Vous êtes sur la page 1sur 9

ARTIGO

OS NOVOS PERFIS DOS PROFISSIONAIS DA INFORMAO NAS BIBLIOTECAS UNIVERSITRIAS


Fernanda Schweitzer
Resumo Relata que a Biblioteca Universitria um dos principais veculos de disseminao da informao cientfica e est inserida na Universidade, que por sua vez desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da sociedade, proporcionando transformaes educacionais, cientficas e tecnolgicas em diversas reas. Descreve o cenrio de transformaes que estamos vivenciando e identifica a importncia de adaptao desta unidade de informao neste contexto. Analisa a literatura existente na rea e traa um perfil do profissional para desenvolver atividades nesta unidade de informao. Palavras-chave: Bibliotecas Universitrias. Tecnologias da informao e comunicao. Profissional da informao. THE NEW PROFILES OF THE LIBRARIAN ON UNIVERSITY LIBRARIES LIBRARIES

Abstract The article reports that the University Library is one of the most important ways to disseminate the scientific information and it is inserted in the University that plays a fundamental role in the society development, providing increasing educational, scientific, and technological transformations in several areas. It describes the transformations that we're experiencing and identifies the importance of adapting this unit of information to this context. And it analyses the existing literature in this area and also draws the professional profile to develop activities in this information unit. Keywords: University Libraries. Information and communication technologies. Librarians.

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentao, Nova Srie, So Paulo, v.3, n.2, p.80-88, jul-dez. 2007.

80

ARTIGO
Estamos vivenciando um cenrio de profundas mudanas sociais, polticas, econmicas, tecnolgicas que interferem cada vez mais nas atividades cotidianas, no modo de agir, de pensar, de executar determinadas tarefas, de comunicar. Cunha (2007, p. 99) descreve perfeitamente o contexto atual: um contexto de incertezas, de mutaes, de relaes internacionais complexas, de crises dos sistemas polticos, de excluso social, e de violncias. Dowbor (2001) afirma que o motor de todas as mudanas a revoluo tecnolgica e explica:
Essa revoluo no mais de infra-estrutura, como a ferrovia ou o telgrafo, ou de mquinas, como o automvel e o torno, mas de sistemas de organizao do conhecimento. a prpria mquina de inventar e renovar tecnologias que est sendo revolucionada.

As tecnologias proporcionam novas formas de interao, criam novos hbitos, permitem novas formas de sociabilidade. As relaes sociais podem ser mediadas pelo computador, independentemente de sua localizao e seu tempo (MORIGI; PAVAN, 2004, p. 117). Essas mudanas tiveram fortes influncias no mundo das profisses: algumas delas deixaram de existir, outras surgiram e algumas se transformaram. A partir do sculo XX, as profisses desenvolvem-se e os estudos a respeito delas tambm. Segundo Freidson (1998, p.197) profisses so atividades desenvolvidas por especialistas em tempo integral e que encaram o trabalho como uma fonte de renda; e possuem como caractersticas: a expertise (conhecimento e competncia especializados), o credencialismo (associaes e entidades reguladoras) e a autonomia (arbtrio em seu trabalho e responsabilidade como rbitros de suas atividades). Silva; Cunha (2002, p. 77) descrevem que o sculo XXI caracterizado pelo mundo globalizado e a emergncia de uma nova sociedade que se convencionou chamar de sociedade do conhecimento. Essa por sua vez , trouxe mudanas significativas no mundo do trabalho:
O conceito de emprego est sendo substitudo pelo de trabalho, a atividade produtiva passa a depender de conhecimentos, e o trabalhador dever ser um sujeito criativo, crtico e pensante, preparado para agir e se adaptar rapidamente s mudanas dessa nova sociedade (SILVA; CUNHA 2002, p. 77).

As mudanas tecnolgicas afetam todas as reas da sociedade, alterando as dimenses do trabalho; nas bibliotecas (universitrias, escolares, especializadas, pblicas, etc.) isso no diferente: o avano tecnolgico o responsvel por diversas transformaes. Ocorreram mudanas na forma de organizar o trabalho, nos servios e produtos no tipo de usurio, e na maneira de executar determinadas tarefas. Alves; Vidotti (2006, p. 6) concluem que:
Mudana a palavra-chave do atual perodo de transformaes pelo qual as bibliotecas esto transitando. Como unidades que refletem as transformaes da sociedade, as bibliotecas devem estar em constantes mudanas para atender s alteraes polticas, sociais, econmicas, culturais e tecnolgicas da sociedade para qual est voltada.

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentao, Nova Srie, So Paulo, v.3, n.2, p.80-88, jul-dez. 2007.

81

ARTIGO
As bibliotecas universitrias destacam-se neste contexto pois so um importante veculo de disseminao da informao cientfica e desempenham um papel fundamental no desenvolvimento da sociedade, proporcionando transformaes educacionais, cientficas e tecnolgicas em diversas reas. Conforme Silva et al. (2004, p. 135),
A biblioteca universitria est diretamente ligada ao ensino superior e uma instituio fundamental para auxiliar no processo de aprendizagem. Sua influncia est ligada ao auxlio, ao ensino, pesquisa, ao atendimento a estudantes universitrios e comunidade em geral. Seu papel suprir as necessidades de informaes tcnicas, cientficas e literrias ao ensino, pesquisa e extenso.

A principal funo da Biblioteca Universitria fornecer servios de informao e oferecer suporte s atividades de ensino, pesquisa e extenso. Conforme Dib; Silva (2006, p. 2) as bibliotecas universitrias, ao apoiarem as atividades de ensino, pesquisa e extenso das universidades, tm papel preponderante no desenvolvimento da sociedade, pois so mediadoras no processo de gerao e produo do conhecimento. Contudo, esta unidade de informao deve adequar seus servios e produtos e promover o uso intensivo dos recursos informacionais; deve acompanhar as mudanas polticas, sociais, econmicas, culturais e tecnolgicas da sociedade para a qual est voltada. Com isto, cada vez mais as atividades desenvolvidas por estas unidades de informao devem visar a plena utilizao da informao seja qual for seu suporte. necessrio que o profissional que atua nesta instituio esteja apto a trabalhar com novas ferramentas tecnolgicas, desenvolver novos produtos de acesso informao e oferecer um trabalho otimizando a prestao de servios de informao. Fujita (2005, p. 7) descreve que em seu contexto, a biblioteca universitria um sistema de informao que faz parte de outro, o sistema de informao acadmico, cujo objetivo a gerao de conhecimentos. Contudo, a organizao da informao em bibliotecas universitrias ganha uma nova dimenso pelo ambiente digital e pela facilidade de divulgao do conhecimento. Cunha (2000, p. 71) faz uma previso da biblioteca universitria em 2010 e resume:
As tecnologias da informao afetaro tanto as atividades acadmicas quanto a natureza do empreendimento em educao superior, que, alm de assimilar essas tecnologias, necessitar atender aos requisitos da globalizao dos mercados e, conseqentemente, tais mudanas refletiro na biblioteca universitria. Entre outras, prenunciam-se mudanas estruturais (nfase no atendimento, terceirizao dos outros servios), no financiamento (consrcios visando reduo de custos), nos servios (balco de referncia eletrnico, suporte a programas de ensino distncia agentes inteligentes), quanto aos pblicos (o atendimento demanda reprimida por ensino superior implicar diversidade de clientela).

Hoje, percebe-se que as bibliotecas universitrias caminham para uma grande dependncia do emprego das tecnologias de informao e comunicao. Quase todos os processos (processamento tcnico classificao, catalogao, indexao, servio de referncia), j esto automatizados, trazendo profundas alteraes nas formas de comunicao. Isto implica no redimensionamento dos papis dos profissionais que nelas

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentao, Nova Srie, So Paulo, v.3, n.2, p.80-88, jul-dez. 2007.

82

ARTIGO
atuam, construindo novas formas de sociabilidade entre o profissional e o usurio (MORIGI; PAVAN, 2004, p. 122). Diante deste cenrio, necessrio analisar as mudanas nas atividades desenvolvidas pelos profissionais da informao que atuam em Bibliotecas Universitrias, que tipo de formao, habilidades e competncias estes profissionais devem possuir para desenvolver um trabalho, voltado para o acesso e uso da informao. Tradicionalmente, os bibliotecrios desenvolviam seus trabalhos em ambientes fsicos, e estes se limitavam ao tratamento tcnico e organizao de informaes em suportes impressos. Contudo, o avano das tecnologias de informao e comunicao fizeram com que este profissional desenvolve-se uma nova maneira de mediar a informao, relacionando-se com seu usurio de maneira mais interativa, facilitando o acesso informao independentemente do seu suporte. (MORIGI; PAVAN, 2004, p. 120). Arellano (2001, p. 9) alerta sobre a preocupao dos bibliotecrios em relao s novas tecnologias, temendo que sua profisso possa ser substituda futuramente por sistemas inteligentes, o que demonstra a fragilidade da classe profissional diante da inovao tecnolgica. Contudo, o autor enfatiza que os bibliotecrios devem trabalhar em parceria com estes sistemas, procurando dinamizar a colaborao entre agentes, enriquecer o usurio e padronizar a informao para determinado pblico. Entretanto parte dos profissionais, em listas de discusso e em conversas informais, alegam que o curso de graduao em biblioteconomia no prepara o acadmico futuro profissional - para desenvolver atividades ligadas tecnologia, fazendo com que o mesmo, no tenha o perfil, habilidade e competncia desejada para atuar nesse novo contexto. Contudo, no possvel que as instituies superiores adaptem seu currculo, a cada mudana tecnolgica, pois a rotatividade das inovaes no permite. Marchiori (1996, p. 32) escreve sobre a graduao em biblioteconomia e ressalta que no existe um currculo ideal. O bibliotecrio deve estar sempre em atualizao, questionando suas aes, propondo novos desafios e avaliando desempenhos. O profissional bibliotecrio no deve prender-se as limitaes curriculares acadmicas, mas sim, ter autonomia para buscar as competncias exigidas pelo mercado de trabalho, atualizar-se para poder desenvolver um bom trabalho. Este trabalho pretende analisar a literatura existente na rea para traar algumas caractersticas deste profissional a partir das mudanas ocorridas. Nota-se, atravs da literatura da rea, que o perfil do bibliotecrio que atua em bibliotecas universitrias pouco estudado. Na maioria das vezes, os estudos realizados abordam o perfil do bibliotecrio de referncia, o que seria fcil de justificar, por ser o setor que mais tem modificado suas prticas decorrentes das tecnologias e logo, do servio de referncia virtual, e as pesquisas realizadas retratam as particularidades e especificidades de cada instituio. Cuenca (1999, p. 2) em sua pesquisa sobre os usurios e a capacitao no acesso bases de dados no Centro de Informao e Referncia em Sade Pblica, da Faculdade de Sade Pblica da Universidade de So Paulo afirma que o papel do bibliotecrio mudou, este agora deve acompanhar a necessidade do novo usurio, o usurio que utiliza os recursos online. O bibliotecrio deve ser o educador, capacitando os usurios a se tornarem permanentemente autnomos para fazer suas pesquisas com eficincia e eficcia nos sistemas de informao automatizados.

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentao, Nova Srie, So Paulo, v.3, n.2, p.80-88, jul-dez. 2007.

83

ARTIGO
Passos; Santos (2005, p. 25) descrevem sobre a formao da identidade profissional do bibliotecrio e enfatizam o desenvolvimento de competncias e habilidades na rea educacional.
Os cursos de capacitao de usurios so atividades que vem sendo desenvolvidas por diversas bibliotecas universitrias. Os professores tm no bibliotecrio um colaborador nas tarefas de ensino aprendizagem, principalmente, nas tcnicas de pesquisa. Desta maneira, sala de aula e biblioteca se unem para maior utilizao de recursos informacionais. (PASSOS; SANTOS, 2005, p. 25)

No estudo realizado na biblioteca Universidade Federal do Maranho por Diniz, Targino; Ramalho (2000, p. 7) enfatizado que:
preciso que o bibliotecrio vena o marasmo que rondas tarefas meramente tecnicistas e assuma o perfil de um profissional inovador, com novas competncias e qualificaes tcnicas, alm de atributos de carter pessoal e interpessoal: criatividade; atuao interdisciplinar; especializao; habilidades gerenciais; capacidade e adaptao a novas situaes; conhecimento de informtica e de idiomas estrangeiros; conhecimento da teoria da informao, etc. (DINIZ; TARGINO; RAMALHO, 2000, p. 7).

Na viso de Grandi; Ferrari (2000, p. 17), imprescindvel, que os bibliotecrios que atuam em bibliotecas universitrias percebam a necessidade da implantao de aes direcionadas para promover mudanas efetivas na filosofia e nos fluxos de trabalho. Alm disso, necessrio que busquem o crescimento individual para que as atividades em grupo tenham resultados mais positivos. Guimares (2001, p. 17), em uma pesquisa na biblioteca universitria da Universidade Federal do Maranho, conclui que o desafio dos profissionais na sociedade da informao muito grande, pois o mercado mais abrangente, diversificado, multidisciplinar e orientado pelas novas tecnologias. Desta maneira, exige-se que estes profissionais busquem novos conhecimentos, se atualizem, dominem novas ferramentas da informao, modifiquem sua viso administrativa para compreender as mudanas que esto ocorrendo. Em estudo realizado na biblioteca da Universidade Estadual de Ponta Grossa, a fim de mapear as competncias em Bibliotecas Universitrias, Oliveira et. al. (2006, p.17) concluem que o bibliotecrio tem facilidade para se adaptar a novos mtodos de trabalhos. Porm, este profissional deve estar constantemente se atualizando em tecnologia da informao e administrao de recursos informacionais. Morigi; Pavan (2004, p. 121), afirmam que:
A introduo das tecnologias altera as relaes dos bibliotecrios e as suas prticas, trazendo mudanas na forma de sociabilidade e modificando o perfil deste profissional. Essas transformaes fazem com que se reestruture ou se crie uma nova identidade coletiva do profissional. As mudanas tecnolgicas e as novas sociabilidades acarretam uma nova forma de articulao, relao e apreenso do conhecimento destes profissionais.

Dib; Silva (2006, p. 10) desenvolveram um modelo para bibliotecas universitrias, propondo a sua reestruturao em unidade de negcio em informao - UNInf, visando a ampliar seu foco de atuao, adotando uma postura dinmica e pr-ativa, mantendo, contudo,

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentao, Nova Srie, So Paulo, v.3, n.2, p.80-88, jul-dez. 2007.

84

ARTIGO
o objetivo principal: apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extenso da universidade. As autoras relatam que o bibliotecrio para atuar neste novo modelo deve ter um perfil flexvel e estar apto a: a) monitorar, constantemente, as mudanas impostas pelos avanos da tecnologia, sendo receptivos a elas; b) desenvolver sua criatividade, adaptando-se s novas demandas informacionais dos clientes; c) ser empreendedor; d) ser habilidoso para lidar com pessoas, tanto colegas de equipe quanto clientes; e) flexibilizar processos de trabalho, descentralizando decises e delegando responsabilidades; f) desenvolver projetos, produtos e servios com foco no cliente; g) inovar e competir por novos espaos; h) planejar a reduo do ciclo de vida dos produtos e servios para renov-los e adapt-los de acordo com as necessidades identificadas; i) aprender constantemente (educao continuada). Atravs do exposto possvel concluir que o bibliotecrio, frente a essas mudanas, deve estar preparado para executar suas funes em novos ambientes de trabalho, com novas ferramentas, desenvolvendo novas metodologias e novos produtos. Tudo indica que este profissional deve inovar suas prticas, trabalhando para otimizar o uso dos recursos informacionais existentes na biblioteca e acessveis virtualmente. As tecnologias devem ser vistas como aliadas nos servios bibliotecrios. A principal funo do bibliotecrio diante destas mudanas incentivar a aprendizagem e a construo do conhecimento de seus usurios. A partir da, a biblioteca universitria passa a ter um novo tipo de usurio. Um usurio capacitado para utilizao dos recursos informacionais, com maior autonomia no acesso s informaes e cada vez mais exigente quanto qualidade dos servios prestados pela biblioteca, e o bibliotecrio passa assumir, cada vez mais, o seu papel de educador para o uso dos recursos informacionais. O bibliotecrio para desenvolver um bom trabalho neste novo contexto, deve reconhecer a importncia e a necessidade da educao continuada e da constante atualizao. Miranda; Solino (2006, p. 11) em estudo sobre a educao continuada dos bibliotecrios, afirmam que:
Nesse novo cenrio, o bibliotecrio precisa buscar alternativas para ampliar suas competncias e qualificaes, a fim de comear a exercer papel chave nas unidades de informao, agindo como um agente social de adaptabilidade social, um comunicador, organizador e intermedirio na recuperao da informao. Para isso ele precisa buscar novas experincias bem como tcnicas no manuseio de novas tecnologias, isto se tornou um pressuposto indispensvel ao perfil do bibliotecrio.

Vale reforar as habilidades e competncias aqui descritas, no se restringem apenas aos bibliotecrios que atuam em bibliotecas universitrias. Este perfil deve ser adotado por todos os profissionais bibliotecrios, independentemente do local que atuam, contudo, os profissionais que atuam em bibliotecas universitrias assumem uma responsabilidade maior, j que os mesmos so responsveis pela disseminao da informao cientfica, que por sua vez, responsvel pelo avano cientfico e tecnolgico.

REFERNCIAS ALVES, Ana Paula M.; VIDOTTI, Silvana Aparecida B. G. O servio de referncia e informao digital. Biblionline, v. 2, n. 2, p1-10, 2006. Disponvel em:

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentao, Nova Srie, So Paulo, v.3, n.2, p.80-88, jul-dez. 2007.

85

ARTIGO
<http://periodicos.ufpb. br/ ojs2/ index.php/biblio/article/view/611/448>. Acesso em 30 jul. 2007. ARELLANO, Miguel Angel Mrdero. Servios de referncia virtual. Cincia da Informao, Braslia, v. 30, n. 2, p. 7-15, maio/ago. 2001. Disponvel em: <http://www.scielo.br/ pdf/ci/v30n2/6206.pdf>. Acesso em: 30 jul. 2007. Cuenca, Angela Maria Belloni. O usurio final da busca informatizada: avaliao da capacitao no acesso a bases de dados em biblioteca acadmica. Cincia da Informao, Braslia, vol. 28, n. 3, p. 293-301, dez. 1999. Disponvel em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext& pid=S010019651999000300007&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 20 ago. 2007. CUNHA, Murilo Bastos da. Construindo o futuro: a biblioteca universitria em 2010. Cincia da Informao, Braslia, v. 29, n. 1, p. 71-89, jan./abr. 2000. Disponvel em: <http:// www.scielo.br/pdf/ci/v29n1/v29n1a8.pdf>. Acesso em 30 jul. 2007. CUNHA, M. V. da. Bibliotecrios e arquivistas: novos fazeres na sociedade do conhecimento. Ponto de Acesso, v. 1, n. 1, 2007. Disponvel em: < http://www. portalseer.ufba.br/index.php /revistaici/article/view/1395>. Acesso em 30 jul. 2007. DIB, S. F.; SILVA, N. C. da. Unidade de negcio em informao - UNINF: o futuro das bibliotecas universitrias na sociedade do conhecimento. Perspectivas em Cincia da Informao, vol. 11, no. 1, 2006. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141399362006000100003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 20 ago. 2007. DINIZ, I. C. S.; TARGINO, M. G.; RAMALHO, F. A. As expectativas dos bibliotecrios ante biblioteca virtual: o caso das bibliotecas centrais das universidades federais do Maranho e da Paraba. In: Seminrio Nacional De Bibliotecas Universitrias, 11., 2000, Florianpolis. Anais. Florianpolis: UFSC, 2000. p. 1 - 21. Disponvel em: < http://snbu.bvs.br/snbu2000/docs/pt/doc/t068.doc>. Acesso em 30 jun. 2007. DOWBOR, L. O que acontece com o trabalho. So Paulo: SENAC, 2001. FREIDSON, E. Renascimento do profissionalismo: teoria, profecia e poltica. So Paulo: Edusp, 1998. FUJITA, M. L. S. A biblioteca digital no contexto da gesto de bibliotecas universitrias: anlise de aspectos conceituais e evolutivos para a organizao da informao. Disponvel em: <http://www.cinform.ufba.br/vi_anais/docs/MariangelaFujita.pdf>. Acesso em 30 jul. 2007. GRANDI, M. E. G.; FERRARI, A. C. Desenvolvimento de equipes e capacitao de usurios: a biblioteca universitria como espao de aprendizagem. In: Seminrio Nacional De Bibliotecas Universitrias, 11., 2000, Florianpolis. Anais. Florianpolis: UFSC, 2000. p. 1 -

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentao, Nova Srie, So Paulo, v.3, n.2, p.80-88, jul-dez. 2007.

86

ARTIGO
21. Disponvel em:<http://snbu.bvs.br/snbu2000/docs/pt/doc/t134.doc> Acesso em 30 jun. 2007. GUIMARES, M. L. S. Atuao do profissional bibliotecrio na biblioteca central da universidade estadual do Maranho. In: XXIV Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao, 2001, Campo Grande. Anais. Campo Grande, p. 1-19. Disponvel em: < http://www.intercom.org.br/papers/2001/endocom/ENDOCOM_GUIMARAES.pdf.>. Acesso em 02 ago. 2007. MARCHIORI, Patrcia. Que profissional queremos formar para o sculo XXI graduao. Informao&Informao, Londrina, v.1, n.1, p.27-34, jan./jun. 1996. Disponvel em: <http://www.uel.br/revistas/informacao/viewarticle.php?id=32>. Acesso em 20 ago. 2007. MIRANDA, A. C. C. de; SOLINO, A. da S.. Educao continuada e mercado de trabalho: um estudo sobre os bibliotecrios do Estado Rio Grande do Norte. Perspect. cinc. inf. , Belo Horizonte, v. 11, n. 3, 2006 . Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141399362006000300007&lng=pt &nrm=iso>. Acesso em: 20 ago. 2007. MORIGI, V. J. ; PAVAN, C. Tecnologias de informao e comunicao: novas sociabilidades nas bibliotecas universitrias. Cincia da Informao, Braslia, v. 33, n. 1, p. 117-125, 2004. Disponvel em: <http:/www.ibict.br/cionline/viewarticle.php?id=99>. Acesso em 30 jul. 2007. _____. Entre o "tradicional" e o "virtual": o uso das tecnologias de informao e comunicao e as mudanas nas bibliotecas universitrias. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianpolis, v. 8/9, p. 54-68, 2004. Disponvel em: < http://www.acbsc.org.br/revista/ojs/viewarticle.php?id=89&layout= abstract>. Acesso em 30 jul. 2007. OLIVEIRA, A.; et al. Mapeamento de Competncias em Bibliotecas Universitrias. Perspectivas em Cincia da Informao, v. 11, n. 3, 2006. Disponvel em:<http://www.ibict.br/pbcib/viewarticle.php?id=607>. Acesso em 30 jun. 2007. PASSOS, Rosemary; SANTOS, Gildenir C. Formao da identidade profissional do bibliotecrio: o desenvolvimento de competncia e habilidades na rea educacional. In: PASSOS, Rosemary; SANTOS, Gildenir Carolino (Org.). Competncia em informao na sociedade da aprendizagem. Bauru: Kairs, 2005. p. 9-28.
ROSTIROLLA, Gelci. Gesto do conhecimento no servio de referncia em bibliotecas universitrias: uma anlise com foco no processo de referncia. 2006. 174 f. Dissertao (Mestrado em Cincia da Informao) Programa de Ps-Graduao em Cincia da Informao da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis, 2006.

SILVA, C. C. M.; CONCEIO, M. R.; BRAGA, R. C. Servio de colees especiais da biblioteca da Universidade Federal de Santa Catarina: estgio curricular. Revista ACB:

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentao, Nova Srie, So Paulo, v.3, n.2, p.80-88, jul-dez. 2007.

87

ARTIGO
Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 9, p. 134-140, 2004. Disponvel em: < http://www.acbsc. org.br/revista/ojs/ viewarticle.php?id=102> Acesso em: 30 jun. 2007. SILVA, E. L. da; CUNHA, M. V. da. A formao profissional no sculo XXI: desafios e dilemas. Cincia da Informao, Braslia, v.31, n. 3, p. 77-82, 2002. Disponvel em: <www.scielo.br/pdf/ci/v31n3/a08v31n3.pdf>. Acesso em 30 jul. 2007.

FERNANDA SCHWEITZER

fe.polivox@gmail.com
Bibliotecria

Recebido para publicao em: 20/11/07 Aceito para publicao:18/12/07

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentao, Nova Srie, So Paulo, v.3, n.2, p.80-88, jul-dez. 2007.

88

Vous aimerez peut-être aussi