Vous êtes sur la page 1sur 5

1SESAES11_B01_01N772501

CESPE/UnB SESA/ES

De acordo com o comando a que cada um dos itens a seguir se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas provas objetivas. Nos itens que avaliam conhecimentos de informtica, a menos que seja explicitamente informado o contrrio, considere que todos os programas mencionados esto em configurao padro, em portugus. Considere tambm que no h restries de proteo, de funcionamento e de uso em relao aos programas, arquivos, diretrios, recursos e equipamentos mencionados.

CONHECIMENTOS BSICOS
Texto para os itens de 1 a 11
1

Ainda com relao s estruturas lingusticas do texto apresentado, julgue os itens que se seguem.
6

10

13

16

19

22

No Brasil, a coleta de materiais reciclveis, tais como latinhas, garrafas pet, papelo, papel, isopor, nem sempre vista com o respeito devido. Claro que existem excees, mas muita gente reclama das carroas que atrapalham o trnsito, e, mesmo quando param para descansar ou recolher material, os catadores so vistos com desconfiana ou desdm. O mais complicado fazer determinadas pessoas enxergarem nessa atividade um trabalho rduo e extremamente til. So homens e mulheres annimos que contribuem para o milagre da transformao do lixo, que entope bueiros, suja as ruas e vai parar nos rios, em matria til que volta para a cadeia produtiva em forma de insumo para novos produtos. Mesmo com a atividade desses trabalhadores, que travam uma luta diria pela sobrevivncia, repousa, no fundo de muitos rios brasileiros, a exemplo dos rios Tiet e Pinheiros, em So Paulo, uma colossal quantidade de lixo composta de todo o tipo de materiais, inclusive sofs e geladeiras, e sujeiras de toda a espcie despejados pelas pessoas. Os especialistas consideram que uma das principais razes da ocorrncia de enchentes exatamente a ausncia de vazo dos nossos principais rios, em cujos leitos h enorme quantidade de sedimentos.
Reinaldo Canto. Fim de ponto de coleta retrocesso injustificvel. Internet: <www.cartacapital.com.br> (com adaptaes).

7 8

Estaria adequada ao contexto a substituio de rduo (R.8) por ardiloso, visto que ambos os vocbulos, classificados como adjetivos, so sinnimos. A correo gramatical do perodo seria mantida se a forma verbal vai parar (R.10-11) fosse flexionada no plural. Sem prejuzo para o sentido original do texto ou para a sua correo gramatical, o trecho volta para a cadeia produtiva (R.11-12) poderia ser substitudo por volta a cadeia produtiva. O trecho Mesmo com a atividade desses trabalhadores, que travam uma luta diria pela sobrevivncia, repousa, no fundo de muitos rios brasileiros (...) (R.13-15) poderia ser reescrito, de acordo com as regras gramaticais e sem prejuzo para a coerncia do perodo, da seguinte forma: Ainda com a atividade desses trabalhadores, que trava uma luta diria pela sobrevivncia, repousam no fundo de muitos rios brasileiros (...). Na linha 18, o termo despejados poderia ser empregado no feminino singular, em relao de concordncia com espcie, alterao que manteria o sentido original do texto e atenderia prescrio gramatical. A substituio de fazer determinadas pessoas enxergarem (R.7) por fazer com que certas pessoas enxerguem manteria a correo gramatical do perodo.

10

11

Texto para os itens de 12 a 19


1

A respeito das ideias, das estruturas lingusticas do texto e de sua tipologia, julgue os seguintes itens.
1

O trecho mas muita gente reclama das carroas que atrapalham o trnsito (R.3-4) poderia ser corretamente reescrito da seguinte forma: embora muita gente reclama das carroas que atrapalham o trnsito. Depreende-se do texto que, no Brasil, parte do problema das enchentes deve-se ao descarte indevido do lixo, o que demonstra a necessidade do trabalho desenvolvido pelos catadores de lixo, atividade ainda menosprezada por muitas pessoas. Na linha 3, o deslocamento de devido para a posio imediatamente antes de respeito prejudicaria a correo gramatical e o sentido original do perodo. Preserva-se a correo gramatical do perodo ao se substituir Claro que (R.3) por Obviamente. Esse texto caracteriza-se dissertativo-argumentativo. como predominantemente

10

13

16

A pesquisa biomdica passou do amadorismo e voluntarismo seriedade e ao profissionalismo necessrios projeo do Brasil no cenrio mundial. Nenhum pas que pretenda ser potncia mundial pode deixar de criar e ampliar seu parque cientfico. As pesquisas, em geral, e a biomdica, em particular, vm-se beneficiando da estabilidade econmica alcanada nos ltimos quinze anos, alm da criao dos fundos setoriais de cincia e tecnologia e da consolidao do financiamento estadual pelas fundaes de apoio pesquisa. Mas ainda falta muito a ser feito. Apesar da melhora, o Brasil ainda tem um longo caminho a seguir para ser competitivo. Nos ltimos oito anos, o volume de recursos do Ministrio da Sade, que vem aumentando progressivamente, aproximou-se dos 200 milhes de reais ao ano, incentivando setores da pesquisa especficos e complementares aos que recebem o apoio tradicional das agncias de fomento.
Riad Younes. Pesquisa em sade. Internet: <www.cartacapital.com.br> (com adaptaes).

Julgue os itens de 12 a 15, acerca das ideias e estruturas lingusticas do texto.


12

Infere-se do texto que, no Brasil, a pesquisa biomdica, importante fator de desenvolvimento cientfico do pas, embora receba cada vez mais recursos do poder pblico, ainda no atingiu o patamar ideal de competitividade em relao aos pases desenvolvidos.
1

1SESAES11_B01_01N772501
13

CESPE/UnB SESA/ES

O emprego do acento indicativo de crase em seriedade (R.2) justifica-se pela regncia da forma verbal passou (R.1), que, no contexto, exige complemento preposicionado, e pela presena do artigo definido no feminino singular que determina o termo seriedade. A eliminao do acento circunflexo da forma verbal vm (R.6) manteria a correo grfica do vocbulo e a correo gramatical do texto, dada a possibilidade de a concordncia verbal, nesse contexto, ser feita com o termo mais prximo a biomdica (R.5). Da afirmao contida no primeiro perodo do texto infere-se que a criao e a implantao de instrumentos legais obrigaram o Estado a exercer o seu papel regulador, o que tornou a pesquisa biomdica sria e profissional.

Com relao aos aplicativos Windows para edio de textos, planilhas e apresentaes, julgue os prximos itens.
24

14

No MS PowerPoint, o usurio pode utilizar o modo de anotaes para fazer comentrios sobre contedos ou partes dos slides, na conduo de uma apresentao ou para impresso do material. No entanto, durante a transio de um slide para outro, essas anotaes no so exibidas em tela no modo tela cheia, ficando invisveis durante a apresentao, inclusive para o apresentador. No MS Word, a ao de teclar, simultaneamente,

15

25

+t

faz que todo o primeiro pargrafo de um documento seja selecionado.


26

Julgue os itens subsequentes, no que se refere organizao das ideias e a aspectos gramaticais e estruturais do texto apresentado.
16

No ltimo perodo do texto, o sujeito da orao introduzida pela forma verbal no gerndio incentivando retoma o volume de recursos do Ministrio da Sade (R.12-13). O perodo Nos ltimos oito anos, (...) fomento. (R.12-16) poderia ser reescrito, mantendo-se a coerncia e a correo gramatical do texto, da seguinte forma: Progressivamente, vem aumentando o volume de recursos do Ministrio da Sade, que se aproximou, nos ltimos oito anos, dos 200 milhes de reais ao ano, incentivando setores da pesquisa especficos e complementares queles que recebem o apoio tradicional das agncias de fomento. Na linha 10, a substituio de Apesar da por No obstante a manteria as relaes sinttico-semnticas do perodo. Na linha 11, a orao para ser competitivo expressa ideia de finalidade.
29 27

No MS Word, ao se converter uma tabela em texto, o contedo da tabela ser apresentado no mesmo formato dessa tabela, sem as linhas, que ficam ocultas no documento, podendo ser restauradas a qualquer momento, independentemente da formatao aplicada ao texto depois da converso. No MS Excel, um conjunto de planilhas denominado pasta de trabalho, no havendo possibilidade de as planilhas de uma mesma pasta de trabalho, geralmente constitudas de tabelas com clculos diversos, serem salvas individualmente, isto , ao se salvar uma planilha de determinada pasta de trabalho, todas as planilhas dessa pasta sero salvas.

17

Acerca de Internet e de intranet, julgue os itens a seguir.


28

18 19

Considerando as normas de redao de correspondncias oficiais, julgue o item abaixo.


20

O ftp, protocolo de transferncia de arquivos, utilizado toda vez que o usurio baixa um arquivo armazenado em um stio web ou, ento, quando anexa arquivo a mensagem de correio eletrnico. Um cookie instalado em um computador que acessa um endereo de um stio da Internet preenchido com informaes sobre o usurio visitante, podendo essas informaes ser utilizadas novamente quando do prximo acesso ao mesmo stio.

Em exposio de motivos encaminhada, por exemplo, pelo ministrio da sade presidente da Repblica, adequada a utilizao do vocativo Excelentssima Senhora Presidenta da Repblica e do fecho Respeitosamente, ambos seguidos de vrgula.

Com relao ao sistema operacional e ambiente Windows, julgue os itens que se seguem.
21

A respeito de organizao e segurana de informaes em ambiente eletrnico, julgue os seguintes itens.


30

A barra de ferramentas padro do Windows, presente na maioria dos aplicativos compatveis com esse sistema operacional, geralmente localizada no topo da tela dos programas, contm um menu composto de opes como, por exemplo, Arquivo, Editar, Exibir e Ferramentas. No Windows, ao se mapear uma unidade de rede, o sistema torna-a uma unidade de disco virtual, o que permite que outro computador, ligado ao sistema por meio de uma rede de comunicao, a ela tenha acesso. No Windows, as unidades permanentes de armazenamento de dados correspondem memria permanente do computador, isto , aos locais onde ficam gravados itens diversos, como, por exemplo, programas, pastas e arquivos do usurio.

Por meio do NTFS um sistema de arquivos do Windows que permite opes como compartilhamento e segurana , determinado local de trabalho (como uma pasta ou uma unidade armazenamento) pode ficar indisponvel para usurios no autorizados. imprescindvel que, antes de se fazer um backup do tipo diferencial, seja feito um backup normal, uma vez que o diferencial copia apenas o que haja de diferente entre ele e o ltimo backup normal. No Windows, ao se utilizar a opo Renomear um arquivo, um novo nome ser dado a esse arquivo, criando-se, automaticamente, um novo arquivo e preservando-se o antigo, com o nome anterior, como cpia de segurana.
2

22

31

23

32

1SESAES11_B01_01N772501

CESPE/UnB SESA/ES
RASCUNHO

Em determinado concurso pblico, os 400 candidatos inscritos para um dos cargos foram listados em ordem alfabtica. Seguindo-se essa ordem, tais candidatos foram numerados de 1 a 400 e divididos em grupos de 20 candidatos cada um, da seguinte forma: os candidatos numerados de 1 a 20 fariam as provas na sala 1; os de 21 a 40, na sala 2; e assim sucessivamente, de modo que todos os 400 candidatos a esse cargo fizessem as provas em 20 salas, numeradas de 1 a 20. Com base nessas informaes, julgue os itens seguintes acerca da distribuio desses 400 candidatos.
33

Suponha que os nmeros de dois candidatos fossem p e q, com p < q, e que um deles fizesse as provas na sala 11, e o outro, na sala 14. Ento na lista, entre as posies p e q existiriam, no mximo, 78 candidatos. Se existissem oito candidatos com o nome Pedro, ento a probabilidade de que todos eles ficassem em uma mesma sala seria de 100%. Se o nmero do candidato Lcio Vieira fosse 252, ento ele faria a prova na sala 13. Os candidatos de nmeros 319 e 321 fariam a prova na mesma sala.

34

35

36

Considerando que as proposies lgicas simples sejam representadas por letras maisculas e utilizando os smbolos usuais para os conectivos lgicos v para a conjuno e; w para a disjuno ou; para a negao no; para a implicao se ..., ento ...; para a equivalncia se ..., e somente se ... , julgue os prximos itens.
37

A proposio O jovem moderno um solitrio conectado com o mundo, pois ele vive em seu quarto diante do computador e ele no se relaciona com as pessoas sua volta pode ser representada, simbolicamente, por P(QvR), em que P, Q e R so proposies simples adequadamente escolhidas. A proposio A assistncia mdica de qualidade e gratuita um direito de todos assegurado na Constituio da Repblica pode ser representada simbolicamente por uma expresso da forma PvQ, em que P e Q so proposies simples escolhidas adequadamente. A expresso {(PQ)v[(P)(R)]}(RQ), em que P, Q e R so proposies simples, uma tautologia. A proposio O trnsito nas grandes cidades est cada vez mais catico; isso consequncia de nossa economia ter como importante fator a produo de automveis pode ser representada, simbolicamente, por uma expresso da forma PQ, em que P e Q so proposies simples escolhidas adequadamente. Se P, Q, R e S so proposies simples, ento a proposio expressa por {[(PQ)(RvS)]v(RvS)}(PQ) uma tautologia.
3

38

39

40

41

1SESAES11_B01_01N772501

CESPE/UnB SESA/ES

A implementao, em 2001, pelo municpio de Sobral, no Cear, de uma ideia simples e de baixo custo fez a taxa de mortalidade infantil cair de 29 para 13,6 a cada mil nascidos no municpio na ltima dcada. O projeto, que recebeu o sugestivo nome de Trevo de Quatro Folhas e cujas protagonistas so as mes sociais, consiste no acompanhamento cuidadoso de grvidas e crianas at dois anos de idade, que recebem assistncia social e alimentar. H dois anos, no h registro de morte materna no municpio.
O Globo, 30/1/2011, p.15 (com adaptaes).

Na Constituio Federal brasileira (CF), define-se sade como direito de todos e dever do Estado. Na clara inteno de atender ao conjunto da populao, o legislador fez constar no texto constitucional que as aes e os servios pblicos de sade devem constituir um sistema nico. Com relao ao Sistema nico de Sade (SUS), julgue os itens a seguir.
46

Considera-se ilegal a participao da iniciativa privada no SUS, ainda que em carter complementar, visto que o SUS compreende o conjunto de aes e servios de sade, prestados por rgos e instituies pblicas federais, estaduais e

Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando a multiplicidade de aspectos que ele suscita acerca da realidade social brasileira e mundial, julgue os itens subsequentes.
42 47

municipais, da administrao direta e indireta e das fundaes mantidas pelo poder pblico. O conceito ampliado de sade, acolhido na legislao brasileira pela CF, abrange os fatores determinantes e condicionantes da sade, tais como alimentao, moradia, saneamento bsico, meio ambiente, trabalho, renda, educao, transporte, lazer e acesso aos bens e servios essenciais.
48

No projeto aludido no texto, destaca-se o papel desempenhado pelas mes sociais, mulheres que, treinadas por equipe multidisciplinar composta de enfermeiras, psiclogas e assistentes sociais, visitam casa por casa, orientando as gestantes sobre aleitamento materno e cuidados com higiene e estimulando os pais a dividir com as mulheres o cuidado com os filhos.

Em face da determinao de abrangncia nacional para o sistema de sade e da dimenso continental do territrio brasileiro, adota-se a centralizao como modelo de gesto do SUS, embora seja permitida a existncia de diretorias locais em cada estado e municpio.

43

A despeito dos inegveis avanos obtidos, nas ltimas dcadas, no combate a doenas que acometem, em especial, as crianas, o Brasil ainda carece de metodologia adequada para pr em prtica programas de vacinao infantil em massa, o que explica a constncia da elevada incidncia de crupe, sarampo e poliomielite no pas.
49

Embora bastante contestada, a diretriz que orienta o funcionamento do SUS, desde a sua criao aos dias atuais, a da primazia absoluta dos servios assistenciais, em razo da incapacidade financeira do poder pblico de custear as atividades preventivas.

44

A regio em que se situa o municpio mencionado no texto historicamente caracterizada por sofrveis ndices sociais, quadro que se agrava com determinadas caractersticas climticas, como o caso da seca, que, de tempos em tempos, sobrevm e torna mais difceis as condies de vida nas reas afetadas.
50

Embora considerado um dos maiores sistemas pblicos de sade do mundo, o SUS, cuja concepo fundamenta-se nos princpios de universalidade de acesso, integralidade de

45

Em geral, as regies menos desenvolvidas no mundo contemporneo apresentam srias deficincias de saneamento bsico ausncia, por exemplo, de sistema de esgotamento sanitrio e de fornecimento de gua tratada , o que acarreta diversos tipos de doena, onera os servios de sade pblica e eleva o nmero de bitos.

assistncia e gratuidade, ainda no recebe aporte financeiro suficiente para o custeio de despesas com procedimentos que no sejam ambulatoriais ou com cirurgias que no sejam de baixa ou mdia complexidade, o que impede, por exemplo, a realizao de transplantes de rgos por meio do sistema.
4

Vous aimerez peut-être aussi