Vous êtes sur la page 1sur 17

rea temtica: Sociologia

O ESTUDO DE JOO DO RIO SOBRE A CIDADE: UM PARALELO ENTRE O OLHAR DO FLNEUR E O DA CINCIAS SOCIAIS
Tarcsio Perdigo1

Resumo: Joo do Rio, um dos maiores expoentes da literatura e jornalismo do Brasil do incio do sculo XX se destacou por sua relao diferenciada com o meio urbano e tambm sua declarada paixo pelas ruas. Auto denominado flneur das ruas cariocas, o autor pde fazer um verdadeiro estudo sobre o espao pblico, as dinmicas sociais urbanas e os tipos humanos que se encontravam na conturbada capital do pas de sua poca. Mesmo que seja relacionado, historicamente, a outros campos do conhecimento, Joo do Rio posto, neste artigo, em paralelo com autores da sociologia, importantes por suas pesquisas sobre o tema urbano e, para isso, busco compreender o que seriam os pontos convergentes e divergentes dos olhares sobre a urbanidade do flneur carioca e os cientistas sociais.

Palavras-chave: Joo do Rio, flneur, sociologia urbana, blas.

Os primeiros anos da Repblica no Brasil so lembrados pelas efervescentes mudanas no cenrio urbano brasileiro, especialmente no Rio de Janeiro, ainda capital do pas, fortemente impulsionada por polticas urbansticas baseadas em modelos de modernizao vigentes nos pases mais desenvolvidos. O jornalista Joo do Rio, pseudnimo de Paulo Barreto, se destacou por ter reportado em seus textos a realidade das ruas cariocas, enfatizando principalmente uma perspectiva sobre a realidade social que no aparecia nas propagandas do Estado sobre o desenvolvimento da cidade e nem mesmo nos principais jornais. Os elementos preferidos pelo escritor em suas crnicas so, acima de tudo, as dinmicas sociais, culturais e econmicas tpicas dos espaos pblicos urbanos da poca que pertencem s zonas mais marginalizadas da cidade. Estes eram, at ento, certamente invisveis para o resto da sociedade carioca. Foram produzidos escritos sobre as casas de consumo de pio, os mercadores de livros, a atividade dos tatuadores, os funcionrios do servio morturio, a arte annima dos muros, os cocheiros, os criminosos passionais, as mulheres detentas, as esmoleiras e etc.

Universidade Federal de Minas Gerais. tarcisioperdigao@gmail.com

Em meio Bella poque, perodo que durou at o incio da Primeira Guerra Mundial, caracterizada por avanos da burguesia tanto no campo da arte, marcada pelo estilo Art Noveau, quanto novos padres de consumo guiados pelos avanos prticos que a luz eltrica e os automveis propiciaram paradoxalmente, a realidade social das cidades estava cada vez mais problemtica. A nova perspectiva da poca orientada pela nsia de modernizao e apologia a uma cultura postia e importada da Europa foi justamente o contexto de um caos urbano no Rio de Janeiro impulsionado pelas inmeras polticas pblicas que pretendiam modernizar a cidade. Influenciadas pelos modelos de tipo europeu, as intervenes urbansticas do Estado, como o alargamento de avenidas e aberturas de novas ruas, desapropriaram a populao das comunidades que ainda habitavam a regio central. Alm disso, os cortios e outras reas marginalizadas e insalubres da regio central da cidade foram demolidas e despovoadas tambm com o intuito de combater doenas como a varola, peste bubnica e a febre amarela, tornando assim, o que era um problema de sade pblica tambm um problema de habitao. Esse momento de transio de traos to paradoxos para a capital da Repblica foi significativamente divulgado, por meio das crnicas de Joo do Rio publicadas pelo jornal da poca Gazeta de Notcias, representante de um modelo de mdia que tambm se transformava acompanhando os efeitos da modernizao da poca. O inovador fazer jornalstico de Joo do Rio contava com idas ao campo bastante ricas de descries, construdas em seus textos de maneira densa e lrica, de forma que a subjetividade de suas experincias sensoriais fossem prezadas com cuidado em seus relatos. A inteno do Joo do Rio demonstrar a cidade para o leitor que, apesar de morar nela, provavelmente no a conhece. Assim, preocupa-se tambm em visitar e descrever os lugares, de certa forma, inacessveis para a maioria das pessoas, como as penses baratas, pontos de prostituio, cadeias e zonas de mendicncia. Altamente marcado por uma essncia lrica em suas obras, Joo do Rio se declara apaixonado pela rua, e assume como premissa a metfora de que a rua possui alma, o que est transparecido inclusive no ttulo de uma de suas

principais obras: A alma encantadora das ruas, a qual irei focar neste texto. Desta forma, ele humaniza a rua, ao ponto de conceb-la como protagonista de seus textos, numa tentativa de fazer o leitor compreender a riqueza, o valor e a moral do espao pblico urbano que o cidado comum no v. Mais do que isso, a rua tida como representante metonmica de toda a cidade, o que nos faz assim compreender os esforos de Joo do Rio em demonstrar os poderes transformadores da cidade. Alm do fato de que a cidade est em freqente transformao (seus espaos, dinmicas e contedos), a complexidade da urbanidade demonstrada em A Alma Encantadora das Ruas est no papel do prprio meio urbano para seus processos de mudana, assim como para a sociedade urbana. A interao entre indivduo e espao urbano recproca na obra de Joo do Rio: o indivduo urbano se transforma e tambm um agente de transformao da rua. O reconhecimento da rua como agente est presente nas seguintes passagens da principal obra do autor:

Oh! Sim, a rua faz o indivduo, ns bem a sentimos. (RIO, 2007 p. 37) As ruas so to humanas, vivem tanto e formam de tal maneira seus habitantes, que h at ruas em conflito uma com as outras. (idem p. 38) No esprito humano a rua chega a ser uma imagem que se liga a todos os sentimentos e serve para todas as comparaes. (idem p. 41) Neste elogio, talvez ftil, considerei a rua um ser vivo, to poderoso que consegue modificar o homem insensivelmente e faz-lo o seu perptuo escravo delirante... (idem p. 45)

O exerccio de reconhecimento da rua como humano mais do que uma simples prosopopia. A rua concebida como protagonista nas obras de Joo do Rio, o que est exacerbado na crnica A rua. Este esforo potico se justifica pelo reconhecimento da complexidade das ruas que s foi possvel

porque o prprio Joo do Rio se relaciona de forma diferenciada com a cidade. Para o flneur Joo do Rio, as ruas possuem personalidades diferentes, se comportam de variadas maneiras, tm histria, tm portanto uma vida equiparvel a de uma pessoa.

Se as ruas so entes vivos, as ruas pensam, tm ideias, filosofia e religio. (idem p.34)

Joo do Rio e seu estudo sobre a cidade

Uma das caractersticas de Joo do Rio mais apontadas por seus analistas certamente seu tipo hbrido de escrita e pesquisa que mescla o jornalismo e a literatura o que perpetua todo o tempo a coexistncia de elementos a dicotomia de realidade e fico; realismo descritivo e lirismo. Um fator que no muito destacado pela literatura de anlise aos trabalhos do autor uma aproximao de suas atividades como desvendador das ruas, como ele mesmo se define, ao de uma espcie de cientista das ruas, uma configurao livre e despretensiosa de socilogo urbano ou antroplogo urbano. Um paralelo pode ser traado pela comparao da atividade exercida por Joo do Rio com a sociologia e a antropologia urbana desenvolvidas pioneiramente por um grupo de cientistas sociais que ficou conhecido como Escola de Chicago, que atuaram na cidade estadunidense no mesmo perodo histrico que o carioca. O primeiro elemento de aproximao dos relatos de Joo do Rio sobre o Rio de Janeiro com a cincia social sobre o meio urbano o temperamento etnogrfico do autor em seus trabalhos de campo que Jlia O'donnel apontou:

Sempre ciente da condio efmera do que via e do que escrevia, Joo do Rio fazia de cada situao descrita, de cada momento analisado, um presente etnogrfico congelado em suas crnicas, numa postura que dialoga perfeitamente com o carter conjuntural da narrativa antropolgica. Sincrnico na sua apreenso e diacrnico na sua descrio, esse recorte temporal to necessrio ao trabalho antropolgico tem justamente na dialtica entre dinmica do processo inferido e a estaticidade do relato sua multidimensionalidade. (O`DONNEL 2008, p. 94)

Outro ponto principal de aproximao da atividade de Joo do Rio com as cincias sociais est no fato do autor se dispor a denunciar e tentar, mesmo que superficialmente, compreender os elementos e os problemas sociais da capital do pas, mais do que descrev-los com algum afastamento. So em suas longas adjetivaes, sempre muito literatas, que o escritor expe os problemas sociais com que se deparava e, em certa medida, s colocavam num status de anomia social. Mesmo que isso possa ser encarado como sensacionalismo de um reprter preocupado em fazer destacar suas histrias no cenrio miditico, sua maneira de identificar e at mesmo analisar sociologicamente o que via (como no caso, por exemplo, da anlise das religies do Rio) destoam das produes do jornalismo hegemnico da poca e acaba por se assemelhar, de certo modo, com os movimentos cientficos de estudos urbanos que nasciam nos EUA e na Europa. fato que Joo do Rio no pertencia tradio acadmica das cincias sociais, no bebeu em fontes escritas por elas e tampouco pretendia se orientar como cientista nem em campo, e nem mesmo em seus trabalhos escritos, no sentido em que nunca seguiu orientaes de tipos metodolgicos prprios de alguma cincia. Sua motivao profissional era o jornalismo, o que parecia em vrios momentos assemelhar-se a uma espcie de jornalismo investigativo, alm de seu instinto como flneur, que por sua vez foi complementar para a construo de seu estilo pessoal. As influncias declaradas de Joo do Rio e que o inspiraram em seu comportamento em

campo, sua necessidade de descrio intensiva e sua personalidade destoante, entre os outros tipos urbanos, so majoritariamente do campo da literatura realista. Exemplos disso so Edgar Allan Poe, Oscar Wilde, Ea de Queirs e Machado de Assis (2008, O'DONNEL), e tambm Baudelaire. Portanto, no pretendo neste texto colocar Joo do Rio num status de cientistas, propriamente. meu objetivo traar um paralelo de relao, colocando inclusive pontos de aproximao e de distanciamento, entre a flnerie do personalidade carioca e o fazer cientfico de socilogos urbanos, principalmente, no que diz respeito na atividade de ambos de compreenso e apreenso da cidade, assim como seus elementos sociais constitutivos.

A cidade e o indivduo urbano para as Cincias Sociais

Desde os primeiros pensadores considerados os clssicos das Cincias Sociais, o fenmeno urbano est presente nas reflexes e nas agendas de pesquisa. A reflexo sobre a cidade moderna em Marx, Engels, Weber e Durkheim foi feita com muita ateno nos trs casos pois reconhecem que o tema de extrema importncia para a compreenso da modernidade e os rumos que a sociedade moderna estava tomando. Para Marx e Engels, a cidade o principal local da luta de classes. De acordo com a tese sobre o materialismo histrico, a cidade industrial do sculo XIX, era essencialmente o cenrio em que estava mais clara a perpetuao da dominao burguesa e tambm onde se via a situao de explorao e misria da classe proletria, tanto nas fbricas, quanto nas ruas ou nas habitaes. Tambm seria neste mesmo espao onde os operrios realizariam a revoluo descrito em o Manifesto Comunista. J nas obras de Weber, o fenmeno urbano colocado como tipo-ideal e, por meio desta metodologia analtica, trabalha para compreender o papel do fator urbano para o desenvolvimento do capitalismo e das racionalidades modernas. Assim como para Marx, Weber admite, assim, a cidade como totalidade e escreve sobre a histria de cidades a fim de posicionar e classificar cada uma delas num quadro de tipificao com

referncia no que seria o tipo de cidade moderna ideal dentro de suas anlises. Por outro lado, Durkheim apesar de no estudar diretamente o fenmeno urbano como causa dos fenmenos, desenvolveu conceitos muito importantes para o estudo das cidades que ainda viriam a surgir, como o de solidariedade orgnica, o de diviso do trabalho social e o de anomia social. Ao construir estes conceitos o autor cria centelhas para o entendimento da cidade como efeito processual da modernidade e tambm de estudos sobre dinmicas microsociolgicas dentro das cidades, j que faz constantemente comparaes dicotmicas com o objetivo de explicar o funcionamento da sociedade ocidental (j urbana) a partir de seu modelo investigativo que inaugurava. Posterior e certamente bastante influenciada pelos trs autores j citados (principalmente por Durkheim), a Escola de Chicago, como foi conhecido grupo de cientistas sociais da segunda dcada do sculo XX foram os primeiros a se reconhecem como socilogos urbanos, faziam de sua cidade o seu prprio laboratrio de pesquisa. Autores como Robert Park, Ernest Burgess, Louis Wirth e Herbert Blumer foram assim os pioneiros na tradio de pesquisa emprica sobre a cidade e os grupos urbanos, e depois deles, em uma segunda onda de pesquisadores, vieram Howard Becker, Ervin Goffman e Harold Garfinkel. Espantados pelo grande crescimento demogrfico e o rpido agravamento de novos tipos de problemas sociais, visvel na conturbada cidade de Chicago, estes cientistas, principalmente os primeiros, estavam preocupados em entender o que estava acontecendo e mais do que isso, resolver os problemas da cidade. Mesmo que passveis de muitas crticas de outras linhas das Cincias Sociais, os integrantes da Escola de Chicago foram os inauguradores da busca por um conhecimento especfico sobre a cidade, sobre suas peculiaridades, suas dinmicas prprias e sua cultura. Nesta passagem fica claro o pressuposto conceitual acerca da cidade que faz ser possvel os objetivos da Sociologia Urbana de Chicago:

A cidade mais do que urna mescla de indivduos e convenincias sociais; tambm mais do que uma mera constelao de instituies e dispositivos

administrativos. A cidade , fundamentalmente, um estado de esprito, um corpo de costumes e tradies, bem como a organizao das atitudes e sentimentos inerentes a esses costumes, transmitidos por essa tradio. A cidade tem a sua prpria cultura (Park, Burgess e McKenzie, 1967: 1)

Um dos socilogos mais conhecidos da Escola de Chicago, Louis Wirth, escreveu sobre o modo de vida humana que se desenvolvia nos contextos metropolitanos. O urbanismo o estilo de vida que se contrape, em um esquema de tipos-ideais, ao tipo rural, tambm chamado por ele de folk. Inclusive, para Wirth, a definio de cidade que a sociologia deveria incorporar seria aquela que levasse em considerao o tipo peculiar de associao social que ocorre nas cidades, conseqncia de condicionamentos nicos, prprios da cidade moderna. O autor postula que para uma definio sociolgica de cidade, ela deve ser relativamente grande e possuir uma unidade populacional densa e heterognea. (WIRTH, 1987) Uma reflexo de Louis Wirth importante para este artigo diz respeito a um carter duo da cidade. Quando discute sobre a caracterstica do urbano de possuir conceitualmente uma heterogeneidade de grupos e perfis sociais, o autor nos alerta para um comportamento das cidades muito importante que o de despersonalizao dos habitantes, ou de homogeneizao. A seguinte passagem deixa claro o que e porque acontece, segundo Wirth:

Esta tendncia niveladora em parte inerente a base econmica da cidade. O desenvolvimento das cidades, pelo menos na idade moderna, dependia em grande medida da fora concentrada no vapor. O surgimento da fbrica fez possvel a produo em srie para um mercado impessoal [] Se o indivduo quer participar de alguma maneira da vida social, poltica e econmica deve subordinar certa parte de sua individualidade s demandas da comunidade mais ampla e nesta medida

submergir-se nos movimentos de massa. (WIRTH, 1987 pag 105-106)

Anterior a Louis Wirth, George Simmel foi um dos autores de principal influncia para toda Escola de Chicago. O socilogo se deparava com uma realidade social que lhe chamava a ateno: a vida metropolitana, suas caractersticas e os efeitos que produzia nas individualidades. Dentre todos os efeitos dessa nova forma de vida que os processos de urbanizao e industriazao trouxeram, um dos pontos que o socilogo mais se ateve foram nos efeitos do fenmeno no intelecto daqueles que viviam nas cidades. Ao opor a clara diferena entre a vida no campo e nas grandes metrpoles, Simmel coloca que a massificao das relaes sociais e a bruta intensidade de atividade mental, faz os indivduos se refugiarem na prpria individualidade em uma constante tentativa de preservar sua autonomia como sujeito perante as foras da sociedade. Essa fora maior que se impe ao indivduo urbano manifestada, em grande parte, pela presena intensa da vida monetria. Segundo Simmel, o dinheiro se tornou o denominador comum na cidade, uma vez que favorece em cada relao social a prevalncia da impessoalidade e da naturalizao sistmica dela prpria. A presena do dinheiro em quase todos os campos da vida social da cidade faz imperar ainda mais uma viso de mundo esvaziada de valores subjetivos.

...na medida em que o dinheiro compensa de modo igual toda a pluralidade das coisas; exprime todas as distines qualitativas entre elas mediante distines do quanto; na medida em que o dinheiro, com sua ausncia de cor e indiferena, se ala a denominador como de todos os valores, ele se torna o mais terrvel nivelador, ele corri irremediavelmente o ncleo das coisas, suas peculiaridades, seu valor especifico, sua incomparabilidade. (SIMMEL 1967, p. 582)

Para Simmel, so duas as principais causas do nascimento desse tipo de comportamento dentro do contexto da modernidade. A primeira a presena do dinheiro na vida urbana. A segunda de natureza fisiolgica e explica a existncia desse comportamento pelo excesso e constncia de estmulos nervosos que os cidados so sujeitos. Isso lhes causa, por fim, uma espcie de mal-estar psicolgico que culmina na neutralizao dos significados das coisas. A cidade impe aos cidados uma sobrecarga de suas intelectualidades durante todas as dinmicas de interao e compreenso que constituem a vida urbana. O caos causado pelas freqentes novas significaes e resignificaes das dinmicas coletivas nos variados campos da vida urbana reforam o carter do ser urbano de compreender toda realidade a sua volta numa maneira contabilizante, fazendo muitas vezes com que as individualidades sumam de sua vista. Assim, a multido enxergada pelo indivduo tpico das metrpoles no possui rostos. Segundo o autor, o urbanismo propiciou um novo tipo de comportamento individual, especfico desse novo meio que se mostrava evidentemente antpoda vida tradicional e tipicamente rural. Esse comportamento urbano tipificado e descrito at aqui denominado por Simmel como blas. Esta palavra pode ser entendida como indiferena, tdio em relao s coisas, insensibilidade. Alm disso, pode ser entendida tambm como uma leve averso, estranheza ou repulsa diversidade que est em seu entorno, que lhe remete a sensao de desordem. Mais do que isso, o comportamento blas que paira nas vida social metropolitana se manifesta nos indivduos em:

... o embotamento frente distino das coisas; no no sentido de que elas no so percebidas, como no caso dos parvos, mas sim de tal modo que o significado e o valor da distino das coisas, e com isso das prprias coisas, so sentidos nulos. Elas aparecem ao blas em uma tonalidade acinzentada e baa, e no vale a pena umas em relao s outras. (SIMMEL 1967, p. 581)

Assim como George Simmel identificou o carter blas dos indivduos urbanos europeus do incio do sculo XX, Richard Sennet tambm identificou um comportamento semelhantes dos novaiorquinos do final do mesmo sculo. No ltimo captulo de sua obra Carne e pedra - O corpo e a cidade na civilizao ocidental, Sennet analisa o ponto alto do fenmeno urbano da modernidade: a cidade de Nova Iorque da contemporaneidade, mais especificamente o bairro Greenwitch Village, um locus cosmopolita que rene e faz conviver uma imenso e plural miscelnea de culturas e diferenas. Mesmo dentro desse rico contexto onde os conflitos e as reaes s diferenas seriam esperadas, o autor observa que isso parece no ocorrer, e observa que a multiplicidade aparentemente no incita as pessoas a reagir. Mesmo apontando para aspectos concordantes ao que Simmel analisa em suas obras sobre a vida urbana, Sennet d explicaes diferentes sobre essa indiferena dos habitantes do Village em relao multiplicidade que eles se deparam cotidianamente. Para ele, os fenmenos da criminalidade e os males da disseminao de doenas, como a AIDS, foram to difusos nessa poca e to evidentes que as pessoas se voltavam para si mesmas, num movimento de individualizao que s protegia de enxergar esses problemas sociais que ficam expostos nas ruas. Para falar da insensibilidade dos sujeitos urbanos, Sennet se foca mais na comum falta de reao das pessoas com problemas srios e prximos a elas, como a criminalidade, e atribui o fenmeno do individualismo moderno como causa deste comportamento generalizado.

exatamente isso: aqui as pessoas deixam as outras em paz. O individualismo moderno sedimentou o silncio dos cidados na cidade. (SENNET 2003, p. 360)

Por mais que existam outras escolas, linhas de pensamento e tradies dentro da Sociologia Urbana, noto que elas seguem certo padro de tomarem a cidade e o modo de vida urbano como uma totalidade, no sentido em que postulam tipificaes e caractersticas prprias deste ambiente. Logicamente,

tanto os clssicos, quanto Simmel quanto os autores da Escola de Chicago, se propunham realizar de fato uma cincia, e assim, compreender o urbano como fenmeno. Proponho este apontamento no como base de crtica, mas como fundo de uma comparao no que diz respeito maneira de olhar sobre as cidades e seu contedo humano entre a cincia social e o flneur.

Joo do Rio: o flneur

Uma das figuras mais relevantes para Joo do Rio certamente o flneur. Mais do que admirar as obras de Baudelaire e Allan Poe que deram destaque figura do flneur e a atividade do flaneurie em sua literatura, Joo do Rio assumia esse papel para si em sua atividade como jornalista, mas tambm como indivduo urbano. Apesar do flanar no ser uma metodologia nem sequer um modus operandi de seu trabalho, isso lhe serviu de forma a refinar suas observaes e o fez diferenciar-se da massa urbana. O flanar por a dava-lhe um tom de singularidade e refinamento, que ele prprio considerava ser uma espcie de arte, j que por meio de suas capacidades de sensibilidade e observao, pode-se dizer que enxergava alm. Mas afinal, o que o flneur? Edmund White define:

O flneur , por definio, um ser dotado de imensa ociosidade e que pode dispor de uma manh ou tarde para zanzar sem direo, visto que um objetivo especfico ou um estrito racionamento do tempo constituem a anttese mesma do flneur. Um excesso de tica produtiva (ou um desejo de tudo ver e de encontrar todo mundo que conta) inibe o esprito farejador e a ambio de ambulante de esposar a multido.(WHITE 2001, p. 48)

De forma complementar, Joo do Rio diz:

vagabundagem? Talvez. Flanar a distino de perambular com inteligncia. Nada como o intil para ser artstico. Da o desocupado flneur ter sempre na mente dez mil coisas necessrias, imprescindveis, que podem ser eternamente adiadas. (RIO 2007, p. 28)

A atividade de flanar, encarada pelo jornalista carioca como uma espcie de habilidade, proporciona a ele um olhar mais completo sobre a heterogeneidade do espao urbano. Essa heterogeneidade e complexidade humana da cidade, rotineiramente indecifrvel para o transeunte comum ou simplesmente catica aos que a viam, apreendida pelo flneur de forma a atribuir certa ordem e beleza a ela. O flneur no ambiciona alcanar os porqus sobre cidade, mas preocupa-se mais em experienciar este espao que lhe to confortvel, at mesmo por isso, despretensiosamente a compreende como ningum. No basta para o flneur ver a cidade como um bloco ntegro e homogenizado. A cidade para Joo do Rio mais do que isso, as ruas tm personalidade e exprimem com clareza, segundo o autor, a diversidade urbana, por isso Joo do Rio se empenha em seus texto em fazer certa apologia das ruas. Outra caracterstica tpica do flneur em Joo do Rio seu claro interesse em perambular e tomar conhecimento dos ambientes e dinmicas menos visadas da cidade, o que pode ser observado nos temas de algumas de suas crnicas em A alma encantadora das ruas. Em Pequenas profisses, o autor expe suas observaes sobre as subprofisses urbanas: trabalhos informais e ainda no convencionais que, a partir da necessidade de sobrevivncia desses indivduos marginalizados, so obrigados a trapacear e aprenderem a ser mais espertos que os outros. J em Os tatuadores, Joo do Rio descreve o que viveu por alguns momentos do cotidiano entre os artistas corporais e pretende compreender aspectos sociais dos grupos urbanos a partir da relao entre os smbolos mais tatuados e os contextos sociais. Em

As Oraes, o autor mergulha na pluralidade da cultura popular e tira concluses sobre as intenes das rezas de variados tipos. Em A pintura das ruas, Joo do Rio descobre na arte annima urbana a identidade visual da cidade, legitimada pela variedade humana que ela revela. Essas so apenas alguns exemplos da apreenso e da compreenso da riqueza da urbanidade. As mudanas proporcionadas pelo advento da modernidade so tradicionalmente reconhecidas e estudadas pelos cientistas sociais desde que esses efeitos tornaram-se evidentes nos espaos urbanos, os centros dessas transformaes. Parte da substncia dos problemas da modernidade provm da tenso entre a nsia da manuteno da autonomia individual e a supremacia da sociedade, da herana histrica, da cultura exterior e da economia. O ambiente urbano parecia ao socilogo como um dos cernes da dita modernidade, em que esse conflito tpico pode ser evidenciado com mais clareza. Parece-me que as mesmas caractersticas da urbanidade que estimulam o surgimento do blas, produzem tambm o flneur. Isso ocorre porque a existncia do flneur se d justamente pela negao do que seria um comportamento normal, tpico, portanto, da sociedade urbana. Algumas vezes o comportamento blas e elementos que aqui denomino homogenizantes da vida urbana so assuntos de Joo do Rio. Quando se submergia nos espaos mais elitizados da cidade (embora tenha sido uma figura distinta at mesmo entre seus colegas, Joo do Rio fazia parte da alta elite intelectual do Rio de Janeiro) descrevia algumas vezes, por exemplo, sobre os efeitos da moda burguesa. Um exemplo disso est no conto As mariposas do luxo em que descrito o hbito dirio de mulheres da classe trabalhadora de passar pelas galerias aps o expediente, a ficar olhando as vitrines, hipnotizadas pelas mercadorias que no fazem parte de sua realidade de consumo. O deslumbre e a decepo das mendigas do luxo descrito por Joo do Rio:

Elas, coitadinhas! Passam todos os dias a essa hora indecisa, parecem sempre pssaros assustados, tontos

de luxo, inebriados de olhar. Que lhes destina no seu mistrio a vida cruel? Trabalho, trabalho; a perdio, que mais fcil das hipteses; a tuberculose ou o alquebramento numa ninhada de filhos. Aquela rua no as conhecer jamais. Aquele luxo ser sempre a sua quimera. (RIO 2007, p.138)

Consideraes finais

Ao longo de suas longas caminhadas pelas caladas do Rio de Janeiro, Joo do Rio observou a cidade como poucos puderam fazer, uma vez que ele incorporou como personagem a figura atpica que o flneur. A cidade vista e estudada por Joo do Rio marcada por sua perspectiva que exalta as diferenas que marcam e que compem a complexidade da composio social do ambiente tipicamente urbano. A partir dessa viso profunda e lrica, alm de seu dom quase natural de vivenciar as ruas, Joo do Rio pde relatar o que via de forma mais crtica e sensvel. Ademais, o autor foi importante como um denunciador dos problemas sociais que foram invisibilizados pelo poder estatal assim como pelas elites econmicas. Ao verificar a leitura de Joo do Rio sobre a realidade urbana brasileira, pode-se supor um paralelo entre o que ocorria na Europa descrita, por exemplo, por George Simmel, nos EUA descrito por Louis Wirth. Mesmo que em momentos distintos do processo de industrializao e o desenvolvimento urbano formatado de diferentes maneiras, a cidade do Rio de Janeiro j apresentava vrias caractersticas colocadas por Max Weber e Louis Wirth em suas denominaes ideais de cidade moderna. Inclusive todos estes autores puderam notar os primeiros impactos de uma urbanizao ainda nascente em suas cidades, como os conflitos de nvel poltico-administrativo, os conflitos relacionados ao uso do espao pblico, os problemas de habitao, a formao

de guetos, o desenvolvimento de subculturas urbanas, o aumento da criminalidade e etc. Outra diferena importante sobre as variaes de indivduos urbanos tratados com destaque aqui que flneur no essencialmente uma configurao do homem moderno, ele no um cidado comum, mas sim um personagem, algo fabricado a partir da negao de comportamento normal em seu habitat, como o blas. O flneur tambm no age segundo as expectativas da sociedade, por exemplo, ainda que Joo do Rio, entre outros exemplos de flneurs, fossem parte da burguesia urbana, e dos ciclos intelectuais, eles no necessariamente atuam segundo as normas desses grupos. A arte no flneur, a exemplo de Joo do Rio, est em fazer sobressairse como indivduo frente multido, aos indivduos tpicos das cidades modernas que as cincias sociais identificaram.

Bibliografia
BASTOS, Marco Toledo de Assis. Flneur, blas, zappeur: variaes sobre o tema do indivduo. Revista da Associao Nacional dos Programas de Psgraduao em Comunicao. Disponvel em: http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/viewFile/200/201 BURGESS, Ernest W., Robert E. Park and Roderick McKenzie, eds. The City. University of Chicago Press, 1967, 1925. JOSEFINA Gabbriel Santanna, Maria. A concepo de cidade em diferentes matrizes tericas das Cincias Sociais. Revista Rio de Janeiro, n. 9, p. 91-99, jan./abr. 2003. DEMENECH, Pedro. Do flneur Escola de Chicago: sugesto para uma abordagem do campo subjetivo da grande cidade. Disponvel em: http://www.historiaehistoria.com.br/materia.cfm?tb=artigos&id=154#_ftnref11 NEVES, Tiago. Espao Urbano e Meio-Ambiente: duas abordagens. Educao, Sociedade e Culturas. 2004. n 21. O'DONNEL, Jlia. De olho na rua. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda, 2008. RIO, Joo do. A alma encantadora das ruas. So Paulo: Martin Claret, 2007.

SENNETT, Richard. Carne e pedra: o corpo e a cidade na civilizao ocidental. Rio de Janeiro: Record, 2003. SIMMEL, Georg. A metrpole e a vida mental. Trad. Srgio Marques dos Reis. In: VELHO, Otavio Guilherme (Org.). O fenmeno urbano. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 1967. WHITE, Edmund. O flneur: um passeio pelos paradoxos de Paris. So Paulo: Companhia das Letras, 2001. WIRTH, Louis. O urbanismo como modo de vida. In: VELHO, Otvio G. (Org.). O fenmeno urbano. Rio de Janeiro: Guanabara, 4a. ed., 1987.

Vous aimerez peut-être aussi