Vous êtes sur la page 1sur 5

DISCIPLINA DE QUMICA

ROTEIRO DE AULAS PRTICAS


NORMAS DE SEGURANA DE LABORATRIO

PROFESSOR ALEX 2008

NORMAS DE SEGURANA
Prevenir a transmisso de agentes infecciosos dentre outros produtos nocivos sade humana, um dos maiores problemas de segurana laboratorial, que deveria ser conhecido por todos os usurios do espao fsico do laboratrio. Apesar de todos os perigos de contaminao de natureza infecciosa e qumica, os riscos potenciais enfrentados no dia-dia de um laboratrio so obscuros e silenciosos e esperam a oportunidade certa para causar o seu acidente. Entretanto, existem vrias normas de segurana que devem ser seguidas cuidadosamente enquanto trabalha-se no laboratrio. Devemos sempre lembrar que a maioria dos acidentes em laboratrio acontece por causa de erros humanos e poucos acidentes so causados pelo defeito mecnico dos aparelhos. Abaixo so citadas algumas normas essenciais e ento, interprete-as, entenda-as e pratique-as.

1. Nenhuma comida ou bebida permitida no laboratrio. Nunca fume no laboratrio. 2. Avental de tecido no sinttico (geralmente de algodo) de mangas longas, dever ser usado somente no laboratrio, ao sair tire o avental. Esteriliz-lo no final de cada semana. 3. No trabalhe sozinho no laboratrio. 4. Localizar o extintor de fogo ou incndio. Extinguir um fogo com fonte pequena, por ignio de uma pequena quantidade de papel ou lcool, fcil, basta sufoc-lo com uma toalha de papel molhada. Se a fonte do fogo fugir ao seu controle, ative o alarme, desligue o registro geral de gs do laboratrio, use o extintor, e se assim ainda no conseguir, deixe o laboratrio pela sada mais prxima e acione os bombeiros. 5. Na fervura de qualquer material ou na pipetagem de cidos e bases fortes, use culos protetor e/ou mscara apropriada. 6. S use sapatos fechados para trabalhar em laboratrio. 7. Unhas sempre aparadas. 8. Cabelos longos, devem ser arrumados, evitando assim contato com a chama de queimadores de Bunsen ou at mesmo com as placas contendo meios de cultura.

9. Lavar as mos antes e aps o trabalho. Mesmo utilizando luvas INDISPENSVEL. Aps o trmino de um trabalho com culturas de microrganismos, lavar as mos com gua e sabo e lcool 70 ou qualquer outro desinfetante, s depois disso, descalar as luvas. 10. No levar os dedos aos olhos, boca, ouvidos e outras aberturas corpreas, por serem excelentes portas de entrada para germes. 11. Nunca colocar nas pias o material de cultura (infeccioso) contaminado; coloc-lo em recipientes contendo solues de desinfetante. 12. Relate todos os derramamentos que contenham espcimes bacteriolgicos, virais ou micticos, imediatamente ao tcnico ou assistente do laboratrio. Quando acontecer, embeba uma toalha de papel em hipoclorito de sdio, lcool 70 ou Lisoform. Mantenha a toalha pelo menos por 15 minutos sobre o derrame e depois a despreze em local adequado. 13. Pipetar com a boca EXPRESSAMENTE proibido. Use dispositivos mecnicos, pras ou pipetadores automticos. Aps a utilizao, descartar o material em um vasilhame contendo soluo desinfetante. 14. Toda mesa (bancada) utilizada para o trabalho com microrganismos dever ser provida de um vidro espesso ou revestida por material impermevel. Dever ser limpa antes e aps seu uso, com soluo desinfetante. 15. Sobre a mesa (bancada) no dever existir nenhum material que no esteja relacionado com o trabalho a ser executado. Portanto, artigos pessoais como cadernos, livros, bolsas, papis, garrafas, etc., no devem permanecer sobre a mesa. 16. No opere nenhum equipamento do laboratrio sem antes conhec-lo a fundo. Se no souber, pea ajuda. 17. Descartar vidros quebrados que no estejam contaminados em local adequado, previamente determinado pelo tcnico ou assistente do laboratrio. Qualquer vidro quebrado, quando contaminado, dever ser colocado em recipiente adequado, autoclavado e depois desprezado. 18. Nunca passe etiquetas colantes na lngua, para a marcao de vidros (tubos, placas, etc.) utilize canetas apropriadas e para a utilizao de etiquetas auto colantes, molhe-as com um algodo mido. 19. Se o cheiro de gs dentro do laboratrio for evidente, confira todos os queimadores de Bunsen, feche o registro geral de gs. No ascenda fsforos por pelo menos 30 minutos dentro do laboratrio. Saia para um local arejado.

20. Descarte todas as culturas velhas em reas designadas desinfeco/esterilizao. Remova toda fita e/ou marcao dos tubos ou de qualquer outra vidraria, antes de descart-los. 21. Nunca saia do laboratrio com qualquer material (culturas, livros, slides, etc.) a menos que o seu superior determine. 22. As agulhas e alas bacteriolgicas devem ser tratadas com cuidados extremos. Toda ala ou agulha (platina, nquel-cromo ou qualquer outro material apropriado) carregadas com material contaminado devero ser esterilizadas por flambagem, sendo as mesmas seguras verticalmente com a parte carregada de material colocada na regio azul do fogo, isto permitir a secagem do material, sem a carbonizao rpida, o que acarretaria a formao de aerossis. A seguir dirija a ala ou agulha para a parte quente da chama. Ala ou agulha quente se mergulhada em meio lquido promover a projeo de partculas e promover tambm a destruio do material dentro do meio (bactrias por exemplo). 23. No inclinar ou inverter a posio dos tubos que contenham fluidos e culturas lquidas de microrganismos. Agitando-se qualquer frasco com material contaminado ou com culturas lquidas, observe primeiramente se a rolha (de algodo ou borracha) est bem encaixada, afim de que a mesma no seja projetada longe, contaminando o ambiente. 24. Cuidado dobrado quando for centrifugar material contaminado. Coloque os tubos balanceados e em posio diametralmente oposta. Se acidentalmente quebrar um tubo dentro da centrfuga, desinfete-a interna e externamente. 25. Cuidado com as lminas de vidro, utilizadas na confeco de esfregaos, elas devem ser novas e estarem imersas em lcool 70; e quando for executar um esfregao, cuidado para que o material no extravaze fora da lmina e contamine seus dedos. 26. Localize-se o mais prximo possvel do lava-olhos e do chuveiro quando for operar um material altamente perigoso, tornando assim a operao fcil caso ocorra um acidente. 27. Dever estar disponvel no laboratrio, um KIT contendo material para tratamento de queimaduras ou cortes, um manual e ao menos uma pessoa treinada para primeiros socorros. 28. Informe qualquer acidente que ocorrer, para o tcnico e ao seu superior. 29. No trabalho com material biolgico humano (fezes, urina, escarro, sangue, etc) as luvas so indispensveis. Quando o material for sabidamente contaminado pelo vrus da Imunodeficincia humana, dever ser utilizado 2 pares de luvas e todo material dever ser descartado em soluo de hipoclorito de sdio e depois autoclavado.

30. Conhea geograficamente o laboratrio onde voc for trabalhar; conversas e visitas de terceiros devero ter horas apropriadas e os visitantes devero ser informados das normas existentes no laboratrio.

Vous aimerez peut-être aussi