Vous êtes sur la page 1sur 4

Desenvolvimento do pensamento de Marx

1- Convivio dificil, ambas querem ser uma cincia da sociedade, surgem na tentativa de conhecer\estudar as mudanas ocorridas ps-revolues Francesa e Industrial 2- As difernas Colocam-se no seu desenvolvimento histrico - Pe-se em causa se o Marxismo no deve ser visto como um pensamento parte. - O Marxismo aborda problemas especificos caros Sociologia - Muitos pontos de concordncia, bem como um sem numero de influncuas comuns. 3- O texto pretende expor os principios elementares da teoria de Marx, considerada como um dos principais tipos de anlise sociolgica, e de seguida acompanhar a sua evoluo, bem como as reinterpretaes ou inovaes. E de que maneira os pnsadores Marxistas responderam tanto aos ataques como aos novos problemas. 4- Marx influnciado por pensadores\filsofos do seu tempo ex: Hegel, Feurbach e Saint-Simon. Atravs dessa influncia Marx cria o conceito fundamental da sua teoria sobre o trabalho humano. ...ele compreende a autocriao do homem como um precesso ...que portanto ele compreende a natureza do trabalho, e concebe o homem objectivo...com o resultado do seu prprio trabalho. Mas Marx no limita o trabalho como fonte de riqueza, para eke a produo material e intelectual caminham lado a lado. nesta dialctica que a sociedade criada e evolui. 5- No entanto h autores que acham que o Marxismo est mais prximo da Economia Politica do que da sociologia, na verdade destingue-se da sociologia pelo facto de analisar todos os fenmenos sociais no contexto da relao entre sociedade e a natureza. Marx converte a alienao de Hegel num conceito econmico e social, para marx o trabalho alienado um trabalho forado. A partir destes dois conceitos marx cria a sua teoria da sociedade. O trabalho funciona como intercmbio entre o homem e a natureza. O homem ao modificar a natureza modifica-se a si e sua sociedade. Aqui o homem passa de total dependncia dos recursos naturais para um crescente controle da natureza. Marx chama-lhe pocas progressistas. A ideia de trabalho alienado introduz s por si a ideia de classes, para Marx, h uma relao directa entre os donos e os produtores e est na base de todo o edifcio social.

Portanto, pode-se dizer que o desenvolvimento do pensamento de Marx vai de encontro filosofia Hegliana e economia politica. (Filosofia Social Humanista) 6- A partir de 1840 d-se um rompimento epistemolgico, que separa o jovem Marx defensor de um aideologia Humanista e Histrica, influnciado por Hegel e Feuerbach, de um Marx mais maduro, criador de uma cincia da sociedade original e rigorosa. Marx volta-se ento para uma anlise mais detalhada do modo de produo capitalista. Na sua concepo do desenvolvimento histrico da produo, observa que todas as pocas de produo tem caracteristicas em comum. Analisa a relao entre produo, distribuio, troca e consumo...Questionando-as na tentativa de demonstrar, a ligap entre modos de produo e a sociedade, bem como interpretar o desenvolvimento histrico das sociedades em relao ao conceito de progresso. Estes seus anos de um Marx mais maduro, encerram em si dois aspectos. 1 Aperfeioamento da anlise terica e o 2 foi a tentativa de localizar o modo capitalista de produo, e a sociedade capitalista no esquema histrio do desenvolvimento social. Os progressos na anlise econmica levaram marx a formular 3 quates: 1 Formula uma concepo do dinheiro elo social 2 Conceito de capacidade de trabalho, que descreve a mercadoria que o trabalhador vende em troca de um salrio. 3 Descreve o colapso do capitalismo: Superproduo, e tambm pelo progresso cintifico, ou a aplicao da cinncia produo. Podemos por fim argumentar que para Marx o papel das classes sociais muito importante nas sociedades capitalistas, onte a relao de classes o motor a construo de toda a sociedade, ao passo que em sociedades anteriores, as relaes podiam ser de parentesco, religio ou piliticas, o que levava mitas das vezes a que as sociedades no tivessem nenhum tipo de desenvolvimento.

Hegemonia Bolchevique
1- Com a revoluo Russa, estabeleceu-se o 1 estado dos trabalhadores abrindo uma nova era no desenvolvimento Marxista. O Marxismo passou a ser estudado no paises da europa de leste. - Institucionalizao do Marxismo como ideologia de regime politico. 2- O Marxismo\Leninismo, deu ao Marxismo um significado prtico e revolucionrio, ao contrrio do que se passara no movimento socialista europeu. - Lenin no tentou estudar o sistema terico Marxista, mas em vez disso utilizou-o como teoria da revoluo proletarida - A maior contribuio que lenin deu para o Marxismo, foi a distino entre classe operria, que para ele nunca chegaria espontaneamente a nada mais doq que a uma conscincia sindical, e por outro lado os intelectuais e operrios mais esclarecidos assumiam a responsabilidade de levar as ideias socialistas at ao movimento operrio, assumindo assim a liderana dos oprimidos. - Na primeira dcada ainda houve uma considervel erudio Marxista, de diversas formas: Literatura, arte e discusses tericas. 3- Com a ascenso ao poder de Stalin em 1920, terminaram todos os debates tericos e erudio Marxista. - O Marxismo tornou-se uma ideologia rigida e dogmtica. - As consequncias foram a inibio do movimento socialista internacional de qualquer pensamento Marxista original. - Ps fim a qualquer desenvolvimento de Sociologia Marxista. 4- Com a 1 Guerra Mundial, e os movimentos revolucionrios na Europa, foi dado um maior nfase sobre a conscincia de classe e o activismo politico, e no sobre o desenvolvimento econmico do capitalismo, como forma de se chegar ao socioalismo. 5- O Marxismo passou a ser apresentado como uma viso filosfica do mundo que leva o proletarido a criar uma sociedade e uma nova civilizao. - Vrios movimentos surgiram, como por exemplo o Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt, uns defendiam o Marxismo como filosofia critica e que contrapunham ao positivismo sociolgico, outros defendiam o Marxismo como uma cincia social. O que no se pode dizer que durante o periodo de 1917 a 1956, o Marxismo tenha

influnciado a sociologia, e uma das razes foi o predominio politico do Marxismo Sovitico, que levou todas as outras vises do Marxismo a uma posio secundria, um outro factor foi o triunfo do fascismo na europa.

Vous aimerez peut-être aussi