Vous êtes sur la page 1sur 8

Processo n 000.99.

932032-7

Manifestao sobre o laudo, com requerimento de nova percia.

CBTM -CONFEDERAO BRASILEIRA DE TNIS DE MESA, nos autos da ao ordinria que, perante esse MM. Juzo, lhes movem MARIA JOSEFA DE LIMA e outro, por seu advogado abaixo assinado, em cumprimento ao r. despacho de fls. 875, vem expor e requerer a V.Exa. o seguinte:

LAUDO INCOMPLETO

1. O laudo de fls. 814 e seguintes, do ilustre perito do Juzo, embora acompanhado de diversos anexos -alguns inclusive de contedo desconhecido, por se tratarem de disquetes desacompanhados das respectivas transcries -, no satisfaz ao interesse vital da suplicante pela prova pericial.

2. Aos quesitos cruciais, formulados pela suplicante, o ilustre perito limitou-se a declarar que no poderia responder porque a responsabilidade pela guarda de dados (arquivos eletrnicos e back-up) do questionado sorteio do Bingo da Felicidade era da Caixa Econmica Federal -CEF, e esta s os conservou por um perodo de 6 (seis) meses, hoje nada mais dispondo a esse respeito.

3. A fls. 825, o perito informa que o rgo da CEF encarregado dos sorteios deste tipo o GENAB -GN Bingos, no qual o perito contatou a funcionria HELENA CRITINA LOUREIRO FOSSARI, Coordenadora de Promoes Comerciais, a qual indicou ao perito o Escritrio de Negcios S -SP, para confirmar ou reeditar as respostas formuladas pelo perito, por ser tal escritrio

encarregado de executar o Convnio de Prestao de Servios, para venda de cartelas, na modalidade bingo, atravs da rede de casas lotricas da Caixa (que foi o contrato celebrado entre a CEF e a

CBTM).
4. Segundo o perito, o rgo que deveria fazer o controle dos Bingos o GEPEC -GN Prestao de Servios e Convnios, cujo responsvel ROBRIO MOURA DA FONSECA, Analista.

5. Desse GEPEC -GN o perito obteve s evasivas, limitadas alegao de que os back-up so guardados pela CAIXA por apenas 6 meses, e que por isso toda a memria do sorteio teria desaparecido. Tudo muito, muito estranho ... 6. Mesmo indagado sobre registros de eventuais interrupes de energia e outros problemas incidentais que pudessem ter prejudicado a transmisso de dados num concurso como o Bingo, o perito obteve a resposta de que teria que ver com a seo de tecnologia, mas que pelo prazo decorrido, ele, perito, acredita que no h como verificar (item 9 de fls. 826). 7. O perito no esclareceu se foi ou no seo de tecnologia, em busca da tal informao. Ficou tudo no que ele achou no ser mais possvel encontrar, mas ~ue ele no chegou a procurar.

8. O fato que o perito no esclareceu quase nada do que lhe foi perguntado atravs dos quesitos formulados pela suplicante.

9. Em resposta aos quesitos da CBTM, o perito informou que a MICRODADOS foi contratada pela LOTES, organizadora do Bingo da Felicidade. A MICRODADOS foi quem prestou servios de apurao e sorteio para esse concurso, porque possua software e pessoal especializado. O representante legal dessa empresa, WEMERSON PANEGUINI, tecnlogo em informtica, em carta de 06.01.2000,

dirigida ao presidente da CBTM, e parcialmente transcrita no laudo (fls. 823 e 870), declarou o seguinte:

"... no perodo que antecedeu o sorteio, o Sr. Ricardo de Oliveira Campos, esposo de uma das scias da empresa LOTES, nos entregava caixas de papelo advindas da Caixa Econmica Federal, onde se encontravam canhotos misturados a disquetes contendo relao de cartelas vendidas. Recebemos tambm do mesmo Sr. Ricardo disquetes com relao de cartelas vendidas advindos da empresa STAR-7 (0-800) e de pontos de vendas alternativos, totalizando assim o universo de cartelas vendidas e o Banco de Dados Oficial utilizado no sorteio. Concluo ento que o disquete agora enviado pela Caixa Econmica Federal para V.Sas., onde consta o nmero 16.691.659-7 da pretensa ganhadora do quinto .prmio, no fazia parte dos disquetes que me foram enviados antes do sorteio e inseridos nos registros de cartelas vendidas, pois no chegaram s minhas mos anteriormente quaisquer informaes relativas aos registros contidos no disquete ora examinado." (grifou-se) 10. Por aqui j se v a precariedade do sistema adotado pela CEF para monitorar o concurso, permitindo que, a posteriori da formao do banco de dados, com o registro das cartelas vendidas, para a formao da base dos participantes no sorteio, fossem inseridos outros nmeros, que nunca foram enviados empresa responsvel pelo fechamento desse banco de dados.

11. Isso quer dizer que o nmero em questo, correspondente a uma cartela supostamente vendida, no integrou o elenco de nmeros de cartelas habilitados a participar do sorteio. Portanto, no poderia nunca ter sido sorteado como ganhador de prmio no Bingo. 12. O perito esclareceu (fls. 833) que do concurso participaram 436.112 cartelas. A cartela da autora dessa ao no se acha entre essas participantes, e sim em um outro grupo, com 39.499 nmeros de outras cartelas que, segundo o representante da MICRODADOS, no integrou a base de dados do sorteio.

13. Ainda a fls. 833 (in fine), o perito, de forma pouco convincente e nada profissional, declara que "o sistema possui caractersticas de ser inviolvel. O perito registra que a imprensa noticiou eventos a respeito da violabilidade dos terminais. Sem que, no entanto, o perito saiba do desfecho".

14. Ora, o perito no esclareceu que caractersticas seriam essas. No deu garantia alguma da inviolabilidade dos terminais e do sistema. Pelo contrrio, chegou mesmo a suscitar dvida com precedentes de que no se conhece a extenso. Que certeza ento se poder ter da sua resposta? Nenhuma, claro.

15. Outro aspecto importante o da manuteno dos terminais (mquinas de registro de apostas encontradas nas casas lotricas). O perito apurou que o rgo independente que supostamente garantiria a inviolabilidade dos terminais seria a RACIMEC, hoje denominada G-TECH BRASIL. Trata-se da mesma empresa hoje envolvida no "Caso Waldomiro", com qual o perito no conseguiu fazer qualquer contato. Lamentvel, pois o laudo assim nada esclareceu sobre a possvel existncia e eficcia de servios de manuteno da inviolabilidade dos terminais.

16. O perito tambm nada informou sobre se existiu fiscalizao, nem se houve inspeo posterior mais prxima da data da autenticao da cartela premiada, como lhe fora perguntado nos quesitos 5 e 6 da CBTM (fls. 834). Sempre com a alegao de que a CEF no guarda os back-up por mais de 6 meses, o perito se escusou de responder a praticamente tudo que havia de importante para a prova desejada.

17. Essa inexistncia do back up do sorteio do Bingo , de fato, escandalosa. Afinal, conforme a prpria autora alegou e o perito confirmou, ela teria ido CEF no dia seguinte do sorteio do Bingo, portando a sua cartela e dizendo-se vencedora. Como ento a CEF teria apagado de seus arquivos o banco de dados e

todas as outras informaes pertinentes quele sorteio, sabedora de que havia questionamentos pendentes?

18. Isso inaceitvel; no d para acreditar que tal back up tenha sido destrudo; alguma coisa est sendo escamoteada, no intuito de dificultar a demonstrao de que o sistema foi violado, nica explicao para o surgimento da cartela premiada objeto desse processo.

19. Em resposta ao quesito 7 da suplicante, o perito afirmou que a mesma mquina que efetuou a aposta em questo ainda se encontra em utilizao, na Lotrica Arnatto (fls. 834). Por aqui se v que os terminais no so renovados, continuando em atividade apesar da rpida obsolescncia dos equipamentos de informtica.

20. Do mesmo modo superficial, o perito, em resposta ao quesito 9 da suplicante, diz no ter como verificar se foram utilizados mecanismos de controle do fluxo de informaes das lotricas para o CPD da CEF, tudo porque os back-up no existem mais.

21. Quanto indagao sob~e a possibilidade de interrupo de energia e de outros problemas que podem ter prejudicado a transmisso dos dados do concurso do Bingo da Felicidade, o perito diz que teria que ver com a seo de tecnologia; "mas pelo prazo decorrido acredito que ho h como verificar" (grifou-se).

22. Por aqui se v que o perito no se movimentou como deveria. No foi atrs de todos os elementos de informao. Ele simplesmente "achou" que, pelo tempo decorrido, no existiriam mais os dados que tinha de procurar.

23. Em suma, o perito no verificou nada. No soube dizer se o sistema tem registro de avarias, se os terminais podem ter seus lacres violados, se podem imprimir cartelas sem estarem conectados ao sistema (off line -fora da rede), enfim, o Rerito passou sobranceiro pela investigao da possibilidade de edio de uma cartela depois de conhecido o resultado do Bingo. A tudo que lhe foi perguntado respondeu com a declarao de que a CEF no guarda back-up por mais de 6 meses.

24. Evidente que esse laudo, por no ser conclusivo, imprestvel. Veja-se que o perito poderia ter ido a outros terminais, verificar se o sistema permite que as mquinas imprimam off line, ou se podem funcionar ligadas a outro computador estranho ao sistema. Poderia, por outros meios, checar o sistema, para ver se admite manipulaes.

25. Se a G-TECH, ex-RACIMEC, a empresa terceirizada responsvel pela manuteno do sistema de loterias e bingos da CEF, deveria o perito ter verificado se ela no est obrigada a guardar os back-up dos eventos por ela administrados.

26. No d para acreditar que os arquivos desse Bingo da Felicidade tenham sido destrudos aps 6 meses do sorteio. Afinal, a CEF, empresa pblica federal, uma instituio financeira de carter pblica, submetida disciplina normativa estabelecida pelo Conselho Monetrio Nacional e fiscalizao do Banco Central do Brasil. Tem, por lei, obrigao de manter arquivos eletrnicos e prestar informaes sobre suas atividades.

27. Considere-se, por outro lado, inexistir prazo prescricional de apenas 6 meses para aes contra a CEF, que tenham por objeto o Convnio por ela celebrado com a CBTM. Por isso, ela no podia sentir-se liberada para eliminar arquivos eletrnicos e back-up

do sistema de informtica utilizado na venda de cartelas, atravs de sua rede de casas lotricas, apenas decorridos 180 dias da prestao do servio CBTM. At porque esses arquivos, em meio magntico -no confundir com guarda de documentos -, no ocupam espao algum.

28. Por isso, o perito deveria insistir na obteno de tais back up, ainda que requerendo ao Juzo a requisio dos mesmos CEF, atravs de intimao judicial.

29. Diante de tal quadro, fica ntido que o laudo est incompleto, seno imprestvel, pois, mesmo com a afirmao do tecnlogo em informtica WEMERSON PANEGUINI, acima citado, o perito no foi a fundo na investigao sobre o surgimento da cartela premiada, cujo nmero no fez parte do universo de cartelas base do sorteio do Bingo da Felicidade.

NOVA PERCIA

30. A hiptese que se tem presente a prevista no art. 437 do CPC, j que, pelo laudo apresentado, no se tem a matria suficientemente esclarecida. Inaceitvel o resultado (que resultado?) de uma percia que Diz, com todas as letras, no ter examinado os elementos essenciais, do objeto investigado.

31. Tal percia, no respondendo aos quesitos de forma definitiva, no confirmou, nem negou os fatos trazidos a seu exame. Em certos pontos, o perito chega a dizer que "acredita" em tal ou qual fato, num claro exerccio de "achismo", inadmissvel em trabalho tcnico, que deve ser conclusivo.

32. Por tais razes, a suplicante, no querendo ser prejudicada em seu direito de ampla defesa, requer a V.Exa. digne-se determinar a realizao de uma nova percia, a reger-se pelo disposto nos arts. 438 e 439 do CPC.

Nestes termos, P.deferimento. So Paulo, 10 de abril de 2004

CBTM -CONFEDERAO BRASIL~IRA DE TNIS DE MESA, nos autos. qa ao ordinria que, perante esse MM. Juzo, lhe move MARIA JOSEFA DE LIMA e outro, em cumprimento ao r. despacho de fls. 1084, vem, por seu advogado abaixo assinado, dizer a V.Exa. o seguinte: 1. Na petio de fls. 1082/1083, o Perito do Juzo manifestou-se sobre a petio da autora de fls. 1064/1065, em que s~ insurgiu contra a juntada de novos documentos a fls. 922/1043. 2. Tais documentos foram encaminhados ao Perito pela suplicante porque entendeu que o laudo de fls. 814 e seguintes est incompleto, conforme manifestao veiculada em petio de 1.04.04, na qual chegou a pleitear uma nova percia. 3. De fato, esses documentos vm orroborar o que a suplicante est sustentando nesse processo, ou seja, a vulnerabilidade do sistema de informtica utilizado na venda de cartelas pela CEF. Da a extrema necessidade de se obterem os arquivos eletrnicos (back-up) da CEF, referentes ao sorteio do Bingo da Felicidade, sem ,o que o laudo pericial ficar incompleto e imprestvel. 4. Isto posto, a suplicante endossa o requerimento de prazo ao Perito, conforme fls. 1083, para concluso das diligncias necessrias junto GTECH, o que propiciar a coleta de informaes indispensveis ao aproveitamento do laudo de fls. 814, evitando-se, com isso, uma nova percia.

Nestes termos, P.deferimento.

So Paulo, 11 de abril de 2005

Vous aimerez peut-être aussi