Vous êtes sur la page 1sur 14

Dinmicas

Espelho Material: ter uma caixa de papelo forrada, com tampa que possa ser aberta com facilidade. - O coordenador apresenta aos participantes do grupo a caixa, dizendo que dentro dela encontra-se a coisa mais importante do mundo. - Explica que vai mostrar o contedo da caixa a cada um dos participantes, mas que eles no devem mostrar aos vizinhos, nem fazer qualquer comentrio. seja qual for o sentimento que tenham ao olhar o contedo da caixa, ( surpresa, admirao, alegria, medo, etc) no devem se manifestar. Em seguida passa a caixa, abrindo-a a cada um dos participantes, que ao se verem no espelho ficaro surpresos e admirados. Logo aps franquia a palavra para que os participantes digam o que sentiram ao se verem na caixa, sendo apresentados como a coisa mais importante do mundo. Percepo do Outro Famlia: Integrao Objetivo: Exercitar a percepo memria visual, observar detalhes, descontrair. Mnimo de Participantes: 6 Mximo de Participantes: 0 Durao: Aproximadamente 20 minutos Material Necessrio: Procedimento: uma dinmica que no precisa ser feita com todos os participantes. Torna-se j satisfatria (e at prefervel) ao ser aplicado, em parte do grupo e os demais participantes s observam. Pode-se, ao final, inverter quem participou passa a ser observador.

A. Solicitar algumas pessoas voluntrias (8 a 10, de preferncia que o grupo de voluntrios fique par) - ou alguns casais. B. Pedir que sejam formadas duplas, de modo que fiquem um de frente para o outro, numa fila horizontal. C. Orientar que os participantes de cada dupla observem-se minuciosamente. D. Ficar de costas um para o outro. E. Orientar que as duplas alterem alguma coisa em si (objeto, cabelo, roupa, etc.). F. Voltar a ficar de frente um para o outro. G. Perguntar: O que foi mudado no outro? * Ouvem-se todas as duplas. * Terminar com a leitura do texto Ver Vendo (abaixo), fazendo algumas reflexes acerca da loucura de dia-a-dia, onde no nos percebemos e muito menos percebemos a riqueza dos detalhes nas coisas e pessoas que nos cercam. *** VER VENDO (texto) De tanto ver, a gente banaliza o olhar - v no vendo. Experimente ver, pela primeira vez, o que voc v todo dia, sem ver. Parece fcil mas no : o que nos cerca, o que nos familiar, j no desperta curiosidade. O campo visual da nossa retina como um vazio. Voc sai todo dia, por exemplo, pela mesma porta. Se algum lhe perguntar o que voc v no caminho, voc no sabe. De tanto ver, voc banaliza o olhar. Sei de um profissional que passou 32 anos a fio pelo mesmo hall do prdio do seu escritrio. L estava sempre, pontualismo, o porteiro. Dava-lhe bom dia e, s vezes, lhe passava um recado ou uma correspondncia. Um dia o porteiro faleceu. Como era ele? Sua cara? Sua voz? Como se vestia? No fazia a mnima idia. Em 32 anos nunca conseguiu v-lo. Para ser notado, o porteiro teve que morrer. Se, um dia, em seu lugar estivesse uma girafa cumprindo o rito, pode ser, tambm, que ningum desse por sua ausncia. O hbito suja os olhos e baixa a voltagem. Mas h sempre o que ver: gente, coisas, bichos. E vemos? No, no vemos. Uma criana v o que o adulto no. Tem olhos atentos e limpos para o espetculo do mundo. O poeta capaz de ver pela primeira vez o que, de to visto, ningum v. H pai que raramente v o prprio filho. Marido que nunca viu a prpria mulher. Nossos olhos se gastam no dia-a-dia, opacos. por a que se instala no corao o monstro da indiferena. (Otto Lara Rezende) *** Observaes: Destinado a grupos em geral, porm bem interessante para grupos que j se conhecem, que trabalham juntos, grupos de casais, etc.

Projeo de Sentimentos Famlia: Recreao/Vitalizador Objetivo: Promover a integrao do grupo, descontrair, congraar, desenvolver a afetividade, alm de experimentar projeo de sentimentos na outra pessoa. Durao: Aproximadamente 30 minutos para grupos de at 20 pessoas Material Necessrio: Um boneco de pelcia (que represente uma pessoa). Procedimento: a. Formar um crculo, em p - o grupo todo. b. Colocar uma msica instrumental leve. c. Entregar o boneco para um dos participantes e pedir que ele faa qualquer coisa com o boneco - abraar, beijar, acariciar, bater, jogar no cho, etc. d. Lembrar que cada pessoa deve recordar, depois, exatamente o que fez com o boneco. e. Passar o boneco para o vizinho da direita, que repetir, da sua forma, os gestos, e assim, sucessivamente, at o ltimo participante do crculo. f. Recolher o boneco. g. Comunicar que cada pessoa dever, agora, repetir no seu vizinho da direita o mesmo que fez com o boneco. Observar as reaes das pessoas e ouvir delas os prprios sentimentos, o que experimentaram vivenciando o exerccio. Observaes: Destinado a grupos que j convivem e que tenham liberdade de toque e afeto. Tcnica de Relaxamento Material: Aparelho de Som, Msica (suave). Procedimento: 1) Sentados em circulo, mencionar o tempo da atividade (aproximadamente 20 minutos), mencionar que quem no quiser participar no ser obrigado, mas que permanea em silncio em respeito aos demais, solicitar que todos desliguem os celulares, retirar o calado e quem quiser poder tirar demais acessrios

(relgio, pulseiras, culos, etc) para que se sinta mais vontade. Explicar sobre a respirao. 2) Todos podem ser espalhar pela sala, deitar no cho e fechar os olhos. Com a luz apagada, ligar o som e solicitar que o grupo inspire e expire (3X), aps este momento, conduzir o relaxamento. 3) Relaxamento: Utilizar a luz como instrumento, que ir percorrer o corpo, comeando pelos ps at a cabea, com tom de voz tranqilo e pausado. 4) Ao concluir o relaxamento, solicitar que mecham os ps, depois as mos, logo aps se espreguiar, abraar as duas pernas e por ltimo, dar um abrao em si mesmo. 5) Solicitar que abram os olhos e se sentem. Ainda com a luz apagada, solicitar que exponham o que sentiram.

Apresentao Formao dos grupos Seguir as instrues para formar grupos, como: - formar grupos conforme cor do sapato, - segundo o bairro onde vivem, - cabelos longos ou curtos, - de seis em seis, quatro em quatro, dois em dois. Propor que o grupo se identifique com algumas caractersticas, troquem olhares e estabeleam um primeiro contato. Nem sim, nem no

Depois de formadas as duplas, para cada participante ser entregue trs feijes. Entraro em conversao um com o outro, onde um tentar fazer com que o outro diga sim ou no. Se isso ocorrer, entregar um feijo a quem conseguir faz-lo falar tais palavras. O objetivo facilitar a conversao e provocar risos (descontrao). Respeito O objetivo que os participantes se conscientizem que no devem fazer ou desejar ao outro o que no gostaria para si. Portanto, formam-se grupos de cinco pessoas, sendo que cada um dever receber um papel e uma caneta. Forma-se um crculo, todos sentados, cada um escreve uma tarefa que gostaria que seu companheiro da direita realizasse, sem deix-lo ver. Aps todos terem escrito, o feitio vira contra o feiticeiro, que ir realizar a tarefa a prpria pessoa que escreveu. "no faa ou deseje aos outros o que no gostaria para si" . Respeito ao prximo. Comunicao Verbal/ Liderana Material: Mesas, Cartolina ou Papel Kraft, Lpis de Cor. Procedimento: 1) Solicitar que formem grupos em nmeros iguais de participantes, onde cada grupo ficar disposto em um canto da sala. 2) Pedir para que escolham um lder de cada equipe. 3) Cada lder dever ir de encontro ao facilitador para que pegue o material e distribua para sua equipe. 4) O facilitador dar ento as seguintes instrues: - cada membro da equipe no poder falar, utilizando-se somente das mos para cumprir a tarefa que ser proposta. - j os lderes podero somente falar, devendo manter as mos imveis para trs.

- mencionar que os lderes iro acompanhar um dos instrutores que ir mostrar um objeto ou gravura que dever ser produzida pela equipe obtendo-se somente as informaes do lder que poder voltar ao local do objeto ou gravura quantas vezes for necessrio para que a equipe consiga produzir a cpia fiel do mesmo. - informar s equipes que ao concluir a tarefa o lder dever levantar a mo sinalizando o cumprimento da tarefa, que, portanto, ser o fim para todas as equipes. - dada s instrues acima, os lderes devero acompanhar um dos facilitadores at o local onde se encontra o objeto ou gravura a ser copiado, de modo que o restante da equipe no veja. - mostrado o objeto ou gravura os lderes retornam as suas equipes e iniciam as instrues. - Perguntar se as equipes ficaram com alguma dvida, se houver, sanar as mesmas e ento iniciar a atividade. 5) O (s) facilitador (es) dever (o) acompanhar as equipes para que as regras no sejam quebradas, caso isso ocorra, o facilitador dever chamar a ateno da equipe, e aps trs advertncias a equipe ser desqualificada. 6) Ao trmino da tarefa, as equipes devero passar pela sala de modo a olhar a produo das demais equipes. 7) O facilitador dever revelar equipe o objeto ou gravura, e caso no seja de conhecimento de todos explicar o que e porque foi escolhido tal objeto ou gravura. 8) Solicitar que cada lder e demais membros do grupo falem a respeito da dinmica como se sentiram no papel de emissores e receptores das informaes, como foi a organizao da equipe, etc. 9) Fazer o fechamento, direcionando o tema que melhor convier para o desenvolvimento da equipe, pois esta dinmica aborda tanto os aspectos voltados para a comunicao verbal (emissor x receptor), como liderana (delegar tarefas, organizao da equipe).

tica Material Necessrio: 1 bola Objetivo: pensar no conceito tico, que diferente para cada um, e tentar pensar em como estes valores ticos moldam nossas atitudes. Procedimento: - Todos em p em formam uma roda; - O facilitador lana ao grupo 2 perguntas: Voc se acha tico? Dentro de seus valores ticos o que voc acha que nunca faria? - Com estas perguntas a bola jogada ao primeiro participante que responde e depois joga a bola para outro, at que todos falem. Fechamento: Cada pessoa nica, dentro de seus valores e suas crenas e precisa ser respeitada. Para se definir a tica, as regras precisam estar bem institudas dentro do grupo. Criar Vnculo Material Necessrio: Vendas para os olhos Objetivo: fazer com que as pessoas percebam a importncia da confiana e da criao de vnculos, fazer com que as pessoas percebam o quanto cada pessoa possui competncias distintas e o quanto o importante termos pessoas diferentes ao nosso redor. Procedimento: - Os participantes formam filas duplas; - Uma pessoa da dupla ser vendada e a outra ir gui-la pela sala, cuidando para que ela no se machuque; - Em determinado momento o facilitador pede para que troquem, quem est vendado passar a venda para o outro e comear a gui-lo; - Passando mais um tempo o facilitador pede para que todos parem, deixem as pessoas que esto vendadas no centro da sala e pede para que os que no esto vendados venham at um canto para conversar com ele; - O facilitador pede aos que no esto vendados que voltem at o centro e peguem outra pessoa vendada, que no seja aquele que

estava guiando e tambm orienta para que no falem nada, apenas saiam guiando a pessoa pela sala, sem deixar que ela descubra quem ele; - Depois pede para que fiquem de uma ao lado da sala, os vendados e da outra os guiadores e que os vendado podem tirar a venda e tentar descobrir quem os guiou; Fechamento: quando na primeira parte da dinmica sabamos quem que estava nos guiando nos sentimos mais seguros, pois ali existia um vinculo de confiana. A partir do momento em que as duplas foram trocadas e que a pessoa no sabia quem estava guiando-a, a insegurana refletida at no corpo, pois a pessoa vai se segurando mais e anda mais devagar. A criao de confiana nas relaes de extrema importncia para o crescimento de todos. Fora do trabalho em equipe Material Necessrio: Papel e caneta. Objetivo: Interagir com o grupo e refletir os problemas em equipe. Procedimento: Entregar uma folha de papel e uma caneta para cada membro do grupo. Todos os participantes ficam em circulo e observam seu colega do lado direito/esquerdo. O facilitador pede para cada um escrever algo que gostaria que seu colega do lado fizesse (algum mico, alguma tarefa, gestos etc.), o facilitador vai sugestionando sem impor o pedido, por ultimo pede para cada um colocar seu nome atrs da folha. Quando todos tiverem escrito, o facilitador comunica que quem ter que fazer a tarefa do papel quem escreveu. Fechamento: Num trabalho em equipe muitas vezes queremos deixar a tarefa mais difcil para o colega e s quando nos vemos na mesma situao que percebemos o quo difcil aquela tarefa. importante refletir sobre o papel do outro e em como ele se sente realizando determinada tarefa. Com o trabalho em equipe os problemas se resolvem mais rapidamente a partir da compreenso das habilidades de cada um. Respeito

Dinamica do medo de desafios Material: caixa, chocolate e aparelho e som Procedimento: Encha a caixa com jornal para que no se perceba o que tem dentro. Coloque no fundo o chocolate e um bilhete: COMA O CHOCOLATE! Pede-se a turma que faa um crculo. O coordenador segura a caixa e explica o seguinte pra turma: Esto vendo esta caixa? Dentro dela existe uma ordem a ser cumprida, vamos brincar de batata quente com ela, e aquele que ficar com a caixa ter que cumprir a tarefa sem reclamar. Independente do que seja ningum vai poder ajudar, o desafio deve ser cumprido apenas por quem ficar com a caixa ( importante assustar a turma para que eles sintam medo da caixa, dizendo que pode ser uma tarefa extremamente difcil ou vergonhosa). Comea a brincadeira, com a msica ligada, devem ir passando a caixa de um para o outro. Quando a msica for interrompida (o coordenador deve estar de costas para o grupo para no ver com quem est a caixa) aquele que ficou com a caixa ter que cumprir a tarefa importante que o coordenador faa comentrios do tipo: Voc est preparado? Se no tiver coragem Depois de muito suspense quando finalmente o jovem abre a caixa encontra a gostosa surpresa. (O jovem no pode repartir o presente com ningum). Objetivos: Essa dinmica serve para ns percebermos o quanto temos medo de desafios, pois observamos como as pessoas tm pressa de passar a caixa para o outro, mas que devemos ter coragem e enfrentar os desafios da vida, pois por mais difcil que seja o desafio, no final podemos ter uma feliz surpresa. Escolhemos esta dinmica, pois o grupo realiza uma tarefa parecida e de grande responsabilidade, porque o resultado desta define o resultado geral de todo o grupo. Isto causa uma grande aflio e ansiedade a todos, pois h uma exigncia direta ou indiretamente (vnculo tri-pessoal), da pessoa escolhida a realizar a tarefa, de um bom desempenho na realizao desta. Portanto espera-se com esta dinmica que amplia-se a percepo do grupo sobre o outro diante de um novo desafio, e aumente-se o respeito entre os membros. Pois a proposta desta dinmica fazer que cada integrante deste grupo percebe que o

seu medo e dificuldades diante de um novo desafio muita vezes compartilhado da mesma forma em todas pessoas que compem o grupo. Espelho Triplo/Liderana Categorias: - Comunicao - Liderana - Negociao e gesto de conflitos - Resoluo de problemas e tomada de deciso Objetivos: Permitir introduzir temas como liderana, acmulo de tarefas, centralizao, comunicao verbal e indiferena. N de Participantes: no mnimo 4 participantes Material: No necessita material. Desenrolar: O facilitador divide os participantes em grupos de 4 pessoas. Em cada grupo coloca-se uma pessoa em frente a outra formando uma roda em formato cruz (+) e eleje-se uma pessoa que ser o lder. Ao sinal de incio os participantes devero seguir as as regras: * a pessoa na frente do lder tem que fazer mesmos os movimentos para o lder imitando-o; * a pessoa direta do lder tem que puxar conversa e o lder tem que respond-las; * a pessoa esquerda do lder tem que sentir que est tendo sua ateno. Se isto no for atendido ela se retira da roda. Cabe ao lder no deix-la sair de jeito nenhum e dar a maior ateno possvel.

Aps algum tempo muda-se o lder na roda at que todos passem pelo mesmo "transtorno" de ser este "lder". Ao final o facilitador verica com o grupo como se sentiram em cada um dos papis, podendo observar: * Quantas vezes ns mesmos j tivemos que passar por este tipo de situao fazendo mil coisas ao mesmo tempo? * Quantas pessoas querem exercer o papel de lder, porm sem saber a presso que isto representa? * E quantas vezes ouvimos as nossas prprias necessidades? Chupa a Objetivo: Estimular o Trabalho em Equipe. Materiais: balas de acordo com o n de participantes. As balas devem ser colocadas dentro no centro do grupo. Procedimento: forma-se um circulo, diga ento aos participantes: 'vocs tero que chupar uma bala, s que no podero usar suas mos para desembrulhar a bala e colocar em sua prpria boca'. interessante colocar as balas no cho. Alguns participantes at pegam a bala com a boca e tenta desembrulhar na boca. Espera-se que eles se ajudem, um participante pegue a bala com as mos, a desembrulhe e coloque na boca do outro. Conta a Objetivo: Desenvolver vnculos Procedimento: Pedir para o grupo formar um grande crculo, Assim o facilitador comea falando uma situao de sua vida, pode ser uma coisa constrangedora, engraada , e perguntar para o grupo se algum j passou por uma situao semelhante se algum quiser contar uma outra situao diferente, tambm

pode compartilhar com o grupo, com isso o grupo vai desenvolvendo a comunicao e se tornando mais prximo, por perceberem o quando tem em comum. Defeito X Qualidade Objetivo: estimular a comunicao do grupo, entrosamento. Materiais: canetinhas e folha sulfite Procedimento: distribuir as folhas e as canetinhas p os participantes e pedir para q escrevem de um lado o defeito, virando a folha e escrevendo um qualidade. Aps abrir para debate, procurando se existem participantes com o mesmo defeito ou a mesma qualidade ou se o defeito de um a qualidade de outro e vice versa. A Cadeira Nmero de Participantes: no h limites. Material: Uma Cadeira. Desenrolar: O facilitador separa os participantes em pares e define um voluntrio, o qual se sentar na cadeira. O outro voluntrio ter a tarefa de persuadir o primeiro a levantar-se da cadeira. Cada dupla a seu tempo vem frente para a representao. Para a representao o facilitador ir, a cada dupla, dizer que a cena se passar em um pano de fundo. Situaes para o Pano de Fundo: - Encontrar algum sentado no seu lugar no teatro. - Voltar do toalete e encontrar algum no seu lugar, no cinema. - Um garon desastrado. - Um maitre tentando fechar o restaurante. - O operador de uma cadeira eltrica. - Estar sentado num avio caindo. - A me chamando o filho para o jantar. - Um oficial evacuando o Titanic. - Um enfermeiro tentando levar o paciente para a cama. - Uma pessoa idosa querendo se sentar no nibus. VIRAR PELO AVESSO

Tema: Trabalho em equipe Objetivo: Despertar o grupo para a importncia da organizao, da comunicao, do exforo mutuo e da liderana. Tudo isso possivel quanto se trabalha em equipe! Procedimento: 1 Passo: formar um crculo, todos de mos dadas. 2 Passo: O coordenador prope o grupo um desafio. O grupo, todos devero ficar voltados para fora, de costas para o centro do crculo, sem soltar as mos. Se algum j conhece a dinmica deve ficar de fora observando ou no dar pistas nenhuma. 3 Passo: o grupo dever buscar alternativas, at conseguir o objetivo. 4 Passo: depois de conseguir virar pelo avesso, o grupo dever desvirar, voltando a estar como antes. 5 Passo: Analisar a dinmica: O que viam? Como se sentiram? Foi fcil encontrar a sada? Porqu? Algum desanimou? Porqu? O que isto tem a ver com o nosso dia a dia? Nossa sociedade precisa ser transformada? O que ns podemos fazer? Obs.: Alteramos o 1 passo, dividindo o grande grupo em dois grupos para gerar uma competio sdia e uma presso, de forma a fazer com que os integrantes dos grupos pensassem em solues rpidas. Pois em nosso cotidiano, muita vezes temos que agir com rpidez e criatividade, devido as exigencias, tanto profissionais quanto pessoais.

REFERNCIAS

LORDA, C. Raul. Recreao na Terceira Idade. 4.ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2004 Fonte: http://www.pjmaringa.com.br/canais/dinamicas/05integracao.htm Fonte: http://www.cdof.com.br/recrea7.htm

Site: http://www.cdof.com.br/recrea18.htm

Vous aimerez peut-être aussi