Vous êtes sur la page 1sur 2

Contexto Histrico De O Federalista

O Federalista, uma das maiores obras da cincia poltica de autoria de John Jay, Alexander Hamilton e James Madison e se trata de srie de 85 artigos argumentando para a ratificao da Constituio dos Estados Unidos; o resultado de reunies que ocorreram na Filadlfia em 1787 para a elaborao da Constituio Americana , feita no ano de 1786, por conselho de notveis das antigas 13 colnias que o estado, ainda, confederado de Nova Iorque deveria aderir Dessa forma, falar do contexto histrico dOs Artigos Federalistas , antes de mais anda, falar do processo de independncia que as 13 colnias levaram a cabo no final do sculo XVIII e de algums acontecimentos histricos: - A Guerra dos Sete Anos: ocorrida entre os anos de 1754 e 1763, que deixou a Inglaterra com nescessidades financeiras e a levoua arrocho de impostos das suas colnias era, entre outras medidas, a volta, ou melhor, a criao de um pacto colonial. Tal fato criou revolta entre os americanos, acostumados a terem liberdade comercial. - Tea Act (Lei do Ch): Gerada pela imposio tirbutria da Inglaterra durante a Guerra dos Sete Anos greou um sentimento de revolta dos colonos devido a , perda relativa de autonomia poltica e administrativa ,frente a essas aes da metrpole, os colonos se reuniro em dois congressos continentais, que, reunindo representantes de todas as 13 colnias, decidiram sobre quais aes seriam tomadas contra a represso que estavam sofrendo da Inglaterra. - O Primeiro Congresso decidiu pelo boicote total ao comrcio com a Inglaterra, caso as Leis Coercitivas no fosse revogadas. Em 1775, um ano aps essa deciso, houve ataques da metrpole sobre localidades estadunidense, esse ataque gerou o segundo congresso que decidiu romper definitivamente com a inglaterra. - A declarao de independncia dos Estados Unidos da Amrica: que de fato, ocorreu em 4 de julho de 1776, elaborada por Thomas Jefferson, Benjamin Franklin, John Adams, Roger Sherman e Robert Livingston, tratou-se de uma declarao unilateral de independncia, que resultou na Guerra de Independncia Norte-Americana, no qual, aps enviar delegadas Frana, os Estados Unidos conseguiram apoio desta e da Espanha, podendo, dessa forma, vencer a guerra, e obter, pelo Tratado de Paris, o reconhecimento ingls de sua independncia.Com a Clebre frase introdutriaConsideramos como uma das verdades evidentes por si mesmas que todos os homens so criados iguais; que receberam de seu Criador certos direitos inalienveis, entre os quais figuram a vida, a liberdade e a busca da felicidade(...).

- Conveno Constitucional de Filadlfia : ocorreu 10 anos aps a Declarao de Independncia, tinha como fim especfico elaborar uma reforma nos artigos aprovados pelo Congresso de Filadlfia de 1776, que elaborou a carta constitucional que vigeu at ento. Tal carta, que estabeleceu a Confederao, com um governo extremamente centrfugo, deu grandes poderes aos Estados confederados e quase nenhum autoridade central. A Conveno Constitucional de Filadlfia, entretanto, ao invs de confeccionar essa reforma na carta constitucional de ento, acabou por elaborar uma Constituio nova. Entretanto, para que essa Constituio vigesse por todos os Estados confederados, era necessria a aprovao de 9 das 13 colnias. nesse contexto que surge O Federalista, como uma srie de artigos que tem como objetivo convencer o povo do Estado confederado de Nova Iorque de que a nova Constituio, resultado da Conveno Constitucional, e seus ideais eram os ideais para os Estados Unidos da Amrica, resolvendo grande parte dos grandes problemas polticos enfrentados nos primeiros anos da independncia.

Referncia Bibliogrfica
LIMONGI, Fernando Papaterra. "O Federalista": remdios republicanos para males republicanos. In: WEFFORT, Francisco (org.). Os Clssicos da Poltica. 14ed. So Paulo: tica, 2006. VICENTINO, Cludio. Histria Geral. So Paulo: tica, [s. d.].

Vous aimerez peut-être aussi