Vous êtes sur la page 1sur 2

TEXTO 3

Pesquisa mostra "racismo camuflado" no Brasil O racismo no Brasil fica mais evidente quando o brasileiro identifica o negro com seu papel social. A constatao, obtida por meio de pesquisa, da psicloga e professora da Faculdade de Educao da Universidade Estadual de Campinas, ngela Ftima Soligo. Na pesquisa, a professora, ou colaboradores treinados, pediu aos entrevistados que atribussem dez adjetivos aos homens e mulheres negros. Nessa primeira fase, houve equilbrio. Os pesquisados utilizaram adjetivos positivos para definir os negros, como competentes, alegres, fortes. Em seguida, eles foram estimulados a qualificar esses adjetivos, atribuindo-lhes caractersticas. O resultado final revelou que a maioria dos entrevistados, a includos tambm os negros, limita-se a reproduzir os chaves sociais. O negro alegre porque gosta de samba e Carnaval, forte porque se d bem nos esportes e competente para trabalhos braais. O adjetivo positivo, mas o papel social ligado ao negro mostra um preconceito arraigado na nossa cultura", apontou a professora. Mesmo nas excees, a regra se confirmou. "Houve um entrevistado que disse que o negro pode ser um advogado competente, mas apenas para livrar outros negros da cadeia, isolando-os condio de bandidos e marginais", comentou ngela. Ele reforou a j conhecida tese de o brasileiro pratica o "racismo camuflado", na teoria diz que no tem preconceito, mas prefere limitar a raa negra a algumas categorias. "No houve identificao do negro como intelectual ou poltico", afirmou. Os dados da pesquisa foram semelhantes em todos os Estados pesquisados, inclusive na Bahia. Ela apontou que o modelo, a conduta e a histria dos brancos so mais valorizados na sociedade. Com isso, os prprios negros acabam incorporando uma imagem negativa sobre sua raa. TST fez primeiro julgamento sobre racismo - 1996 Ex-funcionrio alega ter sido demitido da Eletrosul, em Santa Catarina, por ser negro. Negro, 48 anos, Vicente apelou e ganhou a causa em vrias instncias, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) inclusive, que considerou o racismo como um dos motivos da demisso do funcionrio. Vicente trabalhava na Eletrosul havia 17 anos, exercendo a funo de assistente tcnico. Em 1992, foi colocado numa lista entre outros 2 mil funcionrios, que deveriam deixar a empresa, mesmo contra sua vontade. Em janeiro do ano passado, conseguiu, na Justia do Trabalho, em Santa Catarina, uma liminar garantindo sua reintegrao. No processo, trs testemunhas depuseram em favor do funcionrio e alegaram que havia conotao racista na demisso. Eles disseram que meu chefe havia dito que poderia, a partir de agora, branquear o departamento e um nego iria embora. Na deciso, os juzes do tribunal confirmaram a existncia de

racismo. Eles confirmaram o racismo e alegaram ainda, que uma empresa estatal como a Eletrosul, no poderia t-lo demitido, sem que houvesse uma justa causa, explicou o advogado de Vicente. O caso do funcionrio est sendo acompanhado pelos Ministrios da Justia e do Trabalho, alm da Organizao Internacional do trabalho (OIT). No processo, a Eletrosul confirmou as afirmaes do funcionrio, mas alegou que se tratava de uma brincadeira. Preconceito continua impune no Brasil Apesar de existirem leis e alguns inquritos, ningum foi condenado por racismo. Levantamento realizado pelo promotor e professor da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (PUC-SP) Christiano Jorge Santos mostra que o crime de discriminao ainda ignorado pela polcia e Justia no Pas. Em 22 Estados, entre 1995 e 2000, foram registrados 1.050 boletins de ocorrncia, que resultaram em 651 inquritos. Deste total, porm, apenas 394 viraram processos judiciais.
Disponvel em: http://vgprado.vilabol.uol.com.br/racismo_no_brasil.htm

1) Identifique o gnero em que os trs textos foram construdos e aponte as caractersticas referentes a este gnero. 2) O texto 2 relata um caso de demisso de um funcionrio negro. Quais foram as consequncias dessa demisso? Que relaes podemos estabelecer entre estas consequncias e o texto 3? 3) Considerando-se que o texto 1 aborda o tema racismo camuflado e o texto 3, a impunidade relacionada a este crime, estabelea a relao existente entre os dois textos. 4) Tendo em vista que a funo principal desse texto trazer informaes isentas de opinio ao leitor, voc acredita que ele cumpre efetivamente essa funo? Aponte os traos que comprovem sua resposta.

Em grupos, leiam o texto abaixo e discutam suas impresses:

Vous aimerez peut-être aussi