Vous êtes sur la page 1sur 13

Escola Secundria com 2 e 3 ciclos Gil Vicente

Fsico-Qumica

Fontes de energia

Combustveis Fsseis

Ana Rita Julio


7 Ano 1 Turma

2009/2010

Ana Rita Julio

N2 7 ano da 1 turma

COMBUSTIVEIS FSSEIS

Professora ngela Rebordo Fsico-qumica

Lisboa, 23 de Abril de 2010

Escola Secundria com 2 e 3 ciclos Gil Vicente

ndice

Introduo..............................................................................................................................3 Gs natural.............................................................................................................................4 O que ?..............................................................................................................................4 O gs natural e os transportes............................................................................................5 O que um gasoduto?........................................................................................................6 Petrleo..................................................................................................................................6 O que ?..............................................................................................................................6 Qual a origem do petrleo?................................................................................................7 Como se descobre e transforma?.......................................................................................7 Carvo....................................................................................................................................8 O que ?..............................................................................................................................8 Qual a origem do carvo?..................................................................................................9 Quais as aplicaes do carvo?.......................................................................................10 Concluso.............................................................................................................................11 Bibliografia..........................................................................................................................12

Introduo
Este trabalho trata dos combustveis fsseis. Escolhi este tema porque estes combustveis melhoram a nossa qualidade de vida, como tambm prejudicam o meio ambiente, ao soltar gases e fumo. A vantagem de fazer/ler este trabalho sensibilizar os cidados a cuidarem do planeta, e assim consumirem menos os combustveis fsseis. Os combustveis fsseis so resultado de um processo de decomposio das plantas e dos animais. Estes combustveis no so energias renovveis, ou seja, uma vez utilizados ficam sem utilidade possvel. Os combustveis fsseis tm reservas, que esto a acabar, o que um dia nos vo deixar pendurados. Para estas reservas se encherem novamente, teremos de esperar milhes e milhes de anos. Quando estas reservas acabarem no temos combustveis fsseis, e com a utilidade que lhe damos, acabar muito depressa. Os combustveis fsseis originam: carvo, gs natural e petrleo. Assim podemos dizer que eles esto presentes na vida humana, desde que acordamos at nos deitarmos. Quando tomamos um banho matinal, preparamos o almoo e o jantar, nos deslocamos para o trabalho ou para a escola e at nas horas de lazer, ao ver televiso, ao utilizar o computador ou ouvimos msica, estamos a utilizar os combustveis fsseis.

Imagem 1

Combustveis Fsseis

Gs natural
O que ?
O gs natural uma unio de hidrocarbonetos leves, at mais leves do que o ar, o que vantajoso para as questes de segurana. Para alm disso, o gs natural excessivamente inflamvel e encontra-se em reservatrios subterrneos. E por esse motivo, antes de ser canalizado misturado um qumico para lhe dar um cheiro idntico a ovos podres, assim se existir uma fuga ser facilmente detectada. Curiosamente, Portugal no possui nenhum reservatrio subterrneo de gs natural.

Imagem 2-O gs natural apresenta inmeras vantagens, entre as quais o seu baixo impacte ambiental, uma vez que um combustvel ecolgico.

O gs natural o combustvel fssil mais seguro e menos poluente, por esse motivo o mais utilizado pelos cidados na utilizao domstica.

O gs natural pode ser usado em: -chuveiros; -foges; -lareiras; -secadores de roupa; -aquecedores de piscinas; -aquecedores de ambiente.

Imagem3

Combustveis Fsseis

O gs natural encontra-se no subsolo e a sua extraco feita atravs de fundas perfuraes at chegar aos reservatrios de gs. O transporte do gs natural pode ser feito a partir de gasodutos (tubagens de gs no subsolo) ou em navios chamados metaneiros. O transporte em metaneiro pode exigir a presso do gs, at este ficar lquido, ocupando assim menos volume. O armazenamento do gs feito em tanques ou em instalaes subterrneas.

O gs natural e os transportes
O gs natural mais barato do que a gasolina, ou seja, quando se abastece com gs natural pode-se percorrer uma maior distncia do que se abastecermos com o mesmo valor de gasolina. O gs natural tambm aumenta a vida do motor, como seco no provoca resduos de carbono no interior do motor, diminuindo assim os custos da manuteno. ainda importante de salientar que, os veculos que utilizam este tipo de combustvel so proibidos de circular em alguns locais, como parques subterrneos e alguns tneis. Sem esquecer que este tipo de instalao tem custos elevados e reduz o espao do portabagagens. Curiosamente, o gs natural ainda no utilizado em todos os pases, o que representa um incmodo se pretender levar o carro para o estrangeiro.

Imagem 4-Autocarro Francs (em Nice) a gs natural

Os investigadores esto certos que o gs natural um bom combustvel para os carros, pois produz 90% menos poluio do que a gasolina ou gasleo.

Combustveis Fsseis

O que um gasoduto?
Para o gs natural ser extrado preciso fazer perfuraes muito fundas para se chegar aos reservatrios. O gs chega at ns por tubos e canos apropriados - gasodutos (que podem atingir 60cm de altura) que o transportam at s casas, fbricas, etc

Imagem 5-Interior de gasoduto

O gasoduto conduz grandes volumes de gs, possui dimetros elevados, altas presses e aproxima-se das cidades apenas para devolver o gs s companhias distribuidoras, elegendo um sistema integrado de transporte de gs.

Petrleo
O que ?
A palavra petrleo latina, e significa leo de pedra (petra significa pedra e oleum significa leo). O petrleo uma mistura complexa de hidrocarbonetos. Encontra-se penetrado em rochas porosas, associado ao gs natural e gua, esses lugares chamam-se jazidas de petrleo. Nem todos os pases tm reservas de petrleo. Os pases produtores esto situados no Hemisfrio Sul, apesar do maior consumo ser no Hemisfrio Norte. O consumo do petrleo, bem maior do que a sua formao. O petrleo pode ser transportado em petroleiros, alguns podem ter 300 metros de comprimento. Estes arpoam perto das refinarias, transferindo o petrleo para os reservatrios, atravs de gasodutos.

Combustveis Fsseis

Qual a origem do petrleo?


O petrleo encontra-se no fundo do mar e de grandes lagoas, chamadas bacias sedimentares, ou seja, onde os sedimentos de eroso se depositam. Juntamente com os sedimentos depositam-se os restos orgnicos de plantas e animais, que ao morrerem so afastados para as bacias sedimentares. Com o correr do tempo, a matria orgnica transformou-se em compostos abastados em carbono, dissolvendo o oxignio nos sedimentos. A formao dos jazigos est relacionada com os movimentos tectnicos, que podem reter hidrocarbonetos.

Imagem 6-Descobertas de petrleo (passadas e projectadas)

O grfico mostra que as descobertas de petrleo esto a diminuir com o passar dos anos, mas o seus consumo no, at pelo contrrio, continua a aumentar. Para que o petrleo fique em vias de extino, necessrio reduzir-se o seu consumo, de modo a que o seu gasto fique abaixo das descobertas anuais.

Como se descobre e transforma?


O petrleo hoje a principal fonte de energia do mundo. Atravs de poos excessivamente fundos, as companhias petrolferas extraem o petrleo. Este ento bombeado e conduzido para a superfcie terrestre. Normalmente so transportados em tanques e barcos prprios at chegarem maioria dos pases do mundo ( o que acontece em Portugal, pois quase todo o petrleo importado). O petrleo tem de ser transformado ou refinado noutros produtos antes de ser usado. Entretanto, at ser dividido pelo mundo armazenado em grandes tanques.

Combustveis Fsseis

Carvo
O que ?
O carvo uma rocha negra, pouco espessa e pouco dura, que pode arder facilmente. insolvel na gua e com o contacto com cidos no tem efervescncia. semelhana dos combustveis fsseis, o carvo no renovvel. E tambm se encontra na natureza em quantidades limitadas. O carvo faz parte da histria, com ele o nosso planeta evoluiu muito. Um exemplo da sua importncia foi com a criao dos caminhos-de-ferro no sculo XIX. Com a explorao das minhas de carvo o ingls George Stephson (que era mecnico na mina Killingworth), inventou a primeira locomotiva movida a carvo em 1814.

Imagem 7-Locomotiva a vapor

O carvo um dos combustveis fsseis que no se encontra em vias de extino, pois um estudo indica que ao ritmo do consumo de carvo, as reservas disponveis durem para os prximos 120 anos. O carvo um dos combustveis fsseis menos utilizados pelo ser humano.

Imagem 8

Combustveis Fsseis

O carvo tambm polui, como os outros combustveis fsseis, mas no geral polui mais do que os outros. O maior problema da utilizao do carvo a sua combusto, pois origina: cinzas, dixido de carbono, dixido de enxofre e xidos de azoto, em maior quantidade do que os outros combustveis fsseis. O carvo pode ser muito poluente e pouco utilizado, mas o combustvel fssil mais barato no mercado, isto porque as jazidas de carvo existem em mais de 50 pases.

Qual a origem do carvo?


O carvo tem milhes de anos. Foi formado a partir de sedimentos orgnicos e vegetais e tambm pelos vrios factores que modificam a terra. O carvo mineral ou carvo natural um resultado da fossilizao da madeira depois de o passar de milhes de anos. Dependendo do tempo decorrido o processo de fossilizao, pode ser: -Turfa com aproximadamente 60% de carbono. -Lenhite. com aproximadamente 70% de carbono. -Hulha... com aproximadamente 80 a 85% de carbono. -Antracite.. com aproximadamente 90% de carbono.

Imagem 9

Combustveis Fsseis

Quais as aplicaes do carvo?


O carvo foi o primeiro combustvel fssil a ser usado nas centrais termoelctricas, na produo de energia. O carvo s por si no consegue produzir energia elctrica, mas as centrais termoelctricas usam-no como combustvel principal, produzindo energia elctrica.

Imagem 10-Central termoelctrica de Sines

O carvo antigamente tambm era utilizado ao nvel domstico como em fornos, foges, etc. Os fornos a carvo ainda so usados hoje em dia, mas principalmente em aldeias e em padarias tradicionais que fabricam o seu prprio po. Em 1950, o carvo era o combustvel fssil mais utilizado, cobria 60% das necessidades mundiais. Com o passar dos tempos, o carvo cada vez menos utilizado. O ciclo mundial do carvo no terminou, pois a sua extraco continua a crescer, apenas a sua utilizao como fonte de energia diminui. Particularmente por o carvo e o petrleo serem as novas principais fontes de energia, a partir do sculo XX. O carvo com a superioridade dos outros combustveis fsseis deixou de ser utilizado na indstria, s com a excepo da metalurgia.

Combustveis Fsseis

10

Concluso
O carvo, o petrleo e o gs natural so combustveis fsseis, mas tm composio qumica e propriedades mecnicas e trmicas diferentes. Os combustveis fsseis fazem parte da histria do mundo, assim como o desenvolvimento das novas tecnologias. Dessa forma, podemos concluir que os combustveis fsseis tiveram momentos altos e momentos baixos no seu consumo ao longo dos anos. Isto porque, o processo de milhes de anos dos combustveis fsseis levou substituio de uns pelos outros. O gs natural parece ser o futuro, pois medida que o tempo passa descobrem-se mais reservas de gs natural do que qualquer outro combustvel fssil.

Consumo de combustiveis fsseis por regio do mundo


1400 1200 1000 800 600 400 200 0 Amrica do Amrica Norte central e do Sul Europa Mdio Oriente frica sia e Pacfico

Milhes barris

Petrleo Gs natural Carvo

Regio do mundo

Combustveis Fsseis

11

Bibliografia
http://www.abcdaenergia.com/enervivas/cap05.htm http://www.abae.pt/programa/EE/escola_energia/2006/Conteudos/sala2/sala2_1.ht m http://www.ceeeta.pt/energia/files/09/01-Combustiveis_Fosseis.pdf http://www.galpenergia.com/NR/GalpEnergia/swf/origem.html

Imagem 1http://www.abae.pt/programa/EE/escola_energia/2006/Conteudos/sala2/sala2_2_ficheiros /oil.jpg Imagem 2http://www.abae.pt/programa/EE/escola_energia/2006/Conteudos/sala2/sala2_41.jpg Imagem 3http://www.abae.pt/programa/EE/escola_energia/2006/Conteudos/sala2/sala2_7.jpg Imagem 4http://www.abae.pt/programa/EE/escola_energia/2006/Conteudos/sala2/sala2_10.jpg Imagem 5http://www.abae.pt/programa/EE/escola_energia/2006/Conteudos/sala2/sala2_10.gif Imagem 6http://www.abae.pt/programa/EE/escola_energia/2006/Conteudos/sala2/sala2_11.jpg Imagem 7http://www.comboioselectricos.com/html/imagens/imgg/BR40274.jpg Imagem 8http://www.abae.pt/programa/EE/escola_energia/2006/Conteudos/sala2/sala2_37.jpg Imagem 9http://www.abae.pt/programa/EE/escola_energia/2006/Conteudos/sala2/sala2_19.jpg Imagem 10http://www.abae.pt/programa/EE/escola_energia/2006/Conteudos/sala2/sala2_35.jpg

Combustveis Fsseis

12

Vous aimerez peut-être aussi