Vous êtes sur la page 1sur 6

1 Aparelho Respiratrio

Distingui-se a poro condutora (fossas nasais, nasofaringe, laringe, traquia, brnquios e brnquiolos) e a poro respiratria (bronquolos respiratrios, ductos alveolares e alvolos). A parte condutora revestida por um epitlio especializado, o epitlio respiratrio.

1.1 Epitlio Respiratrio


um epitlio pseudo-estratificado colunar composto por cinco tipos celulares principais: Clula ciliada: a mais abundante, cada uma delas possui cerca de 300 clios e so ricas em mitocndrias, para sustentar os batimentos ciliares. Clulas caliciformes: So o segundo tipo mais abuntande, responsveis pela produo de muco composto por glicoprotenas. Clulas da borda em escova (brush cells): Contm grande quantidado de microvilos na superfcie apical, a regio basal apresenta terminaes nervosas aferentes, assim assume-se que tenham funo sensorial. Clulas basais: Clulas-tronco ou stem-cells. Clula granular: Semelhante basal, difere dela por seu contedo de grnulos. Acredita-se que faz parte do sistema neuroendcrino difuso.

A mucosa abundante em clulas de defesa (plasmcitos, linfcitos, macrfagos) e ndulos linfticos. Os ndulos, por sua vez, so recobertos por clulas M, que captam e transportam antgenos para os leuccitos encaixados em suas cavidades.

1.2 Fossas Nasais


Dividem-se em vestbulo, rea respiratria e rea olfatria. 1.2.1 Vestbulo a regio mais anterior das fossas, continua-se com o tecido externo. O epitlio pavimentoso estratificado logo perde sua camada de queratina e o conjuntivo d origem lmina prpria. As vibrissas e a secreo da regio fornecem proteo contra partculas grosseiras. 1.2.2 rea Respiratria Forrada por epitlio respiratrio, contm grande nmero de clulas mistas (seromucosas), cuja secreo, aliada secreo das caliciformes, realiza a proteo mecanica. O batimento dos clios transporta o contedo na direo do exterior. Nos cornetos inferior e mdio a abundante plexo venoso que permite umidificao e aquecimento do ar. 1.2.3 rea Olfatria Contm o epitlio olfatrio, com os quimiorreceptores da olfao. tambm pseudoestratificado, formado por trs tipos celulares:

Clulas de Sustentao: Grandes, apresentam microvilos na regio apical e contm um pigmento acastanhado que d a cor caracterstica da fossa nasal. Mais estreitas na base. Clulas basais: Clulas tronco. Clulas Olfatrias: Cerca de 100 milhes de neurnios bipolares cujos dendritos se abrem na superfcie apical em 4 a-25 clios que ampliam a rea de captao. Podem ser diferenciadas das clulas de sustentao pela posio mais baixa de seu ncleo. Seus axnios se agrupam em pequenos feixes que seguem para o SNC. Lmina Prpria: Ricamente inervada e vascularizada, contm as glndulas de Bowman (serosas). Sua secreo produz uma corrente lquida contnua que limpa a regio olfatria e permite a identificao de novos odores.

2 Cavidade Oral
Revestida por epitlio pavimentoso estratificado, que pode ser: Queratinizado: Gengiva e palato duro. o Lmina prpria: Possui papilas que repousam diretamente sobre o perosteo. No Queratinizado: Lbios, palato mole, bochechas e assoalho da boca. o Lmina prpria: Contm glndulas salivares menores distribuidas difusamente. Tm papilas similares s observadas na derme e contnua com a submucosa.

O palato mole contem no centro msculo estriado esqueltico, glndulas mucosas numerosas e ndulos linfdes na submucosa.

2.1 Lngua
Massa de msculo estriado cujas fibras se cruzam em trs planos, em feixes separados por tecido conjuntivo. Este fato responsvel pela forte aderncia da derme musculatura. A regio inferior/ventral relativamente lisa, ao passo que a regio dorsal/superior rica em papilas. O tero posterior, separado por uma regio em V, contm dois tipos de grupamentos linfides; pequenos ndulos e as tonsilas lnguais, que so agregados linfides em torno de invaginaes chamadas de criptas. 2.1.1 Papilas linguais So quatro categorias: Filiformes: Cnicas e queratinizadas, espalham-se por todo o dorso e sua nica funo a frico dos alimentos. Fungiformes: Base estreita e pice alargado, poucas papilas gustativas, distribuidas entre as filiformes. Foliadas: Mal desenvolvidas, superfcie dorsolateral, rugas separadas por sulcos ricos em botes gustativos. Circunvaladas: 7-12, agrupam-se na regio em V. As valas contm glndulas serosas de Von Ebner, geram corrente para limpar os alimentos e permitir a captao de novas partculas. Secretam tambm a lipase lingual, que previne a formao de uma camada

hidrofbica que venha prejudicar a funo gustativa. Esta lipase ativa no estmago e digere at 30% dos triglicerdeos. o Botes Gustativos: Grupamentos em forma de cebola com 50-100 clulas, com microvilosidades na regio apical, que saem pelo poro gustativo. Captam doce, salgado, amargo e azedo. Os gustantes interagem com os receptores TR1 e TR2. Estes so acoplados gustaducina, que levam despolarizao das clulas gustativas e consequente liberao de neurotransmissores para as fibras nervosas. As clulas gustatrias so jovens, as mais maduras ficam no centro, onde se fragmentam e morrem. Sabe-se que em mamferos inferiores estas celulas tem uma expectativa de 10 dias de vida. Em sua base esto vesiclas com neutransmissores. O tamanho do boto de 1/30mm dm por 1/16mm comprimento. Uns poucos botes so encontrados no palato, nas papilas tonsilares, na epiglote e no esfago proximal. Acima de 45 anos muitos botes degeneram, tornam a sensacao gustatria progressivamente menos crtica.

3 Gustao
Gustao e olfao so sentidos importantes, que combinados nos permitem discernir os alimentos nocivos dos nutritivos e dentre estes, encontrar os mais agradveis. A gustao depende primariamente dos botes gustativos, mas tambm dos sensores de tato (identificao da textura) e de dor (pimenta). O paladar permite tambm selecionar os alimentos de acordo com as necessidades metablicas dos tecidos. Foram identificados 13 receptores qumicos gustativos: Dois para Na+ Dois para K+ Um para ClDois para doces Um para adenosina Um para inosina Dois para o amargo Um para glutamato Um para H+

3.1 Categorias
3.1.1 Salgado Principalmente pela captao de Na+ e outros ctions, embora os nions tambm tenham seu papel. 3.1.2 Azedo Basicamente pela captao de H+, a intensidade do sabor proporcional ao logartmo da concentrao. 3.1.3 Doce O doce pode ser provocado por grande variedade de alimentos, a maioria deles orgnicos. interessante notar como um radical simples pode transformar um sabor doce em amargo.

Exemplo de doces: Aucares, glicis, alcois, aldedos, cetonas, amidos, steres, certos aminocidos, certas protenas pequenas, cidos sulfnicos, cidos halogenados, sais inorgnicos de chumbo e berlio. 3.1.4 Amargo Geralmente so substncias orgnicas, especialmente as nitrogenadas de cadeia longa e os alcaloides. Isso importante porque substncias alcaloides so comumente encontradas em produtos medicinais e venenosos. Algumas substncias tem um sabor inicialmente doce e que termina amargo, como o caso da sacarina. A sensibilidade muito maior para o gosto amargo, o que previne a ingesta de substncias txicas. 3.1.5 Umami Alimentos que contm L-glutamato, como queijos amadurecidos e caldos de carne. 3.1.6 Cegueira para o gosto 15-30% das pessoas so insensveis feniltiocarbamida. Outra substncia inspida a tiourea. 3.1.7 Especificidades dos botes gustatrios Em baixas concentraes cada boto responde especificamente a um nico sabor, entretanto em altas concentraes podem responder por dois ou mais sabores.

3.2 Estimulao dos botes gustatrios


Existem receptores especficos para cada um dos sabores primrios. O reconhecimento do salgado e do azedo acontecem por despolarizao celular, o doce e o amargo atuam por sistemas de segundo mensageiro. 3.2.1 Impulsos nervosos De imediato a frequncia de descarga aumenta rapidamente at um pico, ento diminui e se mantm constante at a remoo do estmulo gustante.

3.3 Vias nervosas


Os sinais dos dois teros anteriores seguem pelo nervo lingual para a corda do tmpano (nervo facial), de onde vo para o trato solitrio. A regio posterior (papilas circunvaladas) envia seus sinais pelo nervo glossofarngeo, para uma regio mais posterior do trato solitrio. Por fim os botes gustativos dispersos (palato, nas papilas tonsilares, na epiglote e no esfago proximal) passam do nervo vago para o trato solitrio. No trato solitrio os neurnios de segunda ordem captam o sinal e enviam para o ncleo ventral pstero-medial do tlamo. Da a terceira ordem vai para a fissura silviana e rea insular opercular. Mais medial, dorsal e caudalmente est a regio responsvel pela percepo ttil da lngua. Reflexos: Sinais podem ser transmitido diretamente do trato solitrio par ao ncleos salivares inferiores e posteriores, controlando as glndulas submandibulares, a su lingual e as partidas. Adaptao: Metade pelos botes, metade pelo SNC.

3.4 Preferncias de Gosto


Exemplos extremos: Animais adrenalectomizados: Ingesto de gua salgada. Animais com insulina injetada: Doce. Animais paratireiodectomizados: gua com carbonato de clcio. Se um indivduo fica doente logo aps ingerir determinado alimento ele desenvolve averso gustatria.

4 Olfao
4.1 Membrana Olfatria
Mede 2,4cm2, est sobre o meato nasal superior e estende-se at pequena poro do meato nasal mdio. 4.1.1 Mecanismo de excitao Partcula olfatria + receptor transmembrana 7x => protena G heterotrimrica ativada => subunidade se libera e ativa adenilil cilclase => AMPc ativa canal inico de sdio. Esta ao em cascata permite que poucas partculas provoquem um estmulo forte, garantindo alta sensibilidade membrana olfatria. 4.1.2 Odorante Precisa ser voltil, hidrossolvel (atravessar o muco) e lipossolvel (atravessar a membrana do clio). 4.1.3 Potenciais O potencial mdio da membrana de -55mlv, o que gera disparos mesmo na condio basal, numa frequncia de 1/20s at 3/s. Na presena do odorante o potencial cai para -30mlv, aumentando a frequncia para 20-30/segundo. 4.1.4 Adaptao Metade dos receptores se adapta um pouco depois do primeiro segundo, da a adaptao local prossegue lenta e ineficaz. Graas inibio pelas clulas granulares do bulbo olfatrio (que recebem sinais das regies olfatrias do encfalo), aps cerca de um minuto a percepo do cheiro especfico cai a quase zero. Ao contrrio da gustao, existem pelo menos 100 sensaes olfatrias primrias.

4.1.5 Natureza afetiva Rejeio (nuseas) a alimentos previamente reprovado, estmulo sexual (feromnios). 4.1.6 Intensidade Estmulo mximo alcanado com quantidades 10-50 vezes maiores que o limiar inferior. Contraste com viso (500.000 vezes) ou audio (um trilho).

4.2 Vias Nervosas


Interessante comentar que o sistema lmbico deriva das pores olfatrias do encfalo primitivo. Via principal: Membrana olfatria => crista cribriforme => glomrulos (25.000 terminaes + clulas 25 mitrais grandes + 60 clulas em tufos pequenas) no bulbo olfatrio (projeo da base do crebro) => Nervo olfatrio (I par) => Vias medial (muito antiga) e lateral (menos antiga + recente). 4.2.1 Muito antiga ou medial Estmulos primitivos, salivao, lamber os lbios. No envolve reflexos condicionados mais complexos. (Ncleos septais => hipotlamo e outras reas do sistema lmbico) 4.2.2 Menos antigo ou lateral Crtex pr-piriforme, piriforme poro cortical do ncleo amigdaloide => hipocampo e outras regies do sist.. lmbico. Est ligado a estmulos de gostar ou no de certos alimentos, chegando a provocar nuseas e vmitos. Se projeta para o paleocrtex, na poro antero-medial do lobo temporal. nica via nervosa que vai para o crtex sem passar pelo tlamo. 4.2.3 Via recente Ncleo talmico dorsomedial => quadrante pstero lateral do crtex rbito-frontal. Provavelmente ligada anlise consciente do odor.

4.3 Controle centrfugo do bulbo olfatrio pelo SNC


As clulas granulares entre as mitrais e em tufo enviam sinais inibitrios para refinar a habilidade especfica do indivduo para distinguir um odor de outro.

Vous aimerez peut-être aussi