Vous êtes sur la page 1sur 7

Home Outros Esportes Oficiais Atletismo Atletismo: As modalidades A pista de atletismo

Antes de conhecermos as modalidades do atletismo, vamos saber como a pista ofici al em que os atletas praticam as provas. Uma pista oficial de atletismo, como mostra a figura 1, constituda de duas retas e duas curvas, conhecidas como meia lua. Oito raias, cada uma com 1,22 metros ca da, so os caminhos dos quais os atletas devem correr. A largura total da pista de no mnimo 10 metros. A raia mais externa mais longa e possui 449 metros. Na figur a 2, voc consegue visualizar a rea total de cada setor da pista. Nas figuras 3 e 4, logo abaixo, visualize a localizao de cada um dos setores e das marcas de uma pista de atletismo.

Atletismo

As modalidades

O atletismo composto por mais de 20 modalidades, dentre elas o atleta precisa co rrer, pular, saltar, arremessar, entre tantas outras atividades que colocam de v erdade o corpo a prova da sua condio fsica. Logo abaixo, voc saber como funcionam cada uma destas modalidades.

Prova de 5 e 10 mil metros

Chamadas de corridas de fundo so as provas mais longas disputadas dentro de estdio s dos Jogos Olmpicos. Os atletas, batizados de fundistas, tm fsico mais franzino do que os competidores das provas de velocidade, pois a prioridade deles pela resi stncia e no a exploso muscular. Tanto os 5.000 metros quanto os 10.000 metros foram disputados pela primeira vez em 1912, nas Olimpadas de Estocolmo, na Sucia.

Provas de 100 e 110 com barreiras

Em uma das corridas mais rpidas do atletismo, o 110 metros com barreiras para os Homens e 100 metros com barreiras para as mulheres tm de usar a exploso e ainda sa ltar dez barreiras distribudas pelo caminho. Para as mulheres, os obstculos tm 84 c entmetros de altura, enquanto para os homens, as barreiras tm 1,067 metros de altu ra.

Prova dos 100 metros

a prova mais nobre das Olimpadas. Sua estria nos primeiros Jogos da Era moderna, e m Atenas em 1896, deu o pontap inicial para que, a cada quatro anos, o mundo se a ssombre ao conhecer o homem mais rpido do mundo. Os atletas podem complet-la em me nos de 10 segundos. Para isso, respiram apenas uma nica vez durante o trajeto em linha reta. Na foto temos o recordista mundial, o jamaicano, Usain Bolt com o te mpo de 9,58 segundos.

Prova dos 200 metros

Depois de explodir na largada, os atletas devem manter os corpos em perfeito equilb rio para enfrentar a curva que, muitas vezes, define quem se sagrar o vencedor. D epois devem dar uma arrancada final. Usain Bolt, o mesmo recordista dos 100 metr os tambm o detentor do melhor tempo da prova de 200 metros com o tempo de 19,2 se gundos.

Prova dos 400 metros

Presente desde os primeiros Jogos da Era Moderna, em Atenas em 1986, uma das mai s nobres do atletismo. Os atletas devem dar uma volta na pista de atletismo que tem exatos 400 metros.

Prova dos 400 metros com barreiras

Prova de velocidade em que os homens devem superar dez barreiras de 91,4 centmetr

os de altura e as mulheres tm de saltar dez barreiras de 76,2 centmetros de altura . Criada na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, a categoria entrou para as Olimpadas em 1900, nos Jogos Olmpicos de Paris, na Frana.

Prova dos 800 e 1.500 metros

So provas de meia distncia em que os atletas devem conciliar alta velocidade com r esistncia. Nessas disputas, comum a utilizao de coelhos , atletas com muita fora muscu ar que disparam na ponta forando os demais competidores a acelerarem o ritmo. Os c oelhos nunca terminam as provas e trabalham em equipe. As corridas entraram para as Olimpadas em 1896, nos Jogos de Atenas, na Grcia, embora na poca os 800 metros f ossem na verdade, 805 metros.

Prova dos 3.000 metros com obstculos

Durante o percurso, os atletas devem superar barreiras de quase 1 metro de altur a e saltar lagos de 3 metros e 66 centmetros de comprimento. A prova entrou para as Olimpadas nos Jogos de Paris, em 1900. As mulheres comearam a disput-la a partir do Pan-Americano do Rio em 2007 e dos Jogos Olmpicos de Pequim em 2008.

Arremesso de dardo

uma modalidade que simboliza as caas com lanas da Antiguidade. O arremesso de dard o consiste no lanamento aps uma corrida em linha reta de um basto que mede 2,60 met ros e pesa 800 gramas para os homens e 2,20 metros com peso de 600 gramas para a s mulheres. A partir do ponto de lanamento, duas linhas de 90 m de distncia formam o campo de arremesso. Todos os lanamentos devem cair entre essas duas linhas. A modalidade entrou no programa olmpico em 1908, nos Jogos Olmpicos de Londres, na I nglaterra.

Arremesso de disco

O atleta deve segurar um disco plano contra os dedos da mo e antebrao. Depois, dev e girar sobre seu corpo em uma rea circular de 2,5 metros de dimetro e lanar o disc o para frente na maior distncia possvel. O disco feito de metal, pesa 2 Kg e mede entre 219 e 221 milmetros de dimetro para as provas masculinas. J para as provas fe

mininas, o disco pesa 1 Kg e possui dimetro de 180 e 182 milmetros.

Arremesso de peso

Os atletas devem arremessar com uma mo uma bola slida de metal a partir de um crcul o de 2,1 metros de dimetro o mais longe possvel. O peso da bola para homens de 7,2 6 kg e para as mulheres de 4 kg. As regras do esporte mudaram bastante com o pas sar do tempo, tanto que em sua primeira participao olmpica, nos Jogos de Estocolmo, na Sucia, em 1912, o lanamento podia ser feito com as duas mos, o que hoje no permi tido.

Arremesso de martelo

O objetivo do atleta lanar para frente uma bola de ferro presa a um arame metlico com uma ala na extremidade. Este equipamento pesa 7,26 Kg a partir de uma base qu e tem 2,1 metros de dimetro. Para o lanamento, o atleta pode dar trs giros com o ma rtelo sobre a cabea para ganhar impulso e depois mais trs giros em alta velocidade em torno do eixo do seu corpo antes de efetuar o lanamento. Se o martelo cai no terreno dentro de um ngulo de 90 graus, o arremesso considerado vlido.

Decatlo

Esta prova, disputada apenas por homens, rene 10 tipos de modalidades do atletism o, que so: 100 metros, salto em distncia, arremesso de peso, salto em altura, 400 metros, 100 metros com barreiras, arremesso de disco, salto com vara, arremesso de dardo e 1.500 metros. Sua estria em Olimpadas ocorreu em 1912, nos Jogos de Est ocolmo, na Sucia.

Heptatlo

uma prova realizada somente pelas mulheres. A competio rene sete provas que so: 100 metros com barreiras, salto em altura, arremesso de peso, 200 metros, salto em d istncia, lanamento de dardo e 800 metros. O heptatlo entrou pela primeira vez nas Olimpadas, nos Jogos de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1984.

Maratona

Disputada em um circuito de 42.195 metros, a maratona a prova mais longa das Oli mpadas. Nas Olimpadas, os 400 metros finais da corrida so dentro de um estdio. A pro va estreou em 1986, nos Jogos de Atenas, na Grcia, e teve como vencedor Spiridon Louis.

Marcha Atltica

O atleta precisa correr mantendo o calcanhar do p da frente em contato com o solo at que a ponta do p posterior deixe o cho. Esta regra foi criada para evitar que o s participantes corram. Em princpio, como se fosse uma corrida em que os particip antes s podem andar . Existem duas distncias para as competies oficiais: 20 e 50 quilme ros. A primeira prova olmpica foi disputada em 1908, nos Jogos de Londres, na Inglater ra, mas as atuais distncias s foram includas no programa em 1932, os 50 quilmetros, nos Jogos de Los Angeles, nos Estados Unidos e a de 20 quilmetros em 1956, nos Jo gos de Melbourne, na Austrlia.

Revezamento 4x100 e 4x400 metros

O revezamento 4x100 e 4x400 metros so disputados por equipes de quatro atletas qu e correm 100 metros cada nas provas de 4x100 metros e 400 metros na prova de 4x4 00. A partida semelhante dos 400 metros rasos. A troca de corredores ocorre a cada 1 00 metros na prova 4x100 e 400 metros na prova 4x400 e deve ocorrer em uma rea co m cerca de 20 metros de comprimento. Passagens de basto fora deste intervalo desc lassificam o atleta. O atleta que recebe o basto j deve estar correndo em alta velocidade antes de apan h-lo de costas. Tanto o revezamento 4x100 metros quanto o 4x400 metros foram introduzidos nas Ol impadas em 1912, nos Jogos de Estocolmo, na Sucia.

Salto com vara

Os atletas correm em uma distncia de 45 metros usando uma barra flexvel cujo taman ho varia de acordo com a sua altura. Todos eles tentam superar uma barra horizon tal. Cada vez que conseguem, a altura da barra sobe e eles tm trs novas tentativas para super-la. Com origem na Inglaterra, a categoria tradicional nos pases do les te europeu.

Salto em altura

Os atletas devem saltar sobre uma barra horizontal suspensa por dois suportes ve rticais separados por 4 metros de distncia. O atleta tem direito a trs tentativas. Caso consiga, a barra elevada alguns centmetros para a realizao da prxima srie. Para executar o salto, os atletas correm em alta velocidade at a barra, giram o corpo enquanto comeam a se elevar e tentam superar o obstculo de costas, antes de cair no colcho de proteo.

Salto em distncia

Cada atleta tem trs tentativas para correr em linha reta e saltar, antes da borda frontal da marca de pulo, alcanar a mxima distncia possvel. Para ganhar impulso, o atleta pode colocar os ps para frente antes de cair na caixa de areia. O salto me dido, em linha reta, desde a marca de pulo at a marca mais prxima feita por qualqu er parte do corpo do atleta no espao de areia em que ele cai.

Salto Triplo

Os atletas devem alcanar a maior distncia possvel aps uma srie de trs saltos. Eles cor rem em linha reta, saltam duas vezes com um p s a partir de uma marca na pista at s e lanarem com os ps em uma caixa de areia. Presente nos Jogos desde Atenas em 1896 , o salto triplo a categoria de maior sucesso no Brasil. Nada menos do que seis medalhas olmpicas foram conquistadas ao longo da histria, das quais duas de ouro c om Adhemar Ferreira da Silva, em 1952, nos Jogos Olmpicos de Helsinque, na Finlndi a e em 1956, nos Jogos Olmpicos de Melbourne, na Austrlia.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS - LIVRO: Almanaque dos Esportes, Editora Europa, 2009. - LIVRO: A Histria dos Esportes, Orlando Duarte, 4 ed. Editora Senac, SP, 2004. - LIVRO: Fique por Dentro Esportes Olmpicos, Benedito Turco. - Rio de Janeiro. Ca sa da Palavra: COB, 2006. - LIVRO: O Guia dos Curiosos: esportes 3 ed. Marcelo Duarte, Editora Panda Books. - SITE: Confederao Brasileira de Atletismo - http://www.cbat.org.br/ - SITE: Federao Internacional de Atletismo - http://www.iaaf.org/ - SITE: Confederao Sul-Americana de Atletismo - http://www.consudatle.org/ - SITE: Fundao Internacional de Atletismo - http://www.athleticfoundation.org/

Vous aimerez peut-être aussi