Vous êtes sur la page 1sur 22

19 CONGRESSO PANAMERICANO DE ENGENHARIA NAVAL, TRANSPORTE MARTIMO E ENGENHARIA PORTURIA XIX COPINAVAL TRANSPORTE DE SEES DO SUBMARINO TIKUNA Autores:

: Csar Pinto Corra1, Sydney dos Santos Neves2, Pedro Mauro Rodrigues Barbosa3, Kazuo Nishimoto4 1 RESUMO

Dentro do processo construtivo adotado pelo Arsenal de Marinha drio de Janeiro (AMRJ) para a construo de submarinos, as sees 10, 20, 30 e 40 so transportadas para o diqueflutuante onde so unidas umas s outras por soldagem. A adoo de tal procedimento deveu-se, em parte, pela indisponibilidade no pas, na dcada de 80, de equipamentos de transporte de peso capazes de transportar sees maiores que aquelas adotadas, ou mesmo de dispositivos e meios no AMRJ capazes de transportar o submarino por inteiro (j soldado) para o seu local de lanamento, a exemplo do que era adotado por diversos pases construtores de submarinos.
SEES VINDAS DA NUCLEP ESTRUTURAS INTERNAS OUTFITTING

TRANSPORTE PARA O DFLU

SOLDAGEM DAS SEES

LANAMENTO

Figura 1: Fases do processo de construo de submarinos.

1 2 3 4

Contra-Almirante, Engenheiro Naval, Diretor do AMRJ. Capito-de-Mar-e-Guerra, Engenheiro Naval, Superintendente Industrial do AMRJ. Capito-de-Corveta, Engenheiro Naval, Encarregado da Diviso de Servios de Estaleiros do AMRJ. Professor Doutor, Livre Docente, Diretor do Tanque de Provas Numrico, Universidade de So Paulo.

Para a construo do S. Tikuna, vislumbrou-se a possibilidade de se realizar a unio das sees 20 e 30 no interior da oficina, de modo a reduzir o prazo de construo. A presena de equipamentos de transporte de peso de grande porte no pas devido ao desenvolvimento da indstria ocenica permitiu a realizao de estudos para verificar a viabilidade de tal empreendimento. Este trabalho apresenta o projeto, bem sucedido, do AMRJ, realizado em conjunto com a Universidade de So Paulo e a iniciativa privada, para antecipar de onze meses a prontificao da construo do Submarino Tikuna, e em conseqncia, sua entrega ao setor operativo da Marinha do Brasil. A construo do S. Tikuna, prevista inicialmente para durar seis anos a partir de 1997, teve seu cronograma estendido devido s diversas restries oramentrias que ao longo do tempo impediram que a obra ocorresse dentro do ritmo planejado. Por conta disso, no ano de 2003, previa-se que o submarino poderia ser incorporado Armada somente ao final de 2006. Diante das dificuldades oramentrias, o Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro buscou alternativas para otimizar o processo construtivo e reduzir o prazo de entrega do navio. Aproveitando a presena em guas brasileiras de cbreas de elevada capacidade, motivada por demanda da indstria petrolfera ocenica, optou-se por soldar duas sees intermedirias do submarino ainda no interior da oficina de construo, a fim de aumentar o rendimento dos trabalhos, que puderam avanar em condies abrigadas do tempo e com melhor apoio de facilidades da oficina. A adoo daquela medida no foi uma deciso simples, uma vez que para viabilizar o aumento do peso mximo de seo a ser transportada, que passou de 350 para 600 toneladas, diversos aspectos tiveram de ser detidamente estudados, como a resistncia do cais por onde as sees teriam de ser movimentadas at o ponto de serem iadas pela cbrea, as condies de vento e mar, alm do comportamento dinmico do conjunto cbrea-sees unidas at o momento da liberao da seo sobre o convs do diqueflutuante. Foram realizadas simulaes dinmicas da manobra no Tanque de Provas Numrico da Universidade de So Paulo. Alm destas verificaes computacionais, para validar a manobra simulada, foram realizados testes de iamento com uma balsa lastrada, no meio da Baa da Guanabara.

O transporte de sees do submarino Tikuna do interior da oficina de construo para o dique-flutuante envolveu diversas inovaes tecnolgicas no processo de construo, o que permitiu a antecipao da data de incorporao do submarino em onze meses e com isso a reduo de custos. 2 2.1 DETALHAMENTO DA MANOBRA CARACTERSTICAS DAS SEES

As principais caractersticas das sees do S. Tikuna transportadas para o dique-flutuante so apresentadas na tabela seguinte.

Tabela 1: Peso e CG das sees distncias medidas em relao extremidade de r de cada seo.

SEO
10 20&30 40

PESO (tf)
200 550 228

COMPRIMENTO (m)
14,3 28,4 17,5

POSIO DO CG (mm)
9071 (excluindo o eixo propulsor) 12700 8250

Figura 2: Sees 10, 20&30 e 40 do S. Tikuna. 2.2 CARACTERSTICAS DA CBREATAKLIFT 6

A cbrea Taklift 6 tem capacidade de 1200 t, dependendo da inclinao das lanas (main tackle e fly jib) e da configurao dos pontos de iamento. A embarcao tem sido empregada em guas brasileiras em operaes de iamento e transporte de grandes pesos para a indstria offshore. A embarcao encontra-se fretada pela empresa Superpesa e operada pela empresa Smit, com ampla tradio no mercado de operaes de manobra de grandes pesos. As princiais caractersticas so apresentadas a seguir.

Figura 3: Taklift 6 configurada para o transporte da seo 20&30. Tabela 2: Principais caractersticas da cbrea Taklift 6. Comprimento 72,56 m Boca Pontal Calado mx Calado mn Desl. mx Desl.mn 30,50 m 5,50 m 4,90 m 2,50 m 3297 t 989 t Classificao Propulso Bowthruster Mquina suspender Cabrestantes Acomodaes Capacidade GL 100 A4 MC 2 x 480 kW 2 x 184 kW de 1 x 10 t 235 m de amarra dim. 56 mm 6 x 10/5 t + 4 x 30/10 t cabos de ao 30 pessoas 1200 t

Figura 3: Desenho das foras e centros Taklift 6 na configurao para transporte da seo 20&30. 4

2.3

SEQNCIA DA MANOBRA

Em linhas gerais, a manobra em questo pode ser desmembrada nas seguintes fases: a) Deslocamento do interior da oficina (Figura 5) at a posio de iamento (Figura 6) Para a seo 20&30 esta fase foi executada mediante o deslizamento sobre trilhos, na direo longitudinal e transversal, respectivamente, a cargo do prprio AMRJ. Para as sees 10 e 40, o deslocamento at o ponto de iamento foi realizado mediante carretas especiais, a cargo da empresa Superpesa; b) Iamento da seo (Figura 5); c) Giro da cbrea e deslocamento para o dique-flutuante ; e d) Posicionamento da seo no dique-flutuante (Figura 7).

Figura 4: Posicionamento da seo no local de iamento.

Figura 5: Iamento da seo.

Figura 6: Giro da cbrea com a seo.

Figura 7: Posicionamento da seo no dique-flutuante. 3 DISPOSITIVOS ESPECIAIS E TESTES DE CARGA

Foram projetados e construdos dois dispositivos especiais para compatibilizar a geometria das sees e beros sobre os quais se apoiavam com as caractersticas da cbrea. O projeto, apresentado detalhadamente pela referncia [1], atendeu s normas constantes das referncias [2] a [7]. Na Figura 8 pode-se obervar os dispositivos em fase de fabricao na empresa Superpesa.

Figura 8: Detalhe da fabricao do spreader bar(a) e do lifting frame(b). 3.1 TESTE DE CARGA COM BALSA

Alm das verificaes de atendimento s normas constantes das referncias, foi realizado um teste de carga, mediante o iamento de uma balsa lastrada para este fim. O dispositivo de teste, apresentado na Figura 9 a seguir, foi concebido de modo a se obter condies de carregamento e estabilidade mais severas que aquelas encontradas no transporte de sees do S. Tikuna. O arranjo de teste tambm permitiu que todos os cabos de ao, manilhas e demais acessrios empregados no transporte das sees fossem testados previamente, em adio aos requisitos de certificao impostos pelas normas pertinentes.

Figura 9: Detalhamento do teste de carga com balsa lastrada.

Figura 10: Detalhe da realizao do teste da cbrea e do dispositivo de iamento. 4 4.1 ANLISE DINMICA DO IAMENTO DA CARGA O TANQUE DE PROVAS NUMRICO DA USP

O Tanque de Provas Numrico da USP (TPN) iniciou suas atividades em Janeiro de 2001, sob a coordenao do Departamento de Engenharia Naval e Ocenica da Escola Politcnica da Universidade de So Paulo. Fruto de um desenvolvimento conjunto da Petrobrs, Instituto de Pesquisas Tecnolgicas (IPT), Universidade de So Paulo (USP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro (PUCRJ), o TPN teve como motivao inicial apoiar a explorao de petrleo no mar. O projeto de sistemas de produo de petrleo demanda anlises e validaes para se garantir a operao com segurana em condies ambientais adversas. Diante da limitao dos ensaios com modelos em escala reduzida (razo de escala mnima de 1:120), fez-se necessria a utilizao de modelos para estudo de sistemas em guas profundas, o que requer o ps-processamento com um simulador numrico possante. A viabilizao do TPN foi possvel graas ao uso de um cluster de 120 computadores PC, operando em processamento paralelo. A visualizao 3D-Stereo est baseada numa estao de trabalho Silicon Graphics - Onyx Infinity Reality 3. Dessa forma, o TPN veio complementar e estender as aplicaes do Tanque de Provas Fsico, servindo especialmente para validao de sistemas completos em projetos navais.

O simulador numrico possibilita a elaborao de modelos hidrodinmios e estruturais de linhas (ancoragem e risers), computao de alto desempenhoe visualizao 3D stereo. Na rea de hodrodinmica, pode ser empregado no clculo de foras potenciais e viscosas, no estudo dos efeitos de interao entre corpos e de foras no modelveis numericamente, mediante a calibrao por resultados experientais. Destacam-se ainda, as aplicaes na rea de hidrosttica no-linear. 4.2 ABORDAGEM DO PROBLEMA

Foi realizada uma anlise dinmica da operao de iamento e transporte das sees do submarino atravs do simulador do TPN. Estudou-se o comportamento dinmico das sees do submarino durante manobra de carregamento no dique-flutuante. Para tanto, foram feitas anlises acopladas considerando-se os seis graus de liberdade dos dois corpos (cbrea e sees), na trajetria tpica empregada para a manobra. Foram simuladas dez condies ambientais distintas. 4.2.1 MODIFICAES E IMPLEMENTAES

Por se tratar de uma anlise atpica, at ento, foram implementadas modificaes no simulador do TPN pra que a anlise do comportamento da carga fosse realizada. Dentre essas modificaes pode-se citar: a) Implementao do modelo de corpo suspenso; b) Imposio de trajetria prescrita para o navio (apenas no plano X-Y); e c) Efeito sombra na fora de vento 4.2.2 MODELAGEM

Por limitaes do programa, o frame para auxiliar o iamento do mdulo no foi modelado em seus detalhes. O conjunto mdulo-frame foi considerado como sendo um nico corpo rgido. Hiptese essa razovel, uma vez que a configurao do frame no sofre maiores alteraes durante a operao. No caso, o mais importante so os pontos de conexo, que foram preservados. A Figura 16 mostra a seo com o frame e os pontos 1 e 2, de conexo da linha do guindaste considerado na anlise. A Figura 17 mostra a configurao do guindaste durante a operao. As coordenadas dos pontos 1 a 4 estabelecidas atravs dessa figura, assim como os comprimentos das linhas de ligao a e b (em azul).Os dados hidrodinmicos foram obtidos atravs do programa WAMIT. Adotou-se um centro de gravidade 9

longitudinal de -4.5m, de forma que o navio guindaste ficasse com um ngulo de pitch prximo de zero durante a operao. O sistema cbrea-seo foi simulado considerando-se uma trajetria prescrita (manobra para carregamento do dique-flutuante), definida pelo comandante da cbrea, a partir da apreciao de trajetrias estimadas proposta inicialmente. Para as anlises, foram consideradas dez combinaes de condies ambientais. Aqui no foi considerada a ao de corrente por se tratar de uma rea abrigada, sendo consideradas somente as aes de vento e onda. A Tabela 3 mostra as condies ambientais simuladas. Decidiu-se adotar duas condies de vento e ondas, uma mais amena e outra um pouco mais forte, ambas atuando colinearmente. Foram adotadas duas direes de incidncia, sendo uma perpendicular linha do cais e outra com um ngulo de 45 graus (noroeste). As condies de 5 a 8 so idnticas s condies 1 a 4, porm consideram o efeito de rajadas do vento, conforme definido atravs do espectro de Harris. As condies 9 e 10 foram simuladas apenas para ilustrar a funcionalidade do programa, uma vez que as oscilaes experimentadas pelo mdulo sob as condies de 1 a 8 foram bastante reduzidas.

Figura 16: Modelagem do conjunto frame e seo para a seo 20&30.

10

Figura 17: Configurao do iamento do mdulo. Tabela 3: Condies ambientais simuladas ( V- considerado espectro de Harris).
Caso Vento Incidncia (graus) Veloc. (m/s) Incidncia (graus) Onda Hs (m) Tz (s)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

315 270 315 270 315 270 315 270 315 270

1.0 1.0 10.0 10.0 1.0 V 1. 0 V 10. 0 V 10. 0 V 10. 0 V 10. 0 V

315 270 315 270 315 270 315 270 315 270

0.1 0.1 0.5 0.5 0.1 0.1 0.5 0.5 2.0 2.0

8.0 8.0 8.0 8.0 8.0 8.0 8.0 8.0 8.0 8.0

11

4.3

RESULTADOS DA ANLISE DINMICA

As sries temporais do movimento da seo 20&30 e das tenses nas linhas de ligao dos 10 casos apresentados na Tabela-2 so apresentados nas figuras a seguir. Para quantificar o movimento de oscilao da carga durante a manobra, so apresentados os ngulos de roll e pitch do mesmo, uma vez que estes so dados em relao ao seu eixo local. Tal procedimento fez-se necessrio pelo fato dos movimentos de oscilao do mdulo no plano x-y ficarem praticamente imperceptveis, pois estes apresentam a parcela do movimento da embarcao, que tem grandes amplitudes. O tempo total da manobra foi de 2000.0s. A simulao foi feita com um time-step de 0.05s e a srie temporal dos movimentos e foras foi de 0.25s.

ngulos de roll e pitch do mdulo


0 .3 0

0 .2 0

0 .10

0 .0 0

ro ll pit c h

- 0 .10

- 0 .2 0

- 0 .3 0 0 50 0 10 0 0 150 0 2000

t e m po ( s )

Fora nos cabo s de ligao


4 0 0 0 .0

3 50 0 .0

3 0 0 0 .0

2 50 0 .0

c a bo _A c a bo _B

2 0 0 0 .0

150 0 .0

10 0 0 .0 0 50 0 10 0 0 150 0 2000

t e m po ( s )

Figura 11: Srie temporal de movimento e foras Caso-1.

12

ngulo s de roll e pitch do mdulo


0 .3 0 0 .2 0 0 .10 0 .0 0 - 0 .10 - 0 .2 0 - 0 .3 0 - 0 .4 0 0 50 0 10 0 0 150 0 2000

ro ll pit ch

t e m po ( s)

F ora nos cabos de ligao


4 0 0 0 .0

3 50 0 .0

3 0 0 0 .0

2 50 0 .0

ca bo _ A ca bo _ B

2 0 0 0 .0

150 0 .0

10 0 0 .0 0 50 0 10 0 0 150 0 2000

t em po ( s )

Figura 12: Srie temporal de movimento e foras Caso-2.


ngulos de ro ll e pitch do mdulo
1.50

1.0 0

0 .50

0 .0 0

ro ll pit c h

- 0 .50

- 1.0 0

- 1.50 0 50 0 10 0 0 150 0 2000

t em po ( s )

Fo ra no s cabos de ligao
4 0 0 0 .0

3 50 0 . 0

3 0 0 0 .0

2 50 0 . 0

c a bo _A c a bo _B

2 0 0 0 .0

150 0 . 0

10 0 0 .0 0 50 0 10 0 0 150 0 2000

t em po ( s )

Figura 13: Srie temporal de movimento e foras Caso-3. 13

ngulos de ro ll e pitch do mdulo


1.50

1.0 0

0 .50

0 .0 0

ro ll pit c h

- 0 .50

- 1.0 0

- 1.50 0 50 0 10 0 0 150 0 2000

t em po ( s )

Fo ra no s cabos de ligao
4 0 0 0 .0

3 50 0 . 0

3 0 0 0 .0

2 50 0 . 0

c a bo _A c a bo _B

2 0 0 0 .0

150 0 . 0

10 0 0 .0 0 50 0 10 0 0 150 0 2000

t em po ( s )

Figura 14: Srie temporal de movimento e foras Caso-4.


ngulos de ro ll e pitch do mdulo
0 .3 0

0 .2 0

0 .10

0 .0 0

ro ll pit c h

- 0 .10

- 0 .2 0

- 0 .3 0 0 50 0 10 0 0 150 0 2000

t e m po ( s)

Fo ra no s cabos de ligao
4 0 0 0 .0

3 50 0 . 0

3 0 0 0 .0

2 50 0 . 0

c a bo _A c a bo _B

2 0 0 0 .0

150 0 . 0

10 0 0 .0 0 50 0 10 0 0 150 0 2000

t em po ( s )

Figura 15: Srie temporal de movimento e foras Caso-5. 14

ngulos de ro ll e pitch do mdulo


0 .3 0 0 .2 0 0 .10 0 .0 0 - 0 .10 - 0 .2 0 - 0 .3 0 - 0 .4 0 0 50 0 10 0 0 150 0 2000

ro ll pit c h

t e m po ( s)

Fo ra no s cabos de ligao
4 0 0 0 .0

3 50 0 . 0

3 0 0 0 .0

2 50 0 . 0

c a bo _A c a bo _B

2 0 0 0 .0

150 0 . 0

10 0 0 .0 0 50 0 10 0 0 150 0 2000

t em po ( s )

Figura 16: Srie temporal de movimento e foras Caso-6.


ngulos de ro ll e pitch do mdulo
1.50

1.0 0

0 .50

0 .0 0

ro ll pit c h

- 0 .50

- 1.0 0

- 1.50 0 50 0 10 0 0 150 0 2000

t em po ( s )

Fo ra no s cabos de ligao
4 0 0 0 .0

3 50 0 . 0

3 0 0 0 .0

2 50 0 . 0

c a bo _A c a bo _B

2 0 0 0 .0

150 0 . 0

10 0 0 .0 0 50 0 10 0 0 150 0 2000

t em po ( s )

Figura 17: Srie temporal de movimento e foras Caso-7. 15

ngulos de ro ll e pitch do mdulo


1.50

1.0 0

0 .50

0 .0 0

ro ll pit c h

- 0 .50

- 1.0 0

- 1.50 0 50 0 10 0 0 150 0 2000

t em po ( s )

Fo ra no s cabos de ligao
4 0 0 0 .0

3 50 0 . 0

3 0 0 0 .0

2 50 0 . 0

c a bo _A c a bo _B

2 0 0 0 .0

150 0 . 0

10 0 0 .0 0 50 0 10 0 0 150 0 2000

t em po ( s )

Figura 18: Srie temporal de movimento e foras Caso-8.


ngulos de ro ll e pitch do mdulo
4 .0 0

2 .0 0

0 .0 0

ro ll pit c h

- 2 .0 0

- 4 .0 0 0 50 0 10 0 0 150 0 2000

t e m po ( s)

Fo ra no s cabos de ligao
50 0 0 . 0

4 0 0 0 .0

3 0 0 0 .0

c a bo _A c a bo _B

2 0 0 0 .0

10 0 0 . 0 0 50 0 10 0 0 150 0 2000

t e m po ( s )

Figura 19: Srie temporal de movimento e foras Caso-9. 16

ngulos de ro ll e pitch do mdulo


6 .0 0

4 .0 0

2 .0 0

0 .0 0

ro ll pit c h

- 2 .0 0

- 4 .0 0

- 6 .0 0 0 50 0 10 0 0 150 0 2000

t e m po ( s)

Fo ra no s cabos de ligao
50 0 0 . 0

4 0 0 0 .0

3 0 0 0 .0

c a bo _A c a bo _B

2 0 0 0 .0

10 0 0 . 0 0 50 0 10 0 0 150 0 2000

t e m po ( s )

Figura 20: Srie temporal de movimento e foras Caso-10. 4.4 COMENTRIOS

Os casos com condies ambientais amenas (casos 1, 2, 5 e 6) apresentaram pouca excitao dinmica imposta pelo navio guindaste, em consequncia, no houve amplificao dinmica das foras nas linhas. Mesmo nos casos com condies um pouco mais fortes no ocorreram maiores oscilaes do mdulo. O efeito de rajada do vento no foi significativo. A razo para tal pode ser a velocidade no muito elevada (10.0 m/s). A realizao da simulao possibilitou o estabelecimento de um envelope de segurana: a) Vento: 10 m/s; b) Altura de ondas: 0,5 m; A realizao da simulao permitiu o levantamento do carregamento dinmico nos cabos principais. Verificou-se que o carregamento foi cerca de 15 % inferior ao carregamento mximo admissvel. A simulao contribuiu para o planejamento da manobra e sua realizao de forma segura. Oscilaes e carregamentos obtidos na simulao se mostraram consistentes com os encontrados na manobra

17

4.5

RENDERIZAO

Alm da anlise dinmica da manobra, a renderizao elaborada a partir da vizualizao 3d-stereo constituiu ferramenta til para o planejamento e detalhamento da manobra, tendo sido possvel verificar se os deslocamentos (longitudinal e transversal) da seo 20&30 at a posio de iamento pela cbrea Taklift 6 teria algum tipo de interferncia com outros equipamentos e com o prtico da oficinas Cumpre destacar ainda que a renderizao gerada ainda nas fase de planejamento permitiu melhor interao com a tripulao da cbrea Taklift 6, de modo que foi possvel introduzir na simulao a trajetria da embarcao durante a manobra com a menor margem de erro possvel, alm de nortear o comandante na aplicao do regime de mquinas compatvel com a inrcia das sees transportadas.

Figura 21: Renderizao em 3D-stereo verificao do movimento da seo para onda de 2m.

Figura 28: Transporte da seo 20&30 giro da cbrea Taklift 6. 18

Figura 29: Seqncia da manobra conforme previsto na renderizao 5 MANOBRA REAL

A manobra de transporte da seo 20&30 ocorreu em 17/09/04. A seo foi deslocada para o ponto de iamento mediante deslizamento sobre trilhos, impulsionada por um dispositivo hidrulico de fora (Figura 22). A cbrea Taklift 6 realizou o iamento e o transporte conforme previsto nas simulaes empreendidas pelo TPN da USP. Aps o posicionamento no dique-flutuante, a seo foi deslocada novamente sobre trilhos at sua posio final do dique-flutuante.

Figura 22: Seo (20&30) prestes a ser retirada da oficina. Detalhe do equipamento hidrulico para deslizamento sobre trilhos.

19

Figura 23: Incio da preparao para iamento da seo (20&30).

Figura 24: Posicionemento da seo (20&30) sobre o convs do dique-flutuante. A Figura 25 abaixo apresenta as fases da manobra referente seo 10 do S. Tikuna. O deslocamento da seo do interior da oficina para o ponto de iamento foi realizado mediante carreta. Pode-se avaliar tambm a viso da seo no momento em que foi posicionada no dique-flutuante a partir da cabina de controle da embarcao Taklift 6. Toda a manobra ocorreu conforme o que fora previsto atravs das simulaes empreendidas.

20

Figura 25: Transporte da seo 10 - Preparao para iamento (a);Investindo para o dique-flutuante (b); e. Viso do controle da cbrea Taklift 6 no momento do posicionamento final. O transporte da seo 40 pode ser observado na Figura 26 a seguir, onde pode-se observar o momento do iamento no cais e o posicionamento final no dique-flutuante.

Figura 26: Iamento da seo 40 e detalhe do ajuste do seu posicionamento sobre o diqueflutuante. 6 CONCLUSES

A manobra de transporte das sees do S. Tikuna do interior da Oficina de Construo de Submarinos para o dique-flutuante Almirante Schieck foi repleta de xito, o qual pode-se tributar ao cuidadoso planejamento levado a efeito ao longo de quase um ano de preparao. O planejamento da manobra envolveu a sinergia entre a Marinha do Brasil, a Universidade de So Paulo, atravs do TPN, e a iniciativa privada, representada pela empresa Superpesa.

21

A simulao contribuiu para o planejamento da manobra e sua realizao de forma segura, tendo permitido o estabelecimento de um envelope de segurana em termos de velocidade do vento e altura de ondas de 10 m/s e 0,5 m respectivamente. Oscilaes e carregamentos obtidos na simulao se mostraram consistentes com os encontrados na manobra. 7 REFERNCIAS 1. Especificao tcnica de transporte das sees 10, 20&30 e 40 do S. Tikuna Suporte Consultoria e Projetos Superpesa, Transportes Especiais e Intermodais 2.04.A71-PR.940.001, 2004. 2. Recommended practice for planning, design and constructing fixed offshore structures, 20 ed. 3. Manual of steel construction, 9 ed. AISC. 4. Standard for insurance warranty surveys of marine operations, DNV. 5. General guidelines for marine transportations, Report 0014/DNI Noble Denton. 6. Guidelines for lifting operations by floating crane vessels, Doc.0027DNI Noble Denton. 7. Anlise de iamento de carga Nishimoto, Kazuo e Fucatu, Carlos - Relatrio TPN, 02/12/04. 8. Anlise dos aspectos relevantes da manobra para transporte das sees 20 e 30 unidas, do S. Tikuna, do interior do Edifcio 17 para o dique-flutuante Alte. Schieck Neves, Sydney dos Santos; Barbosa, Pedro Mauro Rodrigues Estudo Tcnico, Gerncia de Construo de Submarinos AMRJ, 24/05/2004.

22

Vous aimerez peut-être aussi