Vous êtes sur la page 1sur 6

Notcias da REM

Ouro Preto abre exposio Gorceix: 90 anos depois


Dentro da programao da prabertura do Ano da Frana no Brasil, foi aberta uma exposio, na Escola de Minas, que homenageia o engenheiro francs Claude Henri Gorceix, fundador, em 1876, da Escola de Minas de Ouro Preto, primeira escola de estudos mineralgicos, geolgicos e metalrgicos do Brasil, criada a pedido do ento imperador Dom Pedro II. A Escola de Minas , hoje, uma das principais instituies de engenharia do pas, com habilitao nas reas de Engenharia de Minas, Ambiental, Mecnica, Geologia, Controle e Automao, Metalurgia, Produo, Civil e Arquitetura. Na poca da inaugurao da Escola de Minas, hoje integrante da Universidade Federal de Ouro Preto, Gorceix dizia a respeito de Ouro Preto: (...) em uma pequena extenso de terreno, pode-se acompanhar a srie completa das rochas metamrficas que constituem grande parte do territrio brasileiro e todos os arredores da cidade se prestam a excurses mineralgicas proveitosas e interessantes.

Ex-aluno da Escola de Minas recebe a Medalha da Inconfidncia


Leonardo Barbosa Godefroid engenheiro metalurgista, com mestrado e doutorado em metalurgia fsica/ mecnica. Ele professor do Departamento de Metalurgia da Escola de Minas/UFOP e vem exercendo a funo de editor adjunto da Revista Escola de Minas, membro do Conselho Curador da Fundao Gorceix e membro do Rotary Club de Ouro Preto. Um dos temas de atuao de Godefroid junto comunidade a valorizao do patrimnio histrico-artstico-cultural de Ouro Preto. Em 1993, criou, na UFOP, o projeto de extenso intitulado Conhecer Vila Rica. Trata-se da organizao de visitas orientadas aos principais monumentos da cidade, para que a comunidade conhea melhor o patrimnio em que vive. Por esse projeto lhe foi concedida a Medalha do Aleijadinho. Na mesma poca, criou outro projeto de extenso, desta vez voltado para a msica. O projeto visa apresentao de msica clssica para a comunidade, com projeo de vdeos de concertos e peras. No final da dcada de 1990, participou ativamente da criao da entidade AMO Ouro Preto, juntamente com o artista plstico Carlos Bracher, o vereador Flvio Andrade e o professor Armando Wood, na luta para a manuteno do ttulo de Monumento Mundial conferido pela UNESCO a Ouro Preto. Naquela ocasio, ele foi membro da primeira diretoria da entidade. Em 2008, assinou um acordo de cooperao com a Parquia de Nossa Senhora do Pilar e de intervenincia do IPHAN e da Prefeitura Municipal, para preservao do Passo da Vernica, situado na Ponte Seca, Bairro Rosrio. Esse acordo consiste na adoo da capela e prev a realizao peridica de projetos de manuteno. Nesse ano, um muro de concreto revestido em cantaria foi construdo atrs do Passo e importantes intervenes foram realizadas em seu interior. Por essas iniciativas, Godefroid recebeu, em maro desse ano, o ttulo de Cidado Honorrio de Ouro Preto, concedido pela Cmara Municipal.
REM: R. Esc. Minas, Ouro Preto, 62(2), abr. jun. 2009 125

Mais recentemente, Godefroid recebeu das mos do Governador do Estado de Minas Gerais a Medalha da Inconfidncia, em solenidade acontecida na Praa Tiradentes, por ocasio das festividades do dia 21 de abril.

Comunidade geofsica brasileira ganha portal eletrnico


J est no ar o Portal Geofsica Brasil (www.geofisicabrasil.com), que tem como misso divulgar e destacar a importncia da geofsica como cincia multidisciplinar em suas diversas reas de atuao. Responsvel pelo contedo do Portal, o jornalista Fernando Zaider informa que o objetivo espalhar para a comunidade geral o conhecimento da geofsica, que hoje est restrita ao meio empresarial e s instituies de ensino e pesquisa cientfica, mostrando como os geofsicos, no seu dia-a-dia, colaboram para elevar o conhecimento cientfico brasileiro a patamares inditos e contribuindo, ainda, para a gerao de riquezas para o pas com a prospeco de jazidas minerais, petrleo e gua subterrnea. Atravs de linguagem jornalstica, o Geofsica Brasil pretende atingir um pblico variado, que vai de estudantes a empresrios, passando por profissionais, professores, pesquisadores e jornalistas em busca de informao diferenciada.
Fonte: DRM-RJ / Servio Geolgico do Estado do Rio de Janeiro

MMX Atividades de minerao em Corumb


A mineradora MMX anunciou as atividades de minerao em seu projeto de Corumb, no Mato Grosso do Sul. A mina de ferro est fechada desde dezembro ltimo, em funo da menor demanda pelo produto. Permanecem, apenas, as operaes de minerao, mantendo-se fechada a planta de produo de ferro-gusa e prevendo-se a demisso de 249 funcionrios. As atividades de reflorestamento conduzidas pela empresa tambm continuaro suspensas. O sistema MMX Corumb comeou a operar em dezembro de 2005, prevendo a produo de 6,3 milhes de toneladas de minrio de ferro e 400 mil toneladas de ferrogusa por ano. A falta de perspectivas de melhora a curto e a mdio prazos no cenrio econmico mundial no setor de siderurgia e, por consequncia, no de minerao, tornou inevitvel uma reestruturao das atividades da companhia no Estado, disse a empresa em comunicado, procurando justificar as demisses.
Fonte: www.geologo.com.br

Vale a primeira empresa a aderir a pacto pela Mata Atlntica


A Vale a primeira empresa a aderir ao Pacto pela Restaurao da Mata Atlntica, criado pela The Nature Conservancy (TNC), uma das maiores ONGs do mundo em defesa do meio ambiente. O pacto visa a restaurar 15 milhes de hectares at 2050. Para atingir a meta, sero feitas articulaes entre governos, empresas, sociedade civil e proprietrios rurais. O convite para aderir ao pacto foi um reconhecimento pelas aes que a Vale realiza para conservao e recuperao da Mata Atlntica. Por exemplo, ela mantm a maior rea deste bioma em terreno plano do Pas, a Reserva Natural Vale, em Linhares. Recentemente, a Reserva Vale recebeu o ttulo de Posto Avanado da Biosfera da Mata Atlntica, chancelado pela Unesco, por trabalhos relacionados proteo da biodiversidade, ao desenvolvimento sustentvel e ao conhecimento cientfico e tradicional sobre a Mata Atlntica. No campo da recuperao florestal, a vale lanou, em fevereiro, em conjunto com o governo do Esprito Santo, os projetos Extenso Ambiental e Floresta-Piloto, que pretendem ajudar o Estado a triplicar sua cobertura vegetal at 2025. Com a durao de cinco anos, os dois projetos vo beneficiar, inicialmente, mais de 20 mil produtores rurais. Em 2008, outro importante projeto de recuperao e conservao da Mata Atlntica foi assinado pela Vale: o protocolo de intenes para adoo do Parque Estadual da Ilha Grande, na regio da Costa Verde (RJ). Ainda, no Rio de Janeiro, a Vale est fornecendo as 600 mil mudas de Mata Atlntica necessrias para o reflorestamento das cabeceiras e margens do rio Guandu, de onde captada a gua que abastece a maior parte da Regio Metropolitana da capital do Estado.
Fonte: Vale

Nota de Luto
Faleceu, no dia primeiro de maio, o professor do DEGEO/Escola de Minas/UFOP Gabriel de Oliveira Polli, gelogo pela Escola de Minas (Turma de 1976). ******** Faleceu, no dia 5 de abril, o exaluno Helder Parente Prudente (turma de 1957). Foi presidente da SEMOP em 1976, 1990 e em 2008. Trabalhou na USIMINAS e na USIBA.

XXIII Encontro Nacional de Tratamento de Minrio e Metalurgia Extrativa


27 de setembro e 1 de outubro Informaes http://www.ufrgs.br/xxiiientmme/index.html E-mail: imprensa@martaesilvia.com.br Fone: (54) 3286-3313
126 REM: R. Esc. Minas, Ouro Preto, 62(2), abr. jun. 2009

Produo de minrio de ferro da Vale cai 37%


Assim como ocorreu no quarto trimestre do ano passado, a crise financeira internacional derrubou a produo da Vale nos trs primeiros meses de 2009. Entre janeiro e maro, foram produzidas 46,86 milhes de toneladas mtricas de minrio de ferro, o que representa uma queda de 37,1% em relao ao mesmo intervalo do exerccio anterior. Na comparao com o quarto trimestre, o recuo foi de 25,94%. Em nota, a mineradora informou que, em resposta queda na demanda, encerrou a produo das minas de alto custo e de onde extrado minrio de baixa qualidade. A produo de pelotas da companhia caiu mais ainda. Foram 2,88 milhes de toneladas mtricas no primeiro trimestre, queda de 73,4% em relao ao mesmo intervalo de 2008 e de 69,8% ante os trs ltimos meses do ano passado.
Fonte: Valor Online 28/04/2009

frica do Sul adota SciELO para seus peridicos


A produo cientfica sul-africana d incio a uma fase de promoo de sua visibilidade na modalidade de acesso aberto, por meio da plataforma SciELO de publicao online de peridicos acadmicos de alta qualidade. A partir da adeso metodologia SciELO, utilizada h mais de 11 anos na Amrica Latina e Caribe, a Academia de Cincias da frica do Sul (Assaf) lidera o projeto em cooperao com a BIREME/OPAS/ OMS, tendo quatro peridicos cientficos j selecionados para fazer parte da coleo-piloto SciELO frica do Sul

4 Simpsio Internacional de Pegmatitos Granticos - PEG2009 BRAZIL


30 de agosto e 2 de setembro de 2009 - Universidade Federal de Pernambuco
www.ufpe.br/geologia/peg2009brazil
REM: R. Esc. Minas, Ouro Preto, 62(2), abr. jun. 2009 127

Produo cientfica cresce 56% no Brasil


De 2007 para 2008, a produo cientfica brasileira cresceu 56% e o pas passou da 15 para a 13 colocao no ranking mundial de artigos publicados em revistas especializadas. No entanto, a qualidade dessa produo -medida pelo nmero de citaes que um artigo gera aps ser publicado- continua abaixo da mdia mundial. Os dados que mostram o crescimento da produo cientfica brasileira foram divulgados ontem pelo ministro da Educao, Fernando Haddad, em evento na Academia Brasileira de Cincias no Rio, e foram produzidos a partir da base de dados Thomson-ISI. J a informao sobre o impacto da produo acadmica brasileira consta do site do instituto Thomson Reuters (sciencewatch.com/dr/sci/09/ may3-092). Os dados mais recentes foram divulgados em maio de 2009. No aspecto quantitativo, o Brasil foi o pas que mais cresceu na lista das 20 naes com mais artigos publicados em peridicos cientficos indexados pelo ISI. Em 2008, 30.145 artigos de instituies brasileiras foram aceitos nessas publicaes. Em 2007, esse nmero era de 19.436. Com o crescimento, o Brasil ultrapassou Rssia e Holanda no ranking. Esses 30 mil artigos representam 2,12% da produo mundial. J a dimenso qualitativa -pesquisada entre 2003 e 2007, intervalo maior de tempo para captar melhor o nmero de citaes a um artigo em outros textos acadmicos- mostra que a rea em que o Brasil mais se aproxima da mdia mundial de citaes matemtica, em que cada texto mereceu 1,28 citao, 11% abaixo da mdia mundial, de 1,44. O presidente da Academia Brasileira de Cincias, Jacob Palis, considerou alvissareiro o crescimento brasileiro e disse que isso reflete o aumento do fomento pesquisa no pas. Estar em 13 muito bom. Estamos colados, por exemplo, na Coria do Sul. Claro que nossa populao muito maior, mas tambm verdade que os sul-coreanos investiram brutalmente em pesquisa nos ltimos anos. Se continuarmos nessa marcha, estaremos bem, afirmou Palis. Ele explica que uma das razes que contriburam para o Brasil ultrapassar a Rssia foi o fato de aquele pas ter perdido excelentes pesquisadores para os pases ocidentais. O especialista em cienciometria (que estuda a produtividade em pesquisa) Rogerio Meneghini foi cauteloso na anlise do crescimento brasileiro. Para ele, importante analisar, no apenas o nmero de artigos publicados, mas, tambm, sua repercusso. Ele lembra, ainda, que, mesmo no caso da base Thomson-ISI, h revistas com nveis de qualidade que variam bastante. Para o ministro da Educao, contribuiu para esse resultado o aumento do nmero de mestres e doutores no Brasil, que saiu de 13,5 mil para 40,6 mil de 1996 a 2007- e o crescimento das bolsas concedidas pela Capes (Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior), de 19 mil para 41 mil no mesmo perodo. Estamos vivendo um momento em que foi possvel aumentar, em mais de 50%, a produo brasileira. Isso aconteceu graas ao trabalho do MEC e do Ministrio de Cincia e Tecnologia, disse Haddad. Para o presidente da Capes, Jorge Guimares, preciso ter em considerao que a repercusso de um artigo leva mais tempo para ser captada. Um artigo publicado em 2008 ainda no est sendo citado. Isso vale para ns e para todos os pases. Para medir o impacto, preciso olhar mais para trs. Alm disso, diz, pases desenvolvidos levam vantagem por terem mais tradio no meio cientfico e pelo fato de seus pesquisadores participarem de um nmero muito maior de congressos internacionais, o que aumenta a visibilidade dos artigos publicados. Guimares admite, no entanto, que preciso melhorar, tambm, nesse aspecto. Tambm estamos crescendo no nmero de citaes, mas no com a mesma velocidade.
Fonte: www.andifes.org.br

Petrobras e BHP: gs no Uruguai


Representantes do governo uruguaio declararam que seis empresas fizeram ofertas para explorao de blocos de gs subaquticos na costa do pas. Recentemente, a estatal de petrleo e gs Ancap encontrou depsitos de hidrocarbonetos na costa de Punta del Este, e algumas das maiores produtoras de petrleo e gs do mundo se interessaram pela explorao na regio. Petrobras, BHP Billiton, Galp, PDVSA e as argentinas Pluspetrol e YPF fizeram ofertas pela explorao, e o governo do Uruguai dividiu a rea em 11 blocos.
Fonte: www.geologo.com.br

Divulgue sua Empresa na

REM
73 anos divulgando Cincia www.rem.com.br

128

REM: R. Esc. Minas, Ouro Preto, 62(2), abr. jun. 2009

Centenrio de nascimento de Moacyr do Amaral Lisboa


A trajetria de vida do Dr. Moacyr foi marcada pela constante busca de novos conhecimentos, seja na rea da botnica, nas escritas, nas artes, na msica, na engenharia, enfim, um homem de vanguarda. Visionrio por natureza, Moacyr conseguia equilibrar perfeitamente a viso objetiva do cientista e pesquisador que foi com do artista sensvel s artes. De esprito avanado para a poca, soube dividir a famlia com a Escola de Minas e com a Sociedade Ouro-Pretana que tanto amava. Nasceu em Marip, Minas Gerais, em 09/05/1909. Formou-se como engenheiro de Minas e Civil pela Escola de Minas da Universidade do Rio de Janeiro, hoje, Escola de Minas/ UFOP - Turma de 1935. Depois de formado, foi trabalhar na Mina da Passagem, onde permaneceu menos de um ms, em virtude de ter sido nomeado sub-assistente do laboratrio Central da Produo Mineral do D.N.P.M. (Ministrio da Agricultura), cargo que ocupou de janeiro de 1936 at fevereiro de 1938, quando foi contratado pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul para reorganizar a diretoria da Produo Mineral daquele Estado, onde ocupou o cargo de Gelogo de 1938 a 1940. Em 1940, foi nomeado Professor Catedrtico Interino da cadeira de Botnica e Zoologia da Escola Nacional de Minas e Metalurgia da Universidade do Brasil (atual Escola de Minas) e, em dezembro de 1941, conquistou, por concurso, a efetividade na ctedra. Com a nova regulamentao da Escola (Regimento de 1946), passou a reger a parte de Paleontologia sendo que a antiga cadeira de Botnica e Zoologia passou a ser denominada Botnica e Zoologia, Taxionomia e Paleontologia. O Dr. Moacyr foi scio da Sociedade Mineira de Engenheiros, da Sociedade Brasileira de Geologia; s-

Retrato de formatura do Dr. Moacyr em 1935.

cio fundador da Sociedade de Botnica do Brasil, da Sociedade Brasileira de Paleontologia, membro da Academia Ouro-Pretana de Letras, scio do Rotary Club de Ouro Preto. Foi chefe do Departamento de Geologia (na sua implantao) e membro do Conselho Departamental da Escola de Minas.

Integrou as comisses julgadoras dos seguintes Concursos para provimento do cargo de Professores Catedrticos e Livres Docentes: Cadeira de Geologia na Escola Nacional de Minas e Metalurgia (atual Escola de Minas); de Botnica e Zoologia Tecnolgicas na Escola Nacional de Enge129

REM: R. Esc. Minas, Ouro Preto, 62(2), abr. jun. 2009

nharia; de Paleontologia na Faculdade de Filosofia da Universidade de So Paulo; Botnica e Zoologia Tecnolgicas na Escola de Engenharia da Universidade de Minas Gerais; de Zoologia na Escola de Farmcia de Ouro Preto; de Botnica Aplicada Farmcia na Faculdade de Farmcia da Universidade do Brasil e de Botnica Sistemtica na Escola Superior de Agricultura de Viosa. Colaborou no XVIII Congresso Internacional de Geografia; apresentou um trabalho no VIII Congresso Internacional de Botnica, realizado em Paris em 1954; tomou parte em vrios Congressos da Sociedade de Botnica e da Sociedade Brasileira de Geologia; foi agraciado com a insgnia da Inconfidncia por servios Cultura Literria. Coordenador do Curso de Geologia de Ouro Preto mantido pela CAGE. Todas as boas iniciativas surgidas na Escola de Minas tiveram sempre o apoio decisivo do Dr. Moacyr. Certa vez o professor Haroldo Zeferino props a concesso do Ttulo de Professor honoris Causa para Dr. Djalma Guimares, idia que no chegou a motivar alguns colegas de departamento, mas encontrou eco no Dr. Moacyr, que, como sempre, tomou todas as providncias para que isso acontecesse e o ttulo foi entregue no 92 aniversrio da Escola de Minas.

Curso de Geologia em Ouro Preto


Ouro Preto no figurava entre as cidades que seriam escolhidas pela Campanha de Formao de Gelogos (CAGE) do Ministrio da Educao e Cultura para ter um curso de Geologia. Foi, ento, que o Dr. Moacyr manteve contato com o Ministro da Educao Clovis Salgado, lembrando-lhe: ... No o professor da Escola de Minas ou o Presidente do diretrio local do Partido Republicano que est se dirigindo ao Ministro, Solenidade de entrega do ttulo de Professor honoris causa ao Dr. Djalma Guimares .Na foto, a partir da direita, os mas o velho amigo e professores Antnio Pinheiro Filho, Moacyr do Amaral Lisboa, conterrneo e correligi- Djalma Guimares (arquivo da REM). onrio, que conhecedor de alguns fatos que lhe Prof. Moacyr do Amaral Lisboa, no seu podero causar dissabores, vem trazrelatrio apresentado Comisso Orilos ao seu conhecimento, para que seentadora da CAGE, em julho de 1958. jam analisados ... Por ele depreende-se que, inexplicavelEm vista do pedido, o Ministro Clo- mente, se impedia de se realizarem as vis Salgado incluiu Ouro Preto, o que iniciativas do coordenador quanto ao coincidia com o pensamento da Congre- contrato de professores estrangeiros, gao da Escola, que, pouco antes, j ha- pois j no se comentava mais a vinda via deliberado sobre a criao dos no- do gelogo Dr. Gaspar Soares de Carvos cursos especializados. valho, Chefe dos Servios de Geologia Sem entrar nas mincias dos deba- e Minas de Angola e do Prof. Constantes que surgiram para a confirmao da tino Socin da Universidade de Turim. escolha de Ouro Preto para sede de um Tambm, pelo que consta, a Comisdos quatro cursos que constavam do pla- so do Ponto IV, que visitou, por duas nejamento do Ministrio da Educao, vezes, Ouro Preto, preferiu no indicar convm, todavia, frisar que toda sorte os dois professores americanos promede dificuldades de natureza burocrtica tidos para o curso, encontrando melhocontinuava impedindo que o curso apre- res razes para cumprir idnticas prosentasse resultados mais satisfatrios, messas feitas aos cursos de Porto Aleconforme o programa traado pelos pro- gre, So Paulo e Recife. Felizmente o fessores. Prof. Moacyr Lisboa conseguiu, no se Mais uma vez a atuao do professor Moacyr foi fundamental para a implantao do curso. Ao assumir a coordenao do curso, ele traou um grande programa de realizaes, compreendendo o contrato de professores especialistas e o aparelhamento de gabinetes e laboratrios dentro do ponto de vista objetivo e prtico. sabe por que passes de mgica, contratar o Prof. Ben Barnes, notvel gelogo ingls. Embora a implantao do curso de Geologia tivesse acontecido e, apesar de a Escola de Minas, no Brasil, ter uma larga experincias no ensino das cincias geolgicas, certamente teria prevalecido a vontade daqueles que no se conformavam com esse curso em Ouro Preto se no houvesse a atuao do Professor Moacyr Lisboa do Amaral.

Moacyr durante trabalho de campo (foto gentilmente cedida pelo Eng. Lus A. Cipriani).

Um dos captulos da longa histria do curso de Geologia de Ouro Preto j foi escrito pelo coordenador do curso,

130

REM: R. Esc. Minas, Ouro Preto, 62(2), abr. jun. 2009

Vous aimerez peut-être aussi