Vous êtes sur la page 1sur 3

_________________________________________________________________________________________

Fsica Geral e Experimental XX / Fsica Terica II

Lista de Exerccios 1
ALUNO ___________________________________________________ TURMA ___ PROF. ______________
_________________________________________________________________________________________________________________________

ATENO: TODAS AS RESPOSTAS, MESMO AS NUMRICAS, DEVERO SER JUSTIFICADAS. NO SERO ACEITAS RESPOSTAS SEM JUSTIFICATIVA

Datas de entrega
Para as turmas de 2 e 4, 2 e 6 e 4 e 6 entregar ao professor dia 04/04 Para as turmas de 3 e 5 entregar ao professor dia 03/04 1) Sejam duas partculas carregadas com cargas q1 = +1,0x10-6 C e q2 = -3,0x10-6 C, separadas por uma distncia de 10 cm. a) Em que ponto da linha que une as cargas o campo eltrico se anula? b) D o campo eltrico total, devido s cargas q1 e q2, em notao vetorial (i, j, k), no ponto A.

y A
10 cm 10 cm

q1

q2

2) Num experimento para se determinar a carga eltrica fundamental, equilibra-se uma gota de leo -13 de massa m = 0.80x10 Kg no interior de um capacitor onde se estabelece um campo eltrico uniforme. O valor do campo eltrico uniforme que permite equilibrar a fora gravitacional que age 5 sobre a gota de E = 4,90x10 N/C. Determine o valor e o sinal da carga da gota de leo (o valor de g =9,80 N/Kg) m

3) Duas hastes plsticas , carregadas uniformemente com cargas +Q e Q formam um anel de raio R como mostra a figura abaixo. Determine a intensidade, direo e sentido do campo eltrico no centro da anel (ponto C) .

+Q

C R -Q

4) A figura abaixo mostra algumas linhas de campo eltrico gerado por um capacitor de placas planas de rea 100 cm2, carregado com densidade uniforme de cargas = 2x10-6 C/cm2, e no seu interior uma esfera condutora neutra de raio 2cm. S1 e S2 so duas superfcies fechadas que envolvem completamente uma das placas do capacitor e a esfera, respectivamente. Determine os fluxos eltricos sobre S1 e S2, justificando a resposta.

S1

S2

5) Imagine uma esfera condutora de raio R1, que est envolvida por uma casca tambm condutora de raio interno R2 e de raio externo R3. Ambos os objetos so macios e a casca est colocada concentricamente esfera. A esfera interna possui uma carga + 2Q na sua superfcie e a casca possui uma carga total -Q. Calcule o campo eltrico total nas regies I, II, III, IV.

R3 R1

IV
R2

III II

6) Uma carga Q dividida em duas partes q e Q-q, que so afastadas por uma certa distncia entre si. Qual deve ser o valor de q em termos de Q, de modo que a repulso eletrosttica entre as duas cargas seja mxima?

7) Determinou-se, experimentalmente, que o campo eltrico numa certa regio da atmosfera terrestre est dirigido verticalmente para baixo. Numa altitude de 300 m o campo tem mdulo de 58 N/C enquanto que a 200m o campo vale 110 N/C. Determine a carga lquida contida num cubo de 100 m de aresta, com as faces horizontais nas altitudes de 200 e 300m. Despreze a curvatura da terra.

8) Uma chapa plana, de espessura h, tem uma densidade volumtrica de carga igual a . Determine o mdulo do campo eltrico em todos os pontos do espao tanto: (a) dentro como (b) fora da chapa, em termos de h, a distncia medida a partir do plano central da chapa.

9) Uma casca esfrica metlica, fina e descarregada, tem uma carga puntiforme q no centro. Deduza expresses para o campo eltrico: (a) no interior da casca e (b) fora da casca, usando a lei de Gauss. (c) A casca tem algum efeito sobre o campo criado por q? (d) A presena da carga q tem alguma influncia sobre a distribuio de cargas sobre a casca? (e) Se uma segunda carga puntiforme for colocada do lado de fora da casca, ela sofrer a ao de alguma fora? 10) Considere uma haste de plstico de comprimento L carregada uniformemente com uma carga Q. Determine o campo eltrico no ponto P

Q>0 ^ x P L D

Vous aimerez peut-être aussi