Vous êtes sur la page 1sur 1

UNIVERSIDADE FEEVALE PR-REITORIA DE EXTENSO E ASSUNTOS COMUNITRIOS INSTITUTO DE CINCIAS EXATAS E TECNOLGICAS

Projeto Jovem Profissional Feevale: Indicadores de Resultado 2010


Claudio Lima * Orientao: Prof. Ms. Cludia Goulart **

Introduo
O projeto Jovem Profissional Feevale visa capacitar jovens em situao de vulnerabilidade nas dimenses cultural e social, inserindo-o no mundo do trabalho e possibilitando sua atuao em reas administrativas ou tcnicas que envolvam conhecimentos de informtica. Nesse processo, acompanha os egressos, auferindo indicadores que possibilitam avaliar e aprimorar a proposta.

Objetivos
Verificar, junto aos alunos formados pelo projeto em 2010, a evoluo do conhecimento em tecnologia e a auto-avaliao dos mesmos com relao melhora no rendimento escolar, concentrao e relacionamento com os colegas aps a participao no projeto. Tambm verificou-se a percepo dos pais/responsveis com relao ao aumento do comprometimento dos jovens com o estudo, o incremento na capacidade oral e escrita e a melhora na concentrao durante a participao no projeto.

Metodologia
Para mensurar o nvel de conhecimento em tecnologia foi aplicada uma prova no incio do curso e outra no final. J na anlise da percepo dos participantes sobre o projeto, realizou-se entrevistas estruturadas com alunos e pais/responsveis. Foram entrevistados 100% dos alunos formados em 2010, bem como 87% dos pais/responsveis.
AUMENTO DO CONHECIMENTO EM TECNOLOGIA

Resultados
Verificou-se que o conhecimento em tecnologia, no grfico 1, aumentou de 4,9 para 8,5 pontos, em mdia. Na viso dos alunos, o projeto interferiu de forma positiva no desempenho escolar (94%), na concentrao (76%), no aumento das notas escolares (68%) e no relacionamento com os colegas (97%) (grfico 2). Dentre os pais/responsveis, 94% relataram que o projeto contribuiu positivamente no comprometimento dos jovens com os estudos, 93% dizem que aumentou a capacidade oral e escrita e 89% declaram que o projeto ajudou a aumentar a concentrao dos jovens, conforme mostra o grfico 3.
CONTRIBUIO DO PROJETO - VISO DO ALUNO CONTRIBUIO DO PROJETO - VISO DOS PAIS/RESPONSVEIS
94% 94% 6% 93% 89%

DESEMPENHO ESCOLAR

8,5
CONCENTRAO

76%

18%

6%

AUMENTO NAS NOTAS

68%

32% 11% 6% 5%

4,9

RELACIONAMENTO COM COLEGAS

2%
CONCENTRAO

97%

3%
COMPROMETIMENTO COM OS ESTUDOS AUMENTO DA CAPACIDADE ORAL E ESCRITA

INICIAL

FINAL

CONCORDA

CONCORDA EM PARTE

DISCORDO

CONTRIBUI

CONTRIBUI POUCO

NO CONTRIBUI

Grfico 1 conhecimento em tecnologia

Grfico 2 contribuio do projeto viso do aluno

Grfico 3 - contribuio do projeto viso dos pais/responsveis

Consideraes finais
Percebe-se, pelo estudo, a contribuio positiva do projeto na vida desses jovens no mbito da formao profissional, pois o incremento no conhecimento tecnolgico demonstra que a capacitao est sendo assimilada. J no aspecto da formao humana percebe-se a contribuio das disciplinas do projeto no incremento da capacidade intelectual e comunicacional e na fundamental integrao social dos egressos .

Referncias
ZUCCHETTI, Dinora Tereza. Jovens: a educao, o cuidado e o trabalho como ticas de ser e estar no mundo. Novo Hamburgo: Feevale, 2003 PRODANOV, Clber Cristiano. Metodologia do trabalho cientfico. Novo Hamburgo: Feevale, 2009.
* Acadmico de Licenciatura em Computao, Universidade FEEVALE - claudiodelima@yahoo.com.br ** Professora Mestre em Psicologia do Desenvolvimento, lder do projeto Jovem Profissional Feevale - claudiag@feevale.br

Vous aimerez peut-être aussi