Vous êtes sur la page 1sur 69

Manual do Usurio

Primeira gerao

Modelo: ME

Informaes do Produto Configuraes e Solues de Problemas

Parabns!

Prezado Cliente,
Parabns pela aquisio de seu novo Notebook. Preparamos este manual para que voc possa conhecer cada detalhe do produto, e assim, tirar o mximo de proveito de seus recursos. Aqui voc encontrar informaes sobre limpeza, componentes e sistema, em uma linguagem fcil de ser compreendida. Caso haja qualquer problema sem uma rpida soluo, entre em contato conosco diretamente pelo e-mail falecompresidente@microboard.com.br. Recomendamos que este material seja lido antes da utilizao do equipamento e tambm seja utilizado para futuras consultas. Parabns pela sua escolha! Microboard Indstria e Comrcio de Produtos Eletrnicos Ltda.

ndice
Itens Bsicos - 5 Antes de Comear 6, 7 Touchapad 31 Conexo VGA 32

Cuidados 8, 9, 10, 11 O local ideal para trabalhar 12 Preparando seu Notebook 13, 14, 15 Familiarize-se com o seu Notebook 16, 17, 18, 19 LED Indicadores 20 Ligando a fonte de alimentao 21 Ligando o Notebook 22 Sistema operacional Windows 23 Sistema operacional Linux 24 Utilizando o Notebook com alimentao por bateria 25 Carregando a bateria 26 Juste da tela LCD 27 Telas de atalho do Notebook 28, 29, 30

Conexo HDMI 33 Conectando dispositivo USB - 34 Usando rede com fio (LAN) 35 Usando rede sem fio (wireless) 36 Comunicao Bluetooth 37 Conexo de alto-falantes externos ou fone de ouvido 38 Colocando um carto SD ou MS 39 DVD-RW (unidade ptica) 40 Cmera embutida (webcam) 41 Sistema de recuperao 42 Recuperao via HD 43 Recuperao via CD 44 Resoluo de problemas 45, 46 Problema de udio 47

ndice
Problema com o disco rgido 48, 49 Problema com o DVD-RW 50

Problema de visualizao (tela) 51 Problema com o teclado 52, 53 Problema com o Touchpad (mouse) 54 Problema com o horrio 55 Problema com a memria 56 Problema com a rede sem fio (wireless) - 57 Problema com a conexo Internet 58 Problema com Bluetooth 59 Problema com a sada HDMI 60 Problema com o desempenho 61 Normas de segurana 62, 63, 64 Especificaes 65, 66, 67, 68 Marcas registradas 69

Itens Bsicos

Antes de Comear

Convenes utilizadas neste manual


Este manual ir ajud-lo a melhor utilizar o seu Notebook. Caso no possua experincia, voc dever sempre consultar o captulo Resoluo de Problemas, caso depare com qualquer problema durante a utilizao.

Aspectos que devem ser levados em conta antes de comear a utilizar o seu Notebook.

Deixe o Notebook adaptar-se ao local onde ser utilizado


O seu equipamento consegue suportar facilmente temperaturas extremas desde que tal no implique uma mudana repentina da temperatura como, por exemplo, a passagem de um ambiente frio para um ambiente quente. A mudana repentina de temperatura pode levar formao de condensao no interior do Notebook o que constitui um problema para os componentes eletrnicos ai existentes. Aps comprar o seu Notebook evite lig-lo imediatamente. Deixe que este se ajuste gradualmente temperatura ambiente pelo menos por trs a quatro horas.

Antes de Comear

Calor, Frio, Umidade e Reflexo


Procure um local apropriado para instalao do Notebook que no seja demasiado quente, frio, escuro ou claro. Se houver muita claridade, tal pode dificultar a leitura da informao na tela.

Deixe espao suficiente para circulao de ar ao redor do Notebook. Um sobreaquecimento do mesmo pode danificar os componentes internos. No bloqueie os orifcios de ventilao. No exponha o Notebook luz solar direta.

Cuidados

Nunca coloque o Notebook em superfcie irregular ou assimtrica. Evite locais em que o Notebook esteja sujeito a trepidaes

No apoie objetos pesados em seu Notebook ou insira qualquer objeto estranho para dentro.

Nunca toque ou pressione a tela do seu Notebook. Mantenha os objetos pequenos que podem arranhar ou entrar no seu interior longe de seu Notebook.

Cuidados

No use o Notebook em ambientes empoeirados ou sujos.

Quando transportar o Notebook certifique que esteja corretamente desligado. No coloque outros objetos no mesmo compartimento onde se encontra o Notebook. Transporte a bolsa ou mochila com cuidado e evite golpes, pois seu Notebook sensvel aos choques.

Para evitar um aumento da temperatura interna, nunca utilize o Notebook apoiado em cobertores ou cubra o Notebook enquanto ele est em funcionamento.

Cuidados

10

Para limpeza, desligue o equipamento. Utilize um pano macio umedecido em gua ou um detergente no alcalino pra limpar a parte externa, no utilize produtos abrasivos como lcool ou querosene. Na parte interna (teclado e tela), limpe suavemente com um pano macio, livre de fiapos, no utilize detergente ou produtos abrasivos como lcool ou querosene.
No deixe o equipamento ligado na energia eltrica durante situaes de instabilidade de energia, isso evita riscos de danos causados por raios ou queda de energia. Nunca transporte seu equipamento ligado para que no haja vibrao desnecessria. No deixe seu equipamento em contato com lquidos, pois estes podem comprometer e danificar os componentes eletrnicos do equipamento. Nunca instale Sistema Operacional que no seja original em seu equipamento.

Todo procedimento que envolva a abertura do equipamento e mesmo a troca do sistema operacional de fbrica deve ser realizado por uma assistncia tcnica autorizada.

Cuidados

11

O USURIO DEVE FAZER CPIAS DE SEGURANA PERIDICAS DOS DADOS ARMAZENADOS NA UNIDADE DE DISCO RGIDO OU EM OUTROS DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO COMO PRECAUO CONTRA POSSVEIS FALHAS, ALTERAES OU PERDA DE DADOS. ANTES DE ENVIAR O PRODUTO PARA REPARO, PRECISO FAZER UMA CPIA DE SEGURANA DOS DADOS E REMOVER QUAISQUER INFORMAES CONFIDENCIAIS, PATENTEADAS E PESSOAIS DELE.

A MICROBOARD NO RESPONSVEL POR DANOS OU PERDAS DE QUAISQUER PROGRAMAS, DADOS OU MDIAS DE ARMAZENAMENTO REMOVVEIS.

A MICROBOARD NO RESPONSVEL PELA RESTAURAO NEM PELA REINSTALAO DE QUAISQUER PROGRAMAS OU DADOS QUE NO SEJAM OS SOFTWARES INSTALADOS PELA EMPRESA POR OCASIO DA FABRICAO DO PRODUTO.

O local ideal para trabalhar

12

O seu Notebook funcionar sem problemas onde quer que se sinta confortvel. No entanto
temperaturas extremas e umidade podem constituir algum perigo em termos dos seus

componentes internos. Existem determinados fatores tolerados pelos utilizadores, mas no


pelo Notebook (por exemplo, eletricidade esttica, p, gua, vapor e leo). Se estiver em

trnsito e necessitar parar para utilizar o Notebook, tente escolher um local limpo e
confortvel.

A bateria de ons de ltio permite-lhe utilizar o Notebook quando estiver em viagem. Se for

utilizar o Notebook pela primeira vez recorrendo alimentao por bateria, remova a bateria
da embalagem instale-a no Notebook e carregue-a completamente antes de us-la.

Preparando seu Notebook

13

Em uma superfcie estvel e ventilada encaixe a bateria no Notebook. Quando travada um som de clique poder ser ouvido. Trave a bateria manualmente para a posio correta conforme destaque.

Preparando seu Notebook

14

Posicione o equipamento conforme ilustrao retirando o plstico protetor. Conecte o cabo da fonte (DC) ao Notebook e o AC outra extremidade da fonte e na rede eltrica. Pode ser ligado em 110V ou 220V.

Preparando seu Notebook

15

Para ligar o Notebook levante a tampa suavemente para cima e pressione o boto Liga/Desliga (Power) para iniciar o uso do equipamento.

Familiarize-se com o seu Notebook

16

Vista Aberto Quando a Tela LCD estiver aberta, voc poder ver vrios aspectos importantes que permitem a sua utilizao.

Familiarize-se com o seu Notebook Vista Esquerda

17

Vista Direita

Familiarize-se com o seu Notebook Vista Frontal

18

Vista Traseira

Familiarize-se com o seu Notebook

19

AVISO... Para evitar danificar a tela:

Tente no fechar a tela de forma violenta. No coloque objetos sobre a tela quer esta esteja aberta ou fechada. Certifique-se de que o Notebook est desligado ou no modo de suspenso antes de fechar a tela.

AVISO... Este painel LCD s pode suportar uma abertura at um mximo de 115 ~ 120, no o force.

LED indicadores

20

LED indicador Power. Azul indica que o aparelho esta ligado. Azul piscando indica que o aparelho esta no modo suspenso (adormecido).

LED indicador da Rede sem fio (wireless) e Bluetooth. Verde indica que a Rede sem fio e o Bluetooth esto ligados. LED indicador da Bateria. Verde indica que o aparelho esta utilizando a bateria ou bateria carreada. Laranja piscando indica que a bateria esta carregando. Vermelho piscando indica que a carga esta menor o igual a 7%. LED indicador do acesso do Disco Rgido ou DVD-RW. Azul indica que o HD ou DVD-RW esta em operao.

Ligando fonte de alimentao Ligao do carregador AC

21

Um carregador AC fornecido para que possa alimentar o Notebook e tambm carregar a bateria deste. A entrada de tenso do carregador AC pode variar entre 100 a 240 V cobrindo as tenses normais disponveis em quase todos os pases. Sempre que possvel, mantenha o carregador AC ligado ao Notebook e a uma tomada eltrica para carregar a bateria.

AVISO... No utilize extenses eltricas ou adaptadores de m qualidade uma vez que tal prtica pode danificar o seu Notebook. O Notebook inclui o seu prprio carregador AC. No utilize um carregador diferente para alimentar o Notebook.

Ligando o Notebook

22

Ligue o Notebook pressionando o boto liga/desliga. Mantenha o boto pressionado durante um ou dois segundos e depois o solte. A rotina POST (Power-On Self Test) automaticamente executada. Depois de concluda a rotina POST, o Notebook l o sistema operacional a partir da unidade de disco rgido e para a memria do Notebook (esta operao geralmente designada como "inicializao ou BOOT" do Notebook). Se o seu sistema operacional (como, por exemplo, o Windows, Linux, etc.) estiver instalado este dever ser automaticamente iniciado. Para desligar o Notebook, salve o seu trabalho e feche todas as aplicaes que estejam abertas e execute o procedimento normal para desligar conforme o sistema operacional utilizado.

AVISO... Nunca desligue foradamente seu Notebook enquanto a unidade de disco rgido estiver acesa; se fizer tal procedimento poder resultar na perda ou destruio dos dados. Utilize este procedimento somente quando o Notebook estiver com o sistema operacional parado, ou seja, no pode desligar pelo processo normal. Aguarde sempre durante pelo menos 5 segundos aps o desligar do Notebook para novamente voltar a ligar. Para desligar foradamente seu Notebook mantenha pressionado o boto Liga/Desliga at desligar completamente.

Sistema operacional Windows

23

Quando seu Notebook for ligado pela primeira vez voc deve configurar o sistema operacional do seu equipamento. Para que esse procedimento seja realizado necessrio apenas seguir passo a passo o que ir aparecer nas telas, este procedimento levar algum tempo para finalizar. A partir de procedimento seu equipamento inicializar o sistema operacional um tempo reduzido, uma vez que as configuraes personalizada j estaro definidas. H casos em que o antivrus ir solicitar atualizao, solicitao normal que ocorre devido ao perodo transcorrido entre a fabricao e utilizao do equipamento conectado internet. Sempre que houver um grande intervalo do uso do Notebook no conectado internet, podero surgir mensagens de solicitao de atualizao futuras e novos procedimentos de configuraes.

Sistema operacional Linux

24

O sistema operacional Linux j vem de fabrica com uma senha de usurio "123". Esta senha pode ser modificada entrando em Sistema - Preferncias - Sobre mim. O sistema operacional Linux tambm tem uma senha de root "microboard" que uma senha de administrador do Linux que solicitada em algumas situaes.

IMPORTANTE... Para ejetar um disco ptico (CD ou DVD) dever ser dado um click com o boto direito do mouse no cone do CD e selecionar a opo Ejetar, desta forma o compartimento do disco ptico se abrira. O cone do CD na rea de trabalho criado automaticamente quando colocado o CD/DVD. Pressionando o boto de abertura do compartimento do Leitor de CD/DVD este no ira obedecer quando estiver com disco.

Utilizando o Notebook com alimentao por bateria

25

O Notebook inclui uma bateria recarregvel para que possa ser utilizada sem uma fonte de alimentao externa. Utilize o Notebook normalmente, sem fonte de alimentao, quando a bateria estiver carregada.

ATENO... No se deve substituir a bateria recarregvel incorretamente, pois ela contm substncias perigosas, recomenda-se ao usurio que siga as precaues abaixo para evitar possveis acidentes: A bateria recarregvel dever ser substituda somente por bateria compatvel e recomendada pela Microboard. No tentar desmontar a bateria. Manter a bateria longe do alcance de crianas. Manter a bateria longe do fogo. No expor a bateria gua ou chuva.

IMPORTANTE... No descartar a bateria (aps seu fim de vida) em lixos comuns a serem depositados em aterros sanitrios. Ao descartar a bateria, preciso cumprir as normas locais.

Carregando a bateria

26

A bateria instalada no Notebook automaticamente carregada sempre que este ligado a um carregador AC. Recomendamos o total descarregamento ocasional da bateria de forma que esta mantenha o seu timo funcionamento.

DICA... Periodicamente voc dever efetuar as cargas e descargas da bateria sempre


completas, ou seja, a partir do momento que voc comeou a usar a bateria voc s ir ligar novamente o Notebook na rede eltrica quando o Notebook avisar que necessrio carregar a bateria. Esse carregamento dever ser efetuado at o indicador de carga acusar 100%. S ento voc poder usar novamente a bateria. A carga e descarga da bateria no precisam ser contnuas. Voc pode usar parte da carga hoje, outra no dia seguinte e assim sucessivamente at a carga acabar. No carregamento, voc pode carregar, por exemplo, parte da bateria num dia e o restante no outro dia. Voc pode usar o Notebook e carregar a bateria ao mesmo tempo. Esta a melhor forma de efetuar o carregamento, pois estar fornecendo uma carga lenta para a bateria. Caso voc tenha o costume de usar o Notebook na rede eltrica necessrio efetuar o ciclo de descarga e carga completa da bateria uma vez por semana.

Ajuste da tela LCD

27

As telas LCD so dispositivos delicados que devem ser manuseadas com cuidado. Observe as seguintes medidas de precauo: Quando no estiver utilizando o Notebook, mantenha a tela LCD fechada para proteger do p. Se necessitar limpar a tela LCD, utilize um pano macio para limpar cuidadosamente a superfcie da mesma. No coloque os dedos ou quaisquer objetos afiados sobre a superfcie da tela e nunca pulverize produtos de limpeza diretamente sobre a mesma. No exera presso ou coloque objetos sobre a tampa quando esta estiver fechada. Poder partir ou trincar a tela LCD.

Ajustar o brilho da tela conforme luminosidade local. Para economizar mais energia recomendamos diminuir o brilho da tela LCD. Para alterar o ajuste de luminosidade segure a tecla Fn que encontra-se no canto inferior esquerdo do teclado, e pressione a tecla F4 para reduzir ou a tecla F5 para aumentar o brilho .

Teclas de atalho do Notebook As teclas de atalho funcionam sempre quando pressionas juntas. Coloca o Notebook no modo Suspenso (adormecido).

28

Liga/Desliga a Wireless e o Bluetooth.


Liga/Desliga ou alterna a tela LCD com os monitores externos. Esta funo s tem funcionalidade quando ligado algum monitor externo. Diminui o brilho da tela LCD.

Aumenta o brilho da tela LCD.

Liga/Desliga o Touchpad.

Teclas de atalho do Notebook As teclas de atalho funcionam sempre quando pressionas juntas. Liga/Desliga a sada de udio (mute).

29

Diminui o volume da sada de udio.

Aumenta o volume da sada de udio.

Liga/Desliga a tela LCD.

Liga/Desliga a cmera (webcam).

Liga/Desliga o 3G (no disponvel para este modelo).

Teclas de atalho do Notebook As teclas de atalho funcionam sempre quando pressionas juntas.

30

Liga/Desliga a funo Scroll Lock que permite usar os cursores (setas) para rolar a pgina.

Captura (copia) a imagem da tela para a rea de transferncia.

Funo Reproduzir ou Pausar para o Media Player (s para Windows).

Funo Retorno para o Media Player (s para Windows).

Funo Stop (parar) para o Media Player (s para Windows).

Funo Avano para o Media Player (s para Windows).

Touchpad

31

O Touchpad um painel eletrnico retangular situado logo abaixo do teclado. Pode utilizar o painel sensvel do Touchpad para deslocar o cursor deslizando os dedos. Os botes baixo do Touchpad podem ser utilizados como se fossem os botes esquerdo e direito de um mouse.

O Touchpad um componente sensvel presso. Tenha ateno s seguintes precaues: Certifique-se para que o Touchpad no entre em contato com p, lquidos ou substncias gordurosas. No toque no Touchpad se tiver os dedos sujos. No coloque objetos pesados sobre o Touchpad ou sobre os botes.

Conexo VGA

32

O seu Notebook provido de uma porta VGA que permite a conexo com monitores, projetores ou TVs que possuam este tipo de conexo. A porta VGA s transmite sinal de vdeo.

Conexo HDMI

33

O seu Notebook provido de uma porta HDMI (High Definition Media Interface) que transmite sinais digitais de udio e vdeo, com alta qualidade, por meio de um nico cabo. Esta conexo poder ser feita para uma TV ou monitor que possua este tipo de conexo. Quando conectado a um dispositivo HDMI com udio, a sada de udio dos alto-falantes internos do Notebook sero desligados.

Conectando dispositivo USB

34

O seu Notebook provido de 3 portas USB (Universal Serial Bus) 2.0 o que lhe permitira efetuar diversas conexes com dispositivos USB.

Usando Rede com fio (LAN)

35

O seu Notebook provido de um conector RJ45 para a conexo de Rede com fio (LAN). Para conectar a uma rede local (LAN), necessrio um cabo de rede RJ-45 de 8 pinos (adquirido separadamente). Para o acesso a Internet atravs da Rede (LAN), dever ser verificado se a rede a qual se conecta possui o servio de internet atravs de um provedor local.

Usando Rede sem fio (wireless)

36

O seu Notebook provido de um placa interna para efetuar a conexo em Redes sem fio (wireless). A tecnologia sem fio transfere dados atravs de ondas de rdio em vez de fios. Para Ligar/Desligar a Rede sem fio (wireless) pressionar Fn + F2.

Para o acesso a Internet atravs da Rede sem fio (wireless), dever ser verificado se a rede a qual se conecta possui o servio de internet atravs de um provedor local.

Comunicao Bluetooth

37

O seu Notebook provido de mdulo Bluetooth para comunicao com diversos dispositivos Bluetooth. O mdulo Bluetooth ligado/desligado em conjunto com a Rede sem fio (wireless), portanto para o seu funcionamento devemos verificar que o LED indicador da Rede sem fio (wireless) esteja ligado. Para efetuar a conexo (adicionar) com dispositivos Bluetooth estes devero estar visveis para emparelhar.

Conexo de alto-falantes externos ou fone de ouvido

38

O seu Notebook provido de uma sada de udio onde nela poder ser ligado um fone de ouvido ou alto-falantes externos amplificados. Quando conectado o plugue P2 do fone de ouvido ou alto-falantes externos automaticamente o som do Notebook cortado. O som dos alto-falantes internos do Notebook somente voltaro a funcionar quando o plugue for desconectado.

Colocando um carto SD ou MS

39

Seu Notebook provido de leitor de cartes. Coloque o carto SD ou MS no leitor de cartes conforme imagem abaixo. Observe o lado como dever estar o carto para inserir no Notebook.

DVD-RW (unidade ptica)

40

Seu Notebook provido de uma unidade de DVD-RW. A unidade de DVD-RW (ptica), suporta discos pticos (CDs e DVDs). Esses discos armazenam informaes, como msicas, fotos e filmes. Os DVDs tm maior capacidade de armazenamento do que os CDs. A unidade de DVD-RW tambm podem gravar os principais discos pticos, conforme descrito abaixo: Discos CD-R Use os discos CD-R (grava uma vez s) para criar arquivos permanentes e compartilhar arquivos com praticamente qualquer pessoa. Discos CD-RW Use um disco CD-RW (verso regravvel de um CD) para armazenar projetos grandes que precisam ser atualizados com frequncia. Discos DVDR Use discos DVDR em branco para armazenar de forma permanente grandes quantidades de informao. Uma vez gravados, os dados no podero ser apagados ou sobrescritos. Discos DVDRW Use discos DVDRW se quiser ser capaz de apagar ou sobrescrever dados salvos anteriormente. Esse tipo de disco ideal para teste de gravaes de udio ou vdeo antes de gravar um DVD que no poder ser alterado.

Cmera embutida (webcam)

41

Seu Notebook provido de uma cmera (webcam) embutida, localizada na parte superior da tela. A webcam permite capturar ou visualizar imagens de vdeos. Esta cmera ideal para uso em aplicativos de comunicao instantnea onde poder tambm realizar esta comunicao com vdeo.

Para obter um desempenho ideal, observe as seguintes orientaes ao utilizar a webcam: Verifique sempre que o fundo no seja mais claro ou brilhante do que o objeto a ser visualizado para que o objeto no fique escuro. Sempre que possvel, posicione fontes de luz brilhantes atrs da cmera e fora da rea de imagem.

Sistema de recuperao

42

O Sistema de Recuperao utilizado para a restaurao do sistema original de fbrica, necessrio caso ocorra problemas na inicializao do sistema ou no funcionamento correto proveniente da instalao de algum software ou driver no recomendado. Esse sistema encontrado j instalado no Disco Rgido (HD) do equipamento ou CD/DVD que acompanha o equipamento.

OBS.: O Sistema de Recuperao instalado no Disco Rgido (HD), ser observado uma pequena reduo de espao no HD.

Este procedimento ir apagar todas as informaes, sejam elas: msicas, pastas, programas, entre outros. Dessa forma, se faz necessrio fazer cpias de segurana em compartimento externo ou mdias (Pendrive, CD, DVD, HD externo, entre outros) para que no haja perda de arquivos ou softwares adicionais.

Recuperao via HD

43

O seu Notebook contem uma partio escondida no HD para poder fazer a recuperao/restaurao do sistema operacional. Siga o procedimento abaixo para executar o procedimento.
Este procedimento ir apagar todas as informaes, sejam elas: msicas, pastas, programas, entre outros. Dessa forma, se faz necessrio fazer cpias de segurana em compartimento externo ou mdias (Pendrive, CDs, DVDs, HD externo, entre outros) para que no haja perda de arquivos ou softwares adicionais.

Recuperao via CD

44

Junto com seu Notebook esta o CD de restaurao do sistema operacional e de driver. Para executar a restaurao do sistema operacional. Siga o procedimento abaixo.
Este procedimento ir apagar todas as informaes, sejam elas: msicas, pastas, programas, entre outros. Dessa forma, se faz necessrio fazer cpias de segurana em compartimento externo ou mdias (Pendrive, CDs, DVDs, HD externo, entre outros) para que no haja perda de arquivos ou softwares adicionais.

2
Pressione uma tecla para iniciar do CD ou DVD...

Windows is loading files...

Resoluo de problemas

45

O seu Notebook foi testado antes de sair da fbrica e encontra-se em conformidade com as especificaes do sistema. No entanto, uma utilizao e/ou um manuseio incorretos podem causar problemas. Este captulo serve de referncia para correo de problemas comuns em nvel de hardware e de software com os quais se possa deparar. Ao deparar-se com um problema, deve-se tentar primeiro seguir as instrues deste captulo em vez de devolver o Notebook e ficar espera que o mesmo seja reparado. Alguns problemas podem ser facilmente resolvidos seguindo as sugestes apresentadas. Se o problema persistir, entre em contato com a Microboard para obter mais informaes sobre a assistncia tcnica. Antes de tudo, verifique o seguinte: Se o problema persiste aps remover todos os dispositivos externos. Se o cabo de alimentao est devidamente ligado tomada eltrica e ao Notebook. Verifique os adaptadores de tomadas ou extenses que possam estar no meio do caminho entre a tomada e o Notebook. Se o teclado est funcionando, pressione qualquer uma das suas teclas. Se existe algum cabo solto ou alguma ligao que no tenha sido feita corretamente.

Resoluo de problemas

46

Certifique-se de que no escolheu nenhuma definio incorreta no BIOS Setup e em termos dos dispositivos de hardware. Uma definio incorreta pode fazer com que o sistema no funcione normalmente. Se no tem a certeza quanto s alteraes feitas, experimente repor todas as opes para os seus valores predefinidos. Certifique-se de que todos os drivers de dispositivos esto corretamente instalados. Por exemplo, se no tiver o driver de udio corretamente instalado, os alto-falantes e o microfone no funcionam. Se os dispositivos externos como, por exemplo, um scanner, uma impressora, no funcionarem corretamente quando ligados ao sistema, isto se deve geralmente a um problema no prprio dispositivo. Consulte primeiro o fabricante do dispositivo. Alguns programas que no tenham sido sujeitos a uma codificao e a testes rigorosos podem causar problemas durante a sua utilizao. Consulte a loja onde comprou o software para resolver o problema. Os perifricos mais antigos no so plug-and-play. Neste caso, ter de ligar os dispositivos, ativ-los e depois reiniciar o sistema. Entre na BIOS SETUP e carregue as PREDEFINIES.

Problema de udio Se no ouve nenhum som dos alto-falantes embutidos

47

Se voc estiver usando um programa que tem controle de volume prprio, certifique-se esse controle est ajustado corretamente. Consulte o arquivo de ajuda do programa para obter mais informaes. O volume pode ter sido desligado com as teclas de atalho. Pressione as teclas novamente. O volume pode ter sido minimizado com as teclas de atalho. Mantenha pressionadas as teclas de atalho para aumentar o volume o suficiente para ouvir o som. Verifique os controles de volume do sistema operacional clicando no cone de volume na barra de tarefas. Seu dispositivo de sada de som pode ter sido configurado de forma incorreta. Para alterar o dispositivo siga os passos abaixo (somente para Windows). 1) Feche todos os programas abertos. 2) Clique em Iniciar e em Painel de Controle. 3) Clique em Hardware e Sons. 4) Clique em Gerenciar os dispositivos de udio sob Som. 5) Na guia Reproduo, selecione o dispositivo desejado para sada de som e clique em Definir padro.

Problemas com o disco rgido A unidade de disco rgido no funciona ou no reconhecido

48

A nova unidade de disco rgido deve ser particionada e reformatada. Ter tambm de reinstalar o sistema operacional e os drivers. Verifique o LED indicador da unidade de disco rgido. Ao acessar a um arquivo, o LED da lmpada deve acender temporariamente. A nova unidade de disco rgido pode ter algum defeito ou no ser compatvel. Se o seu Notebook tiver sofrido descargas de eletricidade esttica ou impactos, a unidade de disco rgido pode ter sido danificada.

A unidade de disco rgido faz rudos estranhos


Crie uma cpia de segurana dos seus arquivos o mais rapidamente possvel. Certifique-se de que a origem do rudo a unidade de disco rgido e no a ventoinha ou outros dispositivos.

Problemas com o disco rgido A unidade de disco rgido atingiu a sua capacidade limite

49

Execute o utilitrio de limpeza de disco no Windows. O sistema dir o que fazer a seguir. Salve os arquivos e os programas que j no usados em armazenamento alternativos (Pendrive, discos pticos gravveis, etc.) ou desinstale os programas que j no usa.
O disco rgido demora muito tempo para ler um arquivo

Se j utiliza esta unidade h muito tempo, os arquivos podem estar fragmentados. Execute o utilitrio do Windows para fazer a desfragmentao do disco. Isto pode demorar algum tempo. Os pedidos de interrupo ou os problemas com outros dispositivos de hardware podem ocupar demasiado a CPU diminuindo por isso o desempenho do sistema.
Os arquivos esto corrompidos Execute o utilitrio de verificao de erros no Windows para verificar a unidade de disco rgido.

Problemas com o DVD-RW

50

Assegure-se de inserir o disco adequadamente. Assegure-se de que o disco esteja limpo. Se necessrio, limpe o disco com gua filtrada e um pano sem fiapos. Limpe a partir do centro do disco, em direo borda externa. Verifique se h arranhes no disco. Se encontrar arranhes, trate o disco com um kit de reparo de discos pticos disponvel em vrias lojas de equipamentos eletrnicos.

Problemas de visualizao (tela) A tela est apagada quando o sistema est ligado

51

Certifique-se de que o Notebook no est no modo de suspenso (adormecido) ou de hibernao. Nestes modos, a tela desliga-se para poupar energia. Verificar se as teclas de atalho que desligam o monitor no foram acionadas.
A tela est com a luminosidade muito fraca

Ajuste a luminosidade da tela utilizando as teclas de atalho para aumentar a luminosidade.


A tela apresenta alguma cintilao normal a tela apresentar alguma cintilao durante o encerramento, ativao ou entre mudanas de softwares. Durante a execuo de uma seleo de desempenho, a tela poder ficar escura e exibir rudos ou tremulaes temporariamente. Isso normal e no indica mau funcionamento.

Problemas com o teclado O teclado incorporado no funciona

52

Certifique-se de que o sistema no o bloqueou.


Os caracteres mostrados na tela repetem-se enquanto digito Voc pode estar mantendo muito tempo pressionadas as teclas ao digitar. Mantenha o teclado limpo. A existncia de p e de sujeira pode fazer com que as teclas fiquem presas. Configure o teclado para aguardar durante um perodo de tempo maior antes da funo de repetio automtica entrar em funcionamento. Aparecem caracteres diferentes dos digitados

Se voc no conseguir digitar 0, U, I, O, P, J, K, L, M, etc., a tecla NumLk poder estar ativada. Desative a funo pressionando NumLk. Quando a funo NumLk esta ativada ela troca o teclado para a funo numrica para ajudar digitaes numricas.

Problemas com o teclado A configurao do teclado no est correta

53

Normalmente o teclado j vem configurado de fabrica para o idioma portugus. Se esta configurao regional foi alterada o teclado poder no funcionar corretamente, pois esta no corresponder configurao principal.
Para alterar a configurao do teclado, siga estas etapas: 1) Clique em Iniciar e em Painel de Controle. 2) Clique em Relgio, Idioma e Regio e depois Alterar os teclados ou outros mtodos de entrada sob Regio e Idioma. 3) Clique em Alterar teclados na guia Teclados e Idiomas. 4) Altere as configuraes da forma desejada.

IMPORTANTE... Limpe o teclado regularmente para evitar que as teclas grudem e para retirar poeira, fiapos e partculas que possam ficar presas embaixo das teclas. Pode ser usado um aspirador de p para teclado a fim de aspirar o p sob e em torno das teclas para soltar e retirar os resduos.

Problemas com o Touchpad (mouse) O Touchpad nem sempre funciona corretamente

54

Certifique-se de que no tem as mos transpirando ou midas ao utilizar o Touchpad. Mantenha a superfcie do Touchpad limpa e seca. No coloque a palma da mo ou o pulso sobre a superfcie do Touchpad enquanto digita ou utiliza o mesmo. Verifique se o Touchpad no est desativado utilizando as teclas de atalho Fn + F6.

IMPORTANTE... Oleosidade e sujeira no Touchpad podem fazer com que o cursor fique saltando na tela. Para evitar isso, lave as mos frequentemente ao utilizar o computador e limpe o Touchpad com um pano mido.

Problemas com o horrio

55

Se a hora (relgio) perdida durante a inicializao ou a mensagem CMOS Checksum Failure (Falha na soma de verificao do CMOS) exibida durante a inicializao isto pode ser sinal de que existe um problema com a bateria interna que controla o relgio no perodo em que o aparelho esteve desligado. Se este for o caso, substitua a bateria enviando o Notebook para uma assistncia tcnica autorizada para substituio da mesma. Tipo da bateria: CR2032 (3 V). Esta bateria tem uma durao mdia de dois a cinco anos.

Problemas com a memria

56

Se o sistema operacional apresenta uma mensagem de memria insuficiente durante o seu funcionamento este problema est geralmente relacionado com o software ou com o Windows. Os recursos da memria esto sendo ocupados por um programa. Feche as aplicaes que no estiver utilizando e reinicie o sistema.

Problemas com a Rede sem fio (wireless)

57

Verifique se a rede sem fio no est desligada observando o LED indicador. Acione a rede sem fio atravs das teclas de atalho. O recurso de conexo afetado pela distncia e pelos obstculos. Pode ser necessrio afastar o Notebook dos obstculos ou coloc-lo mais perto de algum ponto de acesso que voc esteja usando. Certifique-se a energia para o ponto de acesso est ligada.

Problema com a conexo Internet

58

Verificar se a rede a qual se conecta possui o servio de internet atravs de um provedor local.

A estabilidade, desempenho e velocidade da conexo de internet esta associada ao plano contratado pelo usurio, podendo ser conexo via cabo ou mvel. A rede wireless no requer o uso de cabos para se conectar internet. Porm, necessrio a presena de uma fonte emissora de sinal para conexo. Ex.: Roteador, Access Point e Hotspot (em lugares de acesso gratuito).
A conexo por cabos (Rede Ethernet) deve ser feita por um cabo com o conector tipo RJ-45 (no fornecido), este deve estar conectado uma fonte de conexo, podendo ser um roteador, modem, ou ser pertencente uma rede que j possua conexo internet. Em todos os casos necessria a contratao do servio junto operadora pelo usurio.

Problemas com Bluetooth

59

Quando outros dispositivos Bluetooth no conseguem encontrar o meu Notebook: Certifique-se de que a funo Bluetooth esteja ativada em ambos os dispositivos. Certifique-se que a Rede sem fio (wireless) est ligada verificando o LED indicador. O seu Notebook e o dispositivo podem estar muito afastados um do outro. A tecnologia sem fio Bluetooth funciona melhor quando os dispositivos esto a uma distncia menor que 10 metros um do outro. Quando no encontrar o dispositivo Bluetooth com o qual deseja se comunicar: Verifique se a funo Bluetooth do dispositivo com o qual voc deseja se comunicar est ativada. Consulte o manual do outro dispositivo para obter mais informaes. Pode o dispositivo com o qual voc deseja se comunicar j estar se comunicando com outro dispositivo Bluetooth, talvez ele no seja encontrado nem possa se comunicar com o seu Notebook. Para permitir que outros dispositivos Bluetooth se comuniquem com seu Notebook, siga estas etapas: 1) Clique com o boto direito no cone Bluetooth da barra de tarefas. 2) Clique na guia Abrir Configuraes. 3) Seleciona a caixa Permitir que dispositivos Bluetooth localizem este Notebook e Clique em Aplicar.

Problemas com a sada HDMI

60

Se no estiver tendo imagem HDMI: Verifique se o dispositivo externo esta sendo reconhecido pelo Notebook (somente para Windows). 1) Clique em Iniciar e em Painel de Controle. 2) Clique em Aparncia e Personalizao e Ajustar a resoluo da tela. 3) Clique em Vdeo e selecione a TV. 4) Clique em Mltiplos vdeos e selecione Estender estes vdeos. 5) Clique em Resoluo e selecione a resoluo da TV. Verifique se o cabo HDMI est conectado uma extremidade do cabo porta de sada HDMI do Notebook e a outra extremidade TV. Verifique se a sua TV est ligada. Certifique-se que a TV esteja com o canal de entrada HDMI selecionado.

Problemas com o desempenho O Notebook aquece demasiado

61

Num ambiente em que a temperatura chega aos 35C, algumas reas na parte de trs do Notebook podem chegar aos 55C. Certifique-se de que as sadas de ventilao no esto bloqueadas. Se a ventoinha no estiver funcionando quando so atingidas estas altas temperaturas (55C), entre em contato com a assistncia tcnica. Alguns programas que exigem muito do processador podem fazer aumentar a temperatura do Notebook de forma a que este diminua automaticamente a frequncia da CPU para se proteger contra danos devido a um acrscimo anmalo da temperatura. O programa parece ter parado ou a sua execuo muito lenta
O processador pode ter sobreaquecido devido incapacidade do sistema regular a sua temperatura interna. Certifique-se de que as sadas de ventilao do Notebook no esto bloqueadas. Se o programa no responde mais pressione Ctrl + Shift + Esc para entrar no Gerenciador de tarefas do Windows e finalize o aplicativo que no responde.

Normas de segurana

62

Esta seo destina-se a ajud-lo a identificar situaes potencialmente perigosas durante a utilizao do dispositivo. O Notebook inclui as medidas de segurana necessrias para proteg-lo contra possveis ferimentos. No entanto, deve sempre utilizar o seu bom senso na identificao de potenciais perigos:

1. 2. 3.
4. 5. 6. 7. 8. 9.

Leia sempre atentamente as normas de segurana. Guarde este manual para referncia futura. Desligue este dispositivo da tomada AC antes de limp-lo. No utilize lquidos ou detergentes em spray para limpar. Utilize um pano umedecido para limpar. A tomada eltrica deve estar prximo do equipamento a ligar e deve ser de fcil acesso. Mantenha este dispositivo longe de umidade. Coloque este dispositivo sobre uma superfcie estvel. A sua queda pode causar ferimentos. Certifique-se de que utiliza a tenso correta em termos da fonte de alimentao ao ligar o dispositivo a uma tomada eltrica. Coloque o cabo de alimentao de forma a que o mesmo no seja pisado. No coloque quaisquer objetos sobre o cabo de alimentao. Tenha em mente todos os avisos includos no dispositivo.

Normas de segurana

63

10. Se no utilizar este dispositivo por um longo perodo de tempo, desligue-o da tomada eltrica para evitar danos devidos a sobretenso. 11. Nunca derrame lquido sobre as ranhuras existentes neste Notebook para evitar o risco de incndio ou de choque eltrico. 12. Nunca abra o dispositivo. Por razes de segurana, este dispositivo apenas deve ser aberto por tcnicos devidamente qualificados. 13. Se ocorrer alguma das situaes a seguir, o dispositivo deve ser verificado por um tcnico qualificado: a. Cabo de alimentao ou fonte com danos. b. Penetrao de lquidos no interior do Notebook. c. Exposio do dispositivo a umidade. d. Funcionamento anmalo do dispositivo ou impossibilidade de o pr a funcionar segundo a descrio do manual do utilizador. e. Queda do dispositivo e avaria do mesmo. f. Caso o dispositivo apresente sinais evidentes de um mau funcionamento. 14. No coloque este dispositivo em locais sem ar condicionado, acima dos 60C, pois o mesmo pode ficar danificado. 15. O dispositivo deve ser utilizado a uma temperatura ambiente mxima de 35C.

Normas de segurana

64

16. Presso do nvel de som segundo a norma IEC 704-1: 1982 igual ou inferior a 70 dB(A). 17. Requisitos em termos do cabo de alimentao. 18. O cabo de alimentao utilizado juntamente com o carregador AC deve satisfazer os requisitos do pas onde o mesmo vai ser utilizado, quer se trate de uma corrente AC de 100-240V. 19. No utilize o carregador AC perto de gua ou de outros lquidos. Nunca derrame lquido sobre o carregador AC. 20. Se a bateria no for corretamente colocada existe o risco de exploso. Substitua apenas com o mesmo tipo ou tipo equivalente de bateria ao recomendado pelo fabricante. 21. Elimine as baterias usadas seguindo as instrues do fabricante. Nunca remova a bateria com a alimentao ligada, pois tal pode resultar na perda de dados quando o sistema deixar de ser alimentado. 22. A tomada eltrica o principal elemento para desligar a alimentao do Notebook.

Especificaes Processador Intel Core i3 330M Intel Core i5 430M Intel Core i7 620M

65

Memria Suporte DDRIII 1066MHz / 1333MHz Dois soquete DDRIII Mximo 8 GB


Chipset Intel HM55 Vdeo Integrado Intel HD, memria compartilhada TFT 14,0 (1366x768), LED backlight 1x Sada VGA 1x Sada HDMI

Especificaes udio High Definition Microfone Integrado Leitor de cartes de memria Suporte cartes de memria SD / MS / MMC / MS-Pro Controlador LAN 100/100Mbps LAN sem fios (Wireless) Mini carto PCI-E IEEE 802.11 B/G/N Bluetooth 3.0 HS Cmera CCD (webcam) Cmera 1.3M

66

Especificaes Teclado Em portugus, 87 teclas Teclas Windows Mouse Touchpad com 2 botes Unidade de disco rgido Suporte para unidade de disco rgido SATA II, 1 x 2,5( 9,5mm) Unidade ptica DVD-RW SATA USB 3x USB 2.0

67

Especificaes Bateria 6 clulas de Li-ion 11,1V / 4400mAh Carregador AC 19V, 65W Ajuste automtico da voltagem AC entre 100 ~ 240 V, 50 ~ 60 Hz Dimenses e peso Dimenso: 344 mm x 241 mm x 33,6 mm Peso: 2,2Kg com bateria

68

Especificaes esto sujeitas a alteraes sem prvio aviso. Fotos apresentadas meramente ilustrativas.

Marcas Registradas

69

Microsoft, Windows, Windows NT e o logotipo Windows so marcas registradas da Microsoft Corporation nos Estados Unidos e/ou em outros pases. Intel, logotipo Intel, Intel Inside, logotipo Intel Inside, Intel Centrino, logotipo Intel Centrino, Celeron, Intel Xeon, Intel SpeedStep, Itanium e Pentium so marcas ou marcas registradas da Intel Corporation ou suas subsidirias nos Estados Unidos e em outros pases. Java e todas as marcas registradas e logotipos baseados em Java so marcas registradas da Sun Microsystems, Inc. nos Estados Unidos e/ou em outros pases. Bluetooth uma marca comercial detida pelo respectivo proprietrio. O logotipo SD uma marca comercial de seu proprietrio. AMD so marcas registradas da Advanced Micro Devices, Incorporated ou de suas filiais nos Estados Unidos e em outros pases. Adobe, o logotipo Adobe, PostScript e o logotipo PostScript so marcas ou marcas registradas da Adobe Systems Incorporated nos Estados Unidos e/ou em outros pases. Linux uma marca registrada da Linus Torvalds nos Estados Unidos e/ou em outros pases.

10102011

Vous aimerez peut-être aussi