel); 2) Ao de Despejo e Ao Renovatria de Locao.

Na prtica, ultrapassado o prazo mximo de 1 ano e encerrada a suspenso, os juzos tm mantido os processos conclusos para sentena informalmente at o julgamento do outro processo. b) Diligncias pendentes Mesmo estando o processo aparentemente pronto para julgamento, a existncia de atos e diligncias no concludos, especialmente os relativos instruo do processo, impede a sua continuidade, havendo a suspenso por prazo indeterminado at que todos sejam encerrados. A suspenso poder ser encerrada se o juzo, em deciso fundamentada, justificar no ser mais necessria a diligncia. c) Por prejudicialidade interna (ao declaratria incidental) Alegada questo pressuposta em Ao Declaratria Incidental e estando o processo originrio pronto para julgamento, este ficar suspenso por prazo indeterminado no superior a 1 ano at que haja condies de julgamento simultneo em nica sentena. V Por motivo de fora maior Envolve qualquer fato natural (enchente, p. ex.) ou social (greve) cuja relevncia seja suficiente para interferir no funcionamento dos rgos judicirios, suspendendo-se o processo por prazo indeterminado at que desapaream os efeitos do fato. Essa suspenso depende de ato administrativo do juzo, da corregedoria ou do presidente do respectivo tribunal. VI nos demais casos, que este Cdigo regula Este inciso permite a existncia de hipteses especficas de suspenso no enquadradas nas hipteses gerais do art. 265. Ex.: 1) suspenso da fase de execuo enquanto se procura bens do devedor; 2) suspenso em virtude de incidente de falsidade documental;

EXTINO DO PROCESSO SEM RESOLUO DO MRITO


A norma processual prev circunstncias em que, em virtude de um vcio de forma insanvel ou que no foi sanado no momento oportuno, haja o encerramento prematuro do processo sem a apreciao do mrito do conflito, isto , da questo de direito material. Em todos os casos de extino do processo sem resoluo do mrito sempre haver vcio de forma relacionado com o direito processual - que, como no pode ser corrigido, seja por sua natureza ou porque o momento de correo j passou, ele provoca o encerramento do processo. Instrumentalidade do Processo: processo o instrumento (meio) atravs Forma = Direito Processual do qual o direito material efetivado numa situao de conflito, no Substncia = Direito Material podendo as formas quem compem o procedimento prevalecer sobre o direito material da parte. Assim, condio para a extino do processo sem resoluo do mrito, caso o vcio possa ser corrigido, que se d prvia oportunidade para esta correo. Nem todo vcio de forma possui relevncia suficiente para produzir a extino do processo, estando esta vinculada a previso expressa da legislao. A regra que os vcios de forma no resultam na extino, mas resultem apenas na correo. HIPTESES GERAIS DE EXTINO SEM RESOLUO DO MRITO (art. 267, CPC)
Art. 267. Extinguese o processo, sem resoluo de mrito: I quando o juiz indeferir a petio inicial; II quando ficar parado durante mais de um ano por negligncia das partes; III quando, por no promover os atos e diligncias que lhe competir, o autor abandonar a causa por mais de trinta dias; IV quando se verificar a ausncia de pressupostos de constituio e de desenvolvimento vlido e regular do processo; V quando o juiz acolher a alegao de perempo, litispendncia ou de coisa julgada; VI quando no concorrer qualquer das condies da ao, como a possibilidade jurdica, a legitimidade das partes e o interesse processual; VII pela conveno de arbitragem; VIII quando o autor desistir da ao; IX quando a ao for considerada intransmissvel por disposio legal; X quando ocorrer confuso entre autor e ru; XI nos demais casos prescritos neste Cdigo. 1 O juiz ordenar, nos casos dos nos ii e iii, o arquivamento dos autos, declarando a extino do processo, se a parte, intimada pessoalmente, no suprir a falta em quarenta e oito horas. 2 No caso do pargrafo anterior, quanto ao n II, as partes pagaro proporcionalmente as custas e, quanto ao n III, o autor ser condenado ao pagamento das despesas e honorrios de advogado (artigo 28). 3 O juiz conhecer de ofcio, em qualquer tempo e grau de jurisdio, enquanto no proferida a sentena de mrito, da matria constante dos nos iV, V e Vi; todavia, o ru que a no alegar, na primeira oportunidade em que lhe caiba falar nos autos, responder pelas custas de retardamento. 4 Depois de decorrido o prazo para a resposta, o autor no poder, sem o consentimento do ru, desistir da ao.

I Indeferimento da petio inicial (arts. 267, I c/c 295, CPC) Trata-se da anlise de vcio de forma, ainda durante o perodo da admissibilidade cuja existncia, se no puder sofrer correo, resulta na extino do processo neste momento inicial antes mesmo da citao do ru. II Quando ficar parado por mais de um ano por negligncia das partes Essa hiptese de extino do processo composta por dois elementos, um temporal e outro subjetivo. O elemento temporal processo parado a mais de um ano e calculado a partir do ltimo ato praticado, o elemento subjetivo por negligncia das partes e se caracteriza pela inrcia de ambas as partes em se manifestar no processo aps intimao. Transcorrido o prazo previsto na lei, o juiz mandar intimar - por mera publicao em dirio oficial - ambas as partes para se manifestarem acerca de interesse na continuidade do processo. Se qualquer delas manifestar interesse ou simplesmente praticar ato processual estar afastada a negligncia. III Abandono pelo autor Essa hiptese tambm tem dois elementos, um temporal e outro subjetivo. O elemento temporal de 30 dias contados da ltima precluso, enquanto que o elemento subjetivo a intimao pessoal do autor para, em 48h, dizer se tem interesse no processo. Intimao Precluso Intimao Pessoal Abandono ----------------|---------------------|---------------------|------------------|------------------------------- (X) 30 dias 48h O STJ, utilizando-se da Jurisprudncia como fonte da norma processual, de maneira pacfica e hoje sumulada, acrescenta um terceiro elemento hiptese de extino por abandono, condicionando-a ao expresso requerimento pela parte r, o que afasta a possibilidade de extino por abandono de ofcio, ou seja, por iniciativa do juiz.

IV Ausncia de pressupostos processuais Pressupostos processuais Subjetivos Juiz Parte > Capacidades Processuais Capacidade de ser parte Capacidade de estar em juzo Capacidade postulatria

Objetivos

Pressupostos Subjetivos: A ausncia dos pressupostos do juiz (incompetncia, suspeio ou impedimento) no resulta na extino do processo, mas sim na efetiva correo do defeito. No que diz respeito aos pressupostos objetivo da parte, a ausncia de qualquer das capacidades processuais s implicar na extino do processo se for relativa parte autora e no puder ser corrigido. A perda de qualquer das capacidades da parte pelo ru implica na continuao do processo revelia dele. Pressupostos Objetivos: Envolve a falta de quaisquer outros requisitos de forma no categorizados cuja presena seja necessria continuidade vlida do processo. exemplo de pressuposto processual objetivo a no comprovao do pagamento das custas e dos honorrios referentes a processo anterior que for extinto na hiptese de renovao da pretenso em novo processo. V Perempo, Litispendncia e Coisa Julgada Todas essas hipteses representam situaes de exerccio irregular do direito de ao pelo autor. Perempo: trata-se de uma sano processual aplicvel ao autor que por trs vezes sucessivas der causa extino do processo por abandono, fincando, a partir de ento, impedido de exercer o direito de ao quanto ao respectivo conflito.
Processo (1) ----------------- > extinto por abandono Processo (2) ----------------- > extinto por abandono Processo (3) ----------------- > extinto por abandono Processo (4) ----------------- > extinto por perempo

Litispendncia: a norma processual no admite a existncia simultnea de dois ou mais processos idnticos, mantendo-se o processo prevento e extinguindo-se todos os demais por litispendncia.
Critrios para estabelecimento do juzo prevento: Mesma vara o que primeiro foi distribudo; Varas diferentes o que primeiro teve seu despacho inicial; Comarcas diferentes o que primeiro teve a citao do ru.

Coisa Julgada: Aps o trnsito em julgado de sentena que analisou o mrito do conflito, no se admite a propositura de processo idntico, devendo este ser extinto por violao da coisa julgada.

VI Ausncia de uma das condies da ao Condies da ao Legitimidade das partes (para a causa): as pessoas indicadas como parte na petio inicial devem coincidir com os sujeitos que participaram da relao de direito material que deu origem ao conflito. A ilegitimidade s extinguir o processo se no puder ser corrigida.

Interesse processual: composto por trs elementos, sem os quais no possvel a existncia do processo: Necessidade: Se a parte no consegue fundamentar a existncia do conflito, o processo ser extinto por falta de necessidade. Adequao: significa que o procedimento escolhido tem que ser aquele previsto pela legislao para aquele tipo de conflito. O processo s ser extinto por inadequao se no for cabvel a converso para o procedimento correto sem prejuzo parte contrria. Utilidade: a possibilidade, do procedimento escolhido, poder efetivar o pedido formulado. Embora correto o procedimento, o processo ser extinto por falta de utilidade se no for capaz der realizar o pedido formulado e a parte no corrigir o pedido a tempo. Possibilidade jurdica: para o projeto novo do cdigo, no condio da ao. No precisando mais de ateno no estudo.

VII Pela conveno de arbitragem (Lei 9.307/96): Excluso voluntria de apreciao do conflito pelo Poder Judicirio. As partes concordam em levar o conflito ao rbitro. A excluso se d pelo Contrato de Arbitragem ou atravs da Clusula Compromissria. A escolha pela arbitragem ato irretratvel. A presena de clusula compromissria (de arbitragem) em contrato de adeso no caso de relao de consumo considerada abusiva e nula, no produzindo a extino do processo por este motivo. VIII Desistncia Trata-se de ato privativo da parte autora no qual esta abre mo de um processo j instaurado mantendo integro o seu direito material. A parte abre mo apenas do processo, mas no do seu direito, que pode ser trazido num outro processo. Desistncia ato unilateral da parte autora at o momento da citao, a partir de quando depender da concordncia do ru para produzir efeitos. Aps o saneamento do processo, no caber mais desistncia. At a citao, o autor desiste quando quiser. Da citao em diante, desiste apenas com a concordncia do ru; depois do saneamento impossvel desistir. IX Ao intransmissvel por disposio legal: Direitos personalssimos Nesse caso, nunca haver substituio de parte, ou habilitao. O direito nunca ser transmitido. Ex. processo de divrcio litigioso, antes de sair o divrcio a pessoa vem a falecer, ela morre como casada e todos os efeitos do matrimnio reverberaro. X Confuso entre autor e ru: confuso patrimonial

A partir de um determinado momento do processo, onde existiam dois patrimnios passa a existir um s. Ex. Varig tinha um processo contra a Empresa Gol. Se a Gol compra Varig, o patrimnio torna-se um s. XI Nos demais casos prescritos no Cdigo. Este inciso permite que alm das hipteses gerais aplicveis a qualquer processo, tambm existam hipteses especficas de extino. Pargrafos 1 ao 4 do art. 265, CPC

RESOLUO DO MRITO
*As situaes relativas resoluo do mrito possuem, como caracterstica comum, serem hipteses de anlise direta, ou indireta do direito material, objeto do conflito As sentenas de resoluo de mrito, pressupe um processo aquele momento, livre de defeitos de forma (Eu). Trata-se do conjunto de informaes em que, direta e indiretamente, o rgo judicial ir apreciar o direito material controvertido, apontando uma soluo para o conflito (Pedro). Apreciao Direta: anlise da titularidade do direito material (art. 269, I). Apreciao Indireta: circunstncias que atingem o direito material, mas prejudicam a apreciao de sua titularidade (art. 269, II a V). A hiptese de apreciao direta pressupe um processo livre de defeitos formais e cuja fase de conhecimento j tenha sido encerrada. Os casos de apreciao indireta do mrito, em regra, tm por efeito a extino do processo pelo encerramento do conflito. J os casos de apreciao direta, esto vinculados a uma ideia de continuidade e - em regra - s sero encerrados na fase de cumprimento. HIPTESES LEGAIS DE RESOLUO DO MRITO
Art. 269. Haver resoluo de mrito: I quando o juiz acolher ou rejeitar o pedido do autor; II quando o ru reconhecer a procedncia do pedido; III quando as partes transigirem; IV quando o juiz pronunciar a decadncia ou a prescrio; V quando o autor renunciar ao direito sobre que se funda a ao.

I Acolhimento ou rejeio do pedido do autor Pretenso de direito material = aquilo que foi solicitado ao Poder Judicirio. Procedncia: acolhe totalmente o pedido. Titular do direito o Autor; Improcedncia: rejeita totalmente o pedido. Titular do direito o Ru; Procedncia Parcial: acolhe e rejeita fraes da pretenso. Titulares do direito o autor e o ru.

II Reconhecimento da procedncia do pedido O reconhecimento da procedncia do pedido hipteses de autocomposio, tambm chamada de submisso. Nesta situao, a parte r, que antes impunha resistncia pretenso do autor, decide de livre e espontnea vontade reconhecer o autor como titular do direito material controvertido, resolvendo o conflito de interesses. Esse reconhecimento pode ocorrer em qualquer momento do processo. Ser caso de reconhecimento parcial tcito a defesa do ru que, apesar de apresentar defesa, no combate todos os pedidos do autor. III Transao Tambm um caso de autocomposio, pois a pretenso original substituda por novas obrigaes. Essa substituio desfaz o conflito. Para haver a transao preciso que haja a conjuno de dois elementos: vontade recproca; e, obrigaes bilaterais (sinalagma).

Ento, para haver transao preciso que as duas partes ganhem e percam, ou seja, adquiram direitos e deveres. Homologao pelo juiz. Para que surtam efeitos sobre o processo, a transao dever ser submetida pelas partes homologao do rgo julgador, que, sem interferir no seu contedo, analisar os requisitos de validade do respectivo ato jurdico. Ser analisada pelo juiz apenas os trs requisitos de validade (objeto lcito e possvel, capacidade das partes e forma prevista ou no defesa em lei) do ato. IV Decadncia ou prescrio A ocorrncia da decadncia e da prescrio no depende do juiz, elas apenas so declaradas por ele. Ambas so hipteses da incidncia do fator tempo sobre o exerccio do direito material, extinguindo o processo. Obrigaes peridicas ou de trato sucessivo. Obrigaes peridicas so aquelas que se renovam ao longo do tempo, renovando-se o direito. So exemplos de obrigao peridica os aluguis, a penso de alimentos, a obrigao tributria e a conta de luz. Tratando-se de obrigao desta natureza, a prescrio, ou a decadncia, s produzir efeitos sobre as parcelas que tenham sido alcanadas pelo seu perodo tempo, no atingindo o chamado fundo de direito, isto , a caracterstica da renovao peridica do direito material cujas respectivas parcelas sero julgadas na forma do artigo 269, I e IV, CPC.

t(y) Prescritas ou decadas(269, IV)

t(x)

P.I. vlidas (269, I)

----------------------------------------------------|-------------------o-----------------------------------------vlidas (269, I)

V Renncia: autocomposio Trata-se de ato unilateral da parte autora em que esta, por livre disposio e vontade, abre mo do prprio direito material objeto do conflito em favor da titularidade da parte r. Na renncia ocorre uma excluso patrimonial voluntria. A partir desse momento o conflito acabou. E essa questo no poder ser mais discutida. ato irretratvel. Jamais confundir renncia com desistncia. Na desistncia no se discute o direito material, apenas o processual. As hipteses dos incisos II, III e V so atos privativos das partes somente praticados por advogados na presena de poderes expressos na procurao.

PETIO INICIAL

################# PREMISSAS 1. Princpio do Dispositivo ou da inrcia processual: A jurisdio precisa ser provocada e, aps a provocao, atua por impulso oficial. O judicirio reativo, reage provocao. A provocao deve ser oficialmente realizada pela parte. A provocao no se presume. 2. Ao Direito subjetivo pblico e incondicionado de provocar o judicirio. pblico por ser exercido contra o Estado, subjetivo por bastar entender que existe o direito violado, e incondicionado por bastar a vontade da parte entrar em juzo. Todo direito de ao um direito potestativo, ou seja, direito cujos efeitos dependem de uma declarao de vontade quanto ao exerccio. A violao do direito no acarreta em um processo para proteg-lo, preciso declarar a vontade de exerc-lo, atravs do direito de ao. CONCEITO DE PETIO INICIAL Trata-se de um instrumento formal, solene e escrito, por meio do qual a parte autora exerce o direito de ao, declarando a sua vontade de, a partir dali, iniciar o processo. No se pode exercer o direito de ao de outra maneira alm da petio inicial.

Caractersticas 1. Formal Este ato ser regido pelas normas de direito processual que interferem na liberdade de sua prtica, estando restrita autonomia de vontade da parte. No se pratica por que se quer e nem do jeito que se quer, mas do jeito que a norma determina ou permite que se faa. 2. Solene Ato solene aquele cuja forma est vinculada existncia e validade do ato. Se no for feito da forma que est previsto na lei, no existe. So os requisitos de forma obrigatrios. 3. Escrita Em virtude da caracterstica do direito processual civil brasileiro, no qual predominam atos praticados na forma escrita, as informaes que compem a petio inicial devero ser apresentadas na forma de documento (crtula) que ser entregue ao rgo distribuidor do judicirio com a finalidade de iniciar o processo. O processo no se inicia com a elaborao da PI, mas pela entrega desta escrita e assinada ao rgo distribuidor. Nos procedimentos dos juizados estaduais e federais, em virtude do princpio da informalidade inerente a eles, ocorre a supresso de alguns requisitos obrigatrios da inicial com o propsito de facilitar o acesso da parte, sem, contudo, perder sua caracterstica solene. Tambm no procedimento dos juizados, excepcionalmente, admite-se que a parte ou seu advogado comparea unidade jurisdicional e preste oralmente as informaes obrigatrias, cujo contedo ser reduzido a termo e dar incio ao respectivo processo. A esta petio oral praticada nos juizados d-se o nome de queixa. Prestar ateno na diferena que tem a mesma palavra no CPP.

PERODO DE ADMISSIBILIDADE DA INICIAL (ART. 285) Estando em termos a petio inicial, o juiz ordenar a citao. Em termos = Citao inicial apta (de acordo com os requisitos), livre de defeitos. ato sob condio. O juiz s pode ordenar a citao se a petio inicial estiver em termos. Conseqncias 1. Ausncia de defeitos: a conseqncia a citao. 2. Houve defeitos (corrigidos): citao.

3. Houve defeitos insanveis ou no foram corrigidos: extino por indeferimento (art. 267, I, c/c 295 CPC). O juiz obrigado a indicar os defeitos. A admissibilidade deve ser feita de uma vez, devendo haver indicao de todos os defeitos de uma vez, mas podendo acontecer em partes.

A anlise dos requisitos da inicial, durante o perodo de admissibilidade, consiste em um dos poucos atos, passveis de delegao pelo juiz ao escrivo (chefe de secretaria), desde que bacharel em direito, por simples ato administrativo do magistrado. ato ordenatrio passvel de delegao.

REQUISITOS OBRIGATRIOS DA PETIO INICIAL (ART. 282)


Art. 282. A petio inicial indicar: I o juiz ou tribunal, a que dirigida; II os nomes, prenomes, estado civil, profisso, domiclio e residncia do autor e do ru; III o fato e os fundamentos jurdicos do pedido; IV o pedido, com as suas especificaes; V o valor da causa; VI as provas com que o autor pretende demonstrar a verdade dos fatos alegados; VII o requerimento para a citao do ru.

I Juiz ou tribunal a que dirigida: direcionamento da competncia EXMO SR. DR. (...) O direcionamento feito a partir de uma anlise de critrios conforme a natureza do conflito. 1) Competncia Absoluta: Trata das divises do Poder Judicirio que esto previstas na CF: Justias Especiais Justias Comuns Federal: trata das hipteses do art. 109, CF (em razo da pessoa ou da matria); Estadual: competncia residual. Eleitoral: trata dos partidos polticos e do funcionamento das eleies; Trabalho: trata das relaes de trabalho.

2) Competncia de Foro (territorial): onde propor a ao? Arts. 90 ao 104, CPC.

3) Competncia de juzo (funcional): qual o juzo competente? Organizao judiciria (diviso de trabalho)

As varas cveis possuem competncia residual em relao s demais varas especializadas. Havendo mais de um juzo competente na mesma localidade, a distribuio ser feita de forma aleatria entre eles, salvo em se tratando de situaes de conexo e de continncia, nas quais a distribuio ocorrer por critrios de preveno (distribuio por dependncia).

4) Competncia por prerrogativa (competncia funcional): existe prerrogativa de foro? Constituio Federal e Constituio Estadual. Verificado ser caso de prerrogativa de foro, a parte autora ir usar as informaes colhidas nos critrios anteriores, adaptando-os aos rgos internos do respectivo tribunal. II - Os nomes, prenomes, estado civil, profisso, domiclio e residncia do autor e do ru; Qualificao das partes Legitimidade para a causa; Comunicao dos atos processuais (citao e intimaes); Fixao dos limites da coisa julgada.

As informaes contidas neste inciso correspondem ao mnimo obrigatrio para validade da qualificao, entretanto, quanto mais detalhada a qualificao, mais eficiente para os seus propsitos. Existe elemento obrigatrio da qualificao no previsto neste inciso, qual seja a obrigatria indicao do endereo profissional do advogado (art. 39, CPC). Observar que apenas a indicao do endereo, ou seja, no necessria maior qualificao do advogado. III Causa de pedir: motivos pelos quais a parte procurou o Poder Judicirio. Motivos Argumentos fticos Argumentos jurdicos

Causa de pedir remota (mediata): qual o direito e qual a sua origem? Causa de pedir prxima (imediata): como a conduta do ru teria violado este direito?

IV Pedido

Corresponde ao conjunto de providncias a serem tomadas pelo Poder Judicirio para proteo do direito material supostamente violado

V Valor da causa (arts. 258 e 259)


Art. 258. A toda causa ser atribudo um valor certo, ainda que no tenha contedo econmico imediato. Art. 259. O valor da causa constar sempre da petio inicial e ser: I na ao de cobrana de dvida, a soma do principal, da pena e dos juros vencidos at a propositura da ao; II havendo cumulao de pedidos, a quantia correspondente soma dos valores de todos eles; III sendo alternativos os pedidos, o de maior valor; IV se houver tambm pedido subsidirio, o valor do pedido principal; V quando o litgio tiver por objeto a existncia, validade, cumprimento, modificao ou resciso de negcio jurdico, o valor do contrato; VI na ao de alimentos, a soma de doze prestaes mensais, pedidas pelo autor; VII na ao de diviso, de demarcao e de reivindicao, a estimativa oficial para lanamento do imposto.

A petio inicial em qualquer processo dever indicar valor para a causa cujo montante servir de base de clculo para a fixao das obrigaes processuais, a exemplo das multas, custas e honorrios. Regra geral: aplicvel, conforme o art. 258, absoluta maioria dos processos. Valor da causa ser equivalente ao benefcio econmico (o que vai ganhar ou deixar de perder) decorrente da procedncia do pedido. Exceo: nas pretenses sem expresso econmica ou quando no for possvel aferir desde logo o valor, o valor da causa ser atribudo livremente pela parte, a chamada atribuio por estimativa, quando se usa a expresso para meros efeitos legais. Regras especiais: aplicveis, conforme o art. 259, aos casos especficos. VI Protesto por provas Especfico Genrico Dispensa expressa

A parte autora dever informar na inicial como pretende demonstrar os fatos alegados. O protesto especfico por provas aquele no qual a parte indica desde logo quais provas ir produzir no processo. No protesto genrico, a parte reserva em seu favor todos os meios de prova, deixando para especific-los somente durante a fase de instruo. A dispensa expressa se d quando a parte avisa ao juiz no ser necessria a fase de instruo porque os fatos narrados j se encontram provados nos documentos que acompanham a inicial.

O protesto por provas o nico elemento da inicial cuja ausncia jamais resulta na extino do processo por indeferimento, sendo causa to somente da perda do direito de pedir provas naquele processo.

VII Requerimento de citao Com o fim de proteger o contraditrio, a norma processual determina que o autor requeira expressamente a citao do ru, indicando, se for o caso, a necessidade de citaes especiais e suas respectivas justificativas

ELEMENTOS DO PEDIDO o pedido ser certo e determinado Certeza: o pedido dever identificar claramente qual a pretenso a ser satisfeita. Determinao: ao formular o pedido, a parte autora dever informar em que limites a pretenso dever ser realizada (alcance) Exceo: admisso de pedido certo, mas genrico Excepcionalmente, a norma processual admite que a parte autora formule um pedido certo e genrico, isto , deixe a determinao de sua pretenso a cargo do julgador e durante o processo, bastando apresentar a pretenso sem precisar delimit-la. So os trs casos excepcionais: Aes Universais: correspondem s peties iniciais dos processos que tenham por objeto universalidades (conjuntos de bens que, por fico jurdica, so considerados como um ente unitrio, como o esplio, condomnio, massa falida, bibliotecas, etc.). Envolvendo o conflito uma universalidade, a parte autora est dispensada de individualizar os bens que lhe so componentes, bastando na petio inicial fazer referncia ao conjunto. Quando no for possvel determinar, desde logo, as consequncias do ato ilcito (prejuzo em matria de indenizao): se, pela natureza da relao ou pela complexidade do prejuzo, no for possvel determinar, desde logo, o prejuzo sofrido, poder a parte redigir pedido genrico. Quando a determinao depender de informaes que esto na posse da parte contrria (Assimetria de informaes): nesta situao, quando pela natureza da relao jurdica somente uma das partes detenha as informaes, autoriza-se pedido genrico, pois a determinao da pretenso ser feita a partir de informaes que sero prestadas pela parte contrria por ordem do julgador. Por exemplo, nos casos de

uma relao jurdica estatutria, s quem obrigado de guardar as informaes referentes relao o rgo, e no o servidor, ento, ao ajuizar uma ao, o servidor pode ter dificuldades de quantificar seu prejuzo por no ter posse das referidas informaes. Outro exemplo se d nas relaes bancrias, nas quais, por fora de lei, quem tem a obrigao de guardar as informaes da relao jurdica o banco.

PRINCPIO DA VINCULAO DO JUZO AO PEDIDO ( P. DA CONGRUNCIA) Trata-se de uma garantia de imparcialidade. O rgo julgador est vinculado, sob pena de nulidade, a apreciar o pedido na exata natureza e limites que foram formulados na inicial, no podendo alterar seu contedo ou modificar o alcance. Pedidos Implcitos. Em casos restritos, a norma processual admite que o rgo julgador aprecie obrigaes acessrias ou consequentes, embora estas no tenham sido requeridas pelo autor na inicial. Os casos de pedidos implcitos so expressamente autorizados por lei. So eles: Aplicao de juros de mora e de correo monetria (acessrias); Prestaes peridicas vencidas durante o processo (consequente). Honorrios Advocatcios e Devoluo das Custas Pagas. Didier Jr., em interpretao extensiva do art. 20 do CPC e do Estatuto da OAB, baseado no princpio da causalidade, entende tambm implcito o pedido de honorrios advocatcios e devoluo das custas pagas. Esse entendimento apenas doutrinrio e adotado por minoria da jurisprudncia. CLASSIFICAO DOS PEDIDOS 1. Pedido Simples Corresponde quele cujo contedo representa uma nica pretenso 2. Pedido Composto Estar presente quando a parte formular em seu favor duas ou mais pretenses nas seguintes modalidades: Pedido alternativo (ou): nesta modalidade, a parte autora apresenta duas ou mais pretenses sem qualquer ordem de preferncia, deixando ao julgador a liberdade de escolher qual delas julgar procedente e, dando-se a parte por satisfeita, pela procedncia de qualquer uma. Pedido sucessivo (se): no pedido sucessivo a parte autora estabelece uma ordem de hierarquia entre duas ou mais pretenses formuladas, segundo a qual a pretenso seguinte s ser apreciada se julgada improcedente a pretenso anterior e prioritria e assim sucessivamente. Pedido cumulativo (e): no pedido cumulativo a parte autora requer a apreciao simultnea de duas ou mais pretenses, informando que sua satisfao est vinculada procedncia de todas.

INDEFERIMENTO DA PETIO INICIAL Definio Vcios Formais Trata-se da identificao, durante o perodo de admissibilidade, de vcios formais da petio inicial cuja ocorrncia poder levar extino do processo se o vcio for insanvel ou se no for corrigido no momento oportuno. Extino imediata: na hiptese de vcio insanvel Extino posterior: na hiptese de vcio que, embora sanvel, no foi corrigido no momento oportuno.

Emenda inicial (art. 284, CPC) Em sendo sanvel o defeito, ser condio para a extino do processo que o juiz d oportunidade para a respectiva correo no prazo legal de 10 dias. HIPTESES DE INDEFERIMENTO DA INICIAL (art. 295, CPC)
Art. 295. A petio inicial ser indeferida: I Inpcia ii quando a parte for manifestamente ilegtima; iii quando o autor carecer de interesse processual; iV quando o juiz verificar, desde logo, a decadncia ou a prescrio (artigo 219, 5); V quando o tipo de procedimento, escolhido pelo autor, no corresponder natureza da causa, ou ao valor da ao; caso em que s no ser indeferida, se puder adaptarse ao tipo de procedimento legal; Vi quando no atendidas as prescries do artigo 39, pargrafo nico, primeira parte, e artigo 284. Pargrafo nico. Considerase inepta a petio inicial quando: i lhe faltar pedido ou causa de pedir; ii da narrao dos fatos no decorrer logicamente a concluso; iii o pedido for juridicamente impossvel; iV contiver pedidos incompatveis entre si.

I Inpcia Relacionam-se com falhas na elaborao do pedido e/ou da causa de pedir. So causas de inpcia ( nico do art. 295, CPC): Faltar pedido ou causa de pedir: omisso quanto a elemento obrigatrio da inicial (sanvel); Quando da narrao dos fatos no decorrer logicamente a concluso: hipteses de incompatibilidade lgica entre fundamento e pedido, ou seja, aqui o elemento obrigatrio est presente, mas est equivocado; Pedido juridicamente impossvel: ainda est vigente, mas uma norma que caiu em desuso e provavelmente ser abdicada no prximo CPC; Contiver pedidos incompatveis entre si: so pedidos que poderiam figurar em dois ou mais processos separados mas que jamais poderiam ser reunidos em um

processo s. um vcio de natureza sanvel. Podem ser pedidos incompatveis entre si: Pedidos auto-excludentes; Pedidos de competncia diversa; II Parte manifestamente ilegtima Nesta hiptese, o juiz poder da simples leitura da petio inicial identificar eventual ilegitimidade das pessoas indicadas. Ilegitimidade passiva: vcio sanvel. O juiz poder declar-la, determinando que o autor indique a pessoa certa; Ilegitimidade ativa: vcio insanvel, pois o direito de ao personalssimo.

III Carncia de interesse processual Aqui, a mera leitura dos fundamentos da inicial permite ao juiz identificar a ausncia de qualquer dos caracteres componentes do interesse processual, quais sejam: necessidade, adequao e utilidade. A carncia de interesse processual tambm um vcio sanvel, pois que, faltando qualquer dos elementos, determinar o juiz que o autor da ao corrija a petio inicial. IV Quando o juiz identificar, desde logo, a decadncia e a prescrio Esta uma das poucas hipteses em que cabe sentena de resoluo de mrito antes mesmo da citao. V Inadequao do procedimento Este inciso a repetio de parte do inciso III, visto que a inadequao do procedimento VI Abrange duas hipteses: Art. 39, nico: Falta de indicao do endereo do advogado a ser corrigido em 48h Art. 284: A referncia ao art. 284 abrange todas as demais falhas na elaborao da petio inicial no enquadradas nas hipteses anteriores, mas que no foram corrigidas no momento oportuno. Exemplo: 1) Ausncia de indicao do valor da causa; 2) omisso quanto ao requerimento de citao; 3) falta ou defeito da procurao

DEFESA DO RU
PREMISSAS Contraditrio: oportunidade de defesa e cincia dos termos do processo (citao vlida) Ampla Defesa: disponibilidade de todos os meios de defesa.

Embora amplamente disponveis, a utilizao dos meios de defesa no indiscriminada uma vez que a utilizao dos referidos meios com propsito de prejudicar a parte contrria ou de retardar o andamento do processo configura ato de litigncia de m-f por abuso do direito de defesa (art. 17, CPC).

MODALIDADES DE DEFESA 1. DEFESA INDIRETA (PROCESSUAL) Nesta modalidade, a parte r ir alegar a presena de vcios formais do processo, no verificados durante a admissibilidade ou que ocorreu de forma superveniente. Ou seja, aqui so combatidos vcios de forma e em momento algum est sendo discutido o direito material. Defesa indireta dilatria: so matrias que, se acolhidas, resultaro apenas na correo do defeito pelo autor. Defesa indireta peremptria: seu objetivo obter a extino do processo (art. 267, CPC), caso de o vcio no puder ser corrigido.

1.1. Meios de Defesa a) Preliminar de contestao (art. 301, CPC): consiste simplesmente em um captulo da fundamentao; b) Incidentes processuais em sentido amplo: s so utilizados quando a norma processual assim exigir; c) Excees: s so utilizadas quando a norma processual assim exigir. A relao de matrias prevista no art. 301 do CPC meramente exemplificativa, podendo ser includas outras matrias ali no previstas. 2. DEFESA PREJUDICIAL DE MRITO Representam a alegao de questes cujo acolhimento resolve o conflito de interesses, mas prejudica a definio da titularidade do direito material (Exemplo: prescrio, decadncia, transao, etc.). Abrange tambm a alegao de fatos impeditivos, modificativos ou extintivos do exerccio do direito material alegado pela parte autora. 2.1. Meios de defesa a) Preliminar de contestao (art. 301, CPC): consiste em simples captulo da fundamentao e utilizada quando o argumento pode ser alegado de imediato. Exemplo: prescrio ou decadncia. b) Ao Declaratria Incidental: utilizada quando ainda se precisa de provas para demonstrar a questo prejudicial alegada. Exemplo: nulidade de contrato que ainda precisa ser demonstrada.

3. DEFESA DIRETA (DE MRITO) Nesta modalidade o ru ir impugnar os fundamentos fticos e jurdicos que sustentam a pretenso do autor com a finalidade de obter a improcedncia da pretenso (art. 269, I). a nica modalidade de defesa que de presena obrigatria na contestao. 3.1. Meios de Defesa a) Mrito de contestao: consiste em um captulo da pea e ser discutido o porqu de o autor no ter o direito que diz ter. b) Reconveno Observaes: A contestao cujos fundamentos so omissos em relao defesa direta equivaler ao reconhecimento da procedncia do pedido (art. 269, II); nus da impugnao individualizada dos fatos alegados: ao elaborar a contestao, o ru dever impugnar cada um dos fatos alegados, pois o fato no impugnado ser presumido verdadeiro (incontrovrsia de fato); nus da impugnao total das pretenses formuladas: o ru dever atacar na contestao os fundamentos fticos e jurdicos de cada um dos pedidos feitos pela parte autora uma vez que o pedido no impugnado ser tido como reconhecido em sua procedncia, o que permite sua execuo imediata.

PRINCPIO DA SIMULTANEIDADE DA DEFESA

Vous aimerez peut-être aussi