Vous êtes sur la page 1sur 9

DICIONRIO COMERCIO EXTERIOR Admisso temporria Regime aduaneiro especial que permite a importao de bens que devam permanecer

r no Pas durante prazo fixado, com suspenso total ou parcial de tributos. AD Valorem - Taxa de seguro cobrada sobre certas tarifas de frete ou alfandegrias proporcional ao valor total dos produtos da operao (Nota Fiscal). AFRMM - Adicional ao Frete para Renovao da Marinha Mercante. Aladi (Associao Latino-Americana de Integrao) Congregao de pases que tm como objetivo o estabelecimento de um mercado comum latinoamericano, formada por: Argentina, Bolvia, Brasil, Chile, Colmbia, Cuba, Equador, Mxico, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Amostras sem valor comercial Bens representados por quantidade, fragmentos ou partes, estritamente necessrios para dar a conhecer sua natureza, espcie e qualidade. Armazm ou Warehouse - Lugar coberto, onde os materiais/produtos so recebidos, classificados, estocados e expedidos. AWB - Air Waybill ou Conhecimento de Transporte Areo. Back to Back - Consolidao de uma nica expedio em um MAWB (Master Air Waybill - Conhecimento Principal de Transporte Areo) abrangendo um HAWB (House Air Waybill - Guia de Transporte Areo emitida por um expedidor). Bagagem Para efeitos de tratamento tributrio so considerados como bagagem os bens novos ou usados, destinados ao uso ou consumo pessoal do viajante, em compatibilidade com as circunstncias de sua viagem. Barra Local prximo ao porto, seguro, onde os navios ficam aguardando autorizao para atracarem no cais disponvel ou determinado. B/L (Bill of Lading) Conhecimento de embarque. Documento do armador que precisa ser preenchido pelo embarcador e assinado pelo comandante ou o agente do navio, confirmando o recebimento da carga a bordo ou para embarque. Serve como recibo de bordo, ttulo de posse e formaliza o contrato de transporte, cujas clusulas esto incorporadas no mesmo. Bombordo - Lado esquerdo do navio. Bonded Warehousing - Armazm Alfandegado. Booking Reserva. Fechamento.

Booking note - Documento emitido por um armador de linha regular ou seu agente e assinado pelo embarcador. Comprova o fechamento de praa para determinado navio. um documento provisrio ao Bill of Lading. Break-Bulk - Expresso do transporte martimo que significa o transporte de carga geral ou fracionada. Brokerage Houses - Empresas especializadas em intermediar afretamento martimo. Bulk Cargo - Carga granel, ou seja, sem embalagem. Bulk Carrier - Navio graneleiro, ou seja, prprio para o transporte de cargas a granel. Bulk Container - Continer graneleiro, ou seja, prprio para o transporte de cargas a granel. Bunker surcharge (BAF) - Sobretaxa de combustvel. adicional ao frete cobrado pelo armador dos embarcadores, em momentos de preos oscilantes do combustvel. Cabotagem - Navegao domstica (pela costa do Pas). Cbrea - Equipamento usado em portos para levantar grandes cargas pesadas ou materiais em obras, e que consta de 3 pontaletes unidos no topo onde recebem uma roldana por onde passa o cabo. Calado - Expresso do transporte martimo, que significa profundidade em que cada navio est submerso na gua. Tecnicamente a distncia da lmina dgua at a quilha do navio. Capatazia - o servio utilizado geralmente em portos, onde profissionais autnomos executam o trabalho de movimentao de cargas. Cavalo Mecnico - o conjunto monoltico formado pela cabine, motor e rodas de trao do caminho. Pode ser engatado em vrios tipos de carretas e semireboques, para o transporte. Certificado de origem - Documento oficialmente vlido, acreditando que as mercadorias nele amparadas so originrias de um determinado pas. No Brasil, geralmente, emitido pela CIESP. Certificado fitossanitrio - Certificado oficial expedido por uma autoridade sanitria competente do pas de origem, no qual se faz constar que o material vegetal inspecionado est isento de pragas (no Brasil, o Ministrio da Agricultura). relacionado Fumigao. CCR Convnio de Pagamentos e Crditos Recprocos Sistema de pagamentos controlado pelos bancos centrais que abrange os pases da ALADI e a Repblica Dominicana.

CI Comprovante de Importao. CIDE (Contribuio de Interveno sobre o Domnio Econmico) cobrada sobre petrleo e derivados. Conhecimento de Transporte - Documento emitido pela transportadora, baseado nos dados da Nota Fiscal, que informa o valor do frete e acompanha a carga. O destinatrio assina o recebimento em uma das vias. Commercial Invoice - Fatura Comercial. Collect - Cobrana, ato de se cobrar um dbito, pagamento a ser efetuado no destino da carga. Consignee Consignatrio. Pessoa fsica ou jurdica indicada no documento de transporte que tem o direito de reclamar os bens ao transportador, no destino. Para os efeitos legais, presume-se o proprietrio da carga. Consolidao de Cargas - Consiste em criar grandes carregamentos a partir de vrios outros pequenos. Resulta em economia de escala no custo dos fretes. Continer - Equipamento de metal no formato de uma grande caixa, que serve para o transporte de diversos materiais, fazendo assim uma unitizao de cargas, que ao estarem acondicionados no seu interior, no sofrem danos durante o percurso e nem em caso de transbordo para outros modais. Convs - rea da primeira coberta do navio. CRT Conhecimento Internacional de Transporte Rodovirio. Cubagem ou Cubage - Volume cbico disponvel para estocar ou transportar. Calcula-se o metro cbico multiplicando-se o comprimento pela largura e pela altura. Custo Logstico - a somatria do custo do transporte, do custo de armazenagem e do custo de manuteno de estoque. Dead line Prazo limite para entrega da carga para embarque. Demurrage ou Sobreestadia - Multa determinada em contrato, a ser paga pelo contratante de um navio, quando este demora mais do que o acordado nos portos de embarque ou de descarga. O termo tambm utilizado para as dirias a serem pagas pelo importador aps o perodo de estadia livre concedido pelo agente de carga/armador. Desconsolidao - o ato de separar, ou seja, desdobrar um documento principal em vrios outros secundrios ou ainda, segregar uma carga em vrios lotes (HAWB ou HBL). Desembarao Aduaneiro - Ato final do Despacho Aduaneiro.

Despacho Aduaneiro - O despacho aduaneiro tem por finalidade verificar a exatido dos dados declarados pelo exportador ou importador em relao mercadoria exportada ou importada, aos documentos apresentados e legislao vigente, com vistas ao desembarao. Em virtude do desembarao autorizada a sada da mercadoria para o exterior, no caso de exportao, ou a entrega da mercadoria ao importador, no caso de importao. DI (Declarao de importao) Documento-base do despacho de importao que deve conter a identificao do importador, a classificao, o valor aduaneiro e a origem da mercadoria, dentre outras informaes. DSI Declarao Simplificada de Importao. Docas ou Docks - o local intermedirio que as mercadorias ficam entre a expedio e os transportes (vrios modais), a fim de facilitar e agilizar a operao de carregamento e descarregamento. Door to door - Porta a porta. Quando a carga coletada na porta do embarcador e entregue na porta do comprador. Dragagem - Servio de escavao nos canais de acesso e reas de atracao dos portos para manuteno ou aumento da profundidade. Drawback - O regime aduaneiro especial de drawback consiste na suspenso ou eliminao de tributos incidentes sobre insumos importados para utilizao em produto exportado. O mecanismo funciona como um incentivo s exportaes, pois reduz os custos de produo de produtos exportveis, tornando-os mais competitivos no mercado internacional. DSE - Declarao Simplificada de Exportao. EADI - Estao Aduaneira do Interior. Embalagem ou Package - Envoltrio apropriado, aplicado diretamente ao produto para sua proteo e preservao at o consumo/utilizao final. Entreposto aduaneiro Regime especial que permite a importao de mercadoria estrangeira para armazenamento em recinto alfandegado de uso pblico, com suspenso do pagamento dos impostos. Estibordo - Lado direito do navio. Estivador - Empregado das Docas que trabalha na carga e descarga dos navios. ETA - Expresso do transporte martimo, que significa dia da atracao (chegada). ETS - Expresso do transporte martimo, que significa dia da sada (zarpar).

Exportao temporria Sada de produtos do Pas, por tempo determinado, com suspenso do pagamento de impostos, inclusive o de exportao, condicionada sua reimportao no estado em que foram exportados. Ex-Tarifrio - um mecanismo para reduo de custo na aquisio de bens de capital (BK) e de informtica e telecomunicao (BIT). Ele consiste na reduo temporria do imposto de importao desses bens (assinalados como BK e BIT, na Tarifa Externa Comum do Mercosul), quando no houver a produo nacional. FCL - Full Container Load ou Continer Completo. Feeder - Servio martimo de alimentao do porto hub ou de distribuio das cargas nele concentradas. Feeder Ship - Navios de abastecimento. FIO - Free In and Out ou isento de taxas no embarque e no desembarque. Despesas de embarque so do exportador e as de desembarque do importador. Nada de responsabilidade do Armador. Freight Collect Frete a cobrar, ou seja, a pagar. Pode ser pago em qualquer lugar, porm, em regra, pago no destino. Freight Forwarders Transitrios de Carga. Freight Payable at Destination Semelhante ao freight collect, porm, s pode ser pago no destino. Freight Prepaid ou Freight Paid Frete pr-pago ou frete pago. Diz-se do frete, em regra, pago na origem, por ocasio do embarque dos bens. Fumigao - Tratamento Fitossanitrio de embalagens de madeira (caixas, pallets, suportes etc) utilizadas no comrcio internacional para controle de pragas florestais quarentenrias, regulamentado pela NIMF 15. realizado utilizando o Brometo de Metila (representado mundialmente pela sigla MB) ou Tratamento Trmico (representado pela sigla HT). Handling charge - Despesas de manuseio ou movimentao de carga. HAWB (House Airway Bill) Conhecimento Areo emitido pelo Consolidador da carga. House (casa) Expresso que se usa para container, indicando que ele ser ovado ou desovado na casa do embarcador ou consignatrio House Bill of Lading ou House B/L Conhecimento Martimo emitido por um freight forwarder (transitrio de carga).

Hub - Ponto central para coletar, separar e distribuir para uma determinada rea ou regio especfica. Incoterms - So as condies de comercializao fixadas por regras internacionais definidas pela Cmara de Comrcio Internacional CCI (International Chamber of Commerce-ICC). Essas regras ou termos so representados por meio de siglas formadas por trs letras e definem direitos e obrigaes mnimas do vendedor e do comprador com relao a fretes, seguros, movimentao em terminais, liberao em alfndegas e obteno de documentos de um contrato internacional de venda de mercadorias. Apesar de facultativo aplicado nas operaes comerciais em todo o mundo. Insurance - Seguro. O contrato ou o risco assumido pelo segurador mediante o pagamento de um prmio pelo segurado. Code (International Ship & Port Security Code) - um cdigo internacional que visa segurana e a proteo de navios e instalaes porturias, elaborado pela Organizao Martima Internacional (IMO), pertencente Organizao das Naes Unidas (ONU) e aprovado pelo Governo Brasileiro em forma de lei. Just-in-Time ou JIT - atender ao cliente interno ou externo no momento exato de sua necessidade, com as quantidades necessrias para a operao/produo, evitando-se assim a manuteno de maiores estoques. Lastro - expresso do transporte martimo, que significa gua que posta nos pores para dar peso e equilbrio ao navio, quando est sem carga; no transporte ferrovirio significa camada de substncias permeveis como areia, saibro ou pedra britada, posta no leito das estradas de ferro e sobre a qual repousam os dormentes. Layday ou Laytime - estadia do navio no porto, que significa perodo previsto para acontecer a operao (atracar, carregar e zarpar). L/C Abreviatura de Letter of Credit (Carta de Crdito). LCL - Less than container load: 'Menos que uma carga de container'. Porm o termo usado quando o container estufado parcialmente pelo armador com o lote do embarcador (junto com outros), e desovado no destino tambm pelo armador, sendo os custos em ambos os casos por conta do embarcador e consignatrio, respectivamente. LI - Licena de Importao, documento expedido pelas autoridades de importao de um pas, autorizando o importador a realizar a sua operao. MAWB (Master Airway Bill) Conhecimento Areo emitido pela Cia. Area a agente de carga.

Modais - so os tipos/meios de transporte existentes. So eles: martimo: (feito pelo mar), ferrovirio (por ferrovias), rodovirio (rodovias), hidrovirio (rios), dutovirio (pelos dutos) e aerovirio (feito de forma area). NVOCC - Sigla indicativa de Non-Vessel-Operating Common Carrier. Operador de Transporte Martimo Sem Embarcao. OTM - Operador de Transporte Multimodal. Packing List (Romaneio) Relao de mercadorias ou volumes. Peao Fixao de cargas a bordo do veculo ou em container, utilizando-se de materiais diversos. Pick up - Coleta Popa - parte posterior do navio. Prancha de carregamento - Faz parte das normas de operao dos portos, e significa a tonelagem mnima estabelecida que ser operada num perodo de seis horas. Pre-stacking Pr-empilhamento de containers, para prepar-los para embarque. Proa - parte anterior do navio. PSI Sigla de pre-shipment inspection (inspeo pr-embarque). RE (Registro de Exportao) Registro informatizado elaborado no Siscomex que aglutina num nico documento as informaes de natureza comercial, financeira, cambial e fiscal relativas a uma exportao. Rebocador - Pequeno vapor utilizado para rebocar navios ou manobr-los com segurana em reas dos portos. Reboque ou bi-trem - o conjunto monoltico formado pela carroceria com o conjunto de dois eixos e pelo menos quatro rodas. engatado na carroceria do caminho para o transporte, formando um conjunto de duas carrocerias puxadas por um s caminho. Recintos alfandegados So locais assim declarados pela autoridade aduaneira competente, na zona primria ou na zona secundria, a fim de que neles possa ocorrer, sob controle aduaneiro, movimentao, armazenagem e despacho aduaneiro. REDEX - Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportao. Reimportao Significa trazer de volta ao Pas mercadoria que foi exportada temporariamente.

Repetro Regime Aduaneiro Especial de Exportao e de Importao de Bens Destinados s Atividades de Pesquisa e de Lavra das Jazidas de Petrleo e de Gs Natural Permite a exportao com sada ficta do territrio aduaneiro e posterior aplicao do regime de admisso temporria, bem como de partes e peas, como tambm a importao sob o regime de drawback. RES (Registro de Exportao Simplificado) Denominado tambm Simplex, rene num nico documento os elementos relativos a uma exportao de valor at dez mil dlares ou seu equivalente em outras moedas. Semi-reboque - o conjunto monoltico formado pela carroceria com um eixo e rodas. engatado no cavalo mecnico ou trator para o transporte, ou ainda passa a ser utilizado como reboque, quando engatado em um dolly. muito utilizado no transporte de cana de acar. SGP (Sistema Geral de Preferncias) - um programa de benefcios tarifrios que os pases desenvolvidos concedem aos pases em desenvolvimento, visando elevar as exportaes desses pases. Ship Broker - Agente Martimo. Shipper (Embarcador) - Na maioria dos casos o prprio Beneficirio. No havendo instruo em contrrio, no Crdito, poder ser um terceiro. o mesmo que Consignator (consignante ou consignador). Sider - tipo de carroceria de caminho, que tem lonas retrteis em suas laterais. Siscomex (Sistema Integrado de Comrcio Exterior) Sistema informatizado e controlado pelos rgos governamentais intervenientes no comrcio exterior, que controlam as atividades de registro, acompanhamento e controle das operaes. Sobretaxa ou Surcharge - Taxa adicional cobrada alm do frete normal. Tara Diferena entre os pesos brutos e lquidos, representando a embalagem da mercadoria, o peso do container vazio, ou peso do veculo vazio. TEU - Twenty Foot Equivalent Unit. Tamanho padro de continer de 20 ps. THC (Terminal Handling Charge) - Capatazia. Transbordo ou Transhipment - Transferir mercadorias/produtos de um para outro meio de transporte ou veculo, no decorrer do percurso da operao de entrega.

Transporte Intermodal - a integrao dos servios de mais de um modo de transporte, com emisso de documentos independentes, onde cada transportador assume responsabilidade por seu transporte. Transporte Multimodal - a integrao dos servios de mais de um modo de transporte, utilizados para que determinada carga percorra o caminho entre o remetente e seu destinatrio, entre os diversos modais existentes, sendo emitido apenas um nico conhecimento de transporte pelo nico responsvel pelo transporte, que o OTM - Operador de Transporte Multimodal. Transit time - Tempo que o navio leva para completar certo percurso ou viagem. Trnsito aduaneiro Regime aduaneiro especial que permite o transporte de mercadoria no territrio nacional, sob controle aduaneiro, de um ponto a outro do territrio aduaneiro, com suspenso do pagamento de tributos. Truck - Caminho que tem o eixo duplo na carroceria, ou seja, so 2 eixos juntos. O objetivo aguentar mais peso e propiciar melhor desempenho ao veculo. Unitizao - agregar diversos pacotes ou embalagens menores numa carga unitria maior. Wharfage ou Taxa de atracao - a taxa cobrada pela administrao de um porto para utilizao do mesmo, nas operaes que envolvem atracao, carga, descarga e estocagem nas docas e armazns ligados ao porto. Zona primria rea demarcada pela autoridade aduaneira nos portos, aeroportos e pontos de fronteira alfandegados para operaes de carga e descarga de mercadorias, ou embarque e desembarque de passageiros, vindo ou indo ao exterior. Zona secundria Compreende o restante do territrio aduaneiro, nelas includas as guas territoriais e o espao areo. Os recintos alfandegados na Zona Secundria so os entrepostos, depsitos, terminais ou outras unidades destinadas ao armazenamento de mercadorias importadas ou destinadas exportao, que devam movimentar-se ou permanecer sob controle aduaneiro, incluindo-se tambm as dependncias destinadas ao depsito de remessas postais internacionais sujeitas ao mesmo controle.

Vous aimerez peut-être aussi