Vous êtes sur la page 1sur 12

DIREITO ADMINISTRATIVO JURISPRUDNCIA COBRADA EM CONCURSOS PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE

AULA DEMONSTRATIVA DO CURSO ON LINE: Direito Administrativo: a jurisprudncia cobrada em concursos pblicos (CESPE, ESAF, FCC...)
Prezado(a) aluno(a), Meu nome Armando Mercadante. Sou Procurador do Estado de Minas Gerais e professor de Direito Administrativo em cursos preparatrios para concursos pblicos, alm de ser autor do livro Direito Administrativo vol. 3 coleo informativos comentados, publicado pela editora JusPODVIM. A cada concurso as bancas tm cobrado mais jurisprudncia em suas provas, tornando o estudo das decises dos tribunais superiores imprescindvel para a obteno da aprovao. Por conta dessa necessidade, resolvi desenvolver esse curso com o propsito de orient-lo de como se posicionar nas provas quando exigidas as posies do STF e do STJ relativamente aos principais temas do Direito Administrativo. Independentemente da banca e do nvel de escolaridade exigido no concurso, a cobrana de jurisprudncia uma realidade que no pode ser ignorada. As bancas tm elevado o nvel de dificuldade de suas provas valendo-se da jurisprudncia e voc deve acompanhar esse desenvolvimento. Tenho plena conscincia de que a grande maioria dos alunos no est acostumada a estudar jurisprudncia. Alguns candidatos sequer do valor. No faa isso! A sua preparao deve ser completa! Dentro dos temas de Direito Administrativo, escolhi aqueles mais abordados em concursos pblicos e com base neles montei o cronograma das aulas. A partir de cada tema elegi os assuntos que deram origem a jurisprudncia e merecem a nossa ateno. Minha preocupao fazer um curso direcionado, com nfase apenas nas jurisprudncias que podem ser cobradas em provas de concurso pblico.

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO ADMINISTRATIVO JURISPRUDNCIA COBRADA EM CONCURSOS PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE

Inclusive, para estimular seu estudo, no me limitarei nessas aulas apenas abordagem jurisprudencial, mas tambm farei uma anlise terica dos temas envolvidos. Com isto, ofereo-lhe uma maneira de aprimorar seus estudos, recordando pontos tericos e agregando conhecimentos jurisprudenciais. Durante a elaborao dessa aula demonstrativa tive a convico de que essa frmula de estudo que conjuga jurisprudncia com teoria produzir um excelente resultado. Leia essa aula demonstrativa e veja a importncia desse estudo para voc. Saiba jurisprudncia para destacar-se nas suas provas garantindo a sua vaga! O cronograma o seguinte:

AULA 1 1. Princpios 2. Administrao Pblica Indireta. 3. Servidores pblicos (art. 37 a 41 da CF) parte 1 AULA 2 4. Atos administrativos 5. Poderes administrativos 6. Servidores pblicos (art. 37 a 41 da CF) parte 2 AULA 3 7. Responsabilidade civil do Estado 8. Servidores pblicos (art. 37 a 41 da CF) parte 3

Vamos juntos construir o diferencial que voc precisa para detonar nos seus concursos. Forte abrao! Armando Mercadante
mercadante@pontodosconcursos.com.br
2

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO ADMINISTRATIVO JURISPRUDNCIA COBRADA EM CONCURSOS PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE

AULA DEMONSTRATIVA Nessa aula demonstrativa, diferentemente do que farei durante o curso em que as aulas sero divididas por assunto, abordarei apenas dois temas isolados com o objetivo de que voc tenha uma noo de como sero as aulas.

Portanto, sem perder tempo, vamos ao primeiro tema: 1) Art. 84, pargrafo nico, CF: Veja o que diz referido dispositivo:
Art. 84 Compete privativamente ao Presidente da Repblica: (...) Pargrafo nico. O Presidente da Repblica poder delegar as atribuies mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos Ministros de Estado, ao Procurador Geral da Repblica ou ao Advogado-Geral da Unio, que observaro os limites traados nas respectivas delegaes

Essa parte da matria cai tanto na prova de Direito Administrativo, abrangido pelo tema poderes administrativos, com na de Direito Constitucional, no item Poder Executivo. O Presidente da Repblica, que o Chefe do Poder Executivo federal, tem suas competncias listadas no art. 84 da CF, dispositivo muito explorado nos concursos pblicos. Geralmente as bancas, quanto a esse artigo, cobram do candidato a decoreba. Porm, veja como o CESPE cobrou essa matria em 2007:
(TCU/Auditor/2007/CESPE) Nos termos da lei federal que dispe sobre o regime jurdico dos servidores pblicos civis da Unio, a conduta do administrador pblico no sentido de fraudar a licitao e desviar dinheiro pblico sujeita-o pena de demisso, a ser aplicada pelo presidente da Repblica, sendo pacfica a jurisprudncia do STF no sentido da indelegabilidade dessa atribuio.

A questo est errada, pois possvel essa delegao. Observe...

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO ADMINISTRATIVO JURISPRUDNCIA COBRADA EM CONCURSOS PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE

O pargrafo nico do art. 84 prev expressamente a possibilidade de delegao em trs situaes. Inclusive quero que voc grave essas trs hipteses e quem pode receber a delegao. Vamos l... As competncias podero ser delegadas para Ministro de Estado, Procurador Geral da Repblica e Advogado Geral da Unio. As competncias que podem ser delegadas pelo Presidente da Repblica so: a) (inciso VI) Dispor, mediante decreto, sobre: - organizao e funcionamento da administrao federal, quando no implicar aumento de despesa nem criao ou extino de rgos pblicos; - extino de funes ou cargos pblicos quando vagos. Quanto a esse inciso, preocupe-se na prova com as seguintes pegadinhas: - o decreto s pode ser usado para organizao e funcionamento da administrao federal se no implicar aumento de despesa. Caso haja aumento de despesa imprescindvel a utilizao de lei; - a criao e a extino de rgos pblicos somente pode ocorrer por meio de lei; - as funes e os cargos pblicos s podem ser extintos por decreto se estiverem vagos; caso contrrio, somente por meio de lei.

b) (inciso XII) Conceder indulto e comutar penas, com audincia, se necessrio, dos rgos institudos em lei. Aqui s peo para que fique ligado na prova com a pegadinha do se necessrio. A audincia dos rgos para concesso de indulto e comutao de penas no sempre obrigatria. Ateno para esse detalhe que faz a diferena na prova.
4

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO ADMINISTRATIVO JURISPRUDNCIA COBRADA EM CONCURSOS PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE

c) (inciso XXV, primeira parte) Prover cargos pblicos federais, na forma da lei. Finalmente a questo que foi abordada pelo CESPE. O inciso XXV diz prover e extinguir cargos pblicos, porm o pargrafo nico do art. 84 permite a delegao da competncia prevista no inciso XXV primeira parte, ou seja, somente para prover cargos pblicos. Portanto, a competncia para extinguir cargos no pode ser delegada! Tudo bem Armando, mas o inciso fala em prover cargos e a questo do CESPE trata de demisso? Demisso desprover! A o candidato que estudou pela CF no se preocupando com jurisprudncia errou a questo, pois a resposta est no posicionamento do STF! Viu a importncia desse estudo!!! Prover cargo preench-lo. Vamos lembrar das formas de provimento previstas na Lei 8.112/90: nomeao, reconduo, reintegrao, reverso, readaptao, promoo e aproveitamento. Contudo, o STF tem entendimento de que a competncia para prover cargo abrange tambm a para desprover. Ou seja, o Presidente da Repblica pode tanto delegar para Ministro de Estado, PGR e AGU a competncia para, por exemplo, nomear servidor, como tambm a competncia para demitir. Ponto para quem estudou jurisprudncia! A propsito, como falei de demisso, vamos recordar o art. 141 da Lei 8.112/90 que indica quais autoridades devem aplicar as sanes disciplinares: - demisso e cassao de aposentadoria ou de disponibilidade: Presidente da Repblica, Presidentes das Casas do Poder Legislativo (exemplo: Presidente do Senado), Presidentes dos Tribunais Superiores (exemplo: Presidente do STF) e Procurador Geral da Repblica (que o chefe do Ministrio Pblico federal);
5

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO ADMINISTRATIVO JURISPRUDNCIA COBRADA EM CONCURSOS PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE

- suspenso de at 30 dias: autoridades administrativas de hierarquia inferior s indicadas acima; - advertncia ou suspenso de at 30 dias: chefe da repartio e outras autoridades indicadas no regimento ou regulamento; - destituio de cargo em comisso: autoridade que fez a nomeao. Conforme lhe disse no incio da aula, durante todo o curso vamos conjugar jurisprudncia com um pouco de teoria. Para encerrar essa primeira parte, relativamente ao art. 84 da CF, vou fazer algumas observaes para a prova. Para tanto, preciso que voc pegue sua CF e abra nesse artigo. Vou indicar o inciso e na frente fazer um breve comentrio: - Inciso III (iniciar o processo legislativo, na forma e nos casos previstos nesta Constituio): o processo legislativo (processo para elaborao de leis) tem como fase inicial a apresentao do projeto de lei. Este projeto pode ser apresentado pelas pessoas/rgos indicados no caput do art. 61 da CF, quais sejam: qualquer membro ou Comisso da Cmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, Presidente da Repblica, STF, Tribunais Superiores - exemplos, STJ, TST... -, Procurador-Geral da Repblica que chefe do Ministrio Pblico federal - e aos cidados. Quanto aos cidados (iniciativa popular) vai um macetinho para voc: grave a milhar 1503. Leia o art. 61, 2 que voc vai entender: a iniciativa popular pode ser exercida pela apresentao Cmara dos Deputados de projeto de lei subscrito por, no mnimo, um por cento do eleitorado nacional, distribudo pelo menor por cinco Estados, com no menos de trs dcimos por cento dos eleitores de cada um deles.

- Inciso IV (sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para a sua fiel execuo): trata-se da competncia privativa do Presidente da Repblica para editar decretos e regulamentos. o que voc estuda na matria poderes administrativos, mas especificamente,
6

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO ADMINISTRATIVO JURISPRUDNCIA COBRADA EM CONCURSOS PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE

poder regulamentar. Portanto, o Chefe do Poder Executivo exerce seu poder regulamentar por meio de decretos e regulamentos utilizados para esclarecer o contedo das leis viabilizando a sua aplicao. - Inciso VI, b (dispor mediante decreto, sobre: (...) extino de funes ou cargos pblicos, quando vagos): muito cuidado na prova! Somente possvel extinguir por meio de decreto funes e cargos pblicos se esses estiverem vagos, conforme j dito linhas acima. Caso estejam preenchidos, deve-se usar lei. Lembrar que rgos, mesmos vazios, no podem ser extintos por decreto, mas somente por lei. - Inciso VIII (celebrar tratados, convenes e atos internacionais, sujeitos a referendo do Congresso Nacional): ateno para essa necessidade de referendo (confirmao) do Congresso Nacional, que exemplo de controle exercido pelo Poder Legislativo sobre os atos do Poder Executivo. Esse controle estudado na matria controle da Administrao Pblica, especificamente no ponto controle legislativo. - Inciso XIV (nomear, aps aprovao pelo Senado Federal, os Ministros do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores, os Governadores de Territrios, o Procurador-Geral da Repblica, o presidente e os diretores do banco central e outros servidores, quando determinado em lei): este inciso ser comentado durante as aulas do curso, pois existe deciso do STF quanto ao tema. Por enquanto, apenas destaco a sua importncia. Preciso despertar sua curiosidade para fazer o curso (rs...). Tenho que vender meu peixe, no ?! (rs...) - Inciso XV (nomear, observado o disposto no art. 73, os Ministros do Tribunais de Contas da Unio): reproduzi este inciso apenas para passar um macete para voc de como decorar o nmero de ministros do TCU. Veja s: Trs + Cinco + Um = 9 ministros (art. 73 da CF). - Inciso XII (permitir, nos casos previstos em lei complementar, que foras estrangeiras transitem pelo territrio nacional ou nele permaneam temporariamente): cuidado com a troca de lei complementar por lei ordinria, bem no estilo FCC.
7

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO ADMINISTRATIVO JURISPRUDNCIA COBRADA EM CONCURSOS PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE

- Inciso XXIV (prestar, anualmente, ao Congresso Nacional, dentro de sessenta dias aps a abertura da sesso legislativa, as contas referentes ao exerccio anterior): as bancas adoram brincar com essa prestao de contas pelo Presidente da Repblica. Veja bem como funciona: o Presidente deve prest-las no prazo acima indicado para o Congresso Nacional. Se no apresent-las nesse prazo, a Cmara dos Deputados o rgo responsvel para proceder tomada de contas do Presidente (art. 51, II). Uma vez prestadas as contas, estas sero entregues ao TCU que ir apreci-las e apresentar parecer em at 60 dias do seu recebimento (art. 71, I). De posse do parecer, o Congresso Nacional julgar as contas (art. 49, IX).

Hora de passarmos para outro tema: 2) Aposentadoria especial dos professores (art. 40, 5, CF): Voc sabe que aposentadoria dos servidores pblicos assunto presente em quase todas as provas de concursos pblicos. De incio, importante que voc faa a seguinte distino: I) Servidor estatutrio: aposentadoria observa as regras do art. 40 da CF (Regime prprio de previdncia); II) Empregado pblico (celetista): aposentadoria observa as regras do art. 201 da CF (Regime geral de previdncia). Geralmente esse artigo 201 mais cobrado em concursos para bacharis em Direito. J o art. 40 est presente em todos os concursos cujo programa abranja Direito Administrativo ou Constitucional. Portanto, nosso foco ser a aposentadoria dos servidores estatutrios, como exemplo, os servidores civis federais vinculados Lei 8.112/90. Veja o que diz o caput do art. 40:
Art. 40. Aos servidores titulares de cargos efetivos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, includas suas autarquias e fundaes, assegurado regime de previdncia de carter
8

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO ADMINISTRATIVO JURISPRUDNCIA COBRADA EM CONCURSOS PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE

contributivo e solidrio, mediante contribuio do respectivo ente pblico, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas, observados critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial e o disposto neste artigo.

Fiz questo de destacar para voc negritando e sublinhando quais so os pontos cobrados pelas bancas relativamente a esse dispositivo. Vamos sua anlise... Quanto aos regimes de previdncia, voc pode separ-los em dois grupos: Previdncia Geral (INSS) e Previdncias Prprias (em regra, dos servidores estatutrios). No que interessa ao nosso estudo, a CF j definiu quais agentes pblicos esto vinculados ao regime geral: servidor ocupante exclusivamente de cargo em comisso, temporrio e empregado pblico (art. 40, 13, CF). Ateno para o exclusivamente ocupante de cargo em comisso. Se voc j servidor estatutrio e passa a ocupar um cargo em comisso, permanecer vinculado ao regime prprio de previdncia. Porm, se voc no servidor pblico e nomeado para um cargo em comisso, nessa situao voc ser um ocupante exclusivamente de cargo em comisso. De acordo com a CF, contribuir para a previdncia geral (INSS). Quanto aos servidores vinculados ao regime prprio, veja que o art. 40 faz referncia aos titulares de cargos efetivos, ou seja, os concursados estatutrios. Alm disso, referido dispositivo permite que cada ente federativo (Unio, Estados, DF e Municpios) tenha a sua previdncia prpria, que abranger suas autarquias (ex. INSS) e fundaes pblicas de direito pblico (ex. FUNAI). Contudo, importante saber que cada ente s poder gerir uma previdncia prpria, conforme determina o art. 40 em seu 20: fica vedada a existncia de mais de um regime prprio de previdncia social para os servidores titulares de cargos efetivos, e de mais de uma unidade gestora do respectivo regime em cada ente estatal....

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO ADMINISTRATIVO JURISPRUDNCIA COBRADA EM CONCURSOS PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE

As principais caractersticas do regime prprio esto destacadas no artigo: contributivo e solidrio. Outra informao importante para a prova saber quem contribui para a previdncia prpria. O art. 40 tambm traz esses dados: respectivo ente pblico, os servidores ativos e inativos e os pensionistas. No regime prprio de previdncia existem trs modalidades de aposentadoria (art. 40 CF): invalidez permanente, compulsria e voluntria. Veja o que interessa para a prova sobre cada uma delas: a) Invalidez permanente: A regra que os proventos sejam proporcionais ao tempo de contribuio (cuidado com pegadinha de prova substituindo a expresso tempo de contribuio por tempo de servio), exceto se a invalidez decorreu de acidente em servio, molstia profissional ou doena grave, contagiosa ou incurvel.

b) Compulsoriamente: Quando o servidor completar 70 (setenta) anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio. J fiz a observao da pegadinha da troca de contribuio por servio. O tempo de servio considerado para fins de disponibilidade (d uma lida no art. 40, 9 da CF).

c) Voluntariamente: Nessa modalidade o servidor poder aposentar-se por idade ou por idade + tempo de contribuio. Em qualquer das hipteses, ser preciso comprovar tempo mnimo de dez anos de efetivo exerccio no servio pblico e de cinco anos no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria. Para aposentar somente por idade, quando os proventos sero proporcionais ao tempo de contribuio, exige-se, alm dos
10

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO ADMINISTRATIVO JURISPRUDNCIA COBRADA EM CONCURSOS PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE

requisitos acima, que o servidor tenha 65 anos e a servidora 60 anos de idade. J por idade + tempo de contribuio, com proventos integrais, veja o quadro: Idade Contribuio Homem 60 35 Mulher 55 30 Nessa ltima hiptese, e somente nela, os requisitos de idade e de tempo de contribuio sero reduzidos em cinco anos para o professor que comprove exclusivamente tempo de efetivo exerccio das funes de magistrio na educao infantil e no ensino fundamental e mdio. Idade Contribuio Homem 55 30 Mulher 50 25 justamente nesse ponto que se manifestou o STF dando ensejo seguinte questo do CESPE, cuja assertiva est errada: (TRF5/Magistratura/2009/CESPE) As funes de magistrio limitam-se ao trabalho em sala de aula, excluindo-se as demais atividades extraclasse, de forma que, para efeitos de aposentadoria especial de professores, no se computa o tempo de servio prestado em atividades como as de coordenao e assessoramento pedaggico. O Supremo Tribunal Federal decidiu no julgamento da ADI 3772/DF (29.10.2008) que I - a funo de magistrio no se circunscreve apenas ao trabalho em sala de aula, abrangendo tambm a preparao de aulas, a correo de provas, o atendimento aos pais e alunos, a coordenao e o assessoramento pedaggico e, ainda, a direo de unidade escolar; II - As funes de direo, coordenao e assessoramento pedaggico integram a carreira do magistrio, desde que exercidos, em estabelecimentos de ensino bsico, por professores de carreira, excludos os especialistas em educao, fazendo jus aqueles que as desempenham ao regime especial de aposentadoria estabelecido nos arts. 40, 5, e 201, 8, da Constituio Federal.
11

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO ADMINISTRATIVO JURISPRUDNCIA COBRADA EM CONCURSOS PROFESSOR: ARMANDO MERCADANTE

Dessa forma, nos termos da jurisprudncia do STF, para fins de aposentadoria especial, computa-se o tempo no exerccio das funes de magistrio na educao infantil e no ensino fundamental e mdio, bem como nas funes de direo, coordenao e assessoramento pedaggico exercidos por professor de carreira em estabelecimentos de ensino bsico. Portanto, mais uma questo conhecimento jurisprudencial. solucionada com base em

Nessa pequena aula demonstrativa vimos que, de acordo com o STF: - a competncia para prover cargos pblicos abrange tambm a para desprover, podendo ser delegada nos termos do art. 84, pargrafo nico, CF; - para fins de aposentadoria especial, computa-se o tempo no exerccio das funes de magistrio na educao infantil e no ensino fundamental e mdio, bem como nas funes de direo, coordenao e assessoramento pedaggico exercidos por professor de carreira em estabelecimentos de ensino bsico.

Chego ao fim dessa aula demonstrativa, cujo contedo foi uma amostra resumida do que sero minhas aulas (em mdia minhas aulas tm de 50 a 70 pginas). Espero ter despertado seu interesse em participar do curso.

Grande abrao

Armando Mercadante
mercadante@pontodosconcursos.com.br

12

www.pontodosconcursos.com.br

Vous aimerez peut-être aussi