Vous êtes sur la page 1sur 3

CURSO APROV (Qumica Inorgnica) Aula 8 Prof: Maria Adum maria.adum@globo.

com Tel: 21 8566-2020


FUNES INORGNICAS XIDOS xidos so compostos binrios nos quais o oxignio o elemento mais eletronegativo. Por exemplo: H2O, CO2, Fe2O3, SO2, P2O5. Os xidos constituem um grupo muito numeroso, pois praticamente todos os elementos qumicos formam xidos (at mesmo gases nobres, como, por exemplo, o XeO3). Apenas os compostos oxigenados do flor (como, por exemplo, OF2 e O2F2) no so considerados xidos, mas sim fluoretos de oxignio, pois, como j vimos, o flor mais eletronegativo que o oxignio. FRMULA GERAL DOS XIDOS Considerando um elemento qumico E, de nmero de oxidao +z, e lembrando que o oxignio tem nmero de oxidao -2, temos:

Assim como nos hidrxidos podemos tambm representar o Nox por seu nmero em algarismo romano:

Por exemplo:

Podemos ainda indicar o nmero de tomos de oxignio e o nmero de tomos do elemento com o auxlio dos prefixos mono, di, tri etc. Freqentemente, o prefixo mono omitido:

Sendo possvel, devemos simplificar os ndices:

XIDOS BSICOS xidos bsicos so xidos que reagem com a gua, produzindo uma base, ou reagem com um cido, produzindo sal e gua. Exemplos:

Essas duas nomenclaturas com algarismo romano final e com prefixos mono, di, tri so de carter geral, servindo no s para os xidos bsicos, mas tambm para as demais classes de xidos que viro a seguir. XIDOS CIDOS OU ANIDRIDOS xidos cidos ou anidridos so xidos que reagem com a gua, produzindo um cido, ou reagem com uma base, produzindo sal e gua. Exemplos:

Os xidos bsicos so formados por metais com nmeros de oxidao baixos (+1, +2 ou +3). So compostos slidos, inicos, que encerram o 2nion oxignio (O ) e apresentam pontos de fuso e de ebulio elevados. Os xidos dos metais alcalinos e alcalino-terrosos reagem com a gua; os demais xidos bsicos so pouco solveis em gua. Nomenclatura dos xidos bsicos

Os xidos cidos ou so formados por no-metais (e, nesse caso, so compostos geralmente gasosos) ou por metais com nmeros de oxidao elevados, como, por exemplo, CrO3, MnO3, Mn2O7:

Quando o metal que compe o xido possuir espcies com diferentes Noxs, devemos indicar se a espcie que nos referimos a de maior (ico) ou menor (oso) Nox.

Os xidos cidos so compostos moleculares e, em geral, solveis em gua. Nomenclatura dos xidos cidos A nomenclatura dos Anidridos muito prxima a dos cidos trocando apena a palavras inicial cido pela

CURSO APROV (Qumica Inorgnica) Aula 8 Prof: Maria Adum maria.adum@globo.com Tel: 21 8566-2020
palavra anidrido, sendo utilizado, portanto, as mesmas terminao encontradas na tabela abaixo: Nox Terminao +1 +2 per ................. ico +3 +4 ico +5 +6 oso +7 hipo................oso A nomenclatura idntica dos xidos bsicos: ZnO xido de zinco SnO2 xido estnico ou xido de estanho IV, ou dixido de (mono) estanho SnO xido estanoso ou xido de estanho II, ou (mono) xido de (mono) estanho Quando um metal forma vrios xidos, interessante notar que o carter do xido passa, gradativamente, de bsico para anftero e depois para cido, medida que o Nox. do metal vai crescendo:

Quando o elemento forma apenas um anidrido, usase a terminao ico: XIDOS NEUTROS xidos neutros so xidos que no reagem com gua, nem com cidos nem com bases. Assim, os xidos neutros no apresentam nem carter cido nem carter bsico. So poucos os xidos dessa classe. Os mais xidos neutros so:

Obs.: Alguns anidridos podem reagir com quantidades crescentes de gua (hidratao crescente), produzindo cidos diferentes. o caso do anidrido fosfrico (P2O5):

Alguns anidridos reagem com gua, produzindo dois cidos diferentes; por esse motivo, so chamados anidridos duplos ou mistos. o caso do anidrido nitroso-ntrico (NO2):

So compostos gasosos, moleculares, formados por no-metais. Mas o fato de serem neutros no significa que esses xidos no possam participar de outras reaes. O CO, por exemplo, queima com muita facilidade:

XIDOS ANFTEROS xidos anfteros podem se comportar ora como xido bsico, ora como xido cido. Apresentando um carter intermedirio entre o dos xidos cidos e o dos xidos bsicos, os xidos anfteros s reagem com outra substncia de carter qumico pronunciado: ou cido forte ou base forte. , por exemplo, o que acontece com o xido de zinco (ZnO):

XIDOS DUPLOS, MISTOS OU SALINOS xidos duplos so xidos que se comportam como se fossem formados por dois outros xidos, do mesmo elemento qumico. Por exemplo:

Eles reagem como se fossem a mistura de dois xidos:

Nomenclatura dos xidos duplos Nomeia-se os dois metais que forma o xido com a palavra xido na frente. Exemplo: - Fe3O4 - xido duplo de ferro II ferro III - Pb2O3 - xido salino de pumblico pumbloso PERXIDOS Perxidos so xidos de metal alcalino, metal alcalino terroso e hidrognio, que reagem com a gua ou com cidos diludos, produzindo gua oxigenada (H2O2).

Os xidos anfteros so, em geral, slidos, inicos, insolveis na gua e formados: ou por metais: ZnO; Al2O3; SnO e SnO2; PbO e PbO2; ou por semimetais: As2O3 e As2O5; Sb2O3 e Sb2O5.

CURSO APROV (Qumica Inorgnica) Aula 8 Prof: Maria Adum maria.adum@globo.com Tel: 21 8566-2020
O nmero de oxigenao do oxignio nos perxidos -1. a -1. Esses hidretos tm carter bsico, pois reagem com a gua, produzindo bases:

A nomenclatura feita com a prpria palavra perxido. Por exemplo:

SUPERXIDOS Superxidos so xidos de metal alcalino que reagem com gua e com cidos diludos, produzindo gua oxigenada e oxignio. O nmero de oxigenao do oxignio nos superxidos -1/2. A nomenclatura feita com a prpria palavra superxido. Por exemplo: CaO4 superxido de clcio HIDRETOS Uma classe de compostos importantes, mas que no foi detalhada at agora, a classe dos hidretos, que so os compostos binrios do hidrognio. Por exemplo: NaH, CH4, NH3, H2O, HCl etc. Essa classe muito grande e abrange compostos com caractersticas muito diferentes entre si. Os hidretos dos metais alcalinos e alcalino-terrosos (colunas 1A e 2A) so compostos inicos, slidos e cristalinos, em que o hidrognio apresenta Nox. igual

Os hidretos dos semimetais e dos no-metais (colunas 3A e 7A) so compostos moleculares, lquidos ou gasosos, em que o hidrognio apresenta Nox. igual a +1. Como exemplos importantes podemos citar: na coluna 4A, o carbono forma desde CH4, que seu hidreto mais simples, at compostos CxHy nos quais x e y assumem valores bastante elevados. Esses compostos tm o nome genrico de hidrocarbonetos e so indiferentes s reaes cido-base; na coluna 5A, o nitrognio forma o NH3, composto molecular, gasoso e de carter bsico, pois reage com a gua, formando o hidrxido de amnio: na coluna 6A, o oxignio forma a gua, composto molecular, lquido e de carter anftero, os demais elementos da coluna 6A formam hidretos cidos: H2S, H2Se, H2Te; na coluna 7A, os hidretos so moleculares, gasosos e fortemente cidos: HCl, HBr, HI. interessante notar que todos esses exemplos se encaixam perfeitamente nos esquemas de formulao segundo a Tabela Peridica, como vemos a seguir:

Vous aimerez peut-être aussi