Vous êtes sur la page 1sur 24

Concurso Pblico Prefeitura Municipal de Contagem

Edital n. 01/2011 - Administrao Direta -

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO
Cdigo 101 LEIA COM ATENO AS INSTRUES DESTE CADERNO. Elas fazem parte da sua prova.
Este caderno contm as questes da Prova Objetiva abrangendo os contedos de Lngua Portuguesa, Conhecimentos Gerais, Legislao e Conhecimentos Especficos. (A Prova Aberta (Redao) compe um caderno parte.)

Use como rascunho a Folha de Respostas reproduzida no final deste caderno.


Ao receber a Folha de Respostas: confira seu nome, nmero de inscrio e cargo de opo; assine, A TINTA, no espao prprio indicado. Ao transferir as respostas para a Folha de Respostas: use apenas caneta esferogrfica azul ou preta; preencha, sem forar o papel, toda a rea reservada letra correspondente resposta solicitada em cada questo; assinale somente uma alternativa em cada questo. Sua resposta no ser computada se houver marcao de mais de uma alternativa, questes no assinaladas ou questes rasuradas. NO DEIXE NENHUMA QUESTO SEM RESPOSTA. A Folha de Respostas no deve ser dobrada, amassada ou rasurada. CUIDE BEM DELA. ELA A SUA PROVA. O tempo de durao das provas (Objetiva e Aberta) abrange a assinatura da Folha de Respostas, a transcrio das respostas do Caderno de Questes da Prova Objetiva para a Folha de Respostas, o preenchimento e a assinatura da Folha de Identificao da Prova Aberta (Redao), bem como a transcrio da Prova Aberta (Redao) para o Caderno de Respostas. (Item 9.1.4 do edital) ATENO: Conforme estabelecido no Edital n. 01/2011, Poder, [] ser eliminado o candidato que: portar arma(s) [...]; portar, mesmo que desligados [...], quaisquer equipamentos eletrnicos como relgio digital [...] ou instrumentos de comunicao interna e externa [...] telefone celular, beep, pagers, entre outros []; deixar de entregar os Cadernos de Questes das Provas Objetiva e Aberta, a Folha de Respostas da Prova Objetiva e o Caderno de Respostas da Prova Aberta, findo o prazo limite para realizao das provas. (Item 9.4.24, alneas d,e e i)

DURAO DA PROVA: QUATRO HORAS

ATENO
Sr.(a) Candidato(a). Antes de comear a fazer a prova, confira se este caderno contm, ao todo, 35 (trinta e cinco) questes objetivas cada uma constituda de 4 (quatro) alternativas assim distribudas: 5 (cinco) questes de Lngua Portuguesa, 5 (cinco) questes de Conhecimentos Gerais, 5 (cinco) questes de Legislao e 20 (vinte) questes de Conhecimentos Especficos, todas

perfeitamente legveis. Havendo algum problema, informe imediatamente ao aplicador de provas para que ele tome as providncias necessrias. Caso V.Sa. no observe essa recomendao, no lhe caber qualquer reclamao ou recurso posteriores.

101

Lngua Portuguesa
INSTRUO As questes de 1 a 5 relacionam-se com o texto abaixo. Leia atentamente todo o texto antes de responder a elas.

VIVER PERIGOSO
Todo o pas mostra-se ainda comovido com os trgicos assassnios verdadeiro massacre humano de 12 jovens em uma escola no Rio de Janeiro, por um ex-aluno evidentemente ensandecido. Justificam-se o pasmo e o trauma de toda a opinio pblica diante do doloroso episdio. [...] triste imaginar o sacrifcio injustificvel dessas crianas, como tambm o sofrimento experimentado nesta hora por todas as famlias atingidas pelo rude golpe. Mas, h de se lamentar ainda o estado psquico do prprio criminoso inteiramente anormal, conforme revelam os termos do bilhete por ele deixado. Muito j se falou sobre o crime e suas lastimveis consequncias. Entretanto, o que precisa ser dito a evidente influncia de semelhantes ocorrncias norte-americanas no crebro doentio do criminoso brasileiro. A prpria dimenso alcanada pelo fato revela a importncia dessas repercusses na imprensa. [...] Guardadas as propores, as reaes psquicas desses casos fazem lembrar os pichadores de prdios e monumentos. Que motivos levaro esses vndalos urbanos a agir dessa maneira? Meros instrumentos da globalizao do mundo atual, os autores agem inconscientemente, sugestionados pelas notcias veiculadas. To mais extraordinrias so as dimenses por elas alcanadas, quanto maior a inteno de imit-las, na viso desesperadora da inconsequncia e do vazio da vida. Diante de tudo isso, basta lembrar a lio do sbio mineiro (1): viver muito perigoso.
SALLES, Jos Bento Teixeira de. ESTADO DE MINAS. 12 de abril de 2011. (Texto adaptado)

10

15

20

Questo 1
O texto apresentado NO se refere a A) desrespeito a classes sociais. B) extermnio de adolescentes. C) pichao de patrimnio pblico. D) sofrimento de famlias.

(1)

Joo Guimares Rosa

101

Questo 2
1. Problemas psicolgicos. 2. Influncias de divulgao. 3. Globalizao do mundo atual. Entre as provveis causas do fato acontecido enumeradas acima, as literalmente explicitadas no texto, so as de nmeros A) 1 e 2. B) 1 e 3. C) 2 e 3. D) 1, 2 e 3.

Questo 3
Justificam-se o pasmo e o trauma de toda a opinio pblica [...] (linhas 3-4) As palavras sublinhadas exercem, nessa orao, uma funo de A) complemento nominal. B) objeto direto. C) predicativo. D) sujeito.

Questo 4
Muito j se falou sobre o crime e suas lastimveis consequncias. (linha 9) A forma verbal e o pronome sublinhados podem ser adequadamente substitudos por A) falado. B) foi falado. C) fora falado. D) ser falado.

101

Questo 5
Entretanto, o que precisa ser dito a evidente influncia de semelhantes ocorrncias [...] (linhas 10-11) A conjuno sublinhada confere frase que introduz um sentido de A) adio. B) concluso. C) explicao. D) oposio.

101

Conhecimentos Gerais

Questo 6
A relao da cultura negra com a cidade de Contagem ocorre a partir da origem histrica do municpio. Sobre essa relao, INCORRETO afirmar que A) a Irmandade de Nossa Senhora do Carmo, integrada principalmente pelos crioulos, responsvel pela comunidade negra dos Arturos. B) a regio ocupada, inicialmente no que viria a ser o municpio, se apoiou essencialmente no trfico de escravos. C) o nmero expressivo de escravos na rea de Contagem possibilitou a sobrevivncia de diversos cultos de origem africana, destacando-se o Congado. D) os negros puderam incluir nas celebraes de devoo Nossa Senhora do Rosrio e aos santos negros certos rituais africanos.

Questo 7
A festa o tempo sagrado dos Arturos. A vida se desenvolve no cotidiano, que o intervalo entre os grandes momentos de comum unio: vive-se a preparao de nova festa na recordao da festa que terminou. As datas festivas so marcos decisivos na contagem do tempo para a Comunidade dos Arturos. Atlas de Contagem. p. 20. No Calendrio de festas dos Arturos esto as seguintes comemoraes, EXCETO A) Dia da Libertao dos Escravos. B) Festa da Folia de Reis. C) Festa de Nossa Senhora das Mercs. D) Festa de Nossa Senhora do Rosrio.

Questo 8
O prdio do Museu da Inconfidncia a antiga sede A) da Casa da Cmara e Cadeia de Vila Rica. B) da Casa dos Contos de Vila Rica. C) da Ouvidoria de Vila Rica. D) do Museu das Redues de Vila Rica.
6 101

Questo 9
Existem fortes conexes entre as mfias norte-americanas, sicilianas e japonesas, os cartis colombianos e mexicanos, as trades chinesas, as redes criminosas nigerianas, os traficantes de herona da Turquia e os mafiosos russos.
BARBOSA, Alexandre de Freitas. O mundo globalizado. So Paulo: Contexto, 2001. p.113.

O crime organizado gira em torno das seguintes atividades bsicas, EXCETO A) contrabando de imigrantes ilegais. B) fundamentalismo. C) trfico de drogas e de armas. D) trfico de mulheres e de crianas.

Questo 10
Um grupo de pases emergentes vem se firmando gradativamente no cenrio internacional. Esse grupo A) a Alca. B) a Unisul. C) o Bric. D) o Mercosul.

101

Legislao

Questo 11
Relativamente aos direitos fundamentais assegurados no Brasil, INCORRETO afirmar que A) pleno o direito de associao para fins lcitos, vedada de carter paramilitar. B) assegurado a todos o acesso informao e resguardado o sigilo da fonte, quando necessrio ao exerccio profissional. C) no haver juzo ou tribunal de exceo, salvo em caso de guerra de estado de defesa ou estado de stio. D) garantido o direito de herana.

Questo 12
No mbito da Administrao Pblica Brasileira, depende de lei, A) a reserva de percentual de cargos e empregos para pessoas portadoras de deficincia fsica. B) a garantia de livre associao ao servidor pblico. C) a definio do prazo de validade do concurso pblico. D) a previso das hipteses de vedao de acumulao de cargo, emprego ou funo pblica.

Questo 13
O Prefeito do Municpio de Contagem resolve vender um bem pblico imvel. Na hiptese, so requisitos para se adotar a medida, EXCETO A) avaliao prvia. B) plebiscito. C) licitao. D) autorizao legislativa.

101

Questo 14
Segundo dispe a Lei Complementar n. 105/2011 sobre os cargos em comisso, no mbito do Municpio de Contagem, INCORRETO afirmar que A) os cargos em comisso so de recrutamento amplo ou limitado. B) so considerados cargos em comisso dos Quadros Setoriais da Conparq, Transcon e CINCO aqueles de livre escolha, nomeao e exonerao pelos dirigentes daquelas entidades. C) so considerados cargos de recrutamento limitado aqueles destinados a servidores de carreira. D) do total de cargos em comisso, 25% devem ser ocupados por servidores de carreira.

Questo 15
Considere a seguinte enumerao relativa teoria do ato administrativo. 1. Forma 2. Presuno de legitimidade 3. Competncia 4. Imperatividade 5. Finalidade Sobre a enumerao, CORRETO afirmar que A) todos os itens contm elementos do ato administrativo. B) apenas o item 1 e 5 contm elementos do ato administrativo. C) todos os itens contm atributos do ato administrativo. D) apenas os itens 2 e 4 contm atributos do ato administrativo.

101

Conhecimentos Especficos

Questo 16
Em relao Administrao Pblica, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I relacionando a definio ao termo correspondente. COLUNA I 1. Entidades Estatais 2. Administrao Pblica ( 3. Aparelho de Estado 4. Administrao Direta 5. Administrao Indireta ( ) Pessoas jurdicas de Direito Pblico. Funcionam nos termos de suas prprias leis e regulamentos, podendo desenvolver atividades econmicas, educacionais e previdencirias. ) a soma de todo o aparelho de Estado, estruturada para realizar os servios pblicos, visando satisfao das necessidades da populao. ) Conjunto de entidades pblicas dotadas de personalidade jurdica prpria, compreendendo: autarquias, empresas pblicas, sociedades de economia mista e fundaes pblicas. ) Conjunto de unidades organizacionais que integram a estrutura administrativa de cada um dos poderes da Unio, dos Estados e dos Municpios. ( COLUNA II ) Constitudo pelo governo, ou seja, por uma cpula dirigente nos trs poderes, por um corpo de funcionrios e pela fora militar.

Assinale a alternativa que apresenta a sequncia de nmeros CORRETA. A) (3) (1) (2) (5) (4) B) (4) (5) (1) (3) (2) C) (2) (3) (4) (1) (5) D) (3) (2) (5) (4) (1)

10

101

Questo 17
So fundamentos da Repblica Federativa do Brasil, conforme o art. 1 da Constituio Federal CF, EXCETO A) a cidadania. B) os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. C) a igualdade entre os Estados. D) a dignidade da pessoa humana.

Questo 18
Analise as seguintes afirmativas concernentes aos Direitos e Garantias Fundamentais da CF (artigos 5 ao 11) e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. ( ( ) ) livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer. So direitos sociais: a educao, a sade, a alimentao, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurana, a previdncia social, a proteo maternidade e infncia, a assistncia aos desamparados, na forma da CF. a todos assegurada, mediante o pagamento de taxas, a obteno de certides em reparties pblicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situaes de interesse pessoal. A remunerao do trabalho noturno igual do diurno um dos direitos dos trabalhadores urbanos e rurais.

Assinale a alternativa que apresenta a sequncia de letras CORRETA. A) (F) (V) (V) (F) B) (V) (F) (V) (V) C) (V) (V) (F) (F) D) (V) (V) (V) (V)

11

101

Questo 19
Em relao ao disposto no captulo da CF que trata da Administrao Pblica (artigos 37 a 41), INCORRETO afirmar que A) os atos de improbidade administrativa importaro a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel. B) os acrscimos pecunirios percebidos por servidor pblico podero ser computados e acumulados para fins de concesso de acrscimos ulteriores. C) so estveis, aps trs anos de efetivo exerccio, os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico. Como condio para a aquisio da estabilidade, obrigatria a avaliao especial de desempenho por comisso instituda para essa finalidade. D) aos servidores titulares de cargos efetivos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, includas suas autarquias e fundaes, assegurado regime de previdncia de carter contributivo e solidrio, mediante contribuio do respectivo ente pblico, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas, observados critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial e o disposto no art. 40.

Questo 20
So Poderes do Estado Brasileiro, conforme a Constituio Federal, EXCETO A) o Poder Legislativo. B) o Poder Executivo. C) o Poder Judicirio. D) os Partidos Polticos.

12

101

Questo 21
Com base no disposto nas Leis n. 8.666/93 e n.10.520/02, analise as seguintes afirmativas concernentes ao processo licitatrio, ao prego e aos contratos administrativos. I. A Lei n. 8.666/93 estabelece normas gerais sobre licitaes e contratos administrativos pertinentes a obras, servios, inclusive de publicidade, compras, alienaes e locaes no mbito dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. So modalidades de licitao: a concorrncia, a tomada de preos, o convite, o concurso e o leilo.

II.

III. Os contratos administrativos devem estabelecer, com clareza e preciso, as condies para sua execuo, expressas em clusulas que definam os direitos, obrigaes e responsabilidades das partes, em conformidade com os termos da licitao e da proposta a que se vinculam. IV. Para aquisio de bens e servios comuns, poder ser adotada a licitao na modalidade de prego. O prego poder ser realizado por meio da utilizao de recursos de tecnologia da informao, nos termos de regulamentao especfica. A partir dessa anlise, pode-se concluir que esto CORRETAS A) apenas as afirmativas I e III. B) apenas as afirmativas II e IV. C) apenas as afirmativas I, III e IV. D) todas as afirmativas.

13

101

Questo 22
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I associando corretamente a definio ao termo correspondente, conforme disposto no art. 6 da Lei n. 8.666/93. COLUNA I 1. Obra 2. Servio 3. Compra 4. Alienao 5. Execuo direta ( ( ) ) ( ( ( ) ) ) COLUNA II toda aquisio remunerada de bens para fornecimento de uma s vez ou parceladamente. toda transferncia de domnio de bens a terceiros. a que feita pelos rgos e entidades da Administrao, pelos prprios meios. toda construo, reforma, fabricao, recuperao ou ampliao, realizada por execuo direta ou indireta. toda atividade destinada a obter determinada utilidade de interesse para a Administrao, tais como: demolio, conserto, instalao, montagem, operao, conservao, reparao, adaptao, manuteno, transporte, locao de bens, publicidade, seguro ou trabalhos tcnicoprofissionais.

Assinale a alternativa que apresenta a sequncia de nmeros CORRETA. A) (1) (5) (4) (2) (3) B) (3) (4) (5) (1) (2) C) (4) (2) (3) (5) (1) D) (2) (3) (4) (1) (5)

14

101

Questo 23
Analise as seguintes afirmativas concernentes s reas funcionais da administrao e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. ( ) As reas funcionais representam atividades e tarefas especializadas que so desempenhadas por unidades ou departamentos da organizao. As mais comuns so: rea de produo ou de operaes; rea comercial e de marketing; rea de finanas e rea de recursos humanos. O sistema financeiro de uma organizao o centro de sua atividade e est diretamente relacionado com a administrao das transaes entre a organizao e seus clientes, por meio da produo de bens ou da prestao de servios. A rea de recursos humanos ou gesto de pessoas tem como objetivo a administrao de comportamentos individuais em funo de objetivos coletivos. Entre as suas funes destacam-se o recrutamento e seleo, o treinamento e desenvolvimento, a avaliao de desempenho, a remunerao e a melhoria das condies no local de trabalho. A rea comercial e de marketing est relacionada com as atividades cujo objetivo captar e manter os clientes da organizao. Seu principal foco a satisfao do cliente, visando alcanar o propsito da organizao.

Assinale a alternativa que apresenta a sequncia de letras CORRETA. A) (V) (F) (V) (V) B) (F) (V) (V) (F) C) (F) (V) (F) (V) D) (V) (F) (V) (F)

15

101

Questo 24
Analise as seguintes afirmativas relacionadas administrao e s organizaes. I. II. As atividades de administrao ou gesto restringem-se ao presidente e aos diretores da organizao. A administrao consiste na utilizao eficaz e eficiente dos recursos de uma organizao de forma que esta alcance seus objetivos e, com isso, sirva sociedade.

III. O processo administrativo composto por quatro funes interrelacionadas: o planejamento, a organizao, a direo e o controle. IV. Para desempenhar os diferentes papis pelos quais so responsveis, os administradores devem possuir habilidades conceituais, humanas e tcnicas. A partir dessa anlise, pode-se concluir que esto CORRETAS A) apenas as afirmativas I e III. B) apenas as afirmativas I, II e IV. C) apenas as afirmativas II, III e IV. D) todas as afirmativas.

Questo 25
Considerando o planejamento, assinale a afirmativa INCORRETA. A) Em relao sua abrangncia, o planejamento pode ser estratgico, ttico e operacional. B) Os planos operacionais podem estar relacionados com mtodos (procedimentos), dinheiro (oramento), tempo (programas) e comportamentos (regras e regulamentos). C) Planejamento a funo da administrao que define objetivos e desenvolve estratgias e planos de aes para alcan-los. D) O planejamento faz a distribuio das tarefas e dos recursos entre os membros da organizao.

16

101

Questo 26
A palavra organizao pode ser usada com dois significados diferentes: organizao como unidade ou entidade social e organizao como funo administrativa. Assinale a alternativa que NO corresponde ao significado de organizao como funo administrativa. A) Organizao significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e rgos incumbidos de sua administrao e estabelecer as relaes entre eles e as atribuies de cada um deles. B) Organizao significa qualquer empreendimento humano moldado intencionalmente para atingir determinados objetivos. C) O resultado final do processo de organizao o desenho da estrutura organizacional. Essa estrutura pode ser representada graficamente por meio do organograma. D) A funo de organizar abrange quatro componentes: tarefas (diviso do trabalho), pessoas (cargos), rgos (unidades organizacionais) e relaes (relacionamentos entre rgos e entre pessoas).

Questo 27
Considerando a estrutura organizacional, assinale a afirmativa INCORRETA. A) A estrutura organizacional determina os cargos ou postos que devem ser ocupados pelas pessoas, bem como as funes (ou servios) a serem desempenhadas por elas. B) A estrutura da organizao formal decorre da relao de amizades, interesses e convenincias das pessoas ou grupos que esto ligados s empresas. C) Ao definir quem deve ocupar os cargos ou postos e as funes (ou servios), a estrutura organizacional estar estabelecendo a linha de autoridade e de responsabilidade dentro da empresa. D) Autoridade o direito de mandar e o poder de se fazer obedecer, enquanto responsabilidade a obrigao de fazer e prestar contas do que foi feito.

17

101

Questo 28
Analise as seguintes afirmativas concernentes s funes de direo e controle e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. ( ( ) ) Monitoramento, maleabilidade, instantaneidade e correo so caractersticas de uma direo eficiente. A funo de direo envolve a orientao, a motivao, a comunicao e a liderana dos trabalhadores e busca compatibilizar os objetivos destes com o desempenho da organizao. Controle o processo administrativo que consiste em verificar se tudo est sendo feito de acordo com o que foi planejado e as ordens dadas, bem como assinalar as faltas e erros, a fim de repar-los e evitar sua repetio. O controle pode ser feito por vrios meios, entre os quais: persuaso, coao, sanes, recompensas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequncia de letras CORRETA. A) (F) (V) (V) (F) B) (V) (F) (V) (F) C) (V) (F) (F) (V) D) (F) (V) (F) (V)

Questo 29
Assinale, entre os mtodos de avaliao de estoque relacionados, aquele que tem por base a elevao dos custos no curto prazo em relao inflao. A) PEPS (Fifo) B) UEPS (Lifo) C) Custo Mdio D) Custo de Reposio

18

101

Questo 30
Em relao administrao de estoques, assinale a afirmativa INCORRETA. A) Determinar o que deve permanecer em estoque, quando se deve reabastecer os estoques e quanto de estoque ser necessrio para o perodo, so objetivos do controle de estoque. B) Toda gesto de estoque est pautada na previso do consumo de materiais. C) O sistema Just in time uma tcnica utilizada para determinar e retirar do estoque os itens obsoletos ou danificados. D) Todas as formas de registro de estoque objetivam controlar a quantidade de materiais em estoque, tanto o volume fsico quanto o financeiro.

Questo 31
Analise as seguintes afirmativas relacionadas com a administrao de sistemas. I. Podemos afirmar que existe um sistema quando as partes de um todo so combinadas, reunidas ou coordenadas de acordo com princpios lgicos e mantendo relaes entre si. Tanto o sistema total como os subsistemas devem possuir dados de entrada ou inputs para serem processados, por meios manuais, mecnicos ou eletrnicos, e sadas ou outputs, como resultados de operaes de processamento. O retorno da informao ou feedback possibilita o conhecimento dos resultados das operaes processadas e facilita corrigir os dados de entradas, quando for o caso. A sada de um sistema administrativo deve constituir uma entrada em outros sistemas. O sistema de produo, por exemplo, dar sada de uma requisio de compra de material, a qual ser recebida (entrada) pelo servio de compras que providenciar ou processar o pedido at completar a operao com a produo sendo informada da compra da matria-prima (feedback).

II.

III. IV.

A partir dessa anlise, pode-se concluir que esto CORRETAS A) apenas as afirmativas I e II. B) apenas as afirmativas I, III e IV. C) apenas as afirmativas II, III e IV. D) todas as afirmativas.

19

101

Questo 32
Em relao aos conceitos bsicos de computao, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I associando corretamente a definio ao termo correspondente. COLUNA I 1. Hardware 2. Software bsico ( 3. Software aplicativo ( 4. Linguagem de programao ( 5. Unidade central de processamento ( ) ) ) ) formada pela unidade de controle e pela unidade de lgica e de aritmtica. a parte fsica da mquina, o conjunto de circuitos eletrnicos, chips, placas e demais dispositivos de computador. So programas desenvolvidos pelo usurio ou tcnicos de informtica com a finalidade de resolver problemas especficos de usurios/empresas. Sistemas operacionais que tm a finalidade de assegurar o funcionamento da mquina, dando inteligncia mesma, por meio da execuo de funes ou comandos aceitos pelo computador. ( ) COLUNA II Conjunto de regras, vocbulos, hierarquias e formas que tornam possvel a comunicao do homem com o computador.

Assinale a alternativa que apresenta a sequncia de nmeros CORRETA. A) (4) (5) (1) (3) (2) B) (2) (1) (5) (4) (3) C) (3) (4) (2) (1) (5) D) (5) (3) (4) (2) (1)

20

101

Questo 33
Analise a seguinte figura.

Aps a anlise, assinale a alternativa que corresponde sequncia que identifica, de forma CORRETA, os componentes fsicos do computador. A) 1 = entrada, 2 = armazenamento permanente, 3 = processamento, 4 = sada B) 1 = processamento, 2 = entrada, 3 = sada, 4 = armazenamento permanente C) 1 = entrada, 2 = processamento, 3 = armazenamento permanente, 4 = sada D) 1= sada, 2 = processamento, 3 = armazenamento permanente, 4 = entrada

21

101

Questo 34
Assinale, entre os seguintes termos definidos, aquele que NO corresponde a um dos conceitos do vocabulrio da Internet. A) Modem: perifrico ou aparelho que permite a conexo do computador linha telefnica ou outro tipo de canal, permitindo a comunicao de dados. B) Drive: aparelho que faz a leitura e gravao do disquete, CDs, DVDs, pen drive, etc. C) Provedor: empresa que presta servio de conexo rede Internet, mediante termo de adeso assinado pelo usurio. D) Servidor: mquina que centraliza e fornece informaes para computadores de uma rede.

Questo 35
Analise as seguintes afirmativas concernentes ao sistema operacional DOS (Sistema Operacional de Disco) e aos sistemas integrados de gesto empresarial ERP (Enterprise Resource Planing) e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. ( ) DOS o sistema operacional responsvel pelo funcionamento do computador, pelo controle da operao de suas atividades, gerncia de memria, entrada e sada de dados e outras funes. Uma transao em um sistema DOS um conjunto de processos instantneos que atualizam outros processos, de forma automtica. O software ERP baseia-se na existncia de bases de dados comuns que permitam partilhar a informao com diversos usurios. O sistema ERP organiza os dados nos discos em forma de arquivos e os arquivos so agrupados em conjuntos denominados diretrios.

( ( (

) ) )

Assinale a alternativa que apresenta a sequncia de letras CORRETA. A) (V) (F) (V) (F) B) (F) (V) (F) (V) C) (F) (V) (V) (F) D) (V) (F) (F) (V)

22

101

FOLHA DE RESPOSTAS (RASCUNHO)

AO TRANSFERIR ESSAS MARCAES PARA A FOLHA DE RESPOSTAS, OBSERVE AS INSTRUES ESPECFICAS DADAS NA CAPA DA PROVA. USE CANETA ESFEROGRFICA AZUL OU PRETA.
23 101

ATENO: AGUARDE AUTORIZAO

24

PARA VIRAR O CADERNO DE PROVA.

101

Vous aimerez peut-être aussi