Vous êtes sur la page 1sur 2

Sistema de processamento distribudo Wikipdia, a enciclopdia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_processamento_distribudo

Sistema de processamento distribudo


Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Um sistema de processamento distribudo ou paralelo um sistema que interliga vrios ns de processamento (computadores individuais, no necessariamente homogneos) de maneira que um processo de grande consumo seja executado no n "mais disponvel", ou mesmo subdividido por vrios ns. Conseguindo-se, portanto, ganhos bvios nestas solues: uma tarefa qualquer, se divisvel em vrias subtarefas pode ser realizada em paralelo. A nomenclatura geralmente utilizada neste contexto HPC (High Performance Computing) e/ou DPC (Distributed/Parallel Computing).
Sistema de processamento distribudo

ndice
1 Desenvolvimento 2 Arquitetura 3 Solues 3.1 Software 4 Ligaes externas

Desenvolvimento
Este um assunto muito vasto e, embora com alguma idade, s em 2001 se comeou a falar em padres para estas solues, que so utilizadas (em larga escala) geralmente nos meios cientficos e outros de clculo intensivo pela sua extensibilidade. So bastante flexveis, j que permitem a coexistncia de sistemas desenhados especificamente para isso (por exemplo, a arquitectura NUMA), de sistemas desktop, e mesmo de sistemas considerados obsoletos, mas no o suficiente para permitir a coexistncia de solues semelhantes. Antes de avanar, ser necessrio distinguir um sistema de multiprocessamento paralelo (SMP) de um sistema distribudo. Para um sistema ser de processamento distribudo, uma ou vrias unidades de processamento (CPU) estar separada fisicamente da(s) outra(s), enquanto que num sistema SMP todas as unidades de processamento se encontram na mesma mquina. Ambos sistemas so capazes de processamento paralelo, e qualquer um deles pode ser visto como elemento de um sistema distribudo! Com os desenvolvimentos nesta rea, surgiram solues por software que fazem, geralmente (mas no necessariamente), alteraes no ncleo do sistema operativo e que, na maioria dos casos, no so compatveis entre elas, e dificilmente entre verses diferentes da mesma soluo. Assentam, no entanto, em arquitecturas de comunicao padro, como o caso da Parallel Virtual Machine e Message Passing Interface. Resumidamente, estas arquitecturas conseguem transportar um processo (tarefa) e o seu contexto (ficheiros abertos, etc.) pela rede at outro n. O n que originou o processo passa, assim, a ser apenas um
1 de 2 27/04/2012 11:26

Sistema de processamento distribudo Wikipdia, a enciclopdia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_processamento_distribudo

receptor dos resultados desse processo. Actualmente, a principal barreira destes sistemas implementar mecanismos de Inter-Process Communication (IPC), os Distributed IPC, dada a sua extrema complexidade.

Arquitetura
A Figura 1 ilustra as vrias camadas de interoperabilidade de um sistema distribudo. Atravs do gateway a rede pblica tem acesso a um supercomputador, sem ter conhecimento disso, dado que s conhece o gateway. Qualquer aplicao executada no gateway (preparada para ser paralelizada) pode ser distribuda por vrios ns, entregando os resultados mais rpido do que se fosse processada por apenas um n.

Solues
Software
Scyld (Beowulf) openMosix openSSI Open Source Cluster Application Resources (OSCAR)

Ligaes externas
Parallel Virtual Machine (PVM) (http://www.csm.ornl.gov/pvm/pvm_home.html) (em ingls) Message Passing Interface (MPI) (http://www-unix.mcs.anl.gov/mpi/) (em ingls) Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho (CENAPAD) - SP (http://www.cenapad.unicamp.br/) Centro Baiano de Computao de Alto Desempenho (CEBACAD) (http://www.cebacad.net) Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Sistema_de_processamento_distribudo& oldid=28975781" Categoria: Computao distribuda Esta pgina foi modificada pela ltima vez (s) 13h19min de 19 de fevereiro de 2012. Este texto disponibilizado nos termos da licena Atribuio-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 no Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condies adicionais. Consulte as condies de uso para mais detalhes.

2 de 2

27/04/2012 11:26

Vous aimerez peut-être aussi