Vous êtes sur la page 1sur 15

Noo de Carga Eltrica O conhecimento de alguns fenmenos eltricos existe desde a Antigidade. O filsofo grego Thales de Mileto (sc.

VI a.C), por exemplo, observou que quando se atritava um pedao de mbar com uma pele de animal ele adquiria uma propriedade diferente, passando a atrair corpos leves como pedaos de palha, pelos de animais,... Pouco se descobriu, alm disso, durante os 2000 anos seguintes. Em 1600, William Gilbert publica um livro em que retoma os estudos sobre eletricidade. Ele observou que vrios outros corpos se comportavam como o mbar quando atritados. A palavra grega correspondente a mbar elktron . Assim, Gilbert usou o termo eletrizado para os corpos que passavam a apresentar a mesma propriedade do mbar. No sculo XVIII, o francs Charles Franois Du Fay mostrou a existncia de dois tipos de fora eltrica: uma de atrao, j conhecida, e outra de repulso. Continuando seus estudos, foi Benjamin Franklin quem atribuiu sinais - positivo e negativo - para distinguir os dois tipos de carga. Nessa poca tambm, j haviam sido reconhecidas duas classes de materiais: isolantes e condutores. Foi Benjamin Franklin quem demonstrou, pela primeira vez, que o relmpago um fenmeno eltrico, com sua famosa experincia com uma pipa (papagaio). Ao empinar a pipa num dia de tempestade (no tente fazer isso), conseguiu obter efeitos eltricos atravs da linha e percebeu, ento, que o relmpago resultava do desequilbrio eltrico entre a nuvem e o solo. A partir dessa experincia, Franklin produziu o primeiro pra-raios. Modernamente sabemos que todas as substncias podem ser eletrizadas, o que nos faz concluir que essa propriedade est relacionada com a matria. Somente com o avano da teoria atmica, por volta de 1900, que a eletrizao pode ser finalmente entendida. Sabemos que as partculas constituintes da matria so os prtons, nutrons e eltrons. Somente os prtons e eltrons possuem carga eltrica; o nutron neutro. O eltron possui carga eltrica negativa e o prton possui carga eltrica positiva. Um corpo est neutro (no eletrizado) quando possui o mesmo nmero de prtons e eltrons. Ao atritarmos dois corpos, ocorre uma transferncia de eltrons de um corpo para o outro. Aquele que perde eltrons fica eletrizado positivamente e aquele que recebe eltrons foca carregado negativamente.

Resumindo: Carga eltrica uma propriedade caracterstica das partculas que constituem as substncias (prtons e eltrons) e que se manifesta pela presena de foras de atrao entre prtons e eltrons e de repulso entre prtons entre si e eltrons entre si. No Sistema Internacional de Unidades, a carga eltrica medida em coulomb (C). Na natureza, a carga eltrica no pode ser obtida em qualquer quantidade, visto que ela quantizada, ou seja, s existe em mltiplos de um valor elementar. A carga eltrica elementar, representada por e, vale 1,6 . 10-19C. O valor da carga eltrica do prton e; a do eltron vale e.

Princpios da Eletrosttica A Eletrosttica estuda as cargas eltricas em repouso. Ela se fundamenta em dois princpios: Princpio da Atrao e Repulso: Cargas de sinais contrrios se atraem e de sinais iguais se repelem. Princpio de Conservao da Carga: Num sistema eletricamente isolado, a soma algbrica das cargas positivas e negativas constante. OBS.: A eletrizao de um corpo no se d pela criao de cargas eltricas: ele recebe ou perde eltrons, j que os prtons esto confinados no ncleo dos tomos. OBS.: Lembre que um corpo neutro e um corpo eletrizado se atraem, devido induo Condutores e Isolantes Quanto liberdade de locomoo das cargas, um material pode ser condutor ou isolante. Nos condutores h portadores de carga eltrica com liberdade de locomoo, j nos isolantes, os portadores de carga no possuem liberdade de locomoo. Nos metais, os portadores de carga que se movimentam so os eltrons livres. So exemplos de condutores: metais, grafite, solues inicas, o corpo humano, a Terra... Quando um corpo eletrizado ligado Terra ele fica neutro. Eletrizao A eletrizao pode ocorrer atravs de trs processos: atrito, contato e induo. Por atrito h apenas transferncia de eltrons de um corpo para o outro (os corpos adquirem cargas de mesmo mdulo, mas de sinais contrrios). Por contato, os condutores adquirem cargas de mesmo sinal; caso os corpos sejam de mesma dimenso e possuam a mesma forma, eles adquiriro cargas iguais.

J na induo utiliza-se um segundo corpo j eletrizado, sem haver contato entre os corpos; os corpos adquiriro cargas de sinais contrrios e, em geral, de mdulos diferentes.

ELETROSCPIOS Os eletroscpios so instrumentos destinados a verificar a existncia de carga eltrica em um determinado corpo. O eletroscpio mostrado na figura do tipo folhas ( o mais conhecido).

Esse tipo de eletroscpio formado por duas finas lminas de ouro presas numa das extremidades de uma haste metlica, sendo que na outra extremidade dessa mesma haste presa uma esfera de material condutor. Tal sistema acondicionado dentro de uma ampola de vidro, suspenso e totalmente isolado. Funcionamento Quando se aproxima um corpo eletrizado da esfera condutora, as lminas de ouro do eletroscpio se abrem, pois o corpo eletrizado induz na esfera condutora, cargas de sinal contrrio s dele, produzindo assim a repulso entre as folhas. Os eletroscpios detetam apenas se um corpo est ou no eletrizado, no detetando o tipo de sinal de sua carga.

Eletroscpios de pndulo

eletrosttico:

A princpio tem funcionamento idntico ao eletroscpio de folhas, exceto pela sua construo.Para descobrir se um corpo est ou no eletrizado, basta aproxim-lo da esfera (inicialmente neura). Se a esfera no se mover, o corpo est descarregado. A exemplo do eletroscpio de folhas, no possvel saber o tipo de carga do corpo eletrizado.

Lei de Coulomb A Lei de Coulomb estabelece que a intensidade da fora eltrica entre duas partculas eletrizadas diretamente proporcional ao produto dos mdulos das cargas das partculas e inversamente proporcional ao quadrado da distncia entre elas. Matematicamente:

F = k0

Q.q d2

K0 a constante eletrosttica do vcuo (9 . 109 N.m2/C2); a

K0 =

constante K0 pode ser escrita na forma permissividade (ou permitividade) eltrica do vcuo (8,85 . 10-12 C2/N.m2 ). A Experincia de Millikan A carga eltrica quantizada, ou seja, ela s existe na natureza como um mltiplo de uma quantidade bem definida, a carga elementar, que representada por e, que igual carga do prton: e = 1,6 . 1019 C. A carga do eltron e. Deve-se a Millikan esta descoberta.O propsito de Robert Millikan no experimento da gota de leo, em 1907, foi medir a carga eltrica do eltron. Ele realizou esta medida analisando cuidadosamente o movimento de minsculas gotas de leo carregadas entre dois eletrodos de metal (placas de um capacitor). Conhecendo o campo eltrico, a carga da gota poderia ser determinada Repetindo o experimento em vrias gotas, descobriu-se que os valores medidos eram sempre mltiplos do mesmo nmero. Esse valor foi considerado a carga de um nico eltron, que, em mdulo, a menor carga eltrica encontrada de forma estvel na natureza

1 4 0 , onde 0 a

Foras entre Cargas de Coulomb Considere duas cargas q2 separadas pela vcuo. Entre elas ocorre opostos ) ou repulso ( se

Eltricas Puntiformes: Lei eltricas puntiformes q1 e distncia d e situadas no atrao ( se tiverem sinais tiverem mesmo sinal ), com

foras de mesma intensidade, mesma direo e sentidos opostos, de acordo com o Pricpio da Ao e Reao . Lembrando que direo nos diz se horizontal ou vertical, e o sentido nos diz se esquerda ou direita ( ou norte ou sul ) . A intensidade da fora de ao mtua entre cargas, supostas no vcuo, depende : da distncia d entre as cargas e dos valores das cargas q1 e q2 A influncia destes fatores foi determinada, experimentalmente pelo fsico francs Coulomb. Determinando assim, a Lei de Coulomb : A intensidade da fora de ao mtua entre duas cargas eltricas puntiformes diretamente proporcional ao produtor das cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distncia que as separa. Representada assim :

k uma constante e depende do meio onde esto as cargas e do sistema de unidade adotado. No caso do vcuo, ela denominda constante eletrosttica do vcuo ou simplesmente constante eletrosttica. Ateno: Na formla, q1 e q2 devem ser usadas em mdulo, seus sinais apenas indicam se a fora de repulso ou de atrao. A Lei de Coulomb uma funo do inverso do quadrado da distncia e se representa, graficamente, como na imagem abaixo :

No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de carga eltrica o coulomb cujo smbolo C. A constante k no vcuo, vale :

onde, N.m/C a unidade no SI CAMPO ELTRICO

O conceito de campo eltrico surgiu da necessidade de explicar a ao de foras a distncia. Podemos dizer que o campo eltrico existe numa regio do espao quando, ao colocarmos uma carga eltrica (q) nessa regio tal carga submetida a uma fora eltrica F. O campo eltrico pode ser entendido como sendo uma entidade fsica que transmite a todo o espao a informao da existncia de um corpo eletrizado (Q) e, ao colocarmos outra carga (q) nesta regio, ser constatada a existncia de uma fora F de origem eltrica agindo nesta carga (q). importante neste momento, fazer uma analogia entre o campo eltrico e o campo gravitacional de um planeta. Ao redor de um planeta, existe um campo gravitacional devido a sua massa, anlogo ao campo eltrico que existe em torno de uma esfera eletrizada. Percebemos ento, uma analogia entre as grandezas fsicas de massa e carga eltrica, como sendo responsveis por gerar os campos gravitacional e eltrico respectivamente. Para definir, matematicamente, o campo eltrico necessrio definirmos uma grandeza fsica que o represente. Esta grandeza o vetor campo eltrico. Considerando a definio utilizada anteriormente, o vetor campo eltrico dado por:

A fora F, qual a carga q fica submetida ser atrativa ou repulsiva, dependendo do sinal de q. A direo do vetor campo eltrico ter a mesma direo da reta que une o ponto considerado e a carga de geradora (Q). J o sentido do vetor campo eltrico, depende do sinal da carga geradora (Q): O campo eltrico gerado por uma carga eltrica (Q) positiva de afastamento e, o campo eltrico gerado por uma carga eltrica (Q) negativa de aproximao. O sentido do campo eltrico independe do sinal da carga (q) que sofre a ao da fora F. Campo Eltrico de uma Carga Puntiforme Considere uma carga puntiforme Q, fixa, originando um campo eltrico de tal forma que uma carga de prova q, nele colocada, num ponto P, a uma distncia d da carga criadora do campo, fica sujeita a uma fora , cuja intensidade pode ser calculada pela lei de Coulomb.

O campo eltrico no ponto P dado por:

Q o mdulo da carga eltrica. Importante: o vetor campo eltrico em um ponto independe da carga de prova nele colocada. As caractersticas do vetor , determinado pela carga Q criadora do campo, so:

a) Intensidade: b) Direo: a da reta que une o ponto P carga Q c) Sentido: depende do sinal da carga que origina o campo:

1) Quando a carga criadora do campo for positiva, o campo eltrico produzido ser de afastamento, como pode ser verificado pela colocao de cargas de prova de sinais diferentes nos pontos P1 e P2.

2) Quando a carga criadora do campo for negativa, o campo eltrico ser sempre de aproximao, como mostra o esquema.

Campo Eltrico de Vrias Cargas Puntiformes O campo eltrico pode ser gerado por vrias cargas do mesmo campo eltrico, com isso podemos perceber que em todos os pontos do campo eltrico, o seu vetor resultante dado a partir da soma de todos os vetores que so gerados pelas cargas naquele ponto. O vetor campo eltrico resultante R, num ponto P de uma regio onde existem vrias cargas puntiformes, dado pela soma vetorial dos vetores originados por cada carga no ponto P.

Linhas de fora A linha de fora considerada uma linha imaginria, que cria uma forma geomtrica para se ver um campo eltrico, sendo que em cada um dos seus pontos existe um vetor campo eltrico. Vejamos a ilustrao:

Campo de cargas eltricas puntiforme Quando uma carga puntiforme da origem as linhas de fora, essas linhas so denominadas semi-retas radiais, e sua orientao ir depender do sinal da carga Q. Existem algumas situaes onde o campo gerado pela carga. Vejamos: 1- Campo gerado pela carga positiva (Q> 0) Neste caso essa carga geradora, d origem a um campo eltrico de afastamento, portanto suas linhas de fora so consideradas centrfugas. Vejamos a ilustrao:

2- Campo gerado pela carga negativa (Q < 0) Neste caso essa carga geradora, d origem a um campo eltrico de aproximao, portanto suas linhas de fora so consideradas centrpetas. Vejamos a ilustrao:

3- Espectro do campo de duas cargas puntiformes de sinais contrrios e de mesmo mdulo Como vimos anteriormente, quando a carga eltrica for positiva, ela ir gerar um campo eltrico de afastamento, j quando ela for negativa, ela ir gerar um campo eltrico de aproximao. Vejamos a ilustrao:

4- Espectro do campo de duas cargas puntiformes positivas e de mesmo mdulo Como vimos anteriormente, as duas cargas positivas, iro gerar um campo eltrico de afastamento. Vejamos a ilustrao:

5- Espectro do campo de duas cargas puntiformes negativas e de mesmo mdulo Neste caso, quando as cargas forem negativas, elas iro gerar um campo de aproximao, ou seja, seu capo ser ao contrrio do campo gerado por duas cargas positivas. 6- O campo eltrico uniforme Quando falamos de campo eltrico uniforme, podemos considerar que quando o campo eltrico for uniforme, ele ter linhas paralelas, com o mesmo sentido, onde elas estaro uniformemente distribudas. Vejamos a ilustrao:

Propriedades das linhas de fora Em uma linha de fora, tanto o potencial eltrico, como os campos eltricos sempre iro variar. Mesmo a linha de fora no sendo retilnea, o campo ir ter uma direo alterada. Vejamos agora algumas propriedades das linhas de fora: 1- O potencial sempre ir decrescer no sentido da linha de fora. Vejamos:

Quando um campo eltrico for formado por uma carga positiva, o seu potencial eltrico tambm ser positivo e a equao usada para descobrir o potencial eltrico que decresce a seguinte:

Quando um campo eltrico for formado por uma carga negativa, o seu potencial eltrico tambm ser negativo e a equao usada para descobrir o potencial eltrico que cresce a seguinte:

2- As linhas de fora de um campo eltrico no podem ser fechadas. Vejamos: Considerando uma linha de fora fechada e representada por L. Considerando tambm que essa linha parta do ponto A, e realiza um percurso at chegar ao ponto B, que coincide com o ponto A. Vejamos na figura abaixo:

Considerando que os pontos A e B coincidem entre si, e considerando o potencial de uma funo de ponto, podemos observar que: VA=VB Considerando a 1 propriedade, se nos movimentarmos no sentido da linha, o potencial ir diminuir, portanto podemos observar que: V A = VB

TRABALHO E POTENCIAL ELTRICO

Trabalho da Fora Eltrica num campo uniforme


Considere um campo eltrico uniforme de E. Neste campo vamos supor que uma carga eltrica puntiforme q positiva, por exemplo, sofre um deslocamento do ponto A at o ponto B, ao longo de uma linha de fora.

A fora eltrica F = qE, que age em q, constante, pois o campo uniforme (E constante ). Seja d o mdulo do deslocamento AB e F = qE a intensidade da fora eltrica. Pela definio de trabalho temos: T = F.d F = q.E

Logo, o trabalho do deslocamento AB Tab = qE . d O trabalho positivo pois a fora eltrica est a favor do deslocamento. Se q fosse levada de B para A, o trabalho seria negativo. ATENO :

O trabalho da fora eltrica na figura (A) e na figura (B) o mesmo, o trabalho no depende da forma da trajetria.

Trabalho da Fora Eltrica num Campo qualquer


Quando uma carga eltrica q se desloca num campo eltrico qualquer de um ponto A para um ponto B, o trabalho da fora eltrica resultante, que age em q, no depende da forma da trajetria, que liga A com B, e depende dos pontos de partida (A) e de chegada (B). Desse modo, o trabalho da fora eltrica o mesmo nas trajetrias abaixo :

Diferena de Potencial eltrico entre os pontos A e B


Na figura anterior, a diferena de potencial eltrica entre os pontos A e B (abreviadamente ddp) ou tenso eltrica entre os pontos A e B. Pode ser calculada atravs da frmula : Va Vb = T / q A cada ponto de um campo eltrico associa-se um potencial eltrico. Va e Vb so os potenciais eltricos em A e B respectivamente e Va Vb a ddp entre A e BPela frmula da ddp, indicada acima podemos obter outra frmula para o trabalho: Tab = q (Va - Vb) Unidade de diferena de potencial eltrico

No Sistema Internacional de Unidades (SI) Sabemos que: Va Vb = T / q Logo, unidade de ddp = 1 Joule / 1 Coulomb Unidade de ddp volt Logo, 1 Joule / 1 Coulomb = 1 J / 1 C = 1 volt = 1V Curiosidade : A unidade de ddp denomina-se volt em homenagem ao fsico italiano Alessandro Volta , o inventor da pilha eltrica . Existe um ponto em que o potencial eltrico nulo, ele constitui o ponto de referncia para a medida de potenciais . Clculo do potencial eltrico num ponto P, gerado por uma carga puntiforme Vejamos certo campo eltrico que foi formado pela carga Q, e certo ponto P que fica localizado em uma distncia d da carga. Vejamos:

Com podemos ver na figura acima, no ponto P, foi colocado uma carga de prova q. A partir da formou-se um sistema composto por duas cargas eltricas. Com isso, a energia potencial que est relacionada com esse sistema, dada a partir de:

O potencial associado ao ponto P definido atravs da equao

Colocando a 1 equao junto com a 2, teremos:

Quando for para calcular o valor de q, devemos usas a seguinte equao:

Vejamos agora algumas observaes: Essa equao s vlida para o referencial que apresentar um potencial nulo; Nunca o potencial que estiver em um ponto geomtrico P, no ir depender do valor da carga de prova q; Mesmo retirando a carga de prova, existir um potencial no ponto geomtrico P.

O potencial considerado uma grandeza escalar de ponto, ele nunca pode ser representado por uma seta ou por um vetor. E importante lembrar que ele no possui direo nem sentido. Todo potencial pode apresentar valores tanto positivo quanto negativo, porm para ele ser negativo ou positivo, ele ir depender do sinal da carga geradora (Q). Potencial gerado por diversas cargas eltricas puntiformes Vejamos um campo eltrico criado por n cargas eltricas puntiformes representadas por Q1, Q2, Q3... Qn, sendo que neste campo existe tambm um ponto geomtrico representado por P. vejamos a ilustrao:

Para podermos calcular o potencial eltrico resultante, representado por Vres, no ponto P, devemos seguir os seguintes passos: 1- Primeiro devemos calcular o potencial gerado pela carga eltrica em P isoladamente. Para calcular os potenciais parciais da ilustrao acima, existem quatro equaes. Vejamos:

2- J o potencial resultante no ponto P descoberto atravs da soma algbrica de todos os potenciais parciais, portanto: Vres = V1 + V2 + V3 + ... + Vn Sabemos que a diferena de potencial entre dois pontos em um campo eltrico dada por:

Portanto, o trabalho realizado pelo campo eltrico sobre a carga q, deslocando-se de A para B, pode ser representada pela equao:

Devemos nos atentar ao fato de que este trabalho no depende da trajetria da carga, e sim do deslocamento, isto , o campo eltrico conservativo. Sabemos, entretanto, que quando uma fora conservativa, existe sempre associada a ela uma energia potencial Ep que se relaciona ao trabalho da fora conservativa:

Nesse caso podemos concluir que a energia potencial eltrica, nos pontos A e B, pode ser representada, respectivamente, por:

e Assim, de modo geral, podemos dizer que se uma carga q colocada em um ponto onde o potencial eltrico V, ela possui nesta posio uma energia potencial eltrica:

Para tornar esta ideia mais clara, consideremos uma carga puntual Q, que gera um campo eltrico no qual colocada uma carga q, tambm puntual (de dimenses desprezveis a qualquer distncia r de Q.

Sabemos que o potencial eltrico estabelecido por Q distncia r dada por:

E, portanto, a energia potencial de q, em um ponto prximo a Q, dada por:

Portanto, esta a expresso que fornece a energia potencial eltrica de uma carga puntual q, no campo eltrico criado por uma carga tambm puntual Q, a uma distncia r desta carga. Exemplo: Determine a energia potencial, da carga q = + 2,0C, gerada por uma carga Q = + 5,0C, sabendo que r = 10 cm.

SOLUO

Por Marina Cabral

Superfcie equipotencial

Superfcie equipotencialQuando uma carga puntiforme est isolada no espao, ela gera um campo eltrico em sua volta. Qualquer ponto que estiver a uma mesma distncia dessa carga possuir o mesmo potencial eltrico. Portanto, aparece ai uma superfcie equipotencial esfrica. Podemos tambm encontrar superfcies equipotenciais no campo eltrico uniforme, onde as linhas de fora so paralelas e equidistantes. Nesse caso, as superfcies equipotenciais localizam-se perpendicularmente s linhas de fora (mesma distncia do referencial). O potencial eltrico e distncia so inversamente proporcionais, portanto o grfico cartesiano Vxd uma assimptota. Nota-se que, percorrendo uma linha de fora no seu sentido, encontramos potenciais eltricos cada vez menores. Vale ainda lembrar que o vetor campo eltrico sempre perpendicular superfcie equipotencial, e consequentemente a linha de fora que o tangencia tambm.

VA = VB = VC = V

Vous aimerez peut-être aussi