Vous êtes sur la page 1sur 8

ETEC DE SUZANO

TEOR DE CINZAS

Prof. Marli Matria: Qumica dos Alimentos Clayton Rafael, n 07 4 Quin.

SUZANO MARO DE 2012

SUMRIO
SUMRIO.........................................................................................................2

INTRODUO
Em alimentos, define-se como cinzas o resduo inorgnico proveniente da queima ou destruio total da composio orgnica da amostra. Geralmente, as cinzas de um alimento contm clcio, magnsio, ferro, fsforo, chumbo, cloreto, sdio alm de outros componentes de origem mineral. Dentre as principais anlises em alimentos destaca-se o teor cinza, pois atravs deste mtodo pode-se obter informaes referentes ao valor nutricional do alimento, seu contedo mineral, alm de ser um mtodo indicativo de pureza e possveis adulteraes. Ao determinar o teor de cinzas em alimentos fundamental levar em considerao as condies de incinerao da amostra e tipo de alimento analisado, juntamente com a sua composio individual, pois existem perdas por volatilizao ou interaes entre os constituintes originais da amostra, desta forma, a quantidade de cinzas obtidas depende da natureza do alimento e da metodologia utilizada. O presente relatrio tem por objetivo determinar o de teor de cinzas em amostra de fub de milho.

OBJETIVO

Determinao de teor de cinzas em amostra fub de milho.

PARTE EXPERIMENTAL

3.1 MATERIAIS

Esptula metlica. Mufla (ZEZIMAQ F2000). Bico de Bunsen. Trip.


3

Tela de amianto. Cadinho. Balana Semi Analtica (Marte AS510). Dessecador. Estufa de secagem 105 a 120C (Novatecnica). Pina metlica.

3.2 AMOSTRA

Fub de milho.

3.3 PROCEDIMENTOS

3.3.1

DETERMINAO DE TEOR DE CINZAS

O cadinho foi previamente calcinado em mufla a uma temperatura de 550 C a 650C por um perodo de 1 hora. Em seguida o cadinho foi inserido em um dessecador com o auxilio da pina metlica, onde foi retirada aps seu resfriamento. Em seguida, pesou-se o fub de milho utilizando, balana semi-analtica e esptula metlica. Dando continuidade ao experimento, utilizando Bico de Bunsen, trip e tela de amianto carbonizou-se a amostra por 5 minutos, e inseriu-se o cadinho contendo o fub de milho em mufla 550 a 650C, por 2 horas. Aps resfriou-se em dessecador.

Concluiu-se o procedimento citado acima com a pesagem do cadinho contendo a amostra de cinzas.

RESULTADOS E DISCUSSES

4.1 ANALISE TEOR DE CINZAS

Peso do cadinho vazio = 27,77g Peso da amostra de fub de milho = 3,0g Tempo em mufla 550 a 650C = 1 hora (inicial) + 2 horas (Final) Peso do cadinho + Amostra de fub de milho= 30,77g Peso do cadinho + Amostra de fub de milho aps calcinao = 25,78g

A fim de calcular a perda em massa aps calcinao subtraiu-se o peso inicial do cadinho, do peso final da amostra de fub de milho + cadinho aps calcinao.

Temos: PS = PIC - PAC

PS = Peso aps calcinao(g) PIC = Peso inicial do cadinho(g)


5

PAC = Peso da amostra + peso do cadinho aps calcinao(g)

Logo:

PS = 27,77 25,78 = 1,99

Utilizando o calculo abaixo determinou-se o teor de cinzas da amostra de fub de milho:

Onde: MI = Massa inicial(g). PS = Peso aps calcinao em mufla 550 a 650C em(g). (%TC) = Porcentagem de teor de cinzas.

Logo:

Observou-se a partir da anlise, que o peso em massa aps calcinao foi de 1,99g o que equivale a 63,3% da amostra inicial. Ao realizar a pesagem da amostra deve-se aguardar que a amostra resfrie-se totalmente no dessecador, pois a pesagem com a amostra quente nos apresentaria um falso resultado.

CONCLUSO

O resultado foi obtido com xito atravs de metodologia utilizada, a anlise de teor de cinzas uma tcnica amplamente utilizada e altamente vivel, nos fornece uma indicao da composio mineral da amostra. Geralmente utilizada na determinao de cinzas, a partir da amostra seca, concluindo, o resultado obtido foi bastante confivel visto que o procedimento foi seguido corretamente.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

IAL - Instituto Adolfo Lutz. Mtodos fsico-qumicos para anlise de alimentos. Coordenadores Odair Zenebon, Neus Sadocco Pascuet e Paulo Tiglea. So Paulo: Instituto Adolfo Lutz, 2008;

Ministrio da Sade. Agencia Nacional de Vigilncia Sanitria. Mtodos fsico-qumicos para analise de alimentos. 4a ed. Braslia: Ministrio da Sade, 2005.

FRANCO, G. Tabela de Composio Qumica dos Alimentos. 9a Edio. So Paulo: Editora Atheneu, 2005.

VICENZI, Paulo. Apostila de Bromotologia. Universidade Regional do Noroeste Do Estado Do RS (UNIJUI)./ Departamento De Cincias da Sade/Curso de Nutrio.

Vous aimerez peut-être aussi