Vous êtes sur la page 1sur 16

AULA II

Estratgias de produo

Decises estratgicas geralmente:


Tem efeitos abrangentes na organizao. Definem a posio da organizao em relao ao ambiente onde se encontra . Aproxima a organizao de seus objetivos de longo prazo.

INTRODUO

PLANEJAR ESTRATGICAMENTE DEFINIR UMA DIREO PARA ONDE IR , PARA ONDE QUERO CHEGAR. FUNDAMENTAL TAMBM DEFINIR COMO POSSO ATINGIR ISSO, DE QUE MANEIRA, COM QUAIS RECURSOS,EM QUE TEMPO, ETC...

As quatro perspectivas que envolvem o tema


1) Top- down ( de cima para baixo) 2) Bottom-up ( de baixo para cima) 3) Requisitos do mercado 4) Capacidade de produo Como a produo vista como um coisa mais operacional , mais repetitiva e estratgia como uma coisa mais criativa , as duas parecem ser contraditrias!

a famosa de cima para baixo.


As decises so tomadas corporativamente para as diferentes unidades da organizao. A operao faz e implementa o que a empresa precisa ou deseja .
Geralmente a utilizada pelas grandes empresas que precisam de uma estratgia global para posicionar-se no mundo dos negcios de forma poltica,econmica e social

a famosa de baixo para cima.


Geralmente o consenso geral emerge dos nveis mais baixos para confirmao ou no do Alto escalo So as chamadas estratgias emergentes
Geralmente a utilizada pelas grandes empresas que precisam de uma estratgia global para posicionar-se no mundo dos negcios de forma poltica,econmica e social

Existem fatores chamados de ganhadores de pedido, chaves para vender ou no o produto, tais como : Preo baixo : Ricardo Eletro Rapidez na entrega: Sedex Acessibilidade: Caixas eletrnicos Qualidade : Made in Japan Gama de servios:
J existem outros chamados de qualificadores, que podem no ser to determinantes , mas so importantes de outras formas, tais como: Ser certificado pela ISO/TS Ter projetos ambientais reconhecidos So aspectos que se no forem realizados podem desclassificar o fornecedor.

Um dos objetivos de qualquer empresa o de atender bem o seu mercado consumidor. O mercado acaba por influir na pauta e nas prioridades da operao.

Para explorar bem este caminho a empresa precisa responder a duas perguntas bsicas: -O que realmente temos? - O que realmente podemos oferecer?
a viso baseada nos recursos que a empresa possui. A crena a de que a empresa que desenvolve e possui mais recursos de produo e que tm desempenho acima da mdia so mais confiveis.

Porm, s descrever seus recursos tangveis pouco, pobre.... necessrio tambm adicionar os recursos intangveis ( diferenciais) que a operao possui, tais como: -Relacionamento com fornecedores - Forma como usa tecnologias de apoio aos processos -Forma de desenvolver produtos atuando em equipe...

PROLAS

Rapidez de resposta melhor do que preo!


QUALIDADE MAIS IMPORTANTE QUE VARIEDADE!

Aqui h vises distintas de como lidar com estas aparentes contradies... Ou adota-se a poltica de nivelar por baixo, de modo que nenhum desempenho seja afetado por uma melhoria em outro ( Dar um jeitinho, de acomodar...) ou A poltica do aumento da eficcia geral de modo que ao ultrapassar-se determinado aspecto os demais desempenhos no fiquem comprometidos. ( Buscar a excelncia...)

O significado de trade off o compromisso que existe entre os diferentes desempenhos... Mas a sua melhor explicao talvez seja esta: No existe almoo de graa!

Figura 3.2 Pg 62

Fig 3.3

Fig 34

A soluo qual ?
Um grandes problemas nas organizaes o nmero excessivo de objetivos de desempenho , que ocorre quando tratamos todas as unidades da mesma forma. A chave da TOC identificar os poucos vitais que respondem pelo resultado global. Os muitos triviais no precisam ser controlados.

Basta apertar os poucos botes mgicos para que a coisa acontea.


Comentar o case da Votorantim em Niquelndia/GO.

Hoje o que h de mais atual em termos de gesto de compromissos adotar a TOC(Teoria das restries).

?.....QUIZ.....?

O QUE ESTRATGIA ?

ESTRATGIA
o conjunto de DECISES E AES QUE POSICIONAM A ORGANIZAO EM SEU AMBIENTE E QUE PRETENDEM ALCANAR SUAS METAS A LONGO PRAZO.
Uma estratgia possui contedo e processo. O contedo diz respeito s decises especficas a serem tomadas... O processo o procedimento usado dentro da empresa para formular sua estratgia.

?.....QUIZ.....?

Como deve ser montada a estratgia de produo ?

ESTRATGIA de Produo
Existem vrias formas de se montar uma estratgia de produo. Um dos conceitos centrais e comuns a quase todas os modelos formulados o de trade-off
O trade-off ocorre na medida que a melhoria de um objetivo de desempenho resulta no prejuzo de outro... A sada mais eficaz desta armadilha adotar o conceito de foco em operaes , adotando-se metodologias modernas de gesto como a TOC.

Vous aimerez peut-être aussi